Produtor Executivo Akio Iyoku confirma novo filme de Dragon Ball Super (05 de junho de 2019)
O “anúncio” — se é que pode realmente ser chamado assim — de um segundo filme de Dragon Ball Super veio originalmente por meio de comentários do planejador e chefe da “Dragon Ball Room” da Shueisha, Akio Iyoku, bem como do produtor Norihiro Hayashida, em uma entrevista impressa em um livreto de 60 páginas que acompanha o lançamento em blu-ray do filme Dragon Ball Super: Broly:
Dragon Ball Super: Broly é a força motriz para o próximo filme.
Iyoku: Os preparativos estão agora em andamento para o próximo filme de Dragon Ball. Broly era muito poderoso, então acho que provavelmente seguirá uma direção totalmente diferente da próxima vez. Houve partes no filme em que acabamos elevando o nível, então temos que ter cuidado para evitar o esgotamento. Acho que Dragon Ball continuará no futuro, então espero que todos estejam ansiosos por isso.
Hayashida: Muitas coisas se tornaram aparentes ao elevar o nível. A equipe e o elenco estavam no ponto em um nível que nunca estiveram antes, e embora eu sinta que fizemos um ótimo trabalho, usarei essa experiência para mirar ainda mais alto no futuro!
Iyoku: Houve algumas coisas que não conseguimos executar desta vez, então acho que o próximo será ainda mais incrível. Por favor, aguardem.
Filme de Dragon Ball Super, com lançamento para 2022, foi listado pelo site Toei Animation Europe (07 de maio de 2021)
Links para um artigo não publicado no site da Toei Animation Europe apareceram indicando um “anúncio surpresa” de um próximo filme de Dragon Ball Super com lançamento para 2022:
O artigo — visível através da funcionalidade “Artigos Semelhantes” no sistema de gerenciamento de conteúdo do site, que logo foi removido — observou o anúncio como sendo feito no “Dia do Goku”. Embora o título completo do artigo tenha sido cortado em uma visualização padrão, o código subjacente revelou seu título completo como:
Toei Marks Goku Day with Surprise Announcement of New Dragon Ball Super Movie in 2022
Uma imagem hospedada no site oficial da Toei Animation no início da manhã de 8 de maio continha uma citação do autor original de Dragon Ball, Akira Toriyama. Assim como os dados do artigo anterior, esta imagem logo foi retirada do site:
“Um filme totalmente novo, desde Dragon Ball Super: Broly, está sendo produzido!
Assim como no filme anterior, estou liderando fortemente a produção da história e dos diálogos para outro filme incrível.
Eu realmente não deveria falar muito sobre o enredo ainda, mas esteja preparado para algumas lutas extremas e divertidas, que podem apresentar um personagem inesperado.
Estaremos mapeando um território inexplorado em termos de estética visual para dar ao público uma viagem incrível, então espero que todos estejam ansiosos para o novo filme!
Novo filme de Dragon Ball Super oficialmente anunciado no Dia do Goku 2021 (09 de maio de 2021)
O renovado Site Oficial de Dragon Ball anunciou formalmente que um novo filme de Dragon Ball Super está em produção com lançamento previsto para 2022.
A postagem do site contém um comentário do autor original de Dragon Ball, Akira Toriyama, apresentado em inglês e japonês. Assim como um comentário semelhante postado em 2018 antes do lançamento de Dragon Ball Super: Broly, o comentário oficial em inglês difere um pouco daquele escrito originalmente em japonês.
A produção de um filme continuando Dragon Ball Super: Broly recebeu sinal verde e está em andamento! Mais uma vez, coloquei meu coração e alma nisso, escrevendo a história até o diálogo em si. Aparentemente, seu conteúdo ainda está em segredo, então não posso falar sobre isso, mas acho que será uma verdadeira diversão, com um personagem um pouco inesperado desempenhando um grande papel. Parece que os visuais serão novos e bem loucos, então, por favor, aguardem!
Título, visual principal e prévia do filme Dragon Ball Super 2022 revelados na Comic-Con@Home 2021 (23 de julho de 2021)
Conforme programado, um painel pré-gravado da Comic-Con @ Home cobrindo o filme Dragon Ball Super 2022, anunciado anteriormente, foi postado online às 13h00 EDT em 23 de julho de 2021. O painel contou com a atriz de voz, Masako Nozawa (Son Goku), o produtor de animação da Toei, Norihiro Hayashida e o produtor executivo da Shueisha, Akio Iyoku.
Após uma performance “ao vivo” de “CHA-LA HEAD-CHA-LA” de Hironobu Kageyama, o apresentador do painel, Sascha, revelou o título oficial do próximo filme: Dragon Ball Super: Super Hero.
Com a revelação do novo título do filme, Akio Iyoku comentou (conforme as legendas incluídas no painel) que:
“Têm dois ‘Supers’ nele, o que é ótimo! Nós realmente queríamos enfatizar que este filme é todo sobre a vibe de super-heróis. Toriyama-sensei, como antes, está realmente focando no aspecto de super-heróis desta vez.”
Assim como nos três filmes anteriores, o autor original Akira Toriyama está fortemente envolvido com a produção do filme, mais uma vez fornecendo a história, o roteiro e os designs dos personagens. Vários designs de personagens do filme também foram exibidos durante o painel, incluindo Piccolo, Kuririn e Pan. Como Akio Iyoku aponta, os braços de Piccolo agora são amarelos e sua faixa (obi) é vermelha, ao contrário do rosa e azul usados na série de TV até este ponto. Essas cores estão alinhadas com as cores estabelecidas no mangá, aproximando as duas mídias mais do que nunca.
Não revelaram detalhes específicos sobre o enredo do filme, mas o painel forneceu os primeiros designs de personagens originais de Akira Toriyama para o novo filme, bem como a estreia do design de cenário para a casa de Piccolo na Terra.
Embora uma data de lançamento não tenha sido definida, está previsto para algum momento em 2022 e um lançamento global simultâneo é antecipado. Para concluir o painel, um trailer de pré-visualização foi lançado, com os convidados do painel fornecendo seus próprios pensamentos pessoais. O trailer mostra uma cena original, que não aparecerá no filme, para demonstrar o novo visual e estilo CG que este filme utilizará. Iyoku observou especificamente que eles queriam mostrar “seu movimento e sentimento” e estão “usando tecnologias diferentes” para esta produção.
Pouco depois da conclusão do painel, o site oficial de Dragon Ball revelou o site oficial do filme (https://2022dbs.com), contendo apenas o comentário original de Toriyama, o teaser trailer e um vídeo do painel de discussão completo do “Dragon Ball Special” na Comic-Con.
Entrevista com Akio Iyoku e Norihiro Hayashida na V-Jump de outubro de 2021 (19 de agosto de 2021)
Akiyo Iyoku (Chefe da Dragon Room; Editor da V-Jump)
Norihiro Hayashida (Produtor da Toei Animation)
Conversa sobre o filme Dragon Ball Super: Super Hero
Akiyo Iyoku:
- Iyoku escolheu a San Diego Comic Con para o anúncio do filme pois é um evento que atrai a atenção global e o momento foi determinante.
- Nesta vez, mais visuais foram revelados de uma vez do que com DBS: Broly, porque os visuais desta vez realmente expressam os elementos-chave do filme e são diferentes de tudo o que veio antes.
- O filme começou com Iyoku pensando em ideias junto ao Toriyama. Toriyama parece ter se divertido especialmente criando a história e desenhando personagens para ela.
- Iyoku sente que os filmes estão ficando cada vez melhores. Existe um real sentido de coesão para a história e mais variedade para os novos personagens. Disse também que este foi o melhor começo para um projeto.
- Quanto ao nome “Super Hero”, eles tinham vários candidatos para subtítulos. Por fim, Toriyama se decidiu por uma visão e a escolheu.
- Iyoku tinha algumas preocupações sobre a pronúncia – se você não parar no final de “Dragon Ball Super”, vai soar como se você tivesse falado errado.
