Todas as entrevistas e comentários de Akira Toriyama sobre o filme Batalha dos Deuses

Ao longo dos anos de 2012 e 2013, foram lançadas diversas matérias onde o autor de Dragon Ball comentou sobre o novo filme animado da franquia em 17 anos!

Segue abaixo um compiladão com cada uma dessas matérias contendo tudo que Akira Toriyama revelou na época sobre sua participação neste longa.

Weekly Shonen Jump Nº33 de 2012 (14 de Julho de 2012)

Chegou um Comentário do Criador Original, Akira Toriyama!

É raro, ou melhor, é a primeira vez que me envolvi profundamente com a animação desde a fase de roteiro.

Como já faz algum tempo, esqueci muito, mas como esperado do criador do trabalho original, logo consegui lembrar o ritmo das coisas, pelo menos.

Para este filme, enquanto deixamos intacta a atmosfera do original, adicionamos um pouco de sabor moderno, então acho que será uma peça de entretenimento agradável, como nos velhos tempos!

 

Livro de Batalha “Dragon Ball Z: Batalha dos Deuses” – Panfleto Promocional

Comentário do Autor Original do Mangá

Akira Toriyama

Aparentemente, faz 17 anos desde o último filme animado de Dragon Ball! Por toda a animação até agora, basicamente deixei tudo para a equipe, então essa é a minha primeira tentativa de envolvimento desde a criação da história. As palavras-chave desta vez, “Deus da Destruição, Beerus” e “Super Saiyajin Deus”, foram sugestões do roteirista, mas foram boas ideias para apresentar uma crise para os personagens principais, que haviam se tornado tão fortes que alcançaram um ponto onde não havia nada mais alto.

Depois de decidir sobre o design e os antecedentes de Beerus, tentei pensar em uma história original, imaginando-a como se a serialização [do mangá] tivesse continuado. Além disso, o Deus da Destruição Beerus, que eu desenhei o design por mim mesmo (algo que geralmente não faço), é um oponente tão poderoso que supera a dimensão dos inimigos anteriores. Mas é minha marca registrada não deixar as coisas ficarem muito sombrias.

No mínimo, estou satisfeito por ter sido finalizado como um trabalho muito divertido. A propósito, as cenas de batalha da segunda metade são particularmente impressionantes! Fiquei emocionado porque a apresentação excedeu minhas expectativas. Assim como você esperaria, a animação do Japão é excelente! Todos na equipe, vocês realmente fizeram um ótimo trabalho!!

Bem, por favor, aproveitem o primeiro Dragon Ball em muito tempo!

 

Entrevista Super Longa!! Por favor, conte-nos, Akira Toriyama-sensei!!

SÉRIE DE ENTREVISTAS DA WEEKLY SHONEN JUMP

Akira Toriyama

 

QUAL É A HISTÓRIA POR TRÁS DO NASCIMENTO DA TRAMA DE “BATALHA DOS DEUSES”?!

Tudo começou há dois anos. As ideias de “Deus da Destruição” e “Super Saiyajin God” estavam lá desde o início, mas a visão de mundo era bastante sombria. Portanto, corrigir isso em um conteúdo mais “DB”, que as crianças pudessem desfrutar também, foi o catalisador para eu me envolver fortemente na história.

Originalmente impresso na página 8 da Weekly Shonen Jump nº14 de 2013 (lançada em 04 de março de 2013) no Japão.

QUAL É O SEGREDO DO DESIGN DE BEERUS, O DEUS DA DESTRUIÇÃO?

Por existirem tantos deuses no meu trabalho… (risos), pensei: “algo humanoide pode ser difícil agora”, então pensei em fazer dele um gato. Pensando: “Falando em deuses felinos…”, eu fui com uma roupa do estilo egípcio. O dá também um ar ameaçador, então estou realmente satisfeito com isso!

Originalmente impresso na página 8 da Weekly Shonen Jump nº15 de 2013 (lançada em 11 de março de 2013) no Japão.

 

POR QUE VOCÊ ESCOLHEU ESSE PERÍODO?

O fato é que pensei: “Cara, eu realmente deixei todo mundo velho no último capítulo do mangá”. Até dei um bigode ao Vegeta (risos). Portanto, escolhi esse período porque todo mundo tinha a força máxima. Alguns anos após a “saga Majin Boo” e antes do nascimento de Pan.

Originalmente impresso na página 23 da Weekly Shonen Jump nº16 de 2013 (lançado em 18 de março de 2013) no Japão.

Nota: Não está claro se Toriyama está confundindo seus designs de personagens do último capítulo do mangá com seus desenhos para Dragon Ball GT ou se referindo a outra coisa.

O QUE É O SUPER SAIYAJIN GOD?!

O aparecimento do Super Saiyajin God foi definido desde o início da produção. Há uma fala no filme também, mas até eu pensei: “‘Deus’ é um exagero…”. (risos) Quanto ao design, eu o fiz pegando o Super Saiyajin , que eu tinha feito chamativo até o “3”, e reduzindo até o limite absoluto.

Originalmente impresso na página 7 da Weekly Shonen Jump nº17 de 2013 (lançado em 25 de março de 2013) no Japão.

O QUE VOCÊ PENSA DE TER PARTICIPADO DO FILME?

Foi divertido~! Dessa vez, me dediquei exclusivamente à criação da história, então fiquei feliz principalmente por ter se tornado muitas vezes mais agradável pelas mãos de outras pessoas. Em particular, a batalha climática excedeu de longe as minhas expectativas!!

Originalmente impresso na página 8 da Weekly Shonen Jump nº17 de 2013 (lançado em 25 de março de 2013) no Japão.

Nota: Enquanto Toriyama certamente trabalhou na história – em um nível maior do que nunca na franquia – o roteiro real do filme foi escrito por Yuusuke Watanabe.

 

EXISTEM ALGUNS DESENVOLVIMENTOS ROMÂNTICOS, O QUE É RARO…?

A verdade é que escrevi alguns poucos desenvolvimentos românticos no filme, mas isso foi por acaso. (risos) Eu sou muito ruim com tramas românticas. Mesmo que a história de fundo esteja lá, eu envergonhadamente evito quando realmente tento desenhá-la. (risos)

Originalmente impresso na página 20 da Weekly Shonen Jump nº18 de 2013 (lançado em 01 de abril de 2013) no Japão.

 

VOCÊ TEM ALGUMA HISTÓRIA DE FUNDO NÃO CONTADA?

Só porque ele é o Deus da Destruição, eu não queria que ele aparecesse sem um bom motivo e se enfurecesse. Portanto, mesmo que não seja mencionado no trabalho em si, tento inventar uma história convincente em minha própria mente. …Embora eu esqueça surpreendentemente rápido. (risos)

Originalmente impresso na página 12 da Weekly Shonen Jump, nº19 de 2013 (lançado em 8 de abril de 2013) no Japão.

 

QUAL É O SIGNIFICADO DESSA CONCLUSÃO…?

Acho que pode haver uma variedade de impressões em relação à conclusão da batalha… No que me diz respeito, ficarei feliz se conseguir que as pessoas sintam “uma expansão para depois”. Como: “Não tem mais por vir?” (risos)

Originalmente impresso na página 18 da Weekly Shonen Jump nº20 de 2013 (lançada em 15 de abril de 2013) no Japão.

 

 

V-Jump – Edição de maio de 2013 (21 de março de 2013)

ENTREVISTA ESPECIAL DE AKIRA TORIYAMA

Criador
Akira Toriyama-sensei
Entrevista Especial

O criador de Dragon Ball, Toriyama-sensei, que estava profundamente envolvido com o filme, desce!! Ele nos falou sobre o filme com paixão!!

 

Em minhas histórias, “deuses” e “alienígenas” são uma constante.

Toriyama-sensei, já que hoje é um evento especial antes da estreia de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, gostaria de lhe perguntar sobre o filme!

Tudo certo! Por favor, faça.

Antes de mais nada, por favor, conte-nos como surgiu o subtítulo do filme, “A Batalha dos Deuses”.

Na verdade, os personagens “Beerus, o Deus da Destruição” e o “Super Saiyajin God” existiram desde o primeiro estágio de produção do filme. Então esse simplesmente se tornou o título: A Batalha dos Deuses.

Por que uma “batalha de deuses” agora? Muitos deuses já apareceram antes em Dragon Ball.

Você está certo. (risos) Em minhas histórias, “deuses” e “alienígenas” são uma constante desde o começo. Mas, não quero torná-los muito exagerados ou argumentativos. Gosto daqueles que não valem nada e não são diferentes dos humanos.

Deuses e alienígenas certamente estão lá desde a época de Dr. Slump. (risos) Mas mesmo entre eles, o design de Beerus, o Deus da Destruição, não é humanoide como os de até agora, mas sim felino, não é?

Bem, com Beerus… o catalisador foi eu pensando: “Eu trouxe muitos deuses diferentes até agora, então por que não faço algo felino em vez de humanoide?” E quando se trata de deuses-gatos, tem o Egito. Então foi assim que decidi sobre seu traje.

 

Em meus trabalhos, “caras que parecem que deveriam ser fortes são, na verdade, fracos”

Ele tem um ar muito estranho de divindade, ou melhor… ele é bem único. Ele é tanto fofo quanto assustador.

Ele é um pouco estranho e, à primeira vista, não parece nada forte, então gosto bastante dele. Ele até faz gestos fofos de gatos. Em minhas obras, “caras que parecem que deveriam ser fortes são, na verdade, fracos”. ……Como o Nappa. (risos)

Não, não! Nappa era bem forte. (risos) Embora Beerus esteja em outro nível. Agora, falando de Beerus, tem o seu assistente, o misterioso homem chamado Whis. Como esse personagem veio a existir?

Um sinal dos tempos, eu acho…

Um sinal dos tempos?

“Acho que já está na hora de eu trazer um sujeito bonito também!” …pensei. (risos) E assim nasceu o Whis. Bem, mais do que um “sujeito bonito”, ele se tornou um personagem meio ingenuamente alheio, mas, como resultado, acabei gostando bastante dele também. Então, Beerus e Whis. Trazê-los em pares também pode ser uma característica das minhas histórias.

Vegeta e Nappa. Kibito e Kaiohshin… quando aparecem pela primeira vez, esses personagens certamente vêm em pares.

Dessa forma, posso explicar os personagens e suas relações por meio de suas interações. No meu caso, sinto que não é bom inserir narração demais. Acho que Goku e Bulma representam isso bem.

…Ah, agora que você mencionou, tem razão!

Quando criança, Goku não sabia de nada, então sem Bulma, ele seria um personagem que não falaria nada. (risos)

Entendo! Então esse relacionamento foi firmemente passado para a relação entre Beerus e Whis.

Para partes como aquela em que ele acorda pela primeira vez em 39 anos, Whis esclarece as coisas para fins de exposição. Então nenhuma narração é necessária.

Em relação ao período de tempo de “pela primeira vez em 39 anos”, a história do filme se passa após a derrota de Majin Boo, e também antes do capítulo final. Por que você escolheu esse período?

Quando eu decidi: “Para esse filme, vamos com o elenco todo!” Eu pensei: “Qual momento seria o melhor?” Se for alguns anos depois da “saga Majin Boo”, então quase todos os membros do elenco estão na força MÁXIMA… E também, você sabe, no capítulo final, onde Oob aparece, eu fiz Bulma e Kuririn bem velhos, então honestamente pensei: “Talvez seja um pouco difícil”. (risos)

Os personagens certamente mudaram um pouco desde a “saga Majin Boo”! Quando vi o pôster do filme pela primeira vez, fiquei particularmente surpreso com as mudanças nos penteados de Kuririn e Videl!

