Games - Game Boy Advance

Dragon Ball Z Taiketsu
Estilo: Luta
Data: Novembro, 2003
Produtora: ATARI/ Webfoot

Desde a liberação das 1ras imagens antes do lançamento deste game, dava pra perceber que boa coisa não viria. Personagens totalmente disformes, cenários em baixíssima resolução e golpes totalmente bisonhos já eram percebidos. Mas como imagem não é nada, o jeito era esperar o seu lançamento. Não deu outra. Realmente, imagem não diz nada, pois só vendo o game rodando para ver que ele consegue ser muito pior do que as imagens já mostravam. Literalmente o game é um LIXO.

Pra começar, os gráficos são abomináveis. Utilizando-se de um visual pseudo-3D, os personagens ficaram totalmente disformes, bem diferente dos padrões estéticos de Toriyama. Quem é fã, logo de cara percebe a diferença. Quem não é, acha o design dos personagens horrorosos. Além disso, os personagens estão em baixíssima resolução, assim como os cenários, que são meras telas estáticas sem vida alguma e com um deslocamento mínimo p/ o personagem locomover-se. Como se não bastasse, a movimentação dos personagens também é um dos diversos problemas do game. Os personagens possuem animações deploráveis, que resumem-se a 2 quadros de animação, sem contar a forma como desferem seus golpes, totalmente desengonçados e sem técnica alguma. Parece que os personagens de DBZ estão aprendendo a lutar. Outro ponto negativo quanto aos gráficos está nos (d)efeitos especiais. Os golpes especiais disparados pelos personagens não possuem um efeito impressionante sequer e na grande maioria das vezes, são tão disformes e mal feitos quanto os personagens. Destaque p/ a transformação Oozaru de Vegeta e os mísseis da Andróide 18. Simplesmente toscos. Pior que isso, só o personagem carregando o Ki. Os gif's caseiros de personagens de DBZ carregando o Ki são soberbos se comparar.

O jogo traz ao todo 15 lutadores: Gokou, Gohan, Piccolo, Kuririn, Nº 18, Trunks, Vegeta, Freeza, Nº 16, Cell, Gotenks, Boo, Brolly, Nappa e Raditz. Os 8 últimos citados são personagens secretos, habilitados conforme termine um determinado modo de jogo com determinado personagem. Mesmo com um número considerável de personagens, esse jogo não traz nenhum tipo de técnica ou estratégia de luta, visto que ele resume-se a socos e chutes mal projetados, junto a ataques especiais utilizados de acordo com a energia de Ki. Além da barra de energia comum e a de Ki, existe também a barra de resistência, que demonstra o quanto o lutador pode defender-se, sendo que ela quase sempre tem função apenas de enfeite, já que é praticamente impossível em condições normais de jogo ela esvaziar-se.

É possível ainda fazer combos grotescos, que saem somente com muita esfregação nos botões, algo até que era de se esperar vindo deste game. Contudo, o uso de combos aumenta as chances de acumular mais Z-Points no final de cada luta. Os Z-Points são pontos acumulados em cada vitória, que podem ser utilizados para destravar itens secretos, como imagens do anime, BMG's, opções extras, biografias, etc.. Nada de tão extraordinário. 

O som do game é outra vergonha. São 9 músicas ao todo, contando com a abertura e o encerramento do game, sem falar que são de extremo mal gosto e muito mal orquestradas. Pra piorar, os efeitos sonoros chegam a dar raiva de tão ruins. Cada personagem possui apenas 1 voz, presente somente ao arremessar o personagem.