- Você deve tomar cuidado para pronunciar “Dragon Ball Super” e “Super Hero”. Assim como o Super Saiyajin Deus Super Saiyajin, é realmente um nome que é bem a cara do Toriyama.
- O significado do título deve permanecer um mistério, mas ele sente que é realmente adequado para o filme.
- Os designs dos novos personagens têm elementos retrô e modernos, então ele está animado para ver como diferentes pessoas irão interpretar e responder a eles.
- Eles não se parecem com nenhum personagem existente e mostram a construção aerodinâmica e esguia típica do trabalho moderno de Toriyama, então eles trazem uma sensação nova para DB.
- Ajustes na forma do uniforme de Piccolo também podem dar a ele um toque um pouco mais moderno. Kuririn parece um pouco menos “atarracado”. Mesmo personagens familiares acabam mudando um pouco a cada filme, então ele convida todos a esperar mais revelações de design por vir.
- Eles estão trabalhando duro para deixar o filme pronto para seu lançamento em 2022. Se tivesse que descrever agora em uma palavra, seria: “Incrível!” Pode parecer vago, mas ele está continuamente animado com o que são capazes de fazer e mostrar em termos de “Dragon Ball” neste filme.
Norihiro Hayashida
- Na revelação da San Diego Comic Con: O formato online foi certamente um sinal dos tempos, mas através dele, conseguiram alcançar fãs em todo o mundo.
- Os quadros de arte realmente se destacam por mostrar uma atmosfera diferente da do filme do Broly. Eles estavam cientes de que estavam mudando. Os materiais originais (para as pranchas de arte) que receberam de Toriyama dois anos e meio atrás já tinham uma sensação marcadamente diferente.
- Para se ajustar aos novos designs de Toriyama, eles trouxeram uma equipe diferente da do Broly e decidiram começar do zero.
- Ele sente que é a melhor equipe de trabalho de todas, não menosprezando qualquer equipe anterior.
- O tema estético que eles obtiveram de Iyoku para Broly foi “ópera espacial”. O que “ópera espacial” significa para DB? Demorou um pouco para entenderem.
- O tema estético desta vez é “pop”. “O que é ‘pop’?” perguntou o diretor e o supervisor de animação. Todo mundo tem sua própria maneira de ver as coisas.
- Ele teve muitas conversas sobre o significado de “pop” com Iyoku cerca de dois anos atrás, mas no final das contas, foi algo que eles decidiram discutir por meio de imagens ao invés de palavras. Houve muita comunicação por meio de recursos visuais desta vez.
- Então, esse será totalmente diferente de Broly? “Totalmente”, ele diz! Terá apelos diferentes da intensidade feroz do último filme. Desta vez, é uma história slice of life cheia das cores vibrantes do mundo de Toriyama.
- No entanto, você não pode perder totalmente a intensidade! Contará com uma nova mistura de novos elementos pelos quais Dragon Ball é famoso. Ainda não está finalizado, mas ele está confiante de que será um grande filme. Em certo sentido, ele é quem mais deseja ver o filme finalizado!
- Como Iyoku e Nozawa disseram no painel, com certeza será “incrível”. Eles estão trabalhando duro para fazer jus à história e aos designs de Toriyama, e esperando que todos mantenham suas expectativas elevadas.
Nota: “Quadros de arte” é referente às ilustrações da casa de Piccolo e da área da montanha, produzidos pela equipe com base no material de Toriyama.
Painel “Dragon Ball Super: Super Hero” apresentado na New York Comic Con (07 de outubro de 2021)
A New York Comic Con começou esta manhã na cidade de Nova York, com o primeiro painel no palco principal às 12:30pm EDT sobre o próximo filme Dragon Ball Super: Super Hero previsto para ser lançado no Japão em 2022.
O painel ao vivo foi apresentado por Justin Rojas, que se juntou aos dubladores americanos Ian Sinclair (Whis) e Monica Rial (Bulma). A equipe japonesa, incluindo o produtor da Toei Animation Norihiro Hayashida e o produtor executivo da Shueisha Akio Iyoku, planejou comparecer pessoalmente, mas por razões não especificadas se juntou ao painel via transmissão ao vivo do Toei Animation Studios em Tóquio, Japão (hora local 1h30am).
Eles também se juntaram ao apresentador do painel Sascha e ao tradutor Kyle Carr, que transmitiu informações dos produtores ao público.
Após algumas breves apresentações, os produtores rapidamente começaram a compartilhar novo conteúdo, incluindo designs de personagens para Dende, Bulma e Karin. De acordo com Akio Iyoku, algum tempo se passou, então Dende cresceu um pouco, e Akira Toriyama deu a Bulma mais um novo estilo de cabelo. Ele também observa que solicitou especificamente a Toriyama que fornecesse à equipe de animação um design de personagem atualizado para Karin.
O painel então mostrou um trailer exclusivo cheio de clipes de cenas finalizadas do filme, com os apresentadores observando que os fãs deveriam prestar atenção especial a muitos dos novos personagens apresentados. É importante ressaltar que cada clipe neste trailer utiliza modelos de personagens renderizados em CG, bem como uma combinação de fundos 2D e 3D. Até agora, todas as indicações apontam para que este filme seja produzido quase exclusivamente com CG, uma mudança drástica do estilo de animação atualizado utilizado no filme anterior, o filme para cinema de 2018, Dragon Ball Super: Broly.
Embora o enredo geral ainda seja desconhecido, o trailer fornece algumas dicas sobre quem pode ser o principal antagonista: o conhecido Exército Red Ribbon. Embora os produtores apenas insinuem essa possibilidade, é bastante óbvio no trailer (e mais tarde confirmado no painel). Os produtores também notaram que Pan e Piccolo desempenharão papéis importantes no novo filme, com Piccolo não apenas treinando Pan, mas também sendo uma figura de avô para ela.
Akio Iyoku fornece ainda os nomes dos dois novos personagens que estrearam no painel pré-gravado da Comic-Con@Home em agosto: “Gamma 1 (ガンマ1号)” e “Gamma 2 (ガンマ2号)”. Akio Iyoku observa que eles se esforçaram muito para obter a numeração correta em seus peitos, e em particular para Gamma 2, que tem o que parece ser um patch do Exército Red Ribbon em seu braço esquerdo no trailer. Além disso, como observado por muitos por aí com um olho afiado para os detalhes, vemos um rápido vislumbre de Broly enquanto lutava contra Goku no que só podemos especular ser o planeta de Beerus.
O painel então mostrou duas perguntas e respostas pré-gravadas com Toshio Furukawa (Piccolo) e Masako Nozawa (Son Goku), ambos observando que o elenco japonês tinha acabado as gravações. Por outro lado, após o término dos dois vídeos, Monica Rial observou que o elenco da Funimation ainda não havia começado a dublagem do filme. Em seu vídeo, Furukawa observa que está animado com o fato de o filme conter um equilíbrio saudável de drama e batalha, enquanto Nozawa fica emocionada ao ver a família de Gohan aparecer. Ela também não deixa absolutamente nenhuma dúvida sobre o renascimento do Exército Red Ribbon, dizendo que eles aparecem no filme e ainda observando que eles são “pessoas horríveis”, mas ela não pode dizer muito mais do que isso no momento.
Destacamos a sessão de Perguntas & Respostas com perguntas pré-selecionadas dos fãs aos palestrantes. Abaixo estão as perguntas com um resumo da resposta, que não são transcritas na íntegra.
Pergunta #1: O anime Dragon Ball Super conecta a história com o último capítulo do mangá, mas e este filme? É uma continuação do final do mangá?
Akio Iyoku diz que, uma vez que os eventos de Dragon Ball Super acontecem dentro de 10 anos após Goku derrotar Majin Boo, e como Toriyama escreveu essa história, ela naturalmente se conecta à história de Dragon Ball.
Pergunta #2: Você poderia nos dizer em que período o filme se passa? Depois do Arco Granola, mas antes do 28º Torneio de Artes Marciais?