Não sou nada exigente com coisas como estilos e cores de cabelo. Especialmente com mulheres, mudar o penteado ou a cor é bastante comum, não acha? Com ​​pessoas como Bulma, eu nem sei qual é a cor natural do cabelo dela. (risos)

O quê?! E eu tinha certeza de que o azul que ela tinha quando apareceu pela primeira vez era a cor natural do seu cabelo. (risos)

Eu não sou nada exigente com as coisas. Eeer, bem, sou exigente com coisas que eu deveria ser exigente, como o diálogo. (risos)

Então sobre quais pontos da história do filme você foi específico?

Vamos ver. Bem, não mudou desde quando eu estava desenhando Dragon Ball. Na época, como é uma revista para meninos, os leitores são meninos, então eu era exigente sobre “não torná-la muito complicada”. Então foi o mesmo com o filme: eu era exigente sobre as crianças poderem apreciá-lo.

A gangue Pilaf aparecendo novamente também foi algo em que você foi específico, Sensei? Contudo, eles se tornaram crianças…

Sim, sobre isso também. (risos) Originalmente, eles seriam meros ladrões. Mas como teríamos o elenco inteiro, pensei que [não seria legal] alguns personagens desconhecidos aparecessem de repente. Então os transformei na gangue Pilaf. Mas, sabe, pensando muito sobre isso depois de tomar essa decisão, eles estavam todos ficando bem velhos. (risos)

Mai diz que tem 41 anos. (risos)

Então tive a ideia de que se eu os fizesse mais jovens, eles ficariam perfeitos.

Eles agitaram as coisas em um papel inesperado (?). Fiquei sinceramente surpreso com esse desenvolvimento romântico!

Ah! Bem, de qualquer forma, é a gangue Pilaf. Se eles continuassem aparecendo como vilões, seriam facilmente derrotados. Então pensei: “talvez se eu colocar um pouco de romance, os desenvolvimentos posteriores virão mais facilmente~”. (risos) Eu quase nunca desenho romance.

 

Acho que me dedicar exclusivamente ao entretenimento é provavelmente o “meu estilo”

Agora que você mencionou isso, tenho a sensação de que há bastante coisa retratada em relação ao “afeto” neste filme; você fez isso de propósito?

Não, não, não! Eu sou ruim com desenvolvimentos de enredo emocionais desde muito tempo~. (risos) Tanto que há momentos em que eu propositalmente tento não torná-lo emocional. Mas, mesmo assim, se me perguntar: “por que você é tão exigente com isso?” Eu não sei.

Incluindo o mangá, essas partes de Dragon Ball são desenhadas de forma muito casual.

Isso mesmo. É constrangedor. Eu também não sou bom em fazer isso muito sério, então faço parecer um pouco desajeitado… Mesmo neste filme, havia mais partes que eram “cenas comoventes” no começo, mas eu fiquei nervoso e as alterei. Já existem muitas pessoas no mundo que são boas em fazer coisas como “fazer as pessoas chorarem” e “comover as pessoas”. Sério, eu acho que simplesmente me dedicar exclusivamente ao entretenimento é provavelmente o “meu estilo”.

Portanto, qualquer emoção que as pessoas que assistem sintam será o tipo de emoção que nasce da busca incessante por entretenimento!

Eles próprios podem não perceber isso. (risos)

Agora, em uma nota diferente, neste filme, uma variedade de novos elementos da história foram revelados. Por exemplo, acredito que exista o “Castelo de Beerus” que aparece no começo, e “a razão pela qual o Planeta Kaioh é pequeno”; você poderia nos contar sobre esse tipo de coisa?

O design do castelo de Beerus foi divertido de criar. Quando estou pensando em uma história, de alguma forma, quero fazer as coisas serem consistentes. Não importa se ele é um Deus da Destruição, seria ruim se ele simplesmente aparecesse sem motivo e tivesse um ataque de fúria, né? Até eu acho que isso parece errado… Então, mesmo que não seja expresso na obra, dentro de mim, eu sempre trabalho para criar uma história de fundo convincente.

Bulma faz uma festa de aniversário todo ano?

Não acho que ela faça~. Digo, Goku e companhia estão sempre espalhados por todo lugar, não é? Então, ocasionalmente, Bulma realiza uma para ter uma desculpa para todos se reunirem. Com prêmios superluxuosos. (risos)

As Esferas do Dragão estão lá, é claro, mas também tem um castelo. (risos)

“Se é tão extravagante, eles provavelmente virão”, ela disse. …Mas eu não achava que o castelo caberia dentro de um armazém. (risos)

Você faz anotações em algum lugar para esse tipo de informação de contexto?

Não, não faço isso. É por isso que continuo esquecendo as coisas. Se não esquecê-las, novas ideias não virão à mente. Por exemplo, você conhece o “Super Saiyajin 3”?

Sim. Onde o cabelo fica longo.

Eu não sabia disso. (risos) O tempo todo, pensei que fosse o “Super Saiyajin 2”. (risos)

O quêeee?!

E eu mesmo desenhei. (risos) De qualquer forma, achei que o “2” era o de cabelo longo. Foi tipo: “Cara, eu realmente esqueci umas coisas…”.

Bem, então, de onde surgiu o conceito de “Super Saiyajin God”?

Whis também diz isso, mas eu pensei: “‘Super Saiyajin God’… se me perguntar, isso é um exagero.” (risos) De qualquer forma, eu reli o trabalho pela primeira vez em eras, e  sabe como o Super Saiyajin continua ficando mais chamativo? Quando chega no “3”, o cabelo fica ainda mais longo. Então, decidi reduzi-lo o máximo possível.

Então talvez se assemelhe ao conceito do Beerus?

Sim. É o Deus de Saiya, então decidi ir na direção oposta, levando-o aos limites da simplicidade.

 

As cenas de batalha! Elas eram ainda mais incríveis do que eu imaginava.

Por fim, dê-nos sua opinião sobre seu envolvimento na produção do filme e sobre o filme concluído.

Foi agradável. Se estou apenas criando a história, não preciso desenhar nada. (risos) Mangá é algo que você desenha e completa sozinho, mas quando deixa a história para outras pessoas, há a possibilidade de que algo maior do que você imaginou venha a existir, não acha? Com ​​esse filme, foram as cenas de batalha! Elas foram ainda mais incríveis do que eu imaginei. Não me importo nem um pouco com meu trabalho sendo ajustado. Há pessoas que são exigentes com isso, mas estou incrivelmente feliz em ter revisões de outras pessoas tornando-o mais interessante!!

 

 

Guia Oficial do Filme Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (21 de março de 2013)

ENTREVISTA ESPECIAL COM AKIRA TORIYAMA

O criador Akira Toriyama-sensei participou de todos os aspectos de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, com história e design de personagens. Toriyama-sensei não deixou nada de fora, contando como o filme surgiu e suas dificuldades com ele, assim como as informações de fundo que ele criou em sua cabeça!!

 

Apostando sua vida em falas estúpidas com supervisão de roteiro

Antes de mais nada, por favor, conte-nos as circunstâncias em que você ouviu falar do novo filme pela primeira vez.

Eu acho que foi por volta de 2011? Tudo começou quando eu vim para Tóquio, e meu primeiro editor, Torishima-san, de repente me entregou o roteiro e disse: “leia isso!”… Eu acho? Naquela época, eu não tinha ideia do que era e quando perguntei a Torishima-san para que servia o roteiro, ouvi pela primeira vez como seria transformado em um filme de animação. (risos)

Então o primeiro filme em muito tempo já estava começando bem. (risos)

Sim. Originalmente, eu deveria apenas verificar o roteiro, mas acabei fazendo mais e mais de todo esse outro trabalho. (risos)

Por favor, diga-nos quais foram as falas e coisas que você considerou importantes ao supervisionar o roteiro.

Eu estava consciência de ter conteúdos que as crianças podiam entender, e não ficando muito sério. Além disso, desta vez há um “deus” como assunto, então pensei que deveria torná-lo leve para que não se tornasse religioso. E também, tomei cuidado para não dar a eles diálogos difíceis, ou abstratos/conceituais. No início, quando eu estava fazendo a supervisão, havia momentos em que eu penava porque não conseguia me lembrar que tipo de personalidade um personagem tinha. Mas assim que finalmente lembrei, a caracterização já estava completa, então ficou bem fácil. Em vez de ser específico sobre o diálogo, estou sempre apostando minha vida em falas estúpidas. (risos) Na verdade, eu tenho evitado comover as pessoas, desde muito tempo atrás. Mesmo durante a serialização, houve momentos em que eu propositalmente evitava tornar as coisas emocionais. Há muitas outras pessoas que fariam as pessoas chorarem, ou as emocionariam, então eu gostaria de ficar com obras de entretenimento até o fim.

Houve alguma outra área em que você teve dificuldades ao supervisionar o roteiro?

Foi minha primeira experiência escrevendo o roteiro, então o que eu menos entendi foi que eu não tinha noção de quanto da escrita se traduziria em quanto tempo [de tela]. Eu tinha pensado que a equipe do anime iria expandir ainda mais o roteiro que eu supervisionei, mas parece que ele era tão longo que teve que ser cortado. A equipe do anime me disse que, nos primeiros storyboards, onde eles já tinham cortado um pouco, ele ainda tinha mais de 120 minutos de duração.

Como foi a experiência de ter o roteiro que você supervisionou transformado em animação?

Quando eu mesmo crio e desenho as coisas, nada sai disso que seja mais do que eu imaginei, mas se eu confiar isso a outras pessoas, é divertido como algo pode surgir que seja maior do que eu imaginei. Enquanto escrevia o roteiro para as cenas de luta, eu pensei sobre que tipo de visuais elas poderiam se tornar, mas as cenas de luta foram muito mais agradáveis ​​do que minhas próprias imaginações. Eu sou o tipo de pessoa que não se incomoda nem um pouco com outras pessoas mudando seu próprio trabalho, então é melhor se outras pessoas trabalharem nisso para torná-lo mais e mais interessante, e nesse sentido, teria sido bom se as pessoas da equipe do anime tivessem mudado ainda mais.

Por favor, diga-nos a origem do título desta vez: “Deus e Deus”.

Simplesmente porque dois deuses se enfrentam. Não pensei profundamente sobre isso.

Nota: O filme recebeu dois nomes até mesmo no Japão: um título japonês de 神と神 (Kami to Kami; “Deus e Deus”) e um título inglês de “Battle of Gods”.

Por que você definiu o período da história após a derrota de Majin Boo?

É quando todos os membros estavam mais fortes, então pensei que era perfeito. Afinal, se fosse no momento do capítulo final, Goku estaria indo para algum lugar com Oob.

A festa de aniversário da Bulma acontece todo ano?

Bulma só dá uma festa quando quer ver todo mundo, então ela não faz uma todo ano. Ela mesma não é o tipo de pessoa que gostaria de parar tudo para dar uma festa de aniversário.

 

O modelo para Beerus, o Deus da Destruição, é seu gato de estimação?! Um deus, mas um personagem com humanidade

Como você criou os novos personagens, Beerus e Whis?

Eu simplesmente queria fazer designs que não tinha feito antes. Afinal, eu tinha feito muitos até agora que eram assustadores. Desta vez, há quebras nesse medo, ou melhor, eu senti que ele simplesmente tinha que ser um personagem onde você pudesse sentir sua humanidade. Inicialmente, nada que fosse humano me veio à mente, então o modelei no gato que temos como animal de estimação. Além disso, dei ao seu traje um tema egípcio antigo. Eu o fiz como se ele não parecesse forte à primeira vista. Acho que ele deveria ter uma sensação de ser assustador, mas com lacunas. O Whis eu projetei porque eu queria trazer à tona um personagem do tipo bonitão. [Eu pensei] que deveria trazer à tona a sensação de que ele não é um típico cara bonito, mas tem algumas peculiaridades também. O design acabou sendo um que eu gosto bastante.

