Games - Game Boy

Dragon Ball Z Goku Gekito Den (ドラゴンボールZ: 悟空激闘伝 / Doragon Bōru Zetto: Gokū Gekitōden)
Estilo: RPG
Data: 25 de Agosto de 1995
Developer/ Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ Nintendo
 

Esse game começa com Kurilin, Bulma e Gohan sendo atacados pelos capangas de Freeza em Namek e segue até o ponto que Goku acaba com Freeza (saga de Freeza). A jogabilidade é muito parecida com Dragon Ball Z Goku Hishou Den, com o jogador selecionando os ataques antes do combate iniciar e lembra também Super Mario Land (SNES), com seu estilo plataforma. Nos combates, você seleciona a sua sequência de movimentos (bloqueio, ataque, magia etc.) antes da luta começar (com uma quantidade de tempo limitada durante o processo). Então aparece o retrato dos personagens no campo de batalha realizando os comandos com animações dos golpes mostrados em um quadro acima. O maior problema do game é justamente o limite de tempo para escolher os golpes, principalmente para quem não entende nada de Japonês. Mesmo assim é um bom jogo.

Detonado e Dicas

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Dragon Ball Tetris
Estilo: Test Emulator
Developer/ Publisher: Desconhecida

Apesar de parecer um título bem estranho, "Dragon Ball Tetris" não é bem um jogo e sim uma tela estática com 2 logotipos: um oficial da série Dragon Ball e outro do game TETRIS (assim como na foto à esquerda). Não possui nenhum efeito sonoro ou qualquer função nos botões do emulador. Sim, emulador, pois a existência deste game em cartucho p/ Game Boy Color é desconhecido, levando a crer que "Dragon Ball Tetris" foi desenvolvido apenas p/ realizar testes em emuladores de Game Boy Color.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Pokémon Z - Red Version
Data: 1998
Estilo: RPG
Developer/ Publisher: VIDA TRAIN

"Alerta, alerta! GOKU! VEGETA! Clone nº 17 foi revivido do mundo dos mortos e agora está criando caos no mundo das... criaturas chamadas POKÉMON!". Assim inicia-se a fantástica história deste curioso game. Pokémon Z foi "produzido" por alguém (ou algo) intitulado de VIPER/ VIDA TRAIN. Na verdade, Pokémon Z trata-se do game Pokémon Red p/ GB alterado, com elementos pertencentes à série Dragon Ball. A começar pela tela principal: o título foi modificado e uma tosca imagem do Vegeta permanece fixa na parte inferior direita, enquanto Pokémons vão aparecendo aleatoriamente no lado esquerdo. O game em si carrega mudanças drásticas, a começar pelo storyline e o personagem principal: Vegeta! Sim, você controla durante todo o game o Vegeta, ao invés do Ash. Mas isso não é tudo! Outros personagens de Dragon Ball marcam presença, como por exemplo Piccolo, no lugar do Professor Carvalho (OAK), famoso pesquisador de Pokémons e Goku, no lugar de Gary. Além disso, técnicas como o KAMEHAMEHA podem ser usadas pelos Pokémons durante os combates. Fora essas "imperceptíveis" alterações, o game é basicamente a mesma coisa vista em sua versão original.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Pokémon Z2 - Silver Version {Pokemon Z2 (V0.1) (Silver hack) (J) [C][h1]}
Data: 2000
Estilo: RPG
Developer/ Publisher: VIDA TRAIN

Pokémon Z2 - Silver Version trata-se de mais outro hack elaborado por VIDA TRAIN (VIDATRANSLATION), porém com modificações bem menos significativas que a presente em Pokémon Z - Red Version. A principal mudança observada é a substituição do sprite de Ash por Goku.

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Capa de pré-lançamentoDragon Ball Z Legendary Super Warriors 
 (ドラゴンボールZ 伝説の超戦士たち / Dragon Ball Z: Densetsu no Chō Senshi Tachi)
 Dragon Ball Z: Guerreros de Leyenda
 Dragon Ball Z: I Leggendari Super Guerrieri
 Dragon Ball Z: Les Guerriers Legendaires
 Dragon Ball Z: Legendaere Superkaempfer

Estilo: RPG
Data: 30 de Junho de 2002 (EUA); 9 de Agosto de 2002 (Japão) e Novembro de 2002 (Europa)
Developer: BANPRESTO
Publisher:
ATARI/ INFOGRAMES (EUA); BANDAI (Japão)
Licenciadoras: FUNimation Productions Ltd. (EUA apenas); Bird Studio/ Shueisha/ Toei Animation/ Nintendo (EUA, Europa - Espanha, Itália, França e Alemanha - e Japão)

Goku, Gohan e companhia lutam em batalhas usando o estilo cardgame! Use seus cards de técnicas para evitar que Vegeta, Freeza e outros inimigos se apoderem das sete Esferas do Dragão, que estão espalhadas pela Terra. Quando reunidas, elas garantem o "presente dos presentes" - a imortalidade. O modo Story segue o mesmo esquema do início da série Dragon Ball Z, mostrando a luta de Piccolo e Goku contra Raditz, o treinamento de Gohan com Piccolo, a luta dos Saiyans Nappa e Vegeta, etc.. O sistema de jogo permite usar até 5 tipos de cards simultâneos durante o combate e será preciso bastante tática (não é só vencer batalhas; o jogador deve construir um time forte coletando os cards mais poderosos). Há também um modo Multiplayer (versus e troca de cards). É o primeiro game da série exclusivo para o Game Boy Color e apresenta gráficos muito bem detalhados.

A versão italiana possui um grave erro de tradução. O nome de Vegeta no jogo é Gogeta.

Capa italiana Verso da capa italiana Capa americana Verso da capa americana Capa japonesa Verso da capa japonesa Poster japonês do game Cartucho europeu Cartucho japonês

--------------------------------------------------------------------------------------------------


Dragon Ball Final Bout

Estilo: Luta
Data: Desconhecida
Developer/ Publisher: Desconhecida

Mais um jogo não oficial de Dragon Ball, ostentando o título do popular game de luta para Playstation, Final Bout. Dragon Ball Final Bout é o jogo que mais teve versões não oficiais para outros consoles. Na lista inclui 2 versões para Super Nintendo (sendo Final Bout 2 nada mais que Super Butoden 2 do próprio Super Nintendo, sem alterações), 1 para Mega Drive e 1 para Game Boy Color.

O curioso deste jogo é a qualidade gráfica. Apesar de Final Bout possuir o problema comum de praticamente todos os jogos de luta da geração 8-bits (sprites atravessando outros sprites e a falta total de impactos), o jogo não sofre tanto desse problema (mas existe!), além do que as animações são extremamente belas para o padrão Game Boy Color. Em contrapartida, as músicas do jogo, apesar de não serem ruins, são compostas por BGMs retiradas de outros jogos, como The King of Fighters 95 para o próprio Game Boy. Outra curiosidade é o nome bizarro dado a alguns personagens. Freeza se chama Frizar, Vegeta se chama Bezida e Cell se chama Zeru!

Final Bout possui 10 personagens originais, a saber: Goku, Gohan, Cell (Zeru), Freeza (Frizar), Tenshinhan (Tensin), Vegeta (Bezida), Trunks, Kid Goku, Buu e Piccolo, além de Vegeta SSJ e Goku SSJ.

Final Bout é um jogo extremamente raro de ser encontrado e não possui ROM até o presente momento.