Akio Iyoku observa que ele não pode falar sobre o que está se desenrolando no arco de história de Granola, já que ele ainda está em andamento e ele não quer dar spoilers. No entanto, ele dirá que os eventos do novo filme acontecerão após os eventos em Dragon Ball Super: Broly, mas antes do 28º Torneio de Artes Marciais.
Pergunta #3: Diga-nos as datas de lançamento dos lançamentos no Japão e nos EUA.
Norihiro Hayashida reitera que nenhuma data definitiva foi definida para o lançamento no Japão, mas expõe um pouco observando que ainda estão em negociações para o lançamento do filme nos EUA. Eles gostariam que fossem lançados o mais próximo possível, mas nos informarão o mais breve possível sobre a data oficial de lançamento.
Pergunta #4: Eu adoraria saber o endereço da Casa de Piccolo. Vou mandar uma carta para ele.
Rindo da pergunta, Akio Iyoku diz que, embora a casa de Piccolo tenha de fato uma caixa de correio no filme, seu endereço exato é desconhecido.
O painel foi concluído com um anúncio de que todos os presentes receberiam um pôster gratuito do banner promocional do filme, ele próprio apresentado com destaque na convenção.
Entrevista com Akio Iyoku na revista Nikkei Entertainment (04 de janeiro de 2022)
A revista Nikkei Entertainment deu uma breve entrevista com Akio Iyoku (produtor executivo da Shueisha) sobre DBS: Super Hero.
- Iyoku diz que Toriyama começou a trabalhar no roteiro de Super Hero antes do lançamento de DBS: Broly. A intenção foi mudar do ritmo das batalhas em escala universal como foi com Broly, para uma história se centrando em uma ameaça à Terra, com Gohan + Piccolo em vez de Goku + Vegeta.
- O filme também mostra o lado “exército” da Red Ribbon, já que faz algum tempo que o principal inimigo foi uma organização inteira. Eles são um tipo de vilão mais cômico e maquinador, ao invés de alguém que você simplesmente espanca. Além disso, Toriyama teve que projetar sua nova base e veículos.
- As maquinações vilanescas de Magenta e Carmine serão a chave para a primeira metade do filme. Como meros humanos, Magenta e Hedo podem não ter habilidades de luta, mas muita atenção foi dada para que seu estilo de fala e gestos fossem adequados.
- Enquanto grande parte do filme será dedicado a este “drama humano”, os visuais CGI também serão usados para cenas de batalha que retratam a velocidade e estilo de luta sobre-humanos dos Gamma 1 e 2, e a verdadeira força do estudioso Gohan. O diretor Kodama é especialista em animação CG.
- A Red Ribbon vem secretamente ganhando força usando produtos farmacêuticos como fachada. Magenta recruta Hedo para reviver o Exército Red Ribbon, e então Hedo cria os Gamma 1 e 2. Estes lutam contra Gohan + Piccolo, e dão a eles uma luta difícil.
- A batalha de Gohan e Gamma 1 não seria originalmente na chuva, mas o diretor Tetsuro Kodama achou que o clima chuvoso pareceria legal e Toriyama aprovou.
Site oficial de DBS: Super Hero atualizado com data de lançamento, trailer, equipe e elenco (23 de dezembro de 2021)
Em conjunto com o painel Dragon Ball Super realizado na Jump Festa ’22 em 18 de dezembro de 2021, e após o lançamento do visual principal do filme no dia anterior, o site oficial “Dragon Ball Super: Super Hero” foi atualizado com muitas informações novas.
Desde o seu anúncio, o filme só estava agendado para 2022, mas agora está oficialmente programado para estrear em 22 de abril de 2022 no Japão. Ainda não há datas de lançamento internacionais definidas. A data de lançamento também é destaque em um novo trailer, que estreou na Jump Festa e, desde então, foi adicionado ao site oficial do filme. Ao contrário do trailer anterior, que apresentava imagens reproduzidas sobre música de fundo, este trailer é o primeiro a conter diálogo real.
O site oficial também foi atualizado para incluir uma breve sinopse teaser do filme, que está traduzida abaixo:
Dragon Ball Super: Broly conseguiu arrecadar 13,5 bilhões de ienes em receita de bilheteria.
Desde então, quatro anos se passaram. Agora, o mais novo filme da série Dragon Ball Super atinge um novo “despertar”.
Há muito tempo, Goku destruiu a organização do mal, o Exército Red Ribbon. Agora, aqueles que mantiveram seus ideais vivos criaram os mais novos e mais fortes humanos artificiais, Gamma 1 e 2. Esses humanos artificiais se chamam de “super-heróis” e começam a atacar Piccolo, Gohan e os outros…
Qual é o objetivo deste “Novo Exército Red Ribbon”?
Antes desta crise iminente, agora é a hora de despertar! Super-herói!
Embora a sinopse de introdução indique que quatro anos se passaram, deve-se notar que eles estão falando em termos de tempo do mundo real desde a estreia de Dragon Ball Super: Broly em 2018, não dentro do contexto da linha do tempo em si. Após a introdução, estão várias pequenas biografias de personagens, que incluem o ator de voz correspondente do personagem.
Também fornecem um contexto adicional para o enredo do filme, que se concentrará em torno do “Novo” Exército Red Ribbon.
SON GOKU
Atriz de Voz: Masako Nozawa (野沢雅子)
Um Saiyajin criado na Terra. Mesmo após suas batalhas com Jiren e Broly, continua lutando para atingir alturas ainda maiores!! Ele está atualmente trabalhando duro treinando com Whis.
SON GOHAN
Atriz de Voz: Masako Nozawa (野沢雅子)
O filho mais velho de Son Goku. Embora tenha um potencial maior até do que Goku e Vegeta, ele não gosta de lutar e está desfrutando de uma vida pacífica como um estudioso.
PICCOLO
Ator de Voz: Toshio Furukawa (古川登志夫)
Um Namekuseijin e a reencarnação de Piccolo Daimaoh. Ele também é um ex-arquiinimigo de Goku. É o mestre de Gohan e atualmente está treinando Pan.
VEGETA
Ator de Voz: Ryō Horikawa (堀川りょう)
O orgulhoso príncipe Saiyajin e pai de Trunks. A fim de um dia superar Goku, está trabalhando duro treinando com ele sob a tutela de Whis.
PAN
Atriz de Voz: Yūko Minaguchi (皆口裕子)
Filha primogênita de Gohan e Videl. Com apenas três anos de idade, ela está sendo treinada por Piccolo e dá sinais de grande potencial.
GAMMA 1
Ator de Voz: Hiroshi Kamiya (神谷浩史)
O primeiro humano artificial criado pelo Dr. Hedo. Usa uma capa vermelha. Ele tem um senso de lealdade muito forte e uma personalidade calma e controlada.
GAMMA 2
Ator de Voz: Mamoru Miyano (宮野真守)
O segundo humano artificial criado pelo Dr. Hedo. Usa uma capa azul. Ele tem uma personalidade um tanto descontraída que às vezes o leva a ser repreendido pelo Gamma 1.
DR. HEDO
Ator de Voz: Miyu Irino (入野自由)
Um cientista genial contratado pelo Exército Red Ribbon. Possui uma tecnologia humana artificial superior.
MAGENTA
Ator de Voz: Volcano Ōta (ボルケーノ太田)
Presidente da Farmacêutica Red, a frente pública do atual Exército Red Ribbon. Ele planeja entrar em contato com o Dr. Hedo para reconstruir o exército.
CARMINE
Ator de Voz: Ryōta Takeuchi (竹内良太)
Auxiliar e motorista de Magenta. Seu grande penteado é seu traço distintivo.
Coerente ao padrão de trocadilhos de nomes de personagens do Exército Red Ribbon, Magenta e Carmine tem seus nomes inspirados em cores, que também são as mesmas dos ternos que usam. E semelhante ao Dr. Gero, o ex-cientista do Exército Red Ribbon cujo nome é considerado um trocadilho com a palavra japonesa para “vômito”, o nome do Dr. Hedo também parece ser baseado em outra palavra japonesa para vômito.