Quanto ao motivo pelo qual eu queria trazer um conjunto de dois novos personagens, em vez de apenas um, é porque com dois, você pode introduzir que tipo de personalidade eles têm por meio de suas conversas, então você não precisa depender da narração. Também tentei trazer dois todas as vezes, tanto quanto possível, em meus outros trabalhos. Quando vi pela primeira vez os visuais do Peixe Oráculo, senti que seu tamanho era ainda menor do que eu pensava. Eu não tinha feito um gráfico de comparação de tamanho para a equipe do anime com antecedência, então supus que não havia nada a fazer. Mas o resultado foi que o tamanho menor realmente se adequava à voz de Shōko Nakagawa-san, que dublou o Peixe Oráculo, então eu acho que estava tudo bem.

Desta vez, podemos ver alguns novos figurinos para personagens conhecidos; há algum ponto sobre o qual você foi específico?

Estou sempre mudando figurinos e penteados, então, em vez de ser exigente, há momentos em que não consigo lembrar que tipo de penteado eles tinham. (risos) Quando entreguei os rascunhos para a equipe do anime, havia até personagens aos quais eu tinha dado a cor de cabelo errada. (risos)

 

Cenas de batalha com visuais melhores do que nunca

O que você achou depois de ver a performance dos dubladores?

Todos foram maravilhosos, mas a performance de Masako Nozawa-san foi particularmente maravilhosa. Sinto uma sensação de alívio por ser o mesmo Goku de sempre.

Por favor, diga-nos o que você achou quando viu o visual finalizado.

Foi realmente agradável! As cenas de luta em particular foram algo que excedeu o que eu tinha imaginado quando estava escrevendo o roteiro. Eu nunca os vi lutando com esse tipo de força em animação antes. Desenvolveu-se em uma batalha na qual os membros da equipe de anime realmente colocaram muitas coisas engenhosas.

Por favor, deixe algumas palavras para os leitores que estão ansiosos pela estreia nos cinemas.

É o primeiro filme em que me envolvo desde a criação da história. Os membros da equipe do anime também deram tudo de si. Por favor, aproveitem o primeiro Dragon Ball em muito tempo!

 

 

MANDO KOBAYASHI (24 de março de 2013)

Uma celebração pública do filme “Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses”!

Venha, Shenlong! Especial: Akira Toriyama-sensei responde ao nosso questionário!!!!

Mandō Kobayashi (漫道コバヤシ) é um programa que vai ao ar na rede digital “One Two Next” da Fuji TV. Este episódio em particular foi ao ar das 22h00 à meia-noite em 24 de março de 2013. Ao longo do programa, vários convidados aparecem para discutir a franquia em geral e o novo filme, Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses. Depois que os convidados relacionados ao filme vão embora, há uma sessão de perguntas e respostas com perguntas do apresentador Kendō Kobayashi para Akira Toriyama, que respondeu em formato de texto. Os convidados restantes permanecem no set e discutem as respostas de Toriyama, dando sua contribuição para suas opiniões, ou a falta delas.

 

Apresentadores:

  • Kendō Kobayashi (principal)
  • Mai Endō (assistente; membro do Idoling!!!)

Convidados:

  • Takashi Saitō (Professor do Departamento de Literatura da Universidade Meiji)
  • Kōji Yamamoto (Ator)
  • Fuyuto Takeda (Shueisha; Terceiro Editor de Akira Toriyama na Jump)
  • Masako Nozawa (Atriz de voz; Son Goku, entre outros, em Dragon Ball)
  • Masahiro Hosoda (Diretor de Cinema)
  • Yūsuke Watanabe (Roteirista de Cinema)

 

PERGUNTAS SOBRE O NOVO FILME

Ouvi dizer que esta é a primeira vez que você se envolve profundamente com o roteiro de um filme; por favor, diga-nos o motivo.

O catalisador foi que, em primeiro lugar, quando o roteiro chegou até mim originalmente, havia muito do tipo de diálogo que somente o criador conheceria, então pensei: “isso me incomoda”, e isso e aquilo também começaram a ficar na minha mente, então, em vez de dizer a eles para revisar cada coisa individualmente, pensei que seria mais rápido se eu mesmo escrevesse o roteiro.

Por que você ambientou o filme alguns anos depois da batalha com Majin Boo?

É porque eu pensei que esse período seria o melhor em termos de tempo, já que naquela época todos atingiram uma força quase perfeita; após isso, durante a era Oob, todos ficaram muito velhos; e quase todo o elenco de personagens está lá.

O que você considerou importante na criação dos novos personagens Beerus e Whis?

Em termos de coisas que eu fui exigente, simplesmente queria dar a eles uma aparência diferente de tudo antes. Eu já tinha feito um monte de coisas diferentes antes, e se eles fossem simplesmente assustadores, não seria diferente daqueles até agora. Então o que eu queria era dar a eles falhas em meio a essa amedrontamento, ou melhor, fazer deles personagens onde você pudesse sentir sua humanidade.

 

PERGUNTAS DE KENDO KOBAYASHI

Por favor, conte-nos sobre a vida dos personagens depois [do fim da série]. (Particularmente Yamcha, Tenshinhan e Chaos.)

Primeiro, uma advertência: eu sou um criador consideravelmente arbitrário, então imaginei o que acontece depois para esses três pela primeira vez agora. A possibilidade de eu ter cometido erros sobre os antecedentes dos personagens é grande. Prossiga com cautela.

Epílogo do Yamcha:

Assim como você, KenKoba, ele tem o dilema de amar mulheres, mas não ser bom com elas, então ele ainda está vagando cegamente em busca da parceira ideal com quem não fique nervoso. Ele até trabalhou em um host club, mas por causa do seu nervosismo, não deu certo e ele foi demitido. Seu sustento é principalmente trabalhar com o Pual como guarda-costas freelancer, mas ele ocasionalmente também vai até o Tenshinhan para ajudar com a fazenda.

Epílogo do Tenshinhan:

O estoico Tenshinhan, à parte de seu treinamento, pratica agricultura. Ele pode se dividir em vários corpos e desenvolver braços extras, então a colheita das plantações é rápida. Ele foi encontrado por Lunch, que se apaixonou por ele à primeira vista e estava constantemente perseguindo-o, e até mesmo relutantemente viveu junto com ela; mas ela não foi feita para agricultura, e Tenshinhan não tem interesse em romance, então ela foi embora depois de apenas alguns dias. Após isso, parece que Lunch aparece por lá de vez em quando.

Epílogo do Chaos:

Naturalmente, ele ajuda na agricultura junto com Tenshinhan, mas seu trabalho utilizando seus poderes telecinéticos tem uma reputação de eficiência, e ele é contratado por fazendeiros próximos por um preço alto, então ele aparentemente tem uma quantia surpreendentemente grande de dinheiro guardada.

Se você pudesse escrever Dragon Ball novamente, há algum episódio que você gostaria de refazer?

Sou do tipo que só olha para frente, então eu absolutamente não gostaria de reescrever algo do passado, mas acho que a história poderia ter progredido um pouco melhor se eu soubesse desde o começo que Goku era um alienígena chamado Saiyajin.

Se Dragon Ball fosse transformado em live-action, que tipo de elenco você escolheria?

Isso é algo que eu também pensei um pouco na época daquela versão live-action de Hollywood, que saiu incrivelmente surpreendente, mas no final, ninguém me veio à mente. Se fosse quando Jackie Chan ainda era jovem, acho que eu teria pensado que ninguém além dele poderia interpretar o Goku.

Nota: Isso também pode ser lido como “inacreditavelmente terrível”; ele parece ter brincado propositalmente com a ambiguidade da frase, já que seus comentários posteriores sobre o filme live-action americano foram muito mais claramente negativos.

A propósito, Toriyama-sensei, se você participasse, quem você interpretaria?

Odeio a ideia de aparecer no próprio trabalho, mas se eu realmente tivesse que fazer isso, preferiria ser um membro discreto da plateia assistindo ao Torneio de Artes Marciais.

A propósito, o que você acha de Kendō Kobayashi para o papel de Yajirobe?

Naturalmente, acho que ele seria perfeito como Yajirobe. Mas, por algum motivo, esse personagem tinha uma presença fraca na minha mente, então muitas vezes esqueci de fazê-lo aparecer.

Se você pudesse ter um desejo realizado nas Esferas do Dragão, o que desejaria?

Para minha família, conhecidos e todos serem felizes e saudáveis! …Acho que seria chato. Eu ficaria superfeliz se talvez pudesse ter concedido o desejo de: “Terminar um manuscrito só de pensar em uma história!”

 

Artbook da Exposição de 2013 (27 de março de 2013)

INTRODUÇÃO DE AKIRA TORIYAMA

Obrigado por virem à Exposição Dragon Ball!

Apesar de ser um trabalho de um bom tempo atrás, há muitas pessoas que são fãs desde então, ou se interessaram por ele recentemente; estou realmente feliz por ser apoiado por todos vocês, fãs, do mundo todo.

E agora, em 2013, eles fizeram um novo filme de animação!

Ficarei muito feliz se vocês gostarem de assistir com uma empolgação de tirar o fôlego!

Só que não vai fazer você chorar.

— Akira Toriyama

 

Exposição “Akira Toriyama: O Mundo de Dragon Ball” (27 de março de 2013)

CONVERSA ESPECIAL ENTRE AKIRA TORIYAMA & MASAKO NOZAWA

Toriyama: Já faz muito tempo, mas realmente não parece que passou tanto tempo, né?

Nozawa: Realmente não.

Toriyama: Pode ser porque sempre tenho o prazer de vê-la na TV.

 

INTERPRETANDO GOKU PELA PRIMEIRA VEZ EM MUITO TEMPO

Nozawa: É realmente a melhor coisa. Porque ele está sempre vivo dentro de mim. E, afinal, mesmo que a série tenha acabado – acho que é justo dizer, logo depois que [o anime] acabou – para exagerar um pouco, desde o dia seguinte – eu estava gravando todo tipo de coisa, como jogos. Não parece que acabou.

Entrevistador: Já se passaram 17 anos, não é?

Nozawa: Em termos de produções grandes, então sim. Já se passaram 17 anos.

Entrevistador: Como você descreveria o estilo de Son Goku da Nozawa-san?

Toriyama: Sério, seria presunçoso da minha parte dizer algo assim!

Toriyama: Eu já disse isso muitas vezes, mas depois de desenhar [Dragon Ball] por tanto tempo, apenas sua voz me veio à mente, Nozawa-san, então, no que me diz respeito, é algo perfeitamente normal, eu acho que você poderia dizer.

Entrevistador: Durante a serialização.

Toriyama: Sim. Eu me lembrava: “Ah, com certeza o Goku tem esse tipo de voz.” E é realmente verdade para a sua voz, Nozawa-san. Você se importaria de fazer um pouco na voz de Goku?

Nozawa: Tipo:“Kamehameha”?

Toriyama e Entrevistador: Ohhh ~.

 

O QUE SON GOKU É PARA TORIYAMA-SENSEI?

