Toyotarou dá pistas sobre o futuro de Dragon Ball Super em entrevista inédita!

O Futuro de Dragon Ball Super!?

O volume 24 do mangá Dragon Ball Super acaba de ser lançado no Japão, e para comemorar a novidade, a idol Maria Makino (Morning Musume. ’25) entrevistou Toyotarou, autor da obra. Durante o bate-papo, o mangaká revelou detalhes sobre o processo de criação e deu pistas sobre o futuro da franquia.

Ao falar sobre a batalha entre Goku e Gohan, Toyotarou destacou que a questão de “quem é o mais forte” continua em aberto e que há ainda muito a ser explorado. Além disso, ele mencionou que a ilustração da capa, mostrando os cinco guerreiros mais poderosos, foi uma das mais trabalhadas até agora — sugerindo que novos conteúdos estão por vir.

Outro ponto foi quando Toyotarou afirmou que Black Freeza, presente no verso da capa, continua sendo um grande mistério, levantando suspeitas de que o vilão ainda terá um papel importante na trama. Será que a história de Dragon Ball Super está longe de acabar? As pistas deixadas pelo autor indicam que sim!

Enfim, confira a entrevista, traduzida na íntegra:

Comemoração do lançamento do volume 24 de Dragon Ball Super! Maria Makino, do Morning Musume. ’25, entrevista Toyotarou-sensei!?

O mais recente volume 24 do mangá Dragon Ball Super será lançado no Japão na sexta-feira, 4 de abril!

Para comemorar o tão esperado lançamento do novo volume, realizamos uma entrevista com o autor, Toyotarou-sensei.
E a entrevistadora foi ninguém menos que Maria Makino, do Morning Musume. ’25, uma grande fã de Dragon Ball!

Desta vez, teremos um encontro de fãs de Dragon Ball entre Toyotarou-sensei, que além de ser o autor de Dragon Ball Super, também é um grande admirador das obras de Akira Toriyama-sensei, e Maria Makino!
Vamos apresentar um bate-papo repleto de amor pela obra desses dois apaixonados pelo universo de Dragon Ball!

Toyotarou-sensei
Desde a edição especial de agosto da V Jump, lançada em junho de 2015, iniciou a serialização do mangá Dragon Ball Super junto com o autor original, Akira Toriyama-sensei. Atualmente, os volumes do mangá estão disponíveis até o mais recente volume 24.

Maria Makino (Morning Musume. ’25)
Nascida em 2 de fevereiro de 2001, natural de Nishio, na província de Aichi. Após passar pelo programa de treinamento do Hello! Project, juntou-se ao Morning Musume em setembro de 2014 como membro da 12ª geração. Sua cor oficial no grupo é rosa. Além de suas atividades no grupo, também atua como modelo e em ensaios fotográficos (gravure).
※ Para saber mais sobre seu profundo amor por Dragon Ball, confira os artigos relacionados.

Dois fãs de Dragon Ball desde a infância que transformaram sua admiração em profissão!

Maria Makino (Makino): Muito obrigada por estar aqui hoje!

Toyotarou-sensei (Toyotarou): Eu que agradeço!

Makino: Além de ler os volumes encadernados de Dragon Ball Super, lembro muito bem das ilustrações originais que estavam expostas na Jump Festa 2025. Eram impressionantes, cheias de impacto, e extremamente incríveis! Tinha uma cena em especial que mostrava o personagem de costas lançando o Makankousappou, mas também incluía um close-up da expressão facial – era impressionante como uma única ilustração conseguia transmitir tantas emoções e momentos diferentes!

Jump Festa” é um grande evento anual onde é possível aproveitar ao máximo o fascínio da Jump! Parece que Makino já frequenta o evento há três anos!

Toyotarou: Muito obrigado. Ouvi o programa de rádio comemorativo dos 40 anos de Dragon Ball em que você participou. Deu para sentir o quanto você gosta de Dragon Ball.

O programa “All Night Nippon Especial 40 anos de Dragon Ball” foi ao ar em 1º de janeiro de 2025. Fãs de Dragon Ball, incluindo Makino, se reuniram para a ocasião!

Makino: Sim! Comecei a assistir quando meu pai alugou um vídeo na época em que eu estava no ensino fundamental. Depois disso, fui gostando cada vez mais enquanto acompanhava as reprises do anime. Toyotarou-sensei, quando foi que você começou a gostar de Dragon Ball?

Toyotarou: Também foi quando eu era criança, mas me apaixonei pela série lendo o mangá enquanto ele ainda estava sendo publicado. Enquanto todo mundo na minha turma jogava queimada do lado de fora, eu era o aluno que ficava desenhando o Goku no quadro-negro. E, de certa forma, continuei fazendo a mesma coisa até hoje, mesmo depois de adulto (risos).

