CENSURA NO BRASIL - Parte 2

Cartoon Network, Globo e Bandeirantes

Cartoon Network (CN) e a Bandeirantes (BAND) quase não censuraram a série. Quase... 

kseeps14.jpg (59204 bytes)1) No episódio 14 de Dragon Ball Z, Goku já está na metade do Caminho da Serpente. De repente, encontra o castelo da Princesa Serpente e decide entrar nele, achando que encontraria o tal Sr. Kaio. Dentro do castelo, Goku encontra várias youkais do sexo feminino e uma delas resolve mostrar para ele como funciona o jogo mais estúpido de todos os tempos, a "roleta russa". Durante a demonstração, a pobre youkai não teve tanta sorte e acabou sendo atingida pelo projétil, falecendo logo em seguida. Passado mais algum tempo, Goku resolve relaxar um pouco, aceitando o convite da Princesa Serpente em se banhar num lago ali próximo. Entretanto, Goku, sem o menor pudor, fica completamente pelado para se banhar, enquanto a Princesa Serpente fica do lado de fora, toda constrangida. Na Cartoon Network, nenhuma das cenas foram exibidas e o episódio ficou bem menor do que o habitual. Já na BAND, o episódio foi exibido sem traumas. Ao lado, uma imagem da seqüência da "roleta russa". E abaixo, a cena do lago em que Goku fica peladão.

ksegokupel.jpg (91497 bytes)

ksecensdie.jpg (57040 bytes)

2) No episódio 24, em que Yamcha morre na luta contra um Saibaiman, Bulma, que assistia a luta pela TV da casa do Kame, começa a chorar pela morte do namorado. Apesar da cena chocante, Mestre Kame não perdoa e dá uma apalpada nos glúteos da jovem donzela desamparada, deixando-a revoltada, como sempre. Assim como a cena da roleta russa e do lago, a CN censurou e a BAND mostrou. Ao lado, uma imagem da cena censurada:

3) Aqui vai um exemplo claro de cenas do episódio 26 que tiveram o diálogo original alterado na dublagem, devido ao conteúdo ofensivo e erótico dos mesmos. Apesar de já ter falado sobre isso, estas censuras aqui modificaram completamente o contexto das frases (diferente de substituir um "Filho da Puta" por "Covarde", pois o sentido da frase neste caso seria basicamente o mesmo). 
Versão Original 
. Gohan - Your momma's got a big fat belly!
. Nappa - Unbelievable! How could... this kid possibly know that
. Oolong - Before I die, I want the chance to add more girl's panties to my collection!

Versão CN e BAND
. Gohan - Eu disse que você não tem mãe!!!
. Nappa - O QUÊ!? Que garoto mal educado... por quê... COMO SE ATREVE ASSIM A OFENDER A MINHA MÃE??? Ela é uma mulher muito digna!!!
. Oolong -
Antes de morrer eu queria ir para Cancún...

Abaixo, as fotos que compreendem os fatos:

ksedbz26b.jpg (15556 bytes) ksedbz26c.jpg (6406 bytes)

4) Logo no começo do episódio 27, temos uma imagem de uma montanha e em seguida temos uma cena estática onde vemos Yamcha ao fundo, caído morto no chão. Na versão da CN temos um corte seco dessa cena, direto para o rosto de Nappa. A primeira vista não se percebe nenhum corte, mas uma cena imensa de 11 segundos foi completamente suprimida na versão da CN brasileira e pior, sem nenhum motivo aparente. Da cena onde vemos Yamcha caído no chão, acontece uma fusão de imagens e vemos aparecer lentamente, em um "traveling lateral", o corpo de Tenshinhan que também está morto, sendo que só a partir daí que teríamos a cena focalizada para o Nappa. Essa com certeza é a censura mais estúpida e sem lógica que temos em Dragon Ball Z, na Cartoon Network.

5) No episódio 34, Vegeta, depois de bater em Kurilin, começa a andar lentamente em direção a Gohan, que está apavorado. Entre as diversas cenas que ficam se alternando entre Vegeta e Gohan, temos uma cena de 4 segundos onde vemos Kurilin, que está de quatro no chão, tossindo e cuspindo sangue. Talvez por acharem a cena chocante demais, a mesma foi excluída da programação da Cartoon Network. Já a BAND preferiu agradar os fãs, mantendo a cena na íntegra.