Toriyama: De qualquer forma, eu queria que ele tivesse a sensação de ser aquele cara raro que busca apenas “ficar mais forte do que antes”, tanto que parece que “não há ninguém tão puro quanto essa pessoa”. E embora ele acabe salvando todo mundo como resultado disso, ele mesmo pelo menos tem uma sinceridade muito pura sobre “querer ficar mais forte”. O que eu mais queria retratar era a sensação de que ele pode não ser um cara legal, embora faça coisas boas como resultado.

Nozawa: Uma pessoa forte como essa com certeza se mostraria com um “eu sou forte”, não é? Mas [Goku] absolutamente não diria isso, certo? Estou sempre dizendo isso para todo mundo, mas o mundo seria um lugar incrivelmente legal se estivesse cheio de pessoas como Goku.

Toriyama: Tenho a sensação de que o mundo não funcionaria muito bem. (risos)

Nozawa: (risos)

 

DE QUE FORMAS SON GOKU E TORIYAMA-SENSEI SÃO SEMELHANTES?

Toriyama: Acho que o aspecto dele de “só ir a lugares que lhe interessam” lembra um pouco o meu. Ah, e também como ele “odeia agir como importante e durão”. Sinto que isso é parecido comigo.

Nozawa: Você é Deus neste mundo, Toriyama-sensei. Certo?

Toriyama: Mas não sou “todo poderoso”, nem nada do tipo!

Nozawa: Não, não. No que me diz respeito, acho que “Akira Toriyama é igual a Son Goku”, o tempo todo.

Nozawa: Acho que sou parecida com o Goku também. Sinto que Goku é igual a mim, o tempo todo. Só que meu cabelo não faz isso. (traça um contorno irregular acima da cabeça)

Toriyama: Não dá pra fazer isso. (risos)

Nozawa: Hahahaha. (risos)

Entrevistador: Ele é como uma parte de você agora?

Nozawa: Realmente é; ele é meu alterego. Nós vivemos juntos. Então, o que eu realmente gostaria de fazer é apenas atirar um Kamehameha no mundo ou algo assim, tipo, “GAAA—”. Eu sempre penso nisso no fundo do meu coração. (risos)

Toriyama: Esse é um padrão que eu sempre penso também. (risos)

Nozawa: Eu certamente gostaria de disparar um. De verdade.

 

SOBRE O CRESCIMENTO DE GOKU

Nozawa: Ele realmente cresceu, se tornando um adulto. E ele não está realmente ciente disso, tipo: “Eu quero fazer algo assim”, ou “Eu quero fazer aquilo”. Aconteceu antes que percebesse,, naturalmente, enquanto se encontrava com todos. Nas batalhas também, e enquanto está vivenciando todas essas coisas diferentes, isso naturalmente se torna enraizado nele, em seu corpo, em seu grande coração.

Toriyama: Ahh, isso é muito melhor do que a resposta do criador. (risos)

Nozawa: Hahahaha. (risos)

Toriyama: Certamente é, apesar de que, talvez. Ele não parece ter crescido, mas nesse sentido, certamente cresceu.

Nozawa: Eu acho que ele absolutamente cresceu.

 

SOBRE DIFERENCIAR OS PAPÉIS DE GOKU, GOHAN E GOTEN

Toriyama: Quando você faz Goku, Gohan e Goten, grava cada um deles separadamente?

Nozawa: Normalmente, seria assim. Normalmente, você gravaria Goku junto com todos. Em seguida, gravaria Gohan sozinho. E então, por fim, o Goten. Mas no meu caso, os gravo juntos.

Toriyama: Todas as vozes deles, certo?! Mudando-os?!

Nozawa: Sim. Eu os alterno [na hora].

Toriyama: Isso é incrível.

Nozawa: As pessoas costumam me perguntar: “Como você os muda?” mas eu mesma não os mudo deliberadamente. Quando a imagem começa a falar, vou direto ao ponto, simples assim.

Toriyama: Só de sentir…! As vozes são claramente um pouco diferentes, não são? [Gravar] tudo de uma vez… (espantado)

Nozawa: Sim.

Nozawa: Goku é a estrela, claro, e Gohan também é a estrela de certa forma, não é? Antes do Z começar, todos os dubladores saíram juntos para uma casa flutuante. Naquela época, todos a bordo estavam dizendo: “Em breve, alguém chamado Gohan aparecerá,” fazendo uma voz para Gohan seguindo o clima disso.

Toriyama: Ahh. Apenas seguindo o fluxo. (risos)

Nozawa: [Eles estavam tipo] “Eu sou Gohan. Prazer em conhecê-lo~ ”.

Toriyama: (risos)

Nozawa: Então, no dia da [gravação] do primeiro episódio do Z, até aquele dia, eu não sabia [que tinha sido escalada]. Quando recebi o roteiro, ele tinha “Goku, Gohan” escrito em uma fala, e abaixo estava escrito “Masako Nozawa”. E então, próximo a ele estava a próxima pessoa. Eu pensei: “Hã? O que aconteceu aqui? ” Então chamei (o produtor na época), “Morishita-san”, e ele disse: “O quê?” Eu perguntei a ele: “Quem este [deveria ser]? Há um erro aqui. Eu estou aqui (com Goku), certo, mas não há nenhum nome com Gohan, ao lado dele. Quem vai aqui? ” e ele disse: “É você, Nozawa-san”. “O quê? Eu?” “Sim, você, Nozawa-san.” E eu disse: “Hããã~~ ?!”

Toriyama: Uau… isso é incrível.

Nozawa: Eu simplesmente não poderia estar mais feliz. Esse tipo de coisa [geralmente] não é possível neste trabalho. E então, tive o privilégio de fazer Goten também.

 

EPISÓDIOS DA GRAVAÇÃO DE BATALHA DOS DEUSES

Nozawa: Em um ponto, no que diz respeito ao diretor: “Ele está enfraquecido agora, então, por favor, faça isso com uma voz incrivelmente fraca. Mais fraco, mais fraco.” E eu fiz isso uma vez assim. Mas simplesmente não conseguia aceitar. Depois que terminei, eu disse: “Desculpe, mas não importa o quanto o Goku tenha sido derrotado, ele não teria esse tipo de atitude.”

Toriyama: Não é como o Goku.

Nozawa: Eu disse: “Por favor, deixe-me gravar mais uma vez”, e gravei com um pouco de energia. Mas eu [ainda] não conseguia aceitar, então disse: “Você me permitiria gravar só mais uma vez? É assim que o Goku é na minha mente”, e gravei dessa forma. E então [ele disse]: “essa realmente foi a melhor.” Fiquei verdadeiramente feliz por ter conseguido fazer com que eles gravassem.

 

SOBRE O BATALHA DOS DEUSES

Toriyama: Foi tão agradável.

Nozawa: Foi agradável, não foi?

Toriyama: Claro, dizer que foi agradável é cantar meus próprios louvores. (risos)

Nozawa: Não, não, não! É realmente o “mundo do Sensei~!”

Entrevistador: Desta vez, parece que você estava realmente profundamente envolvido, da história em diante. Foi difícil ter tantos personagens aparecendo?

Toriyama: Desde antes de Beerus, muitos deles… sabe. (risos)

Nozawa: É difícil~!

Toriyama: Apesar de que eu vim para a gravação e vi que havia algumas pessoas que acabaram com apenas algumas palavras. (risos irônicos)

Nozawa: Mas mesmo assim, Sensei, eles estavam realmente felizes.

Toriyama: Ah, sério?!

Nozawa: Só o fato de que eles estariam “aparecendo”. Que eles estariam “na animação”. Isso é uma alegria incrível na mente de todos.

 

SOBRE BEERUS

Entrevistador: Quando você criou o Beerus, acho que já era certo que ele era “forte”.

Toriyama: Isso mesmo; o mais forte do universo, na verdade, já que não há nada superior.

Entrevistador: A propósito, criar personagens deve ser difícil….

Toriyama: É difícil. Já cheguei ao ponto em que estou praticamente no meu limite para fazê-los parecer fortes.

Nozawa: Sempre é “mais forte”, “mais forte”.

Toriyama: Certo; não há como você dar um passo para trás, né? Afinal, você não pode ter [pessoas lhe dizendo]: “Sabe, o inimigo desta vez é mais fraco do que o anterior”. Então, pensando que se eu o tornasse em alguém legal, as crianças provavelmente ficariam felizes e poderia ser popular, imaginei que talvez algo como um gato um pouco rancoroso seria bom.

Nozawa: Acho que é legal!

Toriyama: Eu não posso simplesmente desenhar um cara que é puramente maneiro.

 

SOBRE WHIS

Entrevistador: Eu acho que Whis é um personagem muito legal, mas…

Toriyama: Afinal, é mais interessante fazê-los contrastar. Em vez de serem o mesmo tipo [de personagem].

Nozawa: As aparências deles são invertidas, não são? Em termos de quem parece ter status mais alto…

 

EM RELAÇÃO AOS VILÕES

Toriyama: Não sou bom em desenhar caras realmente maus. …Acho que provavelmente só o Freeza. Tipo: “Ele era realmente um cara mau~”. Todos os outros têm um aspecto que você não consegue odiar permanecendo em algum lugar ali.

Nozawa: Hum, as pessoas ocasionalmente me perguntam: “Tem algum personagem que você odeia?” “…Odiar?” “Bem, tenho certeza que você deve ter seus gostos. Mas e os ódios?” “…Freeza (falando baixinho)”

Toriyama e Entrevistador: (risos)

Nozawa: Eu sempre digo: “Não tem ninguém tão mau quanto aquele Freeza. Ninguém, simplesmente ninguém. (risos) Quero dizer, sério…

Toriyama: Ele era um cara mau, não era?

Nozawa: Ele era mau.

 

OS DESTAQUES DO FILME PARA QUEM ESTÁ ASSISTINDO

Nozawa: O ponto número um é a “batalha”. O resultado é simplesmente inacreditável.

Toriyama: Não posso exatamente dizer: “Não é tão interessante, mas, por favor, vejam”, posso~? (risos)

Nozawa: É interessante, por favor, vejam! Sim. (risos)

 

 

Programa Cinematográfico: “Batalha dos Deuses” (30 de março de 2013)

COMENTÁRIO DO AUTOR DO MANGÁ ORIGINAL

Akira Toriyama

Aparentemente, já faz 17 anos inteiros desde o último filme animado de Dragon Ball! Para poder ter um novo trabalho feito depois de tantos anos e meses, tenho que agradecer a todas as pessoas que me deram seu apoio. Para toda a animação até agora, basicamente deixei tudo [para a equipe], então esta é minha primeira tentativa de me envolver desde a criação da história. De qualquer forma, faz muito tempo que desenhei Dragon Ball, então tive que começar trabalhando para me lembrar disso. Peguei os volumes do meu próprio trabalho, que é justo dizer que nunca vejo; e conforme folheava, mesmo tendo envelhecido, como seria de se esperar do criador original, fui rapidamente capaz de recapturar o sentimento de antigamente. As palavras-chave dessa vez: “Deus da Destruição Beerus” e “Deus Super Saiyajin”, foram sugestões do roteirista, mas eram boas ideias para apresentar uma crise para os personagens principais, que se tornaram tão fortes que chegaram a um ponto em que não havia nada mais alto. Peguei essas ideias emprestadas e, depois de decidir sobre o design do personagem e o histórico de Beerus, tentei pensar em uma história original, imaginando como se a serialização tivesse continuado. O Deus da Destruição Beerus, para quem eu mesmo fiz o design (algo que normalmente não faço), é um oponente aterrorizante e tão esmagadoramente forte que ultrapassa a dimensão dos inimigos anteriores. Mas é minha marca registrada não deixar as coisas ficarem muito sombrias. No mínimo, estou satisfeito que tenha sido finalizado como uma obra muito divertida.