No que diz respeito ao elenco, todas as vozes normais dos heróis que conhecemos e amamos são listadas. No entanto, como acontece com a maioria dos filmes, a maioria dos novos personagens será dublado por atores novos na franquia Dragon Ball. Enquanto Gamma 1 será dublado por Hiroshi Kamiya, que interpretou personagens secundários como Pobel e Long em Dragon Ball GT, sua contraparte Gamma 2 será dublado pelo recém-chegado Mamoru Miyano, que talvez seja mais conhecido por sua interpretação do protagonista Light Yagami na série Death Note.
Outros estreantes incluem Miyu Irino e Ryōta Takeuchi, os quais trazem vários anos de experiência em dublagem para seus papéis. Volcano Ōta retorna, tendo se juntado ao elenco para desempenhar alguns papéis menores na série de TV Dragon Ball Super, para fornecer o que é presumivelmente seu papel mais significativo até o momento na franquia como o líder do “Novo” Exército Red Ribbon.
Também está de volta Yūko Minaguchi, mais uma vez reprisando seu papel como a Pan original de Dragon Ball Z e Dragon Ball GT, embora ela já tivesse coberto as breves aparições de Pan no episódio 68 de Dragon Ball Super. Também listada como elenco no site oficial está Aya Hisakawa , que substituiu a falecida Hiromi Tsuru como Bulma, Mayumi Tanaka (Kuririn) e Takeshi Kusao (Trunks).
Durante sua aparição virtual no “Jump Super Stage” na Jump Festa ’22, a atriz de voz Masako Nozawa compartilhou um novo comentário do autor original, Akira Toriyama, com o público. Mais tarde no evento, ela, junto com os dubladores Toshio Furukawa, Hiroshi Kamiya e Mamoru Miyano, forneceram seus próprios comentários sobre o novo filme, que foram adicionados à seção de notícias do site oficial.
COMENTÁRIO DE AKIRA TORIYAMA
Olá pessoal! Eu sou Akira Toriyama, o criador. Para este último filme de animação, Dragon Ball Super: Super Hero, a parte “super” é meio redundante, mas você deve absolutamente poder desfrutar de seu conteúdo! Desta vez, fiz alguns dos designs, história e diálogo, mas o mais importante, a qualidade da animação em particular para este filme é incrível!
No momento, mesmo eu só vi um punhado de imagens, mas elas realmente me emocionaram. Estou esperando ansiosamente junto a todos vocês fãs pelo dia de estreia, que agora está apenas um pouco distante!
COMENTÁRIO DE MASAKO NOZAWA (SON GOKU, ETC.)
Todos os filmes até agora foram obviamente muito bons, mas este é excelente a nível mundial!! E como você pode ver no trailer, Gohan terá um papel muito ativo neste filme. Ele não tem feito nada além de estudar ultimamente, mas para lutar contra o Exército Red Ribbon, seremos capazes de vê-lo levando as coisas a sério pela primeira vez em muito tempo! E gostaria que todos prestassem muita atenção às conversas dele com Piccolo-san. Mesmo que ele esteja conosco há muito tempo, poderemos ver a casa de Piccolo-san pela primeira vez! Esperem ansiosos por isso!
COMENTÁRIO DE TOSHIO FURUKAWA (PICCOLO)
Este filme tem um equilíbrio excepcionalmente bom entre as batalhas e o drama. Sem mencionar que a qualidade dos visuais é bastante alta. Posso afirmar com certeza que são os melhores até agora!! Ultimamente, Piccolo tem agido como uma espécie de empregado doméstico, mas desta vez poderemos vê-lo lutar muito. Gohan também está bastante ativo neste filme, mas há muitas cenas em que ele luta junto com Piccolo, o que é definitivamente um dos destaques. Será lançado em abril, então está chegando! Por favor, aguardem por isso.
COMENTÁRIO DE HIROSHI KAMIYA (GAMMA 1)
Já se passaram mais de 20 anos desde que participei de Dragon Ball GT (1996), que foi meu primeiro papel na série Dragon Ball. Isso é muito atípico para mim, mas estou super nervoso. Com apenas um olhar, você pode dizer que Gamma 1 é um personagem criado por Akira Toriyama-sensei: simples, mas estiloso. Ele é um humano artificial do Exército Red Ribbon, mas é um super-herói muito legal. Estou trabalhando em uma franquia que amo com pessoas que também amo, então estou muito feliz por ter continuado a ser dublador! Até eu mal posso esperar pela estreia!
COMENTÁRIO DE MAMORU MIYANO (GAMMA 2)
Estou fazendo um papel em Dragon Ball!! Quando estava na escola primária, toda vez que voltava para casa, colocava vídeos da saga do Exército Red Ribbon. E pensar que chegaria um momento na minha vida em que seria capaz de desempenhar um papel nesta franquia, estou tão feliz que não consigo parar de tremer. Piccolo-san é um personagem de que gosto muito, a ponto de ser quase como se eu também tivesse sido criado por ele (risos). Gamma 2 é um personagem que transborda da visão de mundo de Akira Toriyama-sensei. Comparado ao Gamma 1, ele é um super-herói que se deixa levar facilmente e tenta fazer poses legais. Eu ficaria muito feliz se você pudesse prestar muita atenção nele!
Além dos anúncios do elenco, a equipe principal do filme também foi finalmente revelada:
Diretor: Tetsuro Kodama (児玉徹郎)
Supervisor de Animação: Chikashi Kubota (久保田誓)
Música: Naoki Satō (佐藤直紀)
Diretor de Arte: Nobuhito Sue (須江信人)
Design de Cores: Rumiko Nagai (永井留美子)
Diretor de CG: Hoon Jung-jae (鄭 載薫)
Como esperado, a equipe de animação do filme consiste principalmente de indivíduos fortemente envolvidos com animação CG. O diretor do filme será Tetsuro Kodama, que foi mais recentemente o Diretor da Sequência CG do filme Dragon Ball Super: Broly. Hoon Jung-jae também assumirá o papel de diretor de CG depois de ser um artista de efeitos CG nos dois filmes anteriores, Batalha dos Deuses e Renascimento de Freeza.
O filme também trará alguns recém-chegados à equipe regular de Dragon Ball, um dos quais é Naoki Satō, que estará compondo a trilha sonora do filme. Ele é um compositor conhecido, tendo fornecido a música para vários filmes live-action e séries de anime populares, incluindo as cinco primeiras séries de TV Pretty Cure da Toei Animation.
Assumindo como supervisor de animação, e presumivelmente também o papel de designer de personagens, está o animador veterano Chikashi Kubota, que atuou como animador-chave no mais recente filme do Broly e é mais recentemente conhecido por seu trabalho na série One-Punch Man como seu designer de personagens e supervisor chefe de animação.
Ele é um fã notável da franquia Dragon Ball, tendo assistido à transmissão original quando criança, e citou-a no passado como uma grande influência em sua carreira na animação. Pouco depois do anúncio de seu envolvimento, ele usou o Twitter para expressar seu entusiasmo, dizendo: “Nas palavras de Nozawa-san, vou trabalhar duro para torná-lo o ‘melhor do mundo’!!”
先日のジャンプフェスタに合わせてスタッフ詳細が発表されましたが、来年公開の映画『ドラゴンボール超 スーパーヒーロー』で作画監督を担当させていただくことになりました。
野沢さんの言葉「世界的に最高」を目指して、頑張ります!!https://t.co/t69VXf8fsf pic.twitter.com/U55kMOESei— 久保田誓 (@kubo_chika) December 20, 2021
V-Jump de junho de 2022 (21 de abril de 2022)
Back-up Comics: A Estrada de Victory Asada em Direção ao Super Top-Class!!! Capítulo 35:
UM NOVO DESAFIO! O DIRETOR DE DRAGON BALL!!
PÁGINA 1:
Victory Asada: O que estamos mais ansiosos para este ano… Claro, é o filme Dragon Ball Super: Super Hero!
Kasai: Estou super animado também!!
Asada: Então hoje vamos entrevistar o diretor de Super Hero!
