Akira Toriyama - Entrevista Eichiro Oda e Toriyama
OBS - Esta foi uma entrevista feita p/ o Art Book de One Piece, Color Walk 1, envolvendo Akira Toriyama e Eichiro Oda.
------------------------------------
- Entrevistador: Vamos começar,
Sr. Oda, explique como se sente em relação ao Sr. Toriyama?
- Oda: É óbvio que ele é deus! É uma dimensão totalmente diferente! Tudo de
tudo! Ele é simplesmente perfeito no desenho!
- Toriyama: Esta é uma situação difícil (risadas)
- Oda: Para falar a verdade, eu nunca li Dr. Slump. Como meu primeiro encontro
com mangás do Sensei Toriyama foi no segundo episódio de Dragon Ball, eu me
apaixonei completamente e pensei: "Ele é muito bom!". Naquela época eu gostava
muito da Disney, mas eu pensava: "Isso aqui é melhor que a Disney!" Você lembra
de um personagem chamado Lanfan do Tenkaichi Budokai 21?
- Toriyama: Ah sim, ela estava lá!
- Oda: É estranho perguntar se você lembra, porque parece que você esqueceu um
bocado de personagens (risadas)... mas, você lembra que Lanfan tirava as roupas,
certo? As axilas dela eram muito bem desenhadas. Eu pensei que você era a
primeira pessoa
a desenhar axilas tão bem. E então, eu comecei a desenhar axilas e também as
mãos do Tao Pai Pai.
- Toriyama: Tao Pai Pai...? Você está se apegando a personagens menos
importantes.
- Oda: O QUÊ?! Tao Pai Pai é um GRANDE personagem principal!
- Toriyama: O cara com o bigode?
- Oda: Isso mesmo. O assassino. O cara que jogava uma pilastra pro céu e voava
nela.
- Toriyama: Ah sim, eu desenhei mesmo isso, não foi?
- Oda: Quando ele aparecia, as mãos dele eram tão bem desenhadas. Naquela época,
a única coisa que eu desenhava eram mãos. As duas coisas que mais me chocaram em
Dragon Ball: mãos e axilas.
- Toriyama: Mas Dragon Ball chegou ao ponto de ter muitos personagens musculosos
e eu me arrependo de não ter estudado como desenhar músculos no passado, e eu
ainda não sei como fazê-los muito bem...
- Oda: Sensei Toriyama, o modo como seus personagens ficavam mais fortes era
incrível! Eu até sou um leitor de Músculo Total e eu pensei, "DEMAIS!" (risada)
- Toriyama: Eu pensava muito sobre como os músculos se pareciam
(estilisticamente), então, se você olhá-los como músculos de verdade, eles não
são perfeitos...
- Oda: Não, não, são perfeitos. Até as garotas que o Sensei desenha são
levemente fortes, o que eu acho que as torna um pouco sensuais.
- Toriyama: Isso é porque eu não sou bom em desenhar mulheres (risada seca).
- Oda: Ah, tudo bem... Sensei Toriyama, seus mechas são fantásticos.
- Toriyama: A maioria deles era inventado na hora também. Mas haviam projetos na
minha cabeça para os locais que fariam eles voarem, aonde ficaria o tanque de
combustível entre outras coisas.
- Oda: Por isso é que é fantástico. Normalmente não se têm idéias assim. Eu não
sei nada sobre máquinas, por isso não sei desenhá-las.
- Toriyama: A lógica por trás deles é toda falsa, mas mesmo assim, para os
mechas de formas estranhas, eu penso em coisas do tipo: "Como entrar nisto?" e
etc.
- Oda: Bem, o formato do mecha não precisa ser verídico para a vida real.
- Toriyama: Mas sabe de uma coisa, tudo bem desenhar um mecha apenas como uma
ilustração simples; mas quando se desenha um mangá, você tem que fazê-lo
aparecer em diversas cenas. Acaba se tornando um pesadelo. Se eu sofro para
desenhar algo, no futuro estas cenas vão acabar por me assombrar.
- Oda: É verdade, é realmente muito diferente quando se tem que fazer o mecha se
movimentar na história. Isso me lembra de que em Dragon Ball, o grupo do Pilaf
estava em um mecha que se combinava, certo?
- Toriyama: ????
- Oda: Eles eram fantásticos. Eu fiquei tão feliz ao ver que os três se
combinavam! Eu estava pensando: "DEMAIS!". E, quando apenas dois combinavam,
tomavam a forma de um avestruz.
- Toriyama: Oh? Era para transporte?
- Oda: Isso
- Toriyama: Um robô?
- Oda: Isso
- Toriyama: Hun... Eu acho que desenhei algo assim (Entrevistador cai no chão).
- Oda: Você até pensou nas transformações.
- Toriyama: Eu pensei nisso tudo?
- Oda: Sim, você pensou nisso tudo (risada).
- Entrevistador: De todas as suas ilustrações, quais foram as suas favoritas?
- Toriyama: Minha arte favorita?
- Oda: Eu sei. Sensei Toriyama provavelmente não lembra, mas eu me lembro de ter
visto um comentário dele a respeito disso.
- Toriyama: Sério?
- Oda: Você comentou algo sobre isso em outra entrevista (Esta entrevista com o
Toriyama foi feita no 1º Daizenshuu).
- Toriyama: Esta aqui? (aponta para a ilustração)
- Oda: Isso (risada). Você disse que era a única que gostava... eu então pensei,
"e quanto às outras?"
- Toriyama: É verdade, sim, sim, eu disse isso, eu disse que esta era a minha
favorita! Mas na verdade, olhando agora, imagino a razão pela qual escolhi essa.
- Oda: (Gargalhada).
- Toriyama: Eu gostei dela por causa do verde e do amarelo do fundo eram
bonitos?
- Oda: Bem, nos seus comentários na época, você afirmou que a posição e o
balanço do mecha lhe agradava.
- Toriyama: Será que eu tinha imaginado que estava tudo legal?
- Oda: Se o autor não sabe, ninguém sabe (risada).
- Toriyama: E qual é a sua arte favorita, Oda?
- Oda: A minha favorita... tem que ser esta. O enorme pôster para Jump no qual
eu desenhei os cinco personagens juntos pela primeira vez (pág. 82-83 do Color
Walk 1). Existe essa ilustração aonde a tripulação de 5 do Ruffy estão em cima
de um urso polar. Eu a desenhei beeem grande.
- Toriyama: O quê? Você a desenhou em tamanho natural?!
- Oda: Eu a desenhei o mais próximo possível do tamanho natural. Eu juntei duas
folhas manuscritas juntas e desenhei as bordas.
- Toriyama: O que? Você juntou dois maços?!
- Oda: No começo, eu desenhei em duas folhas abertas juntando-as. Mais tarde, me
dei conta de que bastava desenhar em papel A3.
- Toriyama: Uau, você leva isso a sério (risada). Mas é assim que se começa,
porque uma pessoa nunca sabe desenhar um mangá.
Oda: (risada). Bem, não se sabe mesmo.
- Toriyama: No início, eu costumava desenhar efeitos sonoros usando uma régua
também (risada).