Mas com tantos defeitos, será que existe ao menos 1 ponto positivo? Talvez, pra quem for masoquista, os Bug's presentes no jogo podem se tornar o único passatempo existente. O game possui tantos Bug's, mas tantos, que chegam a ser engraçados (ou não). A começar pelo tempo de animação totalmente sem sincronismo. Quando um personagem executa uma magia por exemplo, a mesma "explode" no adversário antes mesmo dele recebê-la. Outros bug's clássicos são os provocados executando-se um golpe de arremesso. Ao arremessar um personagem que irá perder o ROUND com o impacto, o personagem que arremessou misteriosamente "desliza" p/ o lado oposto ao adversário derrotado. Ao arremessar um personagem no momento que o tempo se esgota, o personagem arremessado se "recupera" no ar, admitindo a postura de vencedor ou não, sem sofrer o dano do arremesso. Outro bug engraçado com arremesso é arremessar o personagem e apertar START repetidamente. O personagem não será arremessado normalmente, mas sim derrubado de uma forma bem escrota e sofrerá o dano. Um dos mais bisonhos bug's com arremessos é ao arremessar o adversário p/ a direita por exemplo e seu personagem pular em seguida para que o mesmo fique à direita do adversário. De uma maneira incrível, o adversário arremessado, ainda caído no chão, "desliza" de tal maneira que seu personagem passe a ficar à esquerda do oponente e não à direita! Isso é válido também arremessando p/ a esquerda, o bug é o mesmo. E quando alguns personagens, como Vegeta e Piccolo, tentam pular o adversário, mas não conseguem por estar muito próximo dele? E por aí vai.

Apesar do deslocamento dos cenários ser mínimo, as batalhas podem ser resolvidas no ar. Mas não da maneira que os outros games de DBZ abordam (como a famosa tela dividida ou arremessando o oponente no ar com algum golpe). Aqui, executando-se um comando básico, o personagem levanta vôo e some, saindo do plano de batalha normal e tendo a sua posição indicada por uma seta extremamente tosca. Com isso, o personagem que quiser enfrentar o outro num combate aéreo, precisa fazer também um comando p/ sair da tela. Assim, surge o modo mais bizarro já criado em um jogo de Dragon Ball, o Sky Battle. Ambos os personagens trocam socos e chutes constantes e, quem apertar o botão mais rápido até encher/ esvaziar totalmente a barra, vence. Mas não pense que o personagem derrotado é arremessado violentamente ou coisa do tipo. Ao término do Sky Battle, após declarar o vencedor do aperto de botões, ambos os personagens param de atacar, vão para o plano normal de batalha e somente quando o personagem derrotado no Sky Battle toca o chão que ele sofre um dano e cai! Aliás, os personagens parecem sofrer de um efeito retardado. Isso é visível principalmente ao executar os ataques especiais de Ki. Sempre que um ataque de Ki do tipo "hit combo" for executado em um oponente próximo de morrer, o oponente que sofreu o ataque deixa de sofrer os danos causados por este, ficando literalmente invencível durante o intervalo do ataque especial, mesmo sem life e o pior, podendo se mexer, pular, etc.. Mas assim que a animação do ataque especial acabar, o oponente que sofreu o dano vai de encontro ao chão, indicando que perdeu o ROUND!

Os próprios ataques especiais são a causa da maioria dos bug's do jogo. Enquanto um personagem está desferindo um ataque especial, o mesmo fica invencível e seu ataque não tem defesa. Muitas vezes, ao tentar escapar do ataque do adversário, o seu personagem pode ficar paralisado, ou deslizando. Se um personagem for arremessado de forma que perca o round com o dano sofrido e o que arremessou executar um ataque especial, o personagem vitorioso comemora a vitória com a animação do Ki prestes a disparar o ataque (mas não dispara) ou então dispara o ataque, fazendo o personagem já derrotado se levantar e só com o fim da animação do ataque, voltar a sua condição de caído, derrotado! Enfim, são diversos bug's que nem é preciso descobri-los. Eles se revelam por si só.

Taiketsu é um game horrível e um exemplo da total incompetência da ATARI em produzir games motivados unicamente pelo sucesso estrondoso que o anime ainda faz nos EUA. Nem o fã mais neurótico de DBZ gostará desse game, pois ele só denigre mais ainda a reputação da série nos videogames. É sem dúvida, um dos PIORES JOGOS já produzidos na história dos games de luta.

Capa Européia...

Continua