O Futuro de Dragon Ball Super!?
O volume 24 do mangá Dragon Ball Super acaba de ser lançado no Japão, e para comemorar a novidade, a idol Maria Makino (Morning Musume. ’25) entrevistou Toyotarou, autor da obra. Durante o bate-papo, o mangaká revelou detalhes sobre o processo de criação e deu pistas sobre o futuro da franquia.
Ao falar sobre a batalha entre Goku e Gohan, Toyotarou destacou que a questão de “quem é o mais forte” continua em aberto e que há ainda muito a ser explorado. Além disso, ele mencionou que a ilustração da capa, mostrando os cinco guerreiros mais poderosos, foi uma das mais trabalhadas até agora — sugerindo que novos conteúdos estão por vir.
Outro ponto foi quando Toyotarou afirmou que Black Freeza, presente no verso da capa, continua sendo um grande mistério, levantando suspeitas de que o vilão ainda terá um papel importante na trama. Será que a história de Dragon Ball Super está longe de acabar? As pistas deixadas pelo autor indicam que sim!
Enfim, confira a entrevista, traduzida na íntegra:
Comemoração do lançamento do volume 24 de Dragon Ball Super! Maria Makino, do Morning Musume. ’25, entrevista Toyotarou-sensei!?
O mais recente volume 24 do mangá Dragon Ball Super será lançado no Japão na sexta-feira, 4 de abril!
Para comemorar o tão esperado lançamento do novo volume, realizamos uma entrevista com o autor, Toyotarou-sensei.
E a entrevistadora foi ninguém menos que Maria Makino, do Morning Musume. ’25, uma grande fã de Dragon Ball!
Desta vez, teremos um encontro de fãs de Dragon Ball entre Toyotarou-sensei, que além de ser o autor de Dragon Ball Super, também é um grande admirador das obras de Akira Toriyama-sensei, e Maria Makino!
Vamos apresentar um bate-papo repleto de amor pela obra desses dois apaixonados pelo universo de Dragon Ball!
Toyotarou-sensei
Desde a edição especial de agosto da V Jump, lançada em junho de 2015, iniciou a serialização do mangá Dragon Ball Super junto com o autor original, Akira Toriyama-sensei. Atualmente, os volumes do mangá estão disponíveis até o mais recente volume 24.
Maria Makino (Morning Musume. ’25)
Nascida em 2 de fevereiro de 2001, natural de Nishio, na província de Aichi. Após passar pelo programa de treinamento do Hello! Project, juntou-se ao Morning Musume em setembro de 2014 como membro da 12ª geração. Sua cor oficial no grupo é rosa. Além de suas atividades no grupo, também atua como modelo e em ensaios fotográficos (gravure).
※ Para saber mais sobre seu profundo amor por Dragon Ball, confira os artigos relacionados.
Dois fãs de Dragon Ball desde a infância que transformaram sua admiração em profissão!
Maria Makino (Makino): Muito obrigada por estar aqui hoje!
Toyotarou-sensei (Toyotarou): Eu que agradeço!
Makino: Além de ler os volumes encadernados de Dragon Ball Super, lembro muito bem das ilustrações originais que estavam expostas na Jump Festa 2025. Eram impressionantes, cheias de impacto, e extremamente incríveis! Tinha uma cena em especial que mostrava o personagem de costas lançando o Makankousappou, mas também incluía um close-up da expressão facial – era impressionante como uma única ilustração conseguia transmitir tantas emoções e momentos diferentes!

Toyotarou: Muito obrigado. Ouvi o programa de rádio comemorativo dos 40 anos de Dragon Ball em que você participou. Deu para sentir o quanto você gosta de Dragon Ball.