Makino: Eu também adorava copiar desenhos do Goku e sonhava em ser mangaká. Toyotarou-sensei, você já pensava em ser um quando era criança?

Toyotarou: Eu realmente tinha esse sonho, mas sempre tive a impressão de que seria necessário superar muitos desafios para se tornar um mangaká, então nunca achei que conseguiria. Mas, de alguma forma, acabei transformando isso na minha profissão.

Makino: Isso é incrível! Poder transformar aquilo que você ama no seu trabalho!

Toyotarou: Ser idol também parece ser uma daquelas profissões dos sonhos, né?

Makino: Mais do que ser uma idol, eu gostava de Morning Musume e queria fazer parte do grupo. E aqui estou!

Falando sobre Piccolo e a saga “Majin Buu”!

Makino: Toyotarou-sensei, qual é o seu personagem favorito?

Toyotarou: Se tivesse que escolher, diria Goku, mas é difícil decidir um favorito. Sempre acabo gostando mais do personagem que estou desenhando no momento. Na saga “Super Hero”, por exemplo, foram TrunksPiccolo e Gohan

Makino: Sim, vários personagens tiveram destaque, né? Eu queria mse casar com o Piccolo, então fiquei super feliz de ver todas as suas diferentes formas na saga “Super Hero”!

De Dragon Ball Super

Toyotarou: Piccolo é o personagem favorito do próprio Toriyama-sensei, afinal. Desde cedo, ele assumiu um papel de suporte e, depois de se fundir com Kami-sama, passou a ser um estrategista e um sábio dentro da história. No fim das contas, ele é um personagem muito maneiro.

Makino: Ele tem esse lado mais frio e sério, mas na saga “Majin Buu” também mostrou momentos de desespero. Esse contraste fez com que eu gostasse ainda mais dele.

Toyotarou: Eu tinha a impressão de que geralmente as pessoas passam a gostar do Piccolo na saga “Saiyajins”.

Makino: Mas eu gosto muito mesmo é da saga “Majin Buu” como um todo. As cenas em que Gotenks usa vários ataques diferentes e quando o Majin Buu do bem constrói uma casinha são fofas e divertidas de assistir. Já na saga “Freeza”, as batalhas são mais intensas, e apesar de eu gostar, às vezes fico triste com o rumo dos acontecimentos…

De Dragon Ball

Toyotarou: A saga “Majin Buu” tem uma grande diversidade de personagens e uma narrativa extremamente rica, né? Parece que a serialização começou com a ideia de que seria a última história da série, então acho que Toriyama-sensei pôde se expressar com bastante liberdade. Além disso, em termos de estilo artístico, a saga “Majin Buu” é a minha favorita. Minha base de desenho vem principalmente da arte de Toriyama-sensei nesse período.

Makino: Dragon Ball Super é uma continuação direta da saga “Majin Buu”, né?

Toyotarou: Sim, e eu me esforço ao máximo para manter essa conexão o mais natural possível.

O Processo de ilustração no estilo de Toyotarou-Sensei!

Makino: Eu gosto de desenhar desde a época do ensino fundamental e até hoje continuo desenhando. Posso te fazer algumas perguntas sobre como você desenha suas ilustrações?

Uma ilustração do Gogeta desenhada pela Makino!

Makino: Já vi um vídeo do Toyotarou-sensei desenhando com lapiseira. Você trabalha com ilustrações de forma tradicional?

Toyotarou: Eu utilizo tanto técnicas analógicas quanto digitais.

[O Processo de Ilustração de Toyotarou-Sensei: ilustração colorida]
①Analógico: Esboço inicial feito no papel com caneta.
②Digital: O esboço é escaneado para o PC e o equilíbrio da composição é ajustado.
③Digital: O esboço ajustado é convertido para a cor azul e impresso em papel.
④Analógico: Usando o esboço azul como guia, a arte-final é feita com caneta tinteiro.
⑤Digital: A arte-finalizada no papel é escaneada de volta para o PC.

Toyotarou: E assim, eu acabo alternando entre o método analógico e o digital umas duas vezes nesse processo.

Makino: Entendi! A linha principal tem um aspecto tradicional, mas ao mesmo tempo há traços que parecem impossíveis de serem feitos à mão, então eu fiquei curiosa sobre isso.

Toyotarou: A partir da coloração, tudo é feito digitalmente. Eu uso dois estilos, a “Anime shading” [coloração estilo anime], semelhante à pintura usada na animação por célula, e a “Brush shading” [pintura com pincel], que tem sombras com gradientes mais fortes. O Anime shading é mais simples, mas o Brush shading adiciona mais impacto à ilustração. Então, quando tenho tempo, opto por esse último.

