Games - NES

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Dragon Ball Z Gaiden Saiyajin Zetsu Metsu Kaikaku (ドラゴンボールZ外伝 サイヤ人絶滅計画 / Doragon Bōru Zetto Gaiden Saiyajin Zetsumetsu Keikaku)
龙珠Z外传 赛亚人灭绝计划 - 外星科技汉化 惊风修正

Estilo: RPG
Data: 06 de Agosto de 1993 e 2005 (China)
Developer: TOSE Software Company
Publisher: BANDAI (Japão); Waixing Computer Science & Technology (China)
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ Nintendo (Japão); Waixing Computer Science (China)
Preço: ¥ 7.800


Este game é baseado no OVA de mesmo nome que o jogo. O sistema de batalhas com cartas melhorou mais ainda. Aqui você escolhe 3 cartas durante cada batalha, deixando-a muito mais divertida. Fora as animações, que estão muito boas. Foi o último game oficial da série lançado para o NES, fechando com chave de ouro!

Na China, este jogo também recebeu da produtora asiática Waixing uma versão não licenciada, acrescido de uma tela extra de apresentação e a tradução para o idioma em mandarim. A capa e o cartucho, como os demais desta produtora, possui um artwork sem qualquer relação com Dragon Ball.

  Pôster Dragon Ball Z Gaiden Saiyajin Zetsu Metsu Kaikaku Cartucho Pirata (Taiwan) Cartucho e Caixa Pirata (Taiwan) Cartucho Pirata (Taiwan) Cartucho Pirata (Taiwan) DBZ IV - Cartucho Pirata (Taiwan) DBZ IV - Cartucho Pirata (Taiwan) DBZ IV - Cartucho Pirata (Taiwan)

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Dragon Ball Z 2 - Suupaa Butoden (JY-012)
Estilo: Luta
Data: Desconhecida
Developer/ Publisher: J.Y. Company (Cartucho Pirata)


Um dos títulos mais raros de Dragon Ball já lançados p/ NES. O game é baseado na versão de Suupaa Butoden 2 p/ SNES, a começar pela tela de abertura do game e a tela de escolha de personagens que são idênticas. Mas as semelhanças acabam por aqui.


O game possui apenas 3 modos de jogo: 1P Vs 2P, 1P Vs CPU e CPU Vs CPU. Esqueça qualquer Story Mode. Entretanto, os personagens estão bem caprichados e os cenários seguem fielmente a temática da série.

A tela de seleção de personagens traz 8 personagens: Gohan SSJ, Piccolo Jr., Vegeta SSJ, Perfect Cell, Trunks, Cell Jr., Goku SSJ e Zangya. Cada um deles possui a média de 3 golpes especiais, além de golpes básicos como socos, chutes, voadoras e agarrão. Infelizmente, o game não possui a clássica tela dividida, quando 2 personagens estão muito distantes ou voando, e nem mesmo a opção de batalhas aéreas. Outro ponto negativo são os golpes especiais que podem ser executados a qualquer momento, pois não existe barra de Ki p/ ser carregada. Pode ser exagero exigir tantos recursos e opções p/ um console sem muitos recursos, mas são esses elementos que caracterizam TODOS os games de Dragon Ball Z.

Um ponto positivo no game é a física bem aplicada, já que em games de luta p/ NES é muito comum ocorrer entre os personagens bugs como "teleportes" e atravessar personagens. Dragon Ball Z 2 não possui esses tipos de bugs. Outro lance interessante do game é que alguns golpes especiais podem ser cancelados por outros golpes especiais, gerando pequenos combos. Além disso, se algum personagem for agarrado e jogado em direção ao canto da tela, ele é rebatido e jogado em direção contrária ao canto e ainda pode receber alguns golpes antes de cair! Em contrapartida, o sistema de combos do game por ser bem primário, acaba gerando seqüências de combos infinitos bem ridículos, como dar uma rasteira no adversário, andar um pouco para frente e aplicar outra rasteira no personagem ainda caído ao chão, repetindo até derrotá-lo.

O som é o de se esperar em um game de luta p/ NES ou seja, não é lá grande coisa. Os golpes especiais do tipo magia são representados sonoramente por chiados inexpressivos idênticos em todos os personagens, assim como os golpes comuns que possuem o mesmo efeito sonoro. Pelo menos existem efeitos sonoros que representa o impacto após o personagem tocar ao chão durante um salto ou queda e quando um personagem é golpeado. Óbvio que não é nada espetacular.
Apesar de seus inúmeros defeitos, Dragon Ball Z 2 é o melhor game de luta da série Dragon Ball p/ NES.

Comparação da tela de seleção de personagens entre a versão NES e SNES

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Dragon Ball Z III - Suupaa Butoden (Super 24 in 1) 
Estilo: Luta 
Data: Desconhecida
Developer/ Publisher: Desconhecida (Cartucho Pirata)


Um dos títulos mais raros de Dragon Ball já lançados p/ NES. Encontrado geralmente em cartuchos "Multi-Carts" e em alguns videogames "alternativos" do NES (Mega Joy), o game é idêntico ao Dragon Ball Z II, com diferenças não muito significantes. A tela de abertura do game anterior (que era baseada na existente em Suupaa Butoden 2 p/ SNES) foi reaproveitada na cara de pau, tendo o numeral "2" substituído pelo algarismo romano "III" e o Templo de Kami Sama (onde aparece Gohan SSJ), substituído por algo semelhante a um telhado!
A diferença principal deste game, em relação ao Dragon Ball Z II, são os cenários totalmente sem nexo algum com a temática Dragon Ball. Mas apesar de ter até a praia de Waikiki como cenário, eles até que dão pro gasto.
Apesar de ser um clone de Dragon Ball Z II, com cenários modificados, Dragon Ball Z III é um melhores games de luta da série Dragon Ball p/ NES.

Continua