Makino: Sim! Comecei a assistir quando meu pai alugou um vídeo na época em que eu estava no ensino fundamental. Depois disso, fui gostando cada vez mais enquanto acompanhava as reprises do anime. Toyotarou-sensei, quando foi que você começou a gostar de Dragon Ball?
Toyotarou: Também foi quando eu era criança, mas me apaixonei pela série lendo o mangá enquanto ele ainda estava sendo publicado. Enquanto todo mundo na minha turma jogava queimada do lado de fora, eu era o aluno que ficava desenhando o Goku no quadro-negro. E, de certa forma, continuei fazendo a mesma coisa até hoje, mesmo depois de adulto (risos).
Makino: Eu também adorava copiar desenhos do Goku e sonhava em ser mangaká. Toyotarou-sensei, você já pensava em ser um quando era criança?
Toyotarou: Eu realmente tinha esse sonho, mas sempre tive a impressão de que seria necessário superar muitos desafios para se tornar um mangaká, então nunca achei que conseguiria. Mas, de alguma forma, acabei transformando isso na minha profissão.
Makino: Isso é incrível! Poder transformar aquilo que você ama no seu trabalho!
Toyotarou: Ser idol também parece ser uma daquelas profissões dos sonhos, né?
Makino: Mais do que ser uma idol, eu gostava de Morning Musume e queria fazer parte do grupo. E aqui estou!
Falando sobre Piccolo e a saga “Majin Buu”!
Makino: Toyotarou-sensei, qual é o seu personagem favorito?
Toyotarou: Se tivesse que escolher, diria Goku, mas é difícil decidir um favorito. Sempre acabo gostando mais do personagem que estou desenhando no momento. Na saga “Super Hero”, por exemplo, foram Trunks, Piccolo e Gohan…
Makino: Sim, vários personagens tiveram destaque, né? Eu queria mse casar com o Piccolo, então fiquei super feliz de ver todas as suas diferentes formas na saga “Super Hero”!

Toyotarou: Piccolo é o personagem favorito do próprio Toriyama-sensei, afinal. Desde cedo, ele assumiu um papel de suporte e, depois de se fundir com Kami-sama, passou a ser um estrategista e um sábio dentro da história. No fim das contas, ele é um personagem muito maneiro.
Makino: Ele tem esse lado mais frio e sério, mas na saga “Majin Buu” também mostrou momentos de desespero. Esse contraste fez com que eu gostasse ainda mais dele.
Toyotarou: Eu tinha a impressão de que geralmente as pessoas passam a gostar do Piccolo na saga “Saiyajins”.
Makino: Mas eu gosto muito mesmo é da saga “Majin Buu” como um todo. As cenas em que Gotenks usa vários ataques diferentes e quando o Majin Buu do bem constrói uma casinha são fofas e divertidas de assistir. Já na saga “Freeza”, as batalhas são mais intensas, e apesar de eu gostar, às vezes fico triste com o rumo dos acontecimentos…

Toyotarou: A saga “Majin Buu” tem uma grande diversidade de personagens e uma narrativa extremamente rica, né? Parece que a serialização começou com a ideia de que seria a última história da série, então acho que Toriyama-sensei pôde se expressar com bastante liberdade. Além disso, em termos de estilo artístico, a saga “Majin Buu” é a minha favorita. Minha base de desenho vem principalmente da arte de Toriyama-sensei nesse período.
Makino: Dragon Ball Super é uma continuação direta da saga “Majin Buu”, né?
Toyotarou: Sim, e eu me esforço ao máximo para manter essa conexão o mais natural possível.
O Processo de ilustração no estilo de Toyotarou-Sensei!
Makino: Eu gosto de desenhar desde a época do ensino fundamental e até hoje continuo desenhando. Posso te fazer algumas perguntas sobre como você desenha suas ilustrações?

Makino: Já vi um vídeo do Toyotarou-sensei desenhando com lapiseira. Você trabalha com ilustrações de forma tradicional?
Toyotarou: Eu utilizo tanto técnicas analógicas quanto digitais.
[O Processo de Ilustração de Toyotarou-Sensei: ilustração colorida]
①Analógico: Esboço inicial feito no papel com caneta.
②Digital: O esboço é escaneado para o PC e o equilíbrio da composição é ajustado.
③Digital: O esboço ajustado é convertido para a cor azul e impresso em papel.
④Analógico: Usando o esboço azul como guia, a arte-final é feita com caneta tinteiro.
⑤Digital: A arte-finalizada no papel é escaneada de volta para o PC.
Toyotarou: E assim, eu acabo alternando entre o método analógico e o digital umas duas vezes nesse processo.
Makino: Entendi! A linha principal tem um aspecto tradicional, mas ao mesmo tempo há traços que parecem impossíveis de serem feitos à mão, então eu fiquei curiosa sobre isso.
Toyotarou: A partir da coloração, tudo é feito digitalmente. Eu uso dois estilos, a “Anime shading” [coloração estilo anime], semelhante à pintura usada na animação por célula, e a “Brush shading” [pintura com pincel], que tem sombras com gradientes mais fortes. O Anime shading é mais simples, mas o Brush shading adiciona mais impacto à ilustração. Então, quando tenho tempo, opto por esse último.