A propósito, as cenas de batalha na segunda metade são particularmente impressionantes! Fiquei emocionado porque a apresentação superou minhas expectativas. Embora eu esperasse: “Provavelmente não será nada bom”, foi muito diferente de um filme live-action de um certo país, que realmente não foi bom. Como era de se esperar, a animação do Japão é soberba! Todos da equipe, vocês realmente fizeram um ótimo trabalho!!

Bem, aproveite o primeiro Dragon Ball em muito tempo!

 

Asahi Shimbun Digital (30 de março de 2013)

ENTREVISTA COM AKIRA TORIYAMA

“O Criador Mostra sua Força” com relação ao Novo Filme – Entrevista Exclusiva com Akira Toriyama-san

(Arranjo: Tetsuo Iwamoto) Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, mangá e anime que definem a cultura pop japonesa, aceitou uma entrevista escrita com o Asahi Shimbun. O novo filme, Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses, estreou no dia 30, e uma exposição de seu trabalho em comemoração a ele já está em andamento. Na Edição Digital, estamos disponibilizando todas as perguntas da entrevista escrita. (Partes da correspondência que revelam o conteúdo do filme não foram incluídas.)

 

Envolvendo-se pela Primeira Vez em Muito Tempo

No último filme, Toriyama-san, você participou pela primeira vez da produção desde a fase do roteiro. Qual o motivo disso? Houve algo que você notou ao ficar cara a cara com o trabalho depois de tanto tempo?

Me falaram sobre um projeto para Dragon Ball em seu primeiro filme animado em muito tempo, e eu li o esboço da história; enquanto os seres “Beerus, Deus da Destruição” e “Super Saiyajin God” (que está acima do Super Saiyajin) eram interessantes, os temas eram pesados, e eu senti que o mundo era um pouco diferente de Dragon Ball. Em vez de contar a eles sobre este ou aquele ponto problemático, pensei que seria mais rápido se eu apenas escrevesse concretamente, e embora eu pretendesse apenas dar a eles um modelo – “por exemplo” – minha mão não parava, e no fim, acabei escrevendo quase tudo, incluindo o diálogo. Estou refletindo sobre o fato de que fiz algo terrivelmente rude com o roteirista.

A serialização (na Weekly Shōnen Jump) foi há um bom tempo, então havia algumas partes que eu tinha esquecido, mas conforme folheava as páginas do meu próprio mangá, que eu quase nunca lia, fui imediatamente capaz de recuperar seu sentimento, como você esperaria do criador original.

Além disso, na época do filme de Hollywood, o live-action de Dragon Ball, o roteiro tinha muito pouca noção do mundo e suas características, e além disso, tinha um conteúdo convencional que eu não conseguia achar interessante, então os adverti e sugeri mudanças; mas, apesar disso, eles pareciam ter uma confiança estranha e realmente não me ouviram. O que saiu no final foi um filme que eu realmente não poderia chamar de Dragon Ball que correspondeu às minhas expectativas.

Sendo esse o caso, houve partes em que eu queria mostrar minha força, com um mundo e uma história que somente o criador poderia desenhar.

Quais áreas você expandiu a partir das sugestões sobre o conceito de Beerus, tendo um aspecto de ganância com relação à comida, e seu visual felino? Qual é a origem do nome de Beerus?

Beerus, o Deus da Destruição, estava no esboço da história que me foi mostrado no começo, mas coisas como o conceito do personagem, acabei mudando completamente. Como ele também é ganancioso com comida, eu estava mirando na lacuna divertida com esse ser assustador chamado Deus da Destruição. Quanto aos visuais, quando eu estava pensando em um padrão para um inimigo que eu não tinha desenhado no passado, o gato da família chamou minha atenção, e pensei em ir com isso. (É uma raça chamada Cornish Rex; um gato um pouco raro, que não é popular no Japão.)

O nome Beerus eu usei como estava no esboço da história. De qualquer forma, parece que era um nome que foi tirado de “vírus”, mas eu erroneamente pensei que vinha de “beer”, e dei ao seu assistente o nome “Whis”, que eu tirei de “whiskey”. (A Shueisha dá uma explicação suplementar de que, oficialmente, “Beerus” vem de “cerveja” e “Whis” de “uísque”.)

Ele luta contra oponentes cada vez mais fortes, então imagino que se torne difícil expressar as batalhas. De que maneira você cria dispositivos para mostrar que ele estava lutando contra o “inimigo mais poderoso”?

Eu já desenhei todos os tipos de cenas de batalha antes, então, para ser honesto, já estava quase sem padrões para usar.

Dessa vez, o que eu quis era principalmente expressar o sentimento de “deus contra deus” enquanto eles desferem golpes pesados ​​um no outro, mas as outras cenas de batalha transbordando com uma sensação de velocidade eu deixei para a equipe do anime. Fiquei admirado com como, graças a eles, tivemos uma cena de batalha maravilhosa após a outra: “Exatamente como eu esperava deles!”

Você fez algumas cenas cômicas onde temos os vilões menores Pilaf & cia. aparecendo; como você chegou a um equilíbrio entre risadas e batalhas ferozes? Você presta atenção à diferença entre comédia e batalha ao fazer uma obra “divertida”?

Acredito que, quando você combina comédia e batalhas sérias, ambas podem ganhar ainda mais vida. Quanto a mim, pessoalmente, prefiro muito mais fazer piadas idiotas do que cenas de batalha.

 

Eu fiz o mangá assim

Toriyama-san, parece que você não acha que seu mangá está imbuído de muita mensagem; por quê?

Acredito que a missão do meu mangá é ser exclusivamente entretenimento. Eu até sinto que, contanto que eu possa permitir que [o leitor] tenha um tempo agradável, de vez em quando, eu não me importo se nada sobrar, então nunca desenhei propositalmente com a intenção de enviar uma mensagem. Mensagens e cenas comoventes são coisas que outros artistas de mangá já desenham.

Eu vi em uma entrevista passada que você disse que gostou da parte da serialização de Dragon Ball em que Piccolo Daimaoh aparece. Por quê? Olhando para trás mais uma vez, qual foi o ponto mais agradável na serialização?

A razão pela qual eu gostava de desenhar Piccolo Daimaoh era porque, até então, havia partes em que eu tinha empregado um pouco do mangá de comédia, e mesmo que houvesse bandidos, eles ainda tinham um aspecto humorístico em algum lugar. Eu nunca tinha desenhado alguém tão maligno antes, então parecia muito novo.

Eu sinto que, a partir deste ponto, a direção do mangá Dragon Ball estava definida.

A serialização foi um épico que durou mais de 10 anos; houve algum tipo de regra que você decidiu ao desenhá-la?

Não é algo que eu chamaria de regra, mas prazos por si só eram algo que eu absolutamente cumpria. Isso porque antes, quando eu trabalhava como designer em uma pequena agência de publicidade, vi e experimentei em primeira mão quantas pessoas seriam afetadas se eu ultrapassasse um pouco o prazo.

Foi por você achar que seria mais apropriado para mangás shōnen que a ênfase mudou de uma história de aventura no estilo Jornada ao Oeste para batalhas, como as do Torneio de Artes Marciais?

Embora eu fosse capaz de levar os desenvolvimentos do enredo para onde eu achasse adequado com uma história de aventura, por outro lado, não era nada popular. Apesar disso, mudei o foco para a luta, pensando: “Este é o tipo de mangá que todos vocês estão esperando, certo?” e assim que fiz isso, imediatamente se tornou popular. Essa operação foi muito bem-sucedida e lembro-me de ter ficado surpreso também.

Com inimigos enormes como Freeza e Majin Boo diante dele, Goku treina e treina, e fica mais forte. [Em Dragon Ball], tanto o crescimento físico quanto a passagem do tempo são retratados, mas o “drama humano”, como o romance, não aparece muito. Você tem algum tipo de política sobre essa área? Você achou que não combinava [com você/com a história]?

Simplesmente porque não sou bom em expressar romance. Da mesma forma, não consigo desenhar uma garota gentil e fofa. Além disso, muitas vezes isso é mal interpretado, mas não sou bom com conteúdo saudável. Pode parecer saudável à primeira vista, mas na verdade há veneno dentro.

No começo, havia representações de conteúdo picante, como na interação entre Mestre Kame e Bulma, mas conforme a história avançava, sinto como se o senso de seriedade aumentasse (as partes cômicas se tornaram menos frequentes e mais distantes). Você mudou de ideia ou algo assim enquanto continuava a serialização?

Isso também aconteceu puramente porque, com os desenvolvimentos da história, não havia mais espaço para desenhar coisas picantes.

No entanto, piadas estúpidas, pelo menos, eu continuava a enfiar nas brechas das lutas. A ponto de eu estar pacientemente desenhando as cenas de batalha por causa dessas piadinhas.

De onde você tirou a ideia dos efeitos sonoros que se projetam para fora das bordas dos quadros do mangá?

Isso não é algo que eu fiz deliberadamente; é só uma espécie de forma de expressar que o som é muito forte. Eu não tinha lido muitos mangás, então realmente não sei, mas acho que é provavelmente uma técnica que já existia antes?

Para mostrar os movimentos da luta, você fez um uso efetivo de cortes entre perto e longe. Que tipo de méritos esse efeito tem?

Se eu desenhasse apenas vistas de perto, seria difícil entender o que eles estavam fazendo e onde. Então, não apenas nas batalhas, mas em geral, desenhei para que, sempre que possível, eu pudesse obter pelo menos um quadro em uma página que fosse uma tomada ampla. Além disso, ao descrever a variação de tamanho, ele traz o poder dos focos à vida.

Você não criou apenas humanos artificiais, mas também muitos personagens semelhantes a animais. Como você os usou de forma diferente quando os transformava em humanos ou animais?

Seria chato se eu desenhasse humanos o tempo todo, e é uma maneira rápida e fácil de expressar um cenário fantástico, então eu frequentemente os desenhava para variar os personagens, mas nos casos em que eles não se encaixavam em cenas sérias, não acho que os desenhei muito.

Eu amo animais desde criança, e gosto de desenhá-los também. A ponto de, como eu não gosto de socializar, eu ter mais animais do que amigos.

E o que aconteceu que lhe permitiu continuar a serialização por tanto tempo?

Isso se deve à resposta de todos que gostaram de ler, e porque valeu a pena fazer. Não é só da boca para fora; eu realmente quero dizer isso.

Por sua própria natureza, o mangá é algo em que você tem que desenhar muitas ilustrações semelhantes. Então, para uma pessoa inconstante como eu, embora fosse divertido em termos de expressão, muitas partes eram difíceis, e houve muitas vezes em que eu queria que acabasse logo.

Por esse motivo, perdi qualquer traço da vontade de fazer uma série semanal, e agora tudo o que posso fazer apenas ocasionalmente desenhar uma série de curto prazo ou um mangá one-shot.

Que tipo de presença Dragon Ball tem para você, Toriyama-san? Quais diferenças existem em comparação com seus outros trabalhos, como Dr. Slump?

Acho que esse mangá foi como um milagre, levando em conta o fato de que eu, com minha personalidade pervertida e irritante, fui capaz de fazer um trabalho respeitável e que fosse aceito pelo público. O artista de mangá Masakazu Katsura, um amigo próximo que conheço há muito tempo, está sempre dizendo isso.