Kasai: Ele é um diretor com incríveis habilidades em CGI! Fiquei tão impressionado com o quão legal o trailer parecia! Além disso, é emocionante ter Gohan e Piccolo à frente! E novos personagens da Red Ribbon também!
Asada: Com certeza, com certeza! Eu assisti o trailer também, mas…
Kasai: Mas o quê?
Asada: Não acha que eu meio que pareço um capanga da Red Ribbon?
Kasai: Co-… como é?! Vo-… você quer dizer a aparência?
Asada: Digo, eu uso um terno vermelho também… E… Meu cabelo se parece com o logo deles!!
[Apontando para o corte de cabelo chevron]
Kasai: É! Você tem razão! Parece!!
PÁGINA 2:
Asada: Então, quando conheço o diretor, pergunto se posso estar no filme também!
Kasai: De jeito nenhum!! Além disso, por que você está no centro?!
[pôster de DBS: SH disposto com Gamma 1, Piccolo, Victory Asada, Goku, Gamma 2]
Asada: Eu finalmente vou fazer minha estreia no cinema… [Óculos fazem um bipe no estilo Scouter] Hm?
[Os óculos de Asada explodem]
Asada: Gyaahh!!!!
Kasai: Os óculos de Asada-san explodiram!!
Asada: Alguém com um incrível poder de luta está se aproximando!!
Kasai: E-esses eram o seu Scouter?!!
[Um figura numa motocicleta ressoa à distância]
Asada: Q-quem poderia ser?!
[O diretor de Dragon Ball Super: Super Hero, Tetsuro Kodama, chega em sua moto]
Asada: Ah! Fujam!! Ele é muito assustador!!
PÁGINA 3:
[Kodama estaciona sua moto]
Asada: Ah não! Ele parou!!
Kasai: Não olhem nos olhos dele!!
[Kodama tira seus óculos escuros]
Kodama: Prazer em conhecê-los. Eu sou o diretor, Kodama!
Asada e Kasai: O quêeee?!!
Kasai: P-Prazer em conhecê-lo… [Risos nervosos]
Asada: M-moto muito legal que você tem aí… [Risos nervosos]
Narração: Tentando evitar qualquer contato visual [Re: Kasai e Asada]
Kodama: Obrigado! Motociclismo é meu hobby, e esta Harley é minha quinta moto!
Narração: Moto atual real: Harley-Davidson 20222 SportstarS
Kasai: Sua quinta moto? Então você deve ter rodado por aí por um bom tempo.
[Imaginando Kodama em trajes de gangue de motoqueiros japoneses]
Asada: Deve ter sido um encrenqueiro em sua juventude…
Kodama: Hunf. Na verdade…
[Postura de confiança de olhos fechados]
Kodama: Conseguir minha licença há apenas dois anos!
Asada e Kasai: Dois anos?!!
Asada: Dois anos e você já trocou de moto quatro vezes?! Não é um exagero?!
Kodama: Na próxima, estou pensando em comprar uma Super Cub (Honda)!
Narração: A milhagem de gasolina é a melhor!
[Abaixo, foto de Kodama em um Super Cub]
Asada: Você com certeza vai para os dois extremos!!
PÁGINA 4:
Kodama: Antes da Harley, também andava numa moto bem bonitinha!
Asada: Graças a Deus… No fim das contas, ele não é tão assustador.
Kasai: Eu estava preocupado que ele não ouvisse nossas perguntas…
Kodama: Claro! Na verdade, sempre respeito a vontade do cliente! Eu não gosto apenas de insistir no meu caminho!
Asada: Sério?!
Kodama: Mas dentro das estipulações dadas, faço sempre o meu melhor… E saiba que em algum lugar lá dentro minhas próprias forças virão à tona! Suas próprias peculiaridades brilham no final!
Asada: Uma citação de Super Top-Class logo de cara!!
Kasai: Ele é um diretor de Dragon Ball, afinal! Mas o que realmente o levou a se tornar um diretor de Dragon Ball?
Kodama: Comecei em Oita. Quando era estudante, sonhava em ser ilustrador. Depois de muitas experiências, acabei focando em desenhar cenários de animação.
[Foto de Kodama criança desenhando Goku ➡ Foto de Kodama construindo um modelo arquitetônico, Narração: Mudou-se para Kansai e encontrou trabalho ➡ Matriculou-se na faculdade de artes em Osaka]
Kodama: Enviei amostras para várias empresas de anime e comecei a trabalhar como freelancer.
[Foto de Kodama com um saco nas costas andando em cima de um trem-bala, Narração: Mudou-se para Tóquio, 27 anos]
Kodama: Acabei conseguindo muito trabalho e fundei minha própria empresa, chamada ECHOES.
[Foto de Kodama segurando um troféu, Narração: Ganhou vários prêmios; Foto de Kodama em uma sala de aula, Narração: Trabalhou como professor na Universidade de Artes de Kyoto]
Asada: Você dirige uma empresa também?!
Kodama: Trabalhei com a Toei Animation por mais de dez anos.
[Foto de Kōzō Morishita, Narração: Meu abridor de portas foi o Conselheiro Sênior da Toei Animation, Kōzō Morishita]
Kodama: Então fui selecionado para fazer algumas das provas de conceito de Super Hero. A prova de conceito foi recebida com elogios e fui nomeado diretor.
PÁGINA 5:
Kasai: Entendo! Então foi assim.
Asada: Ouvi dizer que Toriyama-sensei até disse que a qualidade era bastante alta.
Kodama: Sim, fiquei muito grato!
Asada: Então, você ficou feliz quando descobriu que era o diretor?
Kodama: Sobre isso… Eu… eu não tinha ideia do que fazer!!
[Quadro de Komada flutuando com medo, inspirado no momento de pânico de Vegeta contra Freeza]
Kodama: Destruído pelo medo!!! Pra começar, eu estava preocupado em como fazer aquelas dobras nas roupas dos personagens de Dragon Ball em CG…
[Imagem das dobras no uniforme do Goku]
Asada: Entendo. Isso parece difícil…
Kodama: Das duas provas de conceito que fiz, na verdade recomendei uma versão com um visual diferente do filme final. Mas pediram para ir com esse estilo.
Toei Animation (Figura de paletó e camisa desabotoada com um círculo onde se lê “Toei Animation” sobre o rosto): Gostaríamos de ir com esse visual…
Kodama: É?! Aquele?!
Kasai: Clientes em primeiro lugar, certo?
Kodama: Eu realmente quebrei a cabeça pensando na melhor forma de representar os visuais de Dragon Ball em CG. A coisa mais importante para mim foi fazer um trabalho onde nada parecesse “fora”. [Kodama dispara um Makankōsappō através da palavra “fora”] Eu queria perder aquela sensação não natural que pode vir com a mudança para CG, a ponto de você não acabar desejando que tivesse sido desenhado à mão. Pesquisei vários métodos.
[Com jaleco na frente da câmara esférica do Dr. Hedo do filme, Narração: contagem de quadros, expressões, sombreamento, linhas, formas]
Kodama: Após 20 anos de projetos CG, acho que finalmente conseguimos! Um trabalho comercial de CG onde nada parece errado!
Asada: Incrível!
PÁGINA 6:
Kasai: Mas o movimento parece difícil em CG.
Kodama: Para o movimento, eu geralmente compartilhava minhas ideias com os animadores por meio de imagens, depois deixava-os trabalhar e fazia verificações. Mais ou menos como direção de atuação.
[Kodama, gesticulando na frente de um animador em uma mesa: Assim!]
Kodama: Os animadores da Toei são profissionais quando se trata de ação, então as cenas de batalha ficaram boas! Em vez disso, foram as cenas da vida cotidiana que nos causaram problemas. Como fazemos para o movimento parecer natural?
Animador: Como lidamos com as cenas de diálogo?
[Imagem de Gohan e Piccolo se encarando silenciosamente]
Kodama: O que fazemos com as gesticulações…?
Kasai: Ah. Eu nunca teria adivinhado!
Asada: Como começou o trabalho para este filme?
