Toriyama teve COVID-19 em 2022 e passou por cirurgia de tumor cerebral em fevereiro de 2024, revela amigo

Akira Toriyama faleceu no dia 1º devido a um hematoma subdural agudo. Ele tinha 68 anos e era natural de Aichi, no Japão. O anúncio foi feito no dia 8, no site oficial da revista Weekly Shonen Jump e no site oficial de Dragon Ball.

O comediante Oukawa Tomohide, da dupla “Chicken Nanban”, tinha uma grande amizade com Toriyama há mais de 16 anos, revelou ele em uma entrevista ao jornal Sponichi. “Ele era gentil e autêntico”, disse Oukawa, que compartilhou detalhes sobre a personalidade e o estado recente de saúde do mangaká.

O encontro entre Oukawa e Toriyama ocorreu durante um show de uma banda chamada “jealkb” em Nagoya, entre 2007 e 2008. Oukawa, também conhecido como “eddie”, é guitarrista da banda e recordou que Toriyama compareceu ao show e participou de uma confraternização posterior. Eles também confraternizaram juntos em Nagoya, cidade natal de Toriyama. Oukawa revelou que Toriyama era preocupado e atencioso, ao ponto de fazer piadas para não deixá-lo pagar a conta, e era uma pessoa verdadeiramente gentil e autêntica, revelando um lado desconhecido de “Toriyama-sensei”.

De acordo com Oukawa, Toriyama não possuía um smartphone ou celular convencional. Ele não gostava de coisas complicadas e preferia manter sua privacidade intacta. Portanto, eles sempre se comunicavam por e-mail, através do computador. Oukawa revelou que recebeu um e-mail de Toriyama em abril do ano passado (2023), no qual ele expressava preocupações com sua saúde, mencionando a possibilidade de uma cirurgia cerebral. No entanto, o e-mail também dizia que ele estava bem, o que torna a situação atual completamente inesperada, disse Oukawa.

Toriyama costumava se vestir de forma simples, usando camiseta, jeans, tênis e um boné, e carregava uma pequena bolsa. Oukawa o descreveu como uma pessoa comum, de forma afetuosa. Embora Toriyama fosse um fumante inveterado, Oukawa afirmou que Toriyama nunca apresentou problemas de saúde relacionados a isso. Entretanto, ele ouviu dizer que Toriyama passaria por uma cirurgia de tumor cerebral em fevereiro (de 2024).

Toriyama costumava evitar aparecer em público, pois não gostava de ser reconhecido e associado a sua própria imagem. Mesmo após o fim da serialização de Dragon Ball, ele continuou trabalhando intensamente na criação de personagens de Dragon Quest e em outros projetos, e estava aparentemente sempre ocupado e imerso em suas criações.

Oukawa relembrou várias lembranças nostálgicas desses mais de 16 anos de amizade com Toriyama, descrevendo-o como um “homem comum”, alguém que não gostava de falar sobre trabalho, que tinha uma grande coleção de modelos de plástico, e que dizia coisas como “para criar novos personagens, é preciso não esquecer os antigos”. Também revelou que Toriyama esteve hospitalizado em 2022 durante a pandemia de COVID-19.

O último e-mail que Toriyama e Oukawa trocaram foi em abril de 2023, mas Oukawa revela que chegou a receber uma mensagem de ano novo (de 2023 para 2024). “Foi tão repentino…”, disse Oukawa, que relembrou com carinho cada interação que teve com Toriyama nos últimos 16 anos.

Em seu perfil pessoal no Twitter/ X, Oukawa presta suas homenagens ao seu grande amigo:

Toriyama-sensei,
Sou extremamente grato por ter se relacionado de tantas formas com alguém tão idiota como eu. ‍♂️
Agradeço imensamente por isso, pois eu sou quem sou hoje graças às suas obras, que tive o prazer de contemplar.

Embora sinta tristeza por não poder encontrá-lo, continuarei vivendo com a certeza de que você estará sempre vivo em meu coração.

Mesmo no paraíso, peço-lhe gentilmente que faça chover calcinhas daí.
Rezo pela sua paz eterna.
De seu amigo íntimo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!