 

Considerando sua disseminação pelo mundo

Tanto o mangá quanto o anime de Dragon Ball são famosos no mundo todo, e são amados por gerações e fronteiras. Isso porque coisas como o kung-fu de estilo asiático, a cultura do “ki” e sua similaridade com Jornada ao Oeste eram vistas como exóticas no Ocidente, ou outros elementos foram mais importantes? O que você vê como razão para ser um sucesso?

Sinceramente, não tenho ideia do porquê disso. Durante a serialização, eu continuei desenhando com o único propósito de fazer os garotos japoneses felizes.

Depois de Dragon Ball, outros mangás e animes japoneses penetraram o mundo todo. Como você vê a disseminação de obras japonesas ao redor do globo? Onde você acredita que está a força do “mangá e anime japoneses”?

O mangá é um mundo onde conexões e grandes somas de dinheiro não levam você a lugar nenhum, e você compete apenas em suas habilidades. Acredito que as obras de vários gêneros que foram aceitas pelos olhos exigentes dos fãs de mangá e anime do Japão estão em um nível extremamente alto como obras de entretenimento para as massas. O fato de que essas obras escolhidas estão sendo apreciadas em todo o mundo pode, em certo sentido, ser natural.

Nem conscientes do mundo mais amplo, nem pretendendo ganhar muito dinheiro, seus autores reduzem o sono e arriscam suas vidas na criação, simplesmente porque estão determinados a dar diversão às pessoas. Acredito que, provavelmente, a pureza seja a sua força.

 

Site Oficial de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (03 de abril de 2013)

ENTREVISTA COM AKIRA TORIYAMA x SHOUKO NAKAGAWA

Toda a humanidade e o universo estão ansiosos por isso. Muito obrigado. Você deu sonhos a crianças em todo o mundo!

 

Com Dragon Ball Z voltando depois de tanto tempo, parecia: “Eu estava esperando por isso! Sim!”, mas já que você esteve envolvido desde o roteiro dessa vez, Toriyama-sensei, qual era o tema principal?

O tema é que não há tema! De qualquer forma, pensei que seria bom se as pessoas pudessem aproveitar assistindo até o fim. Eu não o escrevi para deixar as pessoas emocionadas, mas para valorizar a sensação de frescor depois de terminar de assistir. Meu objetivo era ter desenvolvimentos simples que fossem o mais fáceis possível para crianças pequenas entenderem, e sinto que ser exclusivamente dedicado ao entretenimento é meu papel e meu traço distintivo. Tento evitar ensinar algum tipo de lição pesada.

Muitos amigos voltaram, e quando vi o filme, pensei que era algo que você só poderia ter com Dragon Ball; todos os desenvolvimentos eram inconcebíveis, e estava explodindo de amor. Desta vez, pensei que Vegeta em particular estava transbordando de amor!

Vegeta era um cara desagradável no começo da serialização, e eu tinha pensado em dar um fim [à sua história] apenas como um vilão, mas enquanto eu estava escrevendo, senti que seu tipo de vilania distorcida e sincera era inesperadamente interessante. Eu não conseguia imaginar que um cara com esse tipo de penteado se tornaria popular, e ainda assim ele receberia mais votos do que Goku nas pesquisas de personagem favorito, e até eu conscientemente comecei a fazê-lo aparecer ativamente. Ele tem um caráter bem definido, como uma presença ressentida com um orgulho forte e um desejo de ficar ainda mais forte, então eu poderia desenhá-lo sem dificuldade; o personagem meio que se moveria por conta própria, por assim dizer. Foi divertido desenhar pessoas como Piccolo, Vegeta e Mr. Satan.

Como fã, o fato de “estarem todos aqui”, em relação aos personagens que apareceram em Dragon Ball, é realmente algo para ficar feliz!

As únicas partes que eu realmente queria ter ali eram o Deus da Destruição e o Super Saiyajin God, assim como todos estarem lá. Embora a verdade seja que eu queria destacar cada personagem individual ainda mais.

Fiquei impressionado com o título A Batalha dos Deuses.

Os “deuses” que eu desenho não têm muito de grandiosos e poderosos. (risos) Eu gosto de um deus que come takoyaki como um dos plebeus.
Eu não gosto de inimigos que parecem inquestionavelmente fortes, e já tinha feito muitos inimigos humanoides, então dessa vez dei uma olhada no gato que temos em casa e pensei: “Talvez eu o faça assim.”

Tive o prazer de gravar junto com a medalhista de ouro no judô Kaori Matsumoto-san, mas mesmo com a relação absolutamente oposta entre Matsumoto-san, que faz parte do mundo da luta, e eu, que sou reclusa, conseguimos nos dar bem desde o nosso primeiro encontro com o tópico “gostar de Dragon Ball”.

Matsumoto-san, que seguiu o caminho da luta porque aspirava a Dragon Ball; eu, que era uma reclusa, mas graças ao anime Dragon Ball, encontrou seu primeiro sonho de querer se tornar uma cantora de músicas de anime, e acha que a animação pode trazer paz ao mundo; …e até mesmo os americanos que conhecemos pela primeira vez, podem se dar bem. Muito obrigada!!

Para falar a verdade, ninguém [mais] na minha família assistiu Dragon Ball. (risos) Eu também sou basicamente um recluso, fazendo meu trabalho e construindo modelos… A propósito, sobre o Peixe Oráculo neste filme, sinto muito por você ter se dado ao trabalho de aparecer, só para ter uma fala.

Eu tive três! Dei uma olhada e [pensei]: “Ele tem uma forma do Mundo-Toriyama!” O Peixe Oráculo aparece por um instante e diz algumas coisas aleatórias, mas é por meio disso que os grandes destinos de Goku e Beerus são colocados em movimento, e fiquei emocionado até a alma por ter a honra de estar no comando daquele momento em que a história muda. O que você pensou quando viu, Sensei?

Foi interessante! Eu gostaria de ter trazido um pouco mais de vivacidade nas trocas, mas acho que você foi muito bem. Eu pensei que havia tantas cenas de batalha diferentes, e foi incrível!

Dragon Ball especialmente — mangá, anime e filmes — sempre que os vejo, eles são sempre novos, sem envelhecer, e com este filme, há coisas que todos queriam ver, e coisas que ninguém poderia imaginar, tudo embalado, então acho que eles ficarão animados, mas você tem algum ponto que recomende, Sensei?

Acho que o número um são as cenas de batalha que são maiores do que eu imaginava enquanto estava escrevendo a história.

[A equipe] deu um ótimo tratamento ao completá-la, então estou feliz. Eu gosto mais das cenas inconsequentes. De certa forma, gosto da sensação de colocar meu coração e alma em personagens que não precisam estar lá. Aliás, eu não pensei no Peixe Oráculo desse tamanho; eu o imaginei maior do que um humano. Embora, como eu não desenhei um gráfico de escala, ele acabou ficando desse tamanho. (risos)

O que você gostaria que as crianças sentissem ao verem esse filme? Afinal, na época [em que a série ainda estava em andamento], eles não tinham PCs ou Internet, e a animação era feita com celuloides,  não digitalmente; agora que estamos nos anos 2000, muita coisa mudou com o tempo, e acho que há até crianças que verão Dragon Ball pela primeira vez.

Os animes recentes também têm tido relacionamentos de personagens bem complexos, mas nessa área, eu desenvolvi as coisas de forma simples, deixando um cheiro da era Shōwa (1926-1989), então ficarei mais feliz se eu puder fazê-los entender a diversão dos personagens. Algo tão simples e puro não é retratado tanto assim, então gostaria que eles gostassem de simplesmente ver algo que é fácil de entender!!

É uma obra incrível que pais e filhos podem aproveitar com o mesmo sentimento de empolgação! Parece que pode ser o catalisador que vai aproximar pais e filhos. Sinto que a paz pode chegar ao universo graças a este filme!

Eu sempre tomo cuidado ao desenhar com a premissa de que não deve fazer as pessoas se sentirem mal. Eu não gosto quando algo termina com um tom sombrio. De qualquer forma, eu gostaria que elas ficassem animadas.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Freeza – Volume 04 (04 de abril de 2013)

Perguntamos a Akira Toriyama

DRAGON BALL Z: A BATALHA DOS DEUSES – Roteiro

O longa-metragem, Dragon Ball: A Batalha dos Deuses, estreou em março de 2013! Para este filme, Toriyama-sensei não apenas fez o design dos personagens, mas também colocou suas mãos na história pela primeira vez. Fomos diretamente ao próprio homem [para lhe perguntar sobre] suas preocupações!

 

O QUE É DRAGON BALL Z: A BATALHA DOS DEUSES?

É o primeiro longa-metragem de Dragon Ball lançado em 17 anos. O “Deus da Destruição” Beerus, acorda de seu longo sono e ataca a Terra! É um trabalho que retrata a super batalha de Goku & cia contra o deus que quer destruir a Terra.

 

Histórias Ultra-Secretas do Roteiro!

 

Como você acabou escrevendo a história?

Quando fui para Tóquio, de repente Torishima-san me disse: “Leia este roteiro. Queremos fazer disso um filme”. (risos) Quando li, pensei que poderia ser um pouco complexo demais para as crianças e que a história era um pouco séria demais. Para o diálogo também, havia frases que só o criador saberia, então enviei uma revisão, [dizendo] “Que tal algo assim?” Mais tarde, dei uma olhada no roteiro revisado e, ao olhar para o diálogo e outras partes que me incomodavam, [me dei conta de que] havia escrito a história inteira sem perceber. (risos) Senti que a parte de um deus aparecendo era o ponto principal deste filme, então deixei isso, mas o resto se tornou a história que eu mesmo inventei. (ri ironicamente)

Em que você se atentou ao fazer o roteiro?

Para ser franco, era “não emocionar as pessoas”. É típico de mim ver tudo voltado para o puro entretenimento. A tal ponto que, desde muito, eu desenhei pensando em não comover as pessoas. Desta vez, também, com a bela cena de Vegeta, quase quis gerar alguma emoção, mas mudei para uma direção mais leve. Provavelmente porque é constrangedor. O fato de eu apostar minha vida em piadas estúpidas em intervalos da ação, como: “Vou mijar nas calças”, também é porque se eu levar isso a sério, fico envergonhado. (risos)

Eu também estava ciente de permitir que as pessoas que tivessem seu primeiro contato com Dragon Ball entendessem isso sem qualquer dificuldade. Tive o cuidado de não torná-lo impenetrável para estranhos, mas foi difícil. O tempo de execução do filme é limitado, por isso se tornou uma história que pressupõe um certo grau de conhecimento sobre a obra. Para alguém como eu, que busca algo que até mesmo os alunos do ensino fundamental entenderão, pode ser algo para refletir um pouco.

Eu também penei com o passado do inimigo. Há histórias em que “uma pessoa boa, por meio de um certo catalisador, ganha um coração mau e se torna inimiga”. Mas se eles fossem originalmente uma boa pessoa, mesmo se você lutar contra eles e vencer, não há um senso claro de resolução. É especificamente porque eles foram ruins desde o início que vale a pena derrotá-los. Desta vez, também, eu me esforcei para encontrar uma maneira de terminar as coisas de forma limpa, depois de lutar contra um oponente tão incrivelmente forte como um Deus da Destruição.

O que você percebeu ao escrever o roteiro?

O fato de ser mais fácil escrever um trabalho que não seja novo, onde você conhece os personagens e o mundo. Embora, como eu sou o tipo de pessoa que não relê seu próprio trabalho, eu tinha esquecido completamente a história. Eu li um pouco de novo e fui capaz de me lembrar da sensação de antigamente, de quando o desenhei. (risos) Para um artista de mangá é fácil quando ele já sabe: “Esse personagem age assim”.