6) No episódio 37, quando a Bulma vai subir no tapete voador do Senhor Popo para ir com ele até Yunzabit, ela fica de quatro e o Mestre Kame dá uma olhada daquelas tão descarada que até os óculos dele brilham. Até aí tudo bem. Mas a CN cortou a cena em que ele chegava perto dela, fingindo que ia apenas ajudá-la, sendo que a intenção dele era empurrá-la pelo bumbum. Nisso, Bulma olha para o Kame antes que ele chegasse a encostar nela e, SEM FAZER ESCÂNDALO, dá uma olhada sarcástica para ele. A cena só foi exibida na BAND.

7) No episódio 40 de Dragon Ball Z, Bulma, Gohan e Kurilin continuam sua jornada até o Planeta Namek. A nave em que eles estão entra em uma espécie de turbulência muito forte no espaço. Bulma, ainda dormindo, acaba caindo em cima de Kurilin. Na versão da CN, depois que Bulma acorda, temos um corte para um plano da janela da nave, com Bulma vestindo um traje espacial e um plano dos três juntos. Podemos reparar que nesse plano o Kurilin está com uma marca de um tapa no rosto. O que aconteceu nesse ínterim? A CN cortou cerca de 20 segundos de imagens!

A cena cortada mostra Bulma dando um tapa no rosto do Kurilin e dando uma bela bronca nele. Gohan tenta acalmar a situação, mas acaba levando bronca da Bulma também. Segue abaixo as imagens de uma das maiores censuras que Dragon Ball Z já sofreu nas mãos da CN.

O mais interessante é que não se trata de uma seqüência com conotação sexual muito forte.

8) Antes de explicarmos essa censura temos que deixar claro o que é "prólogo". O "prólogo" de um episódio de Dragon Ball (seja Dragon Ball, Dragon Ball Z ou Dragon Ball GT) consiste naquela parte após a abertura do episódio onde temos uma recopilação EDITADA dos fatos ocorridos no episódio que o antecede, tendo o narrador apresentando esses mesmos fatos. Ao término do prólogo, temos a "tela" com o nome do episódio. O prólogo do episódio não é criado nem editado pelas emissoras de TV que adquirem os direitos da série e sim parte original do episódio. As emissoras apenas criam a "tela" com o nome do episódio.
Os prólogos dos episódios de Dragon Ball não seguem sempre a regra de terem somente cenas do episódio que o antecede. Em alguns casos, temos uma recopilação de diversos episódios e em outros, uma situação já ocorrida na série e que é recriada/animada especialmente para o prólogo, com cenas originais retratando uma ou mais situações (já vistas na série), em outro ângulo e com outra dinâmica.

O mais raro é quando temos no prólogo apenas cenas INÉDITAS que teriam acontecido em um espaço de tempo entre o fim do episódio anterior e o que o sucede. Um exemplo notório disso é o episódio 21, onde no prólogo temos cenas exclusivas do Goku aprendendo a técnica do Kaioken, no planeta do Kaio do Norte. Com isso devidamente esclarecido, vamos a censura.

No fim do episódio 42, Vegeta sai nu de uma câmera de reabilitação. Ele se levanta, coloca um pé no degrau e temos um plano dele nu, de costas, ouvindo seu "médico" explicar que não dava para recuperar sua cauda, sendo que a seqüência termina em uma cena com um plano frontal do Vegeta fazendo muque. Essa cena se transcorreu naturalmente, sem NENHUM corte por parte da CN. Entretanto, no prólogo do episódio 43, onde temos a recopilação dos acontecimentos do episódio 42, temos a mesma seqüência em que Vegeta sai da câmera de reabilitação. Porém, a CN resolveu "editar" o prólogo por si só, CORTANDO POR COMPLETO essa mesma cena exibida anteriormente e que possuía cerca de seis segundos! Essa cena fica entre as cenas do Vegeta se levantando e dele testando os músculos. A CN fez a passagem entre elas usando o recurso de fusão de imagens, porém fez mal feito, pois esqueceu-se do áudio e na passagem entre as cenas percebe-se claramente um "pulo" na música de fundo. Em suma, eles mostraram a cena no episódio anterior e resolveram cortar no episódio que o sucedeu. Dá para entender a CN?

Continua