Makino: Então a coloração é feita digitalmente. Faz sentido! A Brush Shading é realmente muito detalhada, dá para ficar olhando para ela por horas!
No Volume 24,a saga Super Hero finalmente chega ao fim!!
Makino: Gostaria de falar novamente sobre a saga Super Hero, que começou no volume 20 de Dragon Ball Super e será concluído agora, no volume 24. Há muitas cenas que eu já adorava desde o filme, como quando Piccolo vai buscar a Pan-chan. Mas, dentre todas elas, a minha favorita é o Makankousappou do Gohan, que foi incluído no volume 23!

Toyotarou: No volume encadernado, essa cena está em preto e branco, mas na revista foi publicada como uma página colorida. Normalmente, as páginas coloridas duplas trazem ilustrações de grupo na capa, sem ligação direta com a história. Mas, no caso do Makankousappou, conseguimos encaixar essa cena sem quebrar o ritmo da narrativa, o que me deixou muito satisfeito com o resultado.
Makino: A forma como essa arte foi integrada à história ficou incrível!
Toyotarou: Foi muito divertido desenhar essa cena. Criar algo visualmente impressionante é sempre empolgante, e quando sei exatamente qual impacto quero alcançar, consigo me entregar completamente ao processo. Fico muito feliz que tenha gostado!
Makino: No volume 23, essa cena ocorre pouco antes da derrota do Cell Max. Mas no volume 24, a história continua além do que vimos no filme, certo?
Toyotarou: Sim! No volume 24, temos conteúdo inédito, como o confronto entre Goku e Gohan, algo que não apareceu no filme.

Toyotarou: No filme Super Hero, vimos o Piccolo se transformar em Orange Piccolo e o Gohan despertar sua forma Beast, certo? Com isso, surge a dúvida: entre Goku, Vegeta, Gohan, Piccolo e até Broly… quem é o mais forte?
Makino: Verdade! Ainda mais depois daquela cena em que o Vegeta vence o Goku. Agora está ainda mais difícil saber quem é o número um!

Toyotarou: Pois é. Como essa questão de quem é o mais forte estava gerando curiosidade, eu perguntei ao Toriyama-sensei sobre isso. Aí, ele me permitiu desenhar o confronto que acontece no planeta do Beerus, que está incluído no volume 24. Prefiro que leiam o mangá para conferir os detalhes, mas acho que essa luta teve um propósito importante. … Embora o Piccolo não esteja nela.
Makino: Ah, então os personagens na capa do volume 24 são todos em suas formas mais poderosas, né!?
Toyotarou: Como eu mencionei antes, quis mostrar que os cinco estão em níveis de poder equilibrados, então escolhi essa composição para a capa. Foi a ilustração na qual mais me esforcei até agora, e talvez eu não consiga dedicar tanto tempo a uma capa assim no futuro. Ah, e no verso, também está o Black Freeza, já que sua força ainda é um grande mistério.
Makino: Verdade! Esse Freeza está tão brilhante que dá vontade de tocar nele.
Toyotarou: E no meio disso tudo… acabou que o Shimorekka foi parar na lombada do volume, o que não estava nos meus planos.

Como a arte da lombada é planejada com vários volumes de antecedência, eu não imaginava que a capa do volume 24 seria recheada de personagens no auge do poder… e acabou que um personagem mais fraco ficou na lombada. (risos)
Mas, claro, já desenhei as próximas lombadas, então vou me esforçar para que todos possam vê-las o mais rápido possível!
Uma última palavra
Makino: Você tem alguma mensagem para os leitores que estão ansiosos pelo novo volume?
Toyotarou: O Volume 24 finalmente será lançado após um ano de espera, então coloquei nele a energia de vários volumes. Além do conteúdo, também dediquei mais tempo à capa e a pequenas seções extras, então acho que vale a pena. Espero que todos leiam! Makino-san, você também gostaria de dizer algo?
Makino: Sim! Vou deixar aqui minha frase favorita do Cell! “Hahaha! Mais 10 segundos. Esta luta terminou em empate”.


Fonte: https://dragon-ball-official.com/news/01_3370.html