Esta foi a primeira vez, desde o lançamento do Kanzenban, que li apropriadamente o mangá que havia desenhado. Eu não conseguia me lembrar dos próximos desenvolvimentos, então, enquanto estava lendo, me preocupei: “Será que vou ficar bem, expandindo a história tanto assim?” (risos) Mas se eu não esquecer o que desenhei, a próxima ideia não virá para mim. Talvez a capacidade da minha memória seja menor do que a de outras pessoas? (risos)

 

Segredos da Produção de Personagens

 

Conte-nos uma história de bastidores sobre os personagens que aparecem!

No roteiro inicial, aparecem três ladrões. Mas como os personagens de Dragon Ball estavam todos se reunindo, achei que seria melhor se fosse um grupo que todos conhecessem, então fiz a gangue Pilaf aparecer. Eles deveriam estar ficando bem velhos, então me perguntei o que deveria fazer. Então, me ocorreu que, se eu os tornasse mais jovens com as Esferas do Dragão, seria o ideal.

A subtrama em que Trunks passa a gostar de Mai é de um padrão que raramente desenho, “começando a gostar um pouco de uma garota”. Eu pensei, [se eu tivesse deixado] do jeito que estava, eles simplesmente teriam sido ladrões furtivos, e teria terminado com eles sendo imediatamente expulsos, então eu coloquei isso. (Risos)

Além disso, não é que a festa de aniversário de Bulma seja realizada todos os anos. Bulma é o tipo de pessoa que não se importa com seu próprio aniversário, então ela realiza um quando quer ver todos novamente, depois de um longo tempo. Se ela não preparar prêmios fantásticos, nem todos ficarão juntos, então ela vai com tudo. (risos)

Você decide com firmeza as configurações ao criar uma história?

Se não for lógico em minha mente, me sinto mal quando estou desenhando. Mesmo que seja algo que não é explicado no trabalho, tento criar regras não escritas para amarrar tudo. Bem, eu não faço anotações, então as esqueço imediatamente. (risos) Também tenho confiança em manter as coisas consistentes. (risos) Desta vez, também, preparei configurações para o final que fazem você antecipar algo depois. Na verdade, é algo que eu inventei por acaso, mas também dá vida aos personagens, então estou feliz por ter escolhido esse cenário.

Conte-nos alguns detalhes sobre os designs de Beerus, o Deus da Destruição, e Whis!

Eu já tinha usado formas humanas, então, para Beerus, pensei que preferia torná-lo parecido com um gato. Falando em gatos, tem o Egito, então decidi seu traje a partir daí. Eu prefiro fazer personagens fortes que não parecem fortes à primeira vista. Simples, em contraste, traz o medo de sua verdadeira natureza insondável melhor do que ser muito vistoso. Eu também gosto de como isso é sinistro.

Whis é um personagem que eu criei, imaginando, como você poderia esperar, que eu precisava trazer um cara bonito também. (risos) Gosto do seu ar de indiferença. Ele está constantemente comendo coisas deliciosas e não tem uma sensação de perigo iminente, a tal ponto que eu me perguntei se estava tudo bem. (risos)

Eu pensei nos dois desde o início. Se houver apenas um [personagem], você deve fazer com que eles falem sozinhos ou usar a narração, mas se houver dois, você pode explicar as coisas por meio da interação conversacional, sem a necessidade de narração. Então, também no mangá, tento trazê-los aos pares. Mesmo Goku é alguém que não diria nada se Bulma & cia não estivessem por perto. (risos)

 

As preocupações de Toriyama-sensei

 

Comparado a antes, Goku e cia mudaram em algo?

Goku absolutamente nunca muda. Agora, como antes, ele é alguém que só pensa em ficar mais forte. Acho que os outros personagens provavelmente não mudaram muito também? O que mudou provavelmente são apenas as aparências; cores de cabelo e outros enfeites. Não sou minucioso com estilos de cabelo e cores, e pinto-os da maneira que for conveniente ao momento.

Todo mundo normalmente muda coisas como penteados, certo? É a mesma coisa. Então, também não consigo me lembrar das cores de cabelo dos personagens. (risos) Eu sou extremamente minucioso sobre as partes que me são especiais, mas as partes sobre as quais não sinto nada em particular, não sou nem um pouco minucioso.

Você decidiu o subtítulo do filme, Sensei?

Sim. Afinal, deuses e alienígenas estão grudados em mim. (risos) Mas, sendo o título, o título, tive o cuidado de não torná-lo filosófico. Então, fiz com que ele fizesse algumas coisas nada divinas, como ficar obcecado por comida. Via de regra, adoro coisas idiotas como essa. Eu também sou responsável por definir o tempo após o arco Majin Boo. Pensei em um momento em que todo o elenco estivesse junto, e Goku & cia estão com uma força quase perfeita, então seria melhor. É aí que aparece um inimigo incrivelmente forte.

Qual é o tema deste filme?

Via de regra, não existe tema em meu trabalho. Quero torná-lo exclusivamente uma peça de “entretenimento” que seja fácil de entender para quem assiste. Há muitos outros mangás escritos em um estilo complexo, então acho que gostaria ainda mais que fosse puro entretenimento. No entanto, também é errado desenhá-lo de uma maneira excessivamente saudável. Eu acredito que um mangá acaba se ficar muito saudável. (risos)

 

Perguntamos a Akira Toriyama

SEÇÃO BÔNUS: PERGUNTAS & RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA

Há tantas coisas que queremos perguntar ao Toriyama-sensei! Pedimos que ele respondesse em formato de perguntas e respostas!

 

Se você tivesse que dar um nome à técnica de Beerus, Sensei, [como a chamaria]?

Sou o tipo de pessoa que parece que daria nomes às técnicas, mas geralmente não dou. Se eu me encarregasse de nomeá-lA…… “Beerus Ball” [Birusu-dama], talvez? (risos)

Conte-nos por que a cor do cabelo do Super Saiyajin God é vermelho!

Simplesmente porque é uma cor de aparência forte. Já tinha usado dourado e o azul não parece muito forte. Visualmente falando, o vermelho é realmente fácil de entender.

Qual é o seu segredo para ter novas ideias?

Geralmente fico em casa, mas quando saio, o passeio em si é divertido. Recentemente, fui com minha filha para um show e recebi algum estímulo. Assisti da arquibancada o tempo todo, [pensando]: “Então o público responde assim~”. (risos) Também se tornou uma referência para esse filme; por exemplo: “poderia ser interessante se eles lutassem com esse tipo de música intensa”.

Nota: Toriyama está se referindo ao show do Maximum the Hormone que ele foi em novembro de 2012; o guitarrista e vocalista principal da banda, Maximum the Ryō-kun, relatou seu encontro no encarte do álbum Yoshū Fukushū de 2013, mencionando especificamente a presença da filha de Toriyama. Toriyama mais tarde usaria a música “F” da banda como inspiração para o filme de 2015, Renascimento de Freeza, onde a própria música seria usada durante a batalha.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Freeza – Volume 05 (04 de abril de 2013)

Perguntamos a Akira Toriyama

DRAGON BALL Z: BATALHA DOS DEUSES – Produção

Toriyama-sensei nos conta que até agora ele deixava o anime por conta da equipe da Toei. Mas com o filme Dragon Ball: A Batalha dos Deuses, ele colocou suas mãos no esboço, história e design dos personagens! Ele nos contou o que pensa sobre como é estar profundamente envolvido com o anime!

 

Coisas que ele Aprendeu ao Escrever a História

 

O que você achou de ter tentado algo novo ao fazer a história?

Foi muito interessante. Mais do que tudo, não tenho que desenhar nada… Vou apenas tirar essa piada do caminho. (risos) É o primeiro filme desde a versão live-action, então eu também queria realmente mostrar às pessoas o aspecto de “isso é Dragon Ball“. Antes, eu também tinha a serialização, então não estava profundamente envolvido com os trabalhos de animação e deixava muito disso para [a equipe do anime]. Mas, desta vez, verifiquei o roteiro cuidadosamente pela primeira vez. (risos) O que eu menos entendia em estar envolvido era quanto tempo de um roteiro seria concluído em quanto tempo de um filme.

Ao escrevê-lo, tive a sensação de que não havia história suficiente e pensei que eles iriam expandi-la para mim. Mas, ao contrário, tinha ficado tão longo que eles tiveram que cortá-lo. Eu gostaria de saber disso de antemão. Mas, na medida em que penso: “se houvesse mais 10 minutos, eu poderia ter tornado ainda mais interessante~”, eu também acho que é muito interessante do jeito que está agora!

Aqueles que viram o filme me deram a impressão de que: “Talvez seja porque você estava envolvido, Sensei, mas eu pensei que era uma animação muito Dragon Ball”, o que me deixou feliz. Todos da equipe fizeram [o filme] de acordo com o roteiro que escrevi… mas por outro lado, também tive a impressão de que é porque eles trabalharam muito, dizendo: “isso não é mangá, então vamos fazer o nosso melhor com ele como animação! ”

Que tipo de cenas foram cortadas?

Entre as cenas cortadas, houve uma que escrevi em que Goku está em apuros e todos vão ajudá-lo, mesmo sabendo que não há esperança. E continua de forma que, no final, até mesmo Mr. Satan tenta ajudar. Mr. Satan é um caso perdido, mas ele é um personagem que também sente que quer ajudar de alguma forma. Suponho que isso foi deixado de fora por questões de tempo. Na história original, por diversão, fiz Mr. Satan dizer muitas coisas como: “Estou com dor de estômago, então protegerei a todos daqui!” (risos)

 

Surpreso com o Movimento! Cenas de Batalha

 

O que você achou da história que fez ao se tornar um anime?

Com o mangá, da história à arte, tudo se completa desenhando por mim mesmo. Nada aparece além do que eu criei. Mas com anime, eu deixo isso para outras pessoas, há uma possibilidade de que algo maior do que eu mesma imaginei acabe surgindo, certo? Essa é a parte mais agradável! Desta vez em particular, as cenas de batalha foram maiores do que eu imaginava. Eram muito melhores do que eu imaginava! Eu estava mais preocupado com a batalha final, mas quando estava escrevendo a história, nenhuma imagem real dela me veio à mente. Com as batalhas, existem realmente partes que você não entende, a menos que você desenhe em imagens… então eu estava preocupado com o que deveria fazer se não houvesse poder na batalha central.

Mas… o poder era maior do que eu imaginava! Como você esperaria de profissionais de animação! Achei que, pelo menos, eu mesmo nunca tinha visto aquele tipo de cena de batalha super explicativa. Achei que as coisas ficariam fora de controle se eles lutassem ali mesmo na Corporação Cápsula, mas, naturalmente, o local mudou. (risos) E pensar que eles iriam até a estratosfera… mas pensando nisso, eles são ambos alienígenas, afinal. Talvez eles mal possam respirar.

 

Surpreso com o Movimento! Personagens

 

Quais foram suas impressões quando os personagens que você desenhou desta vez se moveram?

Whis foi muito divertido de fazer o design. Quando ele foi animado, trazia à tona uma sensação ainda mais estranha e assustadora, então sua impressão mudou completamente. Esse aspecto é bom. Fico mais feliz quando algo que é mais do que o que eu tinha inventado ganha vida.

Mas, quando o criador original pensa em certa extensão da história, aqueles que a desenham ficam sob pressão. Eu não gostaria, se fosse comigo. (risos) Mesmo que eles pensassem: “Eu gostaria de desenhar um pouco mais livremente”, eles podem não ter sido capazes disso… Talvez eu devesse ter dito a eles com mais ênfase desde o início, “Você pode mudar como quiser, com base na história”? Em todos os animes até agora, se eu tivesse dito a eles que os desenvolvimentos padrão ligados ao mundo eram “algo que só o criador pode fazer”, teria ficado difícil de desenhar.