Kodama: A primeira coisa que recebi foi o roteiro de Toriyama-sensei e uma imagem de Carmine que ele desenhou. Quando olhei para o roteiro pela primeira vez, fiquei impressionado com o número de personagens e informações!
[Kodama lendo o roteiro: Uau!]
Kasai: O quê? Então Carmine veio primeiro?
Kodama: Sim! Mesmo agora, ele é um personagem bastante ressonante comigo.
[Fora do balão de fala: Alguém muito divertido também.]
Asada: Aliás, você tem um personagem favorito em Dragon Ball?
Kodama: Ah, toda vez… São aqueles três jovens lutadores Namekuseijins!
[Foto dos três guerreiros Namekuseijins da vila de Muri que atacam Zarbon e Dodoria]
Asada: Ah, qualé! Aí você forçou a barra!!!
Kodama: Não, eu realmente gosto muito deles. Na verdade, pode haver uma homenagem a eles escondida em Super Hero!
Asada: Oh! Agora ficou interessante!!
PÁGINA 7:
Kasai: Existem outros destaques que devemos procurar?
Asada: Ah! Oh droga! Estamos sem páginas!! Diretor!! Por favor me coloque no filme!!!
[Asada em uma reverência ajoelhada, Narração: Com a cabeça até o chão]
Kodama: Hã?!!
Kasai: Você me interrompeu no meio de uma pergunta!!!
Asada: Eu pareço com os Red Ribbons!! Além disso, eu também gosto de motos, então somos amigos!!
Kasai: Esse cara… Ele insiste no seu caminho!!
Asada: Por favoooor!!!
[Fora do balão de fala: Uaaah]
Kodama: Eu realmente devo muito a todos na Shueisha também… Ok! Vou colocar você… Na minha cena absolutamente favorita!!
Asada: A… Beleza!!
Kasai: De jeito nenhum!!
[Fora do balão de fala: Você está indo longe demais pelo cliente!!]
Asada: Eu nunca esperei tudo isso!! Farei o meu melhor!!
Kodama: Certo. Agora, só um pouco de tinta…
[Aplicando tinta em Asada, que tem o “R” de Red Ribbon preso às pontas de seu cabelo]
Asada: Ok!!
Kodama: Agora, por favor, não se mova, tudo bem? O logotipo da Red Ribbon foi desenhado em centenas de lugares do filme!! Por favor, fiquem atentos a eles quando forem assistir nos cinemas!!
[Segurando um diagrama do guarda-chuva de Carmine com o logotipo em cima e desenhado no formato da alça]
Asada: Espere, eu sou apenas parte do cenário!!
[Pintado para se misturar à porta do banheiro masculino, com o cabelo dele formando o logotipo]
Kasai: Parabéns pela sua grande estreia no cinema… [Enxugando as lágrimas]
Narração: Asada não aparecerá no filme.
Filme Dragon Ball Super: Super Hero é adiado devido a ataque hacker (18 de março de 2022)
Em uma nova declaração oficial da empresa, a Toei anunciou que – devido a um network hack que ocorreu no início deste mês – o lançamento do próximo filme, Dragon Ball Super: Super Hero, foi adiado indefinidamente a partir de sua data de lançamento original, 22 de abril de 2022.
Nenhuma nova data de lançamento foi determinada no momento.
Dragon Ball Super: Super Hero estava programado para ser lançado em todo o país na sexta-feira, 22 de abril. No entanto, como já foi relatado anteriormente, a produtora do filme, Toei Animation, sofreu uma violação de rede por um terceiro, o que causou problemas na produção do filme. Portanto, estamos anunciando que o lançamento do filme deve ser adiado. Pedimos desculpas a todos que estavam ansiosos por seu lançamento. Uma nova data de lançamento será anunciada em breve, por isso pedimos sua paciência. Agradecemos a sua compreensão.
Para aqueles que compraram ingressos antecipados, eles ainda serão válidos a partir da nova data de lançamento, portanto, certifique-se de mantê-los.
Nova data de lançamento para o filme Dragon Ball Super: Super Hero é anunciada (14 de abril de 2022)
Em um comunicado oficial da empresa, a Toei anunciou uma nova data de lançamento para 11 de junho de 2022
Data de lançamento do filme “Dragon Ball Super: Super Hero”
Nova data de lançamento: 11 de junho de 2022 (sábado)
Pedimos sinceras desculpas a todos que estavam ansiosos pelo lançamento em abril. Toda a equipe fará o melhor para cumprir esta nova data de lançamento para que você possa aproveitar ainda mais o trabalho deles, então esperamos que você continue a aguardar pacientemente seu lançamento.
Observe que todos os ingressos antecipados que você já comprou serão válidos para a nova data de lançamento, então certifique-se de guardá-los.
Perguntas & Respostas de Akira Toriyama sobre Piccolo e Gohan em DBS: Super Hero (28 de maio de 2022)
Por que escolheu Gohan, Piccolo e a Red Ribbon para essa história?
Gohan é, na verdade, mais forte que qualquer um, mas ultimamente não tem tido a chance de brilhar. Seu respeitado mestre, Piccolo, é quem vai motiva-lo, ao invés de seu pai, Goku. Pensei em dar origem a um novo super-herói ao colocar esses dois nos holofotes na luta contra os Gammas.
Como Gohan e sua família enxergam Piccolo?
Gohan sempre teve um vínculo forte com Piccolo, desde que foi treinado quando criança. E tanto Videl quanto Pan igualmente pensam que ele é um membro da família em que podem confiar mais que qualquer outro.
Tem algo a mais que você gostaria de dizer sobre o Piccolo?
Na verdade, Piccolo é meu personagem favorito. Ele é sempre tão quieto, então essa pode ser sua primeira vez estando tão falante e ativo.
Trilha Sonora Original de Dragon Ball Super: Super Hero (08 de junho de 2022)
Comentário de Naoki Satō
Comentário do compositor musical Naoki Satō incluso no lançamento da trilha sonora do filme
POR OCASIÃO DA VENDA DA TRILHA SONORA ORIGINAL DO FILME DRAGON BALL SUPER: SUPER HERO
Quando me convidaram para fazer a trilha sonora deste filme, primeiro fiquei surpreso, depois eufórico. É para Dragon Ball, uma propriedade com fãs hardcore em todo o mundo, não apenas no Japão. Quando surgiram as notícias de que Dragon Ball Super: Super Hero estava sendo feito, as expectativas dos fãs provavelmente estavam nas alturas… então, quando percebi isso, fui imediatamente dominado pelo pavor. Eu tinha que fazer uma trilha sonora adequada, não apenas para não trair as expectativas dos fãs de todo o mundo, mas também de todas as sucessivas gerações de pessoas que fizeram de Dragon Ball o que ele é até agora. E então comecei a pensar comigo mesmo: “Por que eles me escolheram?” Quanto mais eu pensava, mais o medo e a pressão aumentavam.
Trabalhei enquanto conversava bastante com o produtor Norihiro Hayashida e o diretor Tetsuro Kodama sobre as cerca de trinta peças musicais espalhadas pelo filme. Não há “resposta certa” quando se trata de direção musical, então houve lugares onde nossas visões não combinavam, mas ambos respeitaram completamente minha visão, então, felizmente, pude continuar escrevendo a música em que acreditava até o fim. Sempre que a filmagem era aprimorada, por algum motivo, eu sentia inveja de sua qualidade, então, erroneamente, tomei isso como um desafio para ver quem poderia entregar mais, mas ainda assim, a trilha sonora melhorou como resultado.
Como este filme é o epítome da clássica fórmula shōnen, não há espaço real para experimentação ou novos pontos de vista. Este desafio é uma bola reta, e tudo o que preciso fazer é descobrir com que rapidez lançá-la. Jogar uma bola rápida ardente é definitivamente muito cansativo para mim, aos 52 anos, mas a sensação de realização que senti quando terminei de escrever todas as peças foi certamente especial. Esse sentimento de “bem, isso certamente me fez suar muito” é definitivamente bom. Mas se eu tiver a chance de compor para outra produção de animação, gostaria muito que fosse uma história sobre uma mulher um pouco mais velha.
