Games - Game Boy
Cult Jump
Data: 10 de Setembro de 1994
Estilo: RPG QUIZ
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Shueisha/ Nintendo
O rei do mundo JUMP foi
aprisionado em um castelo distante!!! Cabe a você, leitor da Shounen Jump,
utilizar-se de todos os seus conhecimentos acerca das obras ali publicadas para
vencer seus adversários e resgatar o rei. É assim que começa Cult Jump, um dos
jogos mais chatos (e cansativos) já feito em todos os tempos. Ao todo são 50
longas fases onde é preciso responder as perguntas feitas por seus adversários
para sobreviver e seguir em frente.
O sistema de movimentação é bem simples, assim como os outros RPGs de Game Boy.
Cada fase é composta por diversas salas, sendo que para mudar de sala é preciso
responder corretamente a pergunta que porta faz. Em cada uma dessas salas pode
ou não haver oponente(s). Esses oponentes são incrivelmente variados no decorrer
do jogo, sendo que cada um se comporta de uma forma, com um sistema de
movimentação diferente. A força de cada um (quantidade de vida) também varia,
sendo que a cada fase os adversários que aparecem são cada vez mais fortes. Até
aí, muito legal... o porém é que o sistema de perguntas NÃO VARIA. É sempre uma
pergunta escrita com alternativas para serem respondidas dentro de um curto
período de tempo. Respondendo corretamente, é causado um dano de "meio coração"
em seu oponente e, errando a questão, seu personagem que sofre um dano de "meio
coração". Zerando os corações de seu adversário, ele é derrotado, assim como o
oposto é válido para seu personagem, fazendo o jogador voltar ao início da fase.
A única variação no sistema de perguntas se dá quando enfrenta-se o chefe da
fase, pois suas últimas perguntas são acompanhadas de imagens de alguns dos
personagens que figuraram nas páginas da Shounen Jump. Essas imagens vão se
formando e é necessário responder perguntas do gênero "A que mangá pertence esse
personagem???". Elas se formam de algumas maneiras diferentes, aparecendo "ponto
por ponto", aparecendo em "faixas", aparecendo em meio a uma "onda" que
movimenta a imagem, ou aparecem apenas em um pequeno círculo que fica se
movimentando sobre a imagem. É preciso responder a pergunta corretamente dentro
do tempo dado. Errando ou acertando, a imagem aparece imediatamente e é
necessário responder a próxima. É apenas aqui, nas perguntas dos chefes de cada
fase, que podemos vislumbrar os personagens de Dragon Ball que figuram no jogo,
sendo que é APENAS ISSO que justifica esse review. Ao todo são 9: Goku, Vegeta,
Kuririn, Mestre Kame, Kaio do Norte, A18, A20, Freeza e Cell.
O jogo começa com seu personagem tendo que subir ao platô do castelo. A subida é
composta por cinco fases e uma vez lá em cima seu personagem se depara com
quatro torres. É possível escolher qualquer uma delas, sendo que cada uma
apresenta o mesmo nível de dificuldade. Cada torre é composta por dez fases e
destruindo o último chefão de cada a torre se destrói. Destruindo as quatro
torres seu personagem tem que descer por uma passagem que se abre no centro
platô. A partir dai a descida é composta por mais 5 fases até se deparar com o
último chefão. E pode acreditar, uma grande "surpresa" o aguarda no final!
Em relação as fases vale destacar apenas algumas coisas:
Algumas delas contém passagens bloqueadas e desobstruí-las é essencial para
terminar a fase. Para tal é preciso encontrar um botão que causa um "terremoto"
que libera as tais passagens. Em cerca de duas fases não existe tal botão, o que
existe é uma sala com ideogramas no chão sendo que cada um faz uma nota musical
diferente. Aí é preciso ficar atento, pois em uma sala razoavelmente próxima
você se depara com um "amigo" que vai te passar a ordem correta dos ideogramas
(a música a ser tocada). Desenhe esses ideogramas para não esquecer e uma vez na
sala com os ideogramas no chão é necessário passar por cima deles na ordem
correta. Uma vez feita a combinação certa, o terremoto vai desbloquear as
passagens. Também existem algumas passagem secretas, mas são tão poucas que nem
vale a pena comentá-las, ainda mais que essas passagens não apresentam nada de
essencial para terminar a fase.