Esquerda: Exemplo de Brush Shading; Direita: Exemplo de Anime Shading

Makino: Então a coloração é feita digitalmente. Faz sentido! A Brush Shading é realmente muito detalhada, dá para ficar olhando para ela por horas!

No Volume 24,a saga Super Hero finalmente chega ao fim!!

Makino: Gostaria de falar novamente sobre a saga Super Hero, que começou no volume 20 de Dragon Ball Super e será concluído agora, no volume 24. Há muitas cenas que eu já adorava desde o filme, como quando Piccolo vai buscar a Pan-chan. Mas, dentre todas elas, a minha favorita é o Makankousappou do Gohan, que foi incluído no volume 23!

Logo no início da entrevista, Makino mencionou a cena exibida na Jump Festa 2025, que a deixou impressionada!

Toyotarou: No volume encadernado, essa cena está em preto e branco, mas na revista foi publicada como uma página colorida. Normalmente, as páginas coloridas duplas trazem ilustrações de grupo na capa, sem ligação direta com a história. Mas, no caso do Makankousappou, conseguimos encaixar essa cena sem quebrar o ritmo da narrativa, o que me deixou muito satisfeito com o resultado.

Makino: A forma como essa arte foi integrada à história ficou incrível!

Toyotarou: Foi muito divertido desenhar essa cena. Criar algo visualmente impressionante é sempre empolgante, e quando sei exatamente qual impacto quero alcançar, consigo me entregar completamente ao processo. Fico muito feliz que tenha gostado!

Makino: No volume 23, essa cena ocorre pouco antes da derrota do Cell Max. Mas no volume 24, a história continua além do que vimos no filme, certo?

Toyotarou: Sim! No volume 24, temos conteúdo inédito, como o confronto entre Goku e Gohan, algo que não apareceu no filme.

De Dragon Ball Super

Toyotarou: No filme Super Hero, vimos o Piccolo se transformar em Orange Piccolo e o Gohan despertar sua forma Beast, certo? Com isso, surge a dúvida: entre GokuVegetaGohanPiccolo e até Broly… quem é o mais forte?

Makino: Verdade! Ainda mais depois daquela cena em que o Vegeta vence o Goku. Agora está ainda mais difícil saber quem é o número um!

De Dragon Ball Super

Toyotarou: Pois é. Como essa questão de quem é o mais forte estava gerando curiosidade, eu perguntei ao Toriyama-sensei sobre isso. Aí, ele me permitiu desenhar o confronto que acontece no planeta do Beerus, que está incluído no volume 24. Prefiro que leiam o mangá para conferir os detalhes, mas acho que essa luta teve um propósito importante. … Embora o Piccolo não esteja nela.

Makino: Ah, então os personagens na capa do volume 24 são todos em suas formas mais poderosas, né!?

Toyotarou: Como eu mencionei antes, quis mostrar que os cinco estão em níveis de poder equilibrados, então escolhi essa composição para a capa. Foi a ilustração na qual mais me esforcei até agora, e talvez eu não consiga dedicar tanto tempo a uma capa assim no futuro. Ah, e no verso, também está o Black Freeza, já que sua força ainda é um grande mistério.

Makino: Verdade! Esse Freeza está tão brilhante que dá vontade de tocar nele.

Toyotarou: E no meio disso tudo… acabou que o Shimorekka foi parar na lombada do volume, o que não estava nos meus planos.

De Dragon Ball Super. Ele apareceu na saga “Prisioneiro da Patrulha Galáctica“! Trabalhava como subordinado de Moro, mas acabou sendo apagado pelo próprio Moro

Como a arte da lombada é planejada com vários volumes de antecedência, eu não imaginava que a capa do volume 24 seria recheada de personagens no auge do poder… e acabou que um personagem mais fraco ficou na lombada. (risos)

Mas, claro, já desenhei as próximas lombadas, então vou me esforçar para que todos possam vê-las o mais rápido possível!

Uma última palavra

Makino: Você tem alguma mensagem para os leitores que estão ansiosos pelo novo volume?

Toyotarou: O Volume 24 finalmente será lançado após um ano de espera, então coloquei nele a energia de vários volumes. Além do conteúdo, também dediquei mais tempo à capa e a pequenas seções extras, então acho que vale a pena. Espero que todos leiam! Makino-san, você também gostaria de dizer algo?

Makino: Sim! Vou deixar aqui minha frase favorita do Cell! “Hahaha! Mais 10 segundos. Esta luta terminou em empate”.

De Dragon Ball. A icônica frase de Makino também foi apresentada no Budokan. Ela recriou perfeitamente a cena do anime, incluindo a entonação da voz! É uma pena que não possamos mostrar isso em vídeo!!
Toyotarou-sensei presenteia Makino com um shikishi autografado e colorido!

Fonte: https://dragon-ball-official.com/news/01_3370.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!