Desta vez também, é como se eu tivesse me preocupado ainda menos se eles mudariam a história com base na minha. Quando o número de pessoas envolvidas aumenta, afinal, há tanto conhecimento acumulado ali. Estou satisfeito, desde que saia algo bom disso.

Você foi consultado sobre o design dos personagens?

Certa vez, ao longo do caminho, recebi a confirmação: “Quando ele se transformar, não haveria problema em torná-lo um pouco mais magro?” Isso também é verdade para o mangá original, mas a cada transformação sucessiva, os personagens ganham massa. Então, desta vez, senti que queria tornar a transformação mais leve. É por isso que o Super Saiyajin God, que aparece pela primeira vez desta vez, tem um design mais esguio.

 

Sentimentos em Relação a Dragon Ball

 

Que tipo de pessoa você quer que assista Dragon Ball?

Na época da serialização era, de qualquer forma, uma revista para meninos, então eu sempre desenhei com o desejo de que alunos do ensino fundamental e médio lessem. Lembro-me de conscientemente torná-lo o mais fácil possível de entender e de alterá-lo quando parecia que o desenvolvimento do enredo ficaria difícil [de entender]. Eu continuo pensando da mesma forma com este filme.

O mundo de Dragon Ball foi ampliado ainda mais com o filme. Por fim, algumas palavras!

Que meu próprio trabalho não termina apenas com meu mundo, mas é expandido muitas vezes mais pelos esforços de outras pessoas… Isso me deixa incrivelmente feliz! É por isso que eu não me importo em usar meu próprio mangá como base e ajustar muitas coisas. Eu acredito que não há problema com eles fazerem qualquer coisa, no entanto, com Dragon Ball como o título.

Agora, o mundo de Dragon Ball está se expandindo em uma variedade de gêneros, como videogames e jogos de cartas; se algo interessante resultar disso, ficarei muito feliz.

 

Caixa de Edição Especial Limitada de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (13 de setembro de 2013)

MENSAGEM DE AKIRA TORIYAMA NO LIVRETO ESPECIAL

Um comentário original feito pela ocasião do lançamento em DVD e Blu-ray!!

 

Uma mensagem de:
AKIRA TORIYAMA

Esta foi a primeira vez que participei da criação da história para uma animação cinematográfica de Dragon Ball. Mas isso não quer dizer que fui convidado a participar; em vez disso, embora eu achasse os conceitos da história que recebi bons, o conteúdo era um pouco sombrio e, no meio de fazer mudanças parciais, me empolguei e acabei transformando-a em uma história quase completamente diferente. Essa é a maneira correta de colocar. Como o criador foi quem fez as mudanças, acho que posso ter causado muitos problemas para o lado da produção das coisas. Para o roteirista em particular, não deve ter sido agradável.

No entanto, como é a primeira animação de Dragon Ball em muito tempo, também pretendia que as pessoas se familiarizassem com ela, não apenas por meio de lutas, mas aproveitando esse mundo bobo e animado ao máximo. Além disso, coisas como se envolver com o mundo de um Deus da Destruição, o colapso de Vegeta e Goku não ser vitorioso foram todas ideias que seriam muito difíceis de abordar se não fosse o criador fazendo isso.

A última parte em particular, onde o personagem principal Goku é incapaz de vencer, foi um pouco arriscado, seguindo a teoria existente. Ao fazer isso, no entanto, consegui preservar a dignidade de Beerus, que dizem ser o mais forte que existe. Com relação a Goku, também incorporei uma mensagem de que, por ter um objetivo futuro para almejar, Dragon Ball não acabará.

Para as cenas de batalha, escrevi a ideia geral de suas trocas e deixei o resto para os profissionais de animação. Graças a eles, as transformaram em cenas de luta poderosas que eu não teria sido capaz de conceber sozinho. Esse tipo de coisa é fruto das várias técnicas empregadas por profissionais que você só encontra em animação.

O personagem principal Goku é uma pessoa forte, pura e boa, mas também é um tipo de ser humano obcecado por batalhas e sem esperança, que tem alguns problemas como pai. No entanto, por algum motivo, ele possui um charme misterioso e despreocupado que mantém seu círculo de amigos crescendo e crescendo.

Se você puder aproveitar o Mundo do Dragão sem pensar em nada, eu ficaria feliz.

 

Anime Comics de Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses (04 de outubro de 2013)

ENTREVISTA DIVINA COM AKIRA TORIYAMA

Com o primeiro filme em cerca de 17 anos, Akira Toriyama-sensei esteve profundamente envolvido na produção; revelamos suas histórias de bastidores!

 

SOBRE A PRODUÇÃO DO FILME:

O que você acha de ter participado da produção do filme?

Com animação, até agora, eu não tinha tempo livre e nem muito interesse nisso. Mas tendo tentado me envolver um pouco pela primeira vez, senti que poderia ser um reino bastante atraente, com muitos aspectos que não podem ser totalmente expressos em quadrinhos. No entanto, depois de me envolver adequadamente, entendi o quão difícil é, e também senti que provavelmente não é para alguém como eu, que prefere trabalhar sozinho. Afinal, sou um amador no mundo da animação. Além disso, não fui realmente capaz de julgar o tempo em relação ao conteúdo. Pensei que criaria algo que tivesse alguma margem de manobra, mas no final, parece que passou um pouco do tempo [de execução], então foi reduzido em muito. É difícil. A propósito, você não acha que o anime Dragon Ball usa cores fortes mais do que o realmente necessário? Essa pode ser apenas uma maneira de fazer as coisas que são exclusivas da animação, mas, pessoalmente, prefiro limitar o uso dessas cores fortes a certos pontos.

Com que postura você abordou seu trabalho?

Para ser honesto, eu estava ocupado com meu próprio trabalho, então não pretendia me envolver com a animação. O roteiro bruto que li para verificar tinha um tema interessante de um Deus da Destruição, mas o conteúdo era um pouco sombrio, então, enquanto estava no meio de dar conselhos sobre como melhorá-lo, me empolguei e acabei escrevendo quase tudo. Para os designs dos personagens, também, eu tinha uma imagem deles até certo ponto enquanto pensava no conteúdo, então decidi que seria mais rápido apenas desenhá-los eu mesmo em vez de pedir isso ou aquilo.

 

SOBRE OS PERSONAGENS ORIGINAIS DO FILME:

Quando você ouviu “Deus da Destruição”, que ideias sugeriu, Toriyama-sensei?

O Deus da Destruição que eu recebi era um personagem maligno e sombrio. Para um cara distorcido como eu, peguei a imagem estereotipada que você pensaria do nome “Deus da Destruição”, fui em frente e inverti tudo, deixando apenas sua temibilidade. Meu estilo é primeiro construir a imagem, e então pensar no conteúdo. Além disso, houve um pedido para que todo o elenco aparecesse, já que era a primeira animação em um tempo, então foi assim que o conteúdo surgiu.

Você fez algum pedido sobre a direção da batalha de Beerus?

Eu geralmente escrevi uma ideia aproximada de seus conflitos, mas, além disso, deixei as cenas de batalha para as pessoas da equipe de anime. Eles fazem Dragon Ball há muito tempo, e eu acreditava que deixar a animação para profissionais talentosos resultaria em algo muito melhor do que pensar nisso sozinho. E foi exatamente o tipo de qualidade que eu esperava.

Por que você criou um personagem inimigo que “não é completamente mau”?

Não haveria sensação de frescor se fosse apenas um inimigo forte fazendo sua aparição, então pensei em mudar esse padrão. Dragon Ball, ou melhor, a regra básica de Goku não é derrotar um inimigo, mas “vencer”, então ele não se importa se é um cara bom ou mau.

Qual é sua cena favorita com Beerus?

Eu o imaginei como um gato, então adoro a cena dele acordando. Eu usei o gato da família como inspiração [de design]. Suas orelhas são grandes, então parece que tem muita gente que pensou que ele era um coelho, mas é porque nosso gato é de uma raça de orelhas grandes. Aliás, mesmo quando minha filha mostra uma foto do nosso gato para as amigas, nenhuma vez ele foi chamado de “fofo”.

Qual é a inspiração [de design] do planeta de Beerus?

Eu tinha uma imagem meio egípcia para Beerus, então acho que as Pirâmides. É piramidal.

 

SOBRE O SUPER SAIYAJIN GOD:

Qual foi seu conceito para a aparição do Super Saiyajin God?

Eu fui contra à ideia de Goku ficar mais e mais macho, ou ter uma transformação chamativa, então queria fazer uma correção de curso. Exceto que, visualmente falando, um Goku que não tem nenhuma mudança seria difícil de entender, então eu mudei apenas a cor do cabelo e seus olhos.

Por que você escolheu o conceito de “6 Saiyajins”?

Para ser bem franco, como conceito de história, era apenas um número conveniente para o autor.

Comparado a Beerus, o Deus da Destruição, quão forte é o Super Saiyajin God?

Acredito que se a força de Beerus for 10, a do Super Saiyajin God estaria em 6. Só que os Saiyajins aumentam rapidamente de força conforme lutam contra oponentes fortes, então quanto mais eles lutassem, mais essa lacuna diminuiria, e poderia até ser possível para eles eventualmente virarem o jogo. Aliás, acho que Whis seria cerca de 15.

Por que você decidiu por uma conclusão onde o Goku Super Saiyajin God perde para Beerus?

Em termos de história, esse desenvolvimento parecia uma aposta, mas foi por respeito ao personagem de Beerus, o Deus da Destruição. Eu queria ter um desenvolvimento onde, por ele ser incapaz de vencer, você pudesse ter uma noção de um futuro mais distante para Goku e os outros Saiyajins.

Goku será capaz de se transformar em Super Saiyajin God no futuro?

Acho que você vai entender se assistir, mas Goku já absorveu o poder do Super Saiyajin God e o tornou seu, então não há necessidade de ele se transformar em Super Saiyajin God. Goku basicamente pensa em lutar apenas como uma partida esportiva, então pegar emprestado o poder de cinco pessoas não é justo, e ele resistiu a fazer isso; no entanto, parece que sua curiosidade em relação ao reino que estava ainda mais além dele venceu.

É possível que outros Saiyajins consigam se tornar Super Saiyajin God no futuro?

Claro. No entanto, a força irá variar dependendo do poder de batalha do Saiyajin que se tornar Super Saiyajin God.

 

O FUTURO DE DRAGON BALL:

E quanto aos desenvolvimentos futuros de Dragon Ball?

Para ser sincero, não pensei nem um pouco sobre isso.

Se houver outro filme, você gostaria de participar?

Não acho que eu gostaria de me envolver ativamente, mas se eu receber uma solicitação e tiver tempo, acho que posso.

O que o trabalho de Dragon Ball significa para você, Toriyama-sensei?

É meu mangá fundamental. Graças a esse trabalho ser amado por tanto tempo, pude escolher meus outros trabalhos até certo ponto.

Por fim, uma mensagem para os leitores, por favor.

Neste trabalho, piadas estão espalhadas por toda parte, e mesmo nas cenas de batalha poderosas, o conteúdo foi feito para que você possa se divertir assistindo até o fim. Por favor, receba poder dos personagens e anime-se! Por fim, comparado ao papel maravilhosamente ativo que todos os membros da equipe e dubladores desempenharam, o que eu fiz foi insignificante. Sou sincera e totalmente grato. É uma pena que você não possa ouvir os dubladores em ação no anime comics!

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