No decorrer do jogo também deparamos com inúmeras "arcas do tesouro" e em cada
uma dessas arcas seu personagem adquire um dentre os oito objetos que o jogo
contém. Os objetos não são acumulativos, então se tiver a "sorte" de encontrar
uma arca com um objeto que você já tem, você fica impossibilitado de pegar o
objeto até que gaste o seu. Esses objetos tem diversas utilidades e cada um tem
suas próprias características. Vale lembrar que eles podem ser utilizados em
conjunto.
São eles:
1-ESTRELA FELIZ
Ao utilizá-la, seu personagem fica com uma invencibilidade que permite eliminar
automaticamente qualquer adversário sem que tenha que responder suas perguntas.
O efeito é temporário e é inútil contra chefes.
2-GANCHO
Uma vez dentro de alguma das das torres, o gancho permite com que se saia da
torre e volte para o centro do campo com todas as quatro torres. Em suma, se não
souber como acabar uma fase, pode-se usar esse artifício para pensar melhor ou
tentar outra torre. Não funciona se utilizado durante a "subida" e a "descida"
do castelo.
3-BOMBA 1
Uma vez escolhida, em todas as perguntas que se sucederão no decorrer de uma
fase, ela elimina automaticamente uma das alternativas erradas.
4-POÇÃO MÁGICA
Recupera sua vida "abastecendo" seus corações.
5-DESPERTADOR
Uma vez escolhido, ele faz com que seu personagem tenha o dobro de tempo para
responder as perguntas que se sucederão no decorrer de uma fase.
6-ESPADA DE FOGO
Duplica o poder de seu ataque contra um oponente, ao responder corretamente uma
questão. Uma vez escolhida ela é utilizada em todas as perguntas que se
sucederão no decorrer de uma fase.
7-MAPA
Não renovável. É preciso encontrar um em cada fase pois seu personagem começa o
jogo sem mapa. O quadrado preto indica onde seu personagem está, os cinzas
indicam as áreas que já visitadas e o branco algum lugar ainda desconhecido.
8-BOLA 2
Permite clicar em qualquer alternativa de um QUIZ, se a alternativa escolhida
for errada ela faz "PUF" e seu personagem não perde HP. Restarão então as outras
alternativas e se errar novamente, aí sim seu personagem sofre dano. Uma vez
escolhida, ela é utilizada em todas as perguntas que se sucederão no decorrer de
uma fase.
Para utilizar tais objetos é preciso acessar a tela deles. Ao alto é visto os
objetos que seu personagem possui e deslocando o cursor sobre eles temos uma
explicação no canto inferior direito do que ele faz. No canto inferior esquerdo
temos por ordem: o nome escolhido, o HP do seu personagem e a fase que está
sendo explorada. Esses objetos auxiliam em muito o término do jogo, portanto
use-os com sabedoria. XD
Finalizando, passe longe de Cult Jump caso não saiba japonês. E mesmo que saiba,
era preciso ter lido a Shounen Jump durante alguns anos que teriam antecedido ao
lançamento do jogo. Ou seja, é um jogo para poucos. A ROM de CULT JUMP pode ser
encontrada para download com o nome de KABUTO JUMP nos sites de emulação.
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Dragon Ball Z Goku Hishou Den (ドラゴンボールZ: 悟空 飛翔伝 / Doragon Bōru Zetto: Gokū Hishōden)
Estilo: RPG
Data: 25 de Novembro de 1994
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ Nintendo
Este jogo começa com o treinamento de Goku com o Sr. Kaio do Norte e termina com a derrota de Vegeta (saga de Vegeta, na série Z). Em uma mistura de estratégia e RPG, os jogadores escolhem seus ataques e defesas para combater os inimigos. Você deve apertar os botões adequados para se esquivar dos ataques inimigos. São 2 tipos de jogo: Salvar a Terra dos ataque de Vegeta, ou lutar com os guerreiros Z em um torneio. O jogo é cheio de detalhes, ótima jogabilidade e a ação não é chata. Há vários mini-games espalhados pelo jogo, como ficar apertando os botões rapidamente para que Goku corra mais rápido pelo Caminho da Serpente. O sistema de combate é único. Dependendo de sua velocidade, você pode acertar o oponente uma ou duas vezes, além de poder escolher várias ações para executar durante os turnos das batalhas.