Comentários de Akira Toriyama no Panfleto Oficial do filme Dragon Ball Super: Super Hero (11 de junho de 2022)
Quais são seus pensamentos ao ver os visuais em seu estado atual de conclusão?
Estou escrevendo isso depois de uma exibição de teste particular, apresentando visuais ainda parcialmente incompletos e apenas as vozes dos dubladores, mas sem efeitos sonoros, música, etc. Mesmo assim, foi bastante impressionante e fiquei animado pensando em como ficaria quando estivesse completo.
A propósito, o subtítulo é “Super Hero”. Eu esqueci totalmente que o título principal do filme é “Dragon Ball Super”, então acabou tendo dois “supers”. Acho que todos pensaram que eu tinha feito isso de propósito, porque ninguém me apontou isso (risos). Então é minha culpa que o “Super” seja tão repetitivo.
Para este filme, a “evolução das imagens” realmente se destaca. Essa melhoria na frente visual é algo que você esperava, então o que achou disso?
Até agora, embora todos tenham trabalhado muito na animação, sempre houve áreas de irregularidades no produto final, devido à divisão do trabalho e aos diferentes talentos e peculiaridades dos animadores. Desta vez, porém, graças a este novo método revolucionário, essa desigualdade desapareceu. Não há inconsistências, mesmo com os personagens de fundo. Estou realmente impressionado. Eu não sei nada sobre cinema, então realmente não entendo como eles fizeram isso, mas parece que demandou muito tempo e esforço.
O que pensou primeiro quando as conversas se voltaram para uma “sequência” do filme “Dragon Ball Super: Broly”?
O filme anterior, “Broly”, focava em batalhas de força de um nível além. Se tivéssemos continuado assim e feito do próximo longa outro filme de batalha, parecia que íamos perder o espírito alegre de Dragon Ball. Então, desta vez, achei que deveria retornar as coisas para um caminho um pouco mais leve, com personagens tendo uma vida cotidiana, que é então ameaçada por uma crise e resulta em uma grande batalha.
Essas cenas de batalha são maravilhosas, como é tradicional na série, e sempre me emociono muito com elas. Graças a isso, posso apenas escrever “e agora esses dois personagens têm uma grande batalha” no roteiro original, e ficar tranquilo sabendo que isso se transformará em uma batalha incrível.
Naturalmente, desta vez as batalhas são mais surpreendentes do que nunca. Você não vai conseguir tirar os olhos delas!
Qual foi o seu objetivo ao se focar em Gohan, Piccolo e o Exército Red Ribbon?
Gohan é realmente mais forte do que qualquer um… ou pelo menos é o que dizem, mas ultimamente ele não tem tido chance de brilhar. Para motivá-lo, é necessário seu venerado mestre Piccolo, em vez de seu pai Goku.
Pensei em dar origem a alguns novos super-heróis, colocando esses dois no centro das atenções através de suas intensas batalhas com os andróides Gamma.
Quanto ao Exército Red Ribbon, não pareciam tão assustadores quando os desenhei na série original, mas desta vez os trouxe de volta como uma organização inimiga que desencadeia o nascimento de novos inimigos poderosos.
Neste filme, vemos a vida cotidiana de Piccolo e algumas partes inesperadas de sua personalidade. Existem mais histórias de fundo além do que é apresentado no filme?
Piccolo é um personagem bastante complexo. Originalmente ele era o Rei Demônio Piccolo que se separou do deus que criou as Esferas do Dragão da Terra. Mas ele foi derrotado por Goku, e então a criança (ou melhor, uma cópia de si mesmo) que ele deixou para trás entrou no Torneio de Artes Marciais sob o nome de “Ma Junior” para esconder sua verdadeira identidade. Posteriormente, durante a batalha contra Freeza, ele se fortaleceu ao se fundir com um Namekuseijin chamado Nail, e depois até mesmo se reuniu com Kami, o que nos traz ao presente.
É um passado tão complexo que até eu tenho dificuldade em lembrar (risos).
A maioria dos Namekuseijins são tipos magos, e tipos lutadores como Piccolo são raros. Eles ainda são uma raça muito misteriosa, então podem ser uma dor de cabeça até para mim, o criador original.
Gohan e sua família se ofereceram para deixar Piccolo morar com eles, mas ele preferiu morar nas montanhas próximas, já que gosta de lugares tranquilos. Viver perto da água é o habitat natural de um Namekuseijin. Por alguma razão, eles têm dentes, mas só bebem água. O smartphone de Piccolo foi um presente forçado a ele por Videl. Sua coleção de bichos de pelúcia começou quando a filha de Gohan, Pan, deu a ele um. Ele fingiu estar feliz para não ferir os sentimentos de Pan, então Gohan e Videl erroneamente acreditam que ele realmente gosta deles.
Na verdade, Piccolo é meu personagem favorito. Ele é sempre tão quieto, então esta pode ser a primeira vez que ele está tão falante e ativo.
Como Gohan e sua família veem Piccolo?
Gohan sempre teve um forte vínculo com Piccolo, desde que treinou com ele quando criança. Videl e Pan também pensam em Piccolo como um membro da família em quem podem confiar mais do que qualquer outro.
Você desenhou muitos personagens para este filme. Quando se trata de design, você teve novos experimentos ou coisas sobre as quais foi exigente?
Provavelmente é mais uma questão de gosto, mas em algum momento, o físico e as características faciais dos personagens guerreiros ficaram muito fortes, então desta vez eu queria retornar as coisas a uma sensação um pouco mais suave com meus designs. Na verdade, eu também projetei a base inimiga, mas eles sugeriram algo muito mais incrível para ela. Estou muito feliz por todas as coisas que eles fizeram que foram além da minha imaginação. O filme está cheio de imagens assim.
Piccolo nunca tirou seus sapatos em nenhuma das produções até agora. Como são os pés dele?
Hã? Ele nunca tirou os sapatos? Isso é uma surpresa para mim também. Eu acho que eles são muito parecidos com os pés terráqueos. Mas suas unhas são pretas, assim com as unhas das suas mãos.
Os personagens que você desenhou foram animados usando um método diferente de antes: primeiro seus modelos foram criados, então o movimento foi adicionado. Como foi assistir a esse processo?
As partes principais dos personagens principais foram revisadas e editadas inúmeras vezes. Eu não vi o processo depois disso, mas foi muito emocionante ver os movimentos realistas dos personagens.
O que você acha do diretor, Kodama?
Eu nunca o conheci pessoalmente, mas tive uma boa noção de sua meticulosidade e senso de estilo através do meu editor.
Quando vi as imagens em movimento pela primeira vez, fiquei particularmente surpreso com a composição, apresentação, movimento e a cena da chuva.
Conte-nos o processo por trás do nascimento de Gamma 1 e 2, e quais foram seus pensamentos ao projetá-los. Além disso, como você se sente sobre a forma como Hiroshi Kamiya e Mamoru Miyano os interpretaram?
Os andróides Gamma foram criados pelo brilhante Dr. Hedo, cujo sonho era que heróis clichês aparecessem. Esses designs um pouco antiquados são a personificação do que eu imaginava que os heróis seriam quando eu era jovem. Os dois dubladores deram vida a eles com vozes perfeitas, então vê-los em ação foi mais legal do que eu esperava.
Para as pessoas que já viram o filme uma vez, em que elas devem prestar atenção na segunda vez?
A série de animações de 2013 em diante foi uma continuação casual do meu mangá original. Para o espectador de primeira viagem de Dragon Ball, pode ser um pouco difícil compreender os vários relacionamentos dos personagens, então eles podem precisar aprender um pouco sobre a série antes.
Mas para quem já conhece a série, o conteúdo deve ser simples o suficiente para entender após uma única assistida. Então, para a segunda experiência, aproveite a ação e os detalhes!
Entrevista com Chikashi Kubota no Panfleto Promocional de DBS: Super Hero (11 de junho de 2022)
Chikashi Kubota (Diretor de Animação)
Designer de personagens e diretor de animação de ONE PIECE THE MOVIE: Baron Omatsuri and the Secret Island; designer de personagens e diretor de animação de One-Punch Man (série de TV). Nativo de Tóquio. Forneceu animação-chave, design de personagens e direção de animação em vários projetos.
Perguntamos como é atuar como diretor de animação em um projeto de CG, com o importante papel de fornecer correções 2D sobre o trabalho 3D.
Quais coisas criraram dificuldades durante a produção?
Quando veio a descrição de que seria um filme em 3D CG, é claro que fiquei um pouco apreensivo. Mas além disso, seja em 2D ou 3D, estava a sensação de que eu só queria continuar trabalhando com Dragon Ball. Quando li o roteiro, fiquei incrivelmente empolgado – me lembrou dos meus dias comprando a Shonen Jump e lendo o o mais recente capítulo de Dragon Ball quando criança.
Eu fiquei tipo: “Uau, este é um novo Dragon Ball!” (risos) Com um projeto 3D em particular, senti que poderia contribuir com minha fixação em replicar o estilo de Toriyama-sensei, além de simplesmente renderizar os personagens em três dimensões. Todo mundo tem uma noção dessa distinta “qualidade Toriyama”, então me debrucei sobre o trabalho de animadores anteriores e suas próprias abordagens para representar a arte de Toriyama-sensei e transmitir isso no filme.
Você já trabalhou como animador-chave no último filme, Dragon Ball Super: Broly, e se tornou diretor de animação deste filme. Como se sentiu com isso?
Com este filme, não fiz parte do que chamaríamos de layout e rascunhos em termos de animação 2D. Normalmente eu gostaria de estar mais envolvido nisso, mas todo o movimento que surgiu depois foi tão vívido que eu não precisava me preocupar. Era como uma cultura ou gramática diferente. Eu pensava: “Ah, eles colocaram esse tipo de imagem aqui. Entendi.” Às vezes, havia até casos em que eu sentia que havia um pouco de movimento demais, mas fiquei impressionado com o controle que você podia sentir até mesmo nos menores detalhes, em comparação com a animação 2D, onde as coisas tendem a ruir silenciosamente. Até mesmo a área de produção responsável pela produção dos visuais diferia muito da animação 2D. Com tantos processos, partes e pessoas, eu estava ansioso para ver as imagens sendo retocadas a cada nova tomada.
Para meu trabalho como diretor de animação, usei um iPad para fazer correções em camadas diretamente sobre as imagens renderizadas em 3D. Com o 3D, alterar até mesmo uma linha pode resultar na necessidade de ajustar todo o modelo, o que pode ser bastante problemático. Eu tive que ter um cuidado extra para explicar exatamente por que uma certa mudança era necessária, às vezes deixando notas escritas da “perspectiva do ilustrador” para detalhar cuidadosamente por que uma coisa funcionaria, outra não, etc. O que me surpreendeu foi que mesmo nos casos em que eu pensava: “Foi demais? Eles vão consertar?”, a cena voltava exatamente como eu havia pedido. Todo mundo estava trabalhando muito. Foram tantas as vezes que eu recebi de volta “correções do diretor de animação” e fiquei tocado pelo fato de que todas as mudanças estavam lá.
Quais são alguns dos principais aspectos ou cenas especiais a serem observados?
De Dr. Slump a Dragon Ball, do crescimento de Son Goku, ao seu casamento, ao nascimento de seu primeiro filho – sempre há uma sensação de imprevisibilidade. O inesperado da arte analógica de Toriyama-sensei fazendo a transição para o digital. O “inesperado” frequentemente visto no mundo de Toriyama-sensei está legal e vivo neste filme.
Eu falei no início sobre minha empolgação por estar envolvido na mais nova produção, mas espero que você também possa se emocionar com o inesperado de poder desfrutar da mais recente história de Dragon Ball de Toriyama-sensei em 3D. O filme ganha vida inteiramente no espaço 3D, então novas descobertas aguardam ao assistir os personagens de Toriyama-sensei se moverem em seu mundo tridimensional. Conseguimos empregar o trabalho de câmera que muitas vezes evitamos na animação desenhada à mão, por isso deve ser visualmente refrescante.
Minha cena favorita no filme é aquela que acontece na chuva. Na animação desenhada à mão, os visuais de chuva sempre tendem a parecer bastante simples, mas aqui foram capazes de representar a textura 3D de gotas de chuva de maneiras interessantes, levando a visuais ainda não vistos na série. Existem muitas outras diferenças entre esta e a animação 2D, então, por favor, desfrutem do filme!
Alguma mensagem aos espectadores?
Quando eu estava lendo Dragon Ball na Shonen Jump, havia tanto o mangá quanto o anime. Uma das razões pelas quais eu aspirava a me tornar um animador era que eu estava maravilhado com o fato de que havia adultos profissionais que foram capazes de pegar este grande mangá e transformá-lo em um anime para nós, crianças. Dos intérpretes aos roteiristas e aos artistas, admirei profundamente todos os envolvidos na produção e na animação final composta por todos os seus trabalhos. Desta vez, sinto que é a minha vez. Devo a todos retribuir a emoção que Dragon Ball me deu naquela época. Essa é a atitude com que entrei no meu trabalho.
Perguntas & Respostas com Akio Iyoku sobre DBS: Super Hero (12 de junho de 2022)
Uma sessão de Perguntas & Respostas com o produtor executivo do novo filme de Dragon Ball:
Onde começou o planejamento e a concepção deste filme?
Primeiro eu fiz uma lista de todas as ideias que surgiram quando conversei com o [Toriyama] sensei. A primeira coisa que discutimos foi ambientar o filme na Terra.
Existe algo em que você quer que as pessoas fiquem atentas?
Desta vez fizemos algo especial com os créditos finais, então, por favor, aproveitem o filme até o fim!
Conte-nos sobre a ideia de fazer de Gohan e Piccolo os protagonistas deste filme.
Na verdade, a ideia original do Toriyama-sensei era que apenas Piccolo fosse o protagonista, mas eu o pressionei com o Gohan, então os dois acabaram como co-estrelas.
O que você achou do visual finalizado?
Francamente, eu chorei! Toriyama-sensei também foi um grande fã. Fiquei particularmente impressionado com a atenção do diretor Kodama aos detalhes. Mesmo personagens em cenas de multidão estão detalhadamente desenhados.
Qual é a sua cena favorita?
A conversa entre Dr. Hedo, Carmine e Magenta no carro logo no início. Eu acho que é uma cena onde a sensação única deste filme realmente se destaca.
EXTRA: Perguntas & Respostas com o diretor de DBS: Super Hero, Tetsuro Kodama (13 de junho de 2022)
Conte-nos sobre o design diferenciado da casa de Piccolo!
Nesse filme, eu pude colorir a casa do Piccolo pela primeira vez! O uso de cores foi inspirado no meu livro ilustrado favorito!
Conte-nos o segredo da base da Red Ribbon!
A base do Exército RR neste filme expande a base que Toriyama-sensei desenhou. Baseei ela nos meus designs americanos favoritos dos anos 60 e 70.
Comentários Finais de Akira Toriyama sobre Dragon Ball Super: Super Hero (13 de junho de 2022)
Finalmente consegui ver o filme finalizado. Em suma, é um filme de animação incrível!
Bem, sou o autor original, então talvez não seja muito convincente que eu diga coisas assim, mas mesmo assim, me empolguei assistindo! Posso ser um velhote, mas fiquei muito animado.
Anteriormente, as histórias aconteceram no espaço ou em outros cenários de larga escala desse tipo, então desta vez eu queria retornar as coisas às suas raízes e definir a história em apenas uma pequena área da Terra.
Além do mais, o inimigo é o Exército Red Ribbon, que não fez muito barulho durante a serialização original do mangá. Além do mais, Goku e Vegeta não são os protagonistas. Enquanto tentava fazer uma história interessante, estava o tempo todo preocupado que poderia ser um pouco simples. Foi quando o diretor Kodama e a excelente equipe do anime apareceram.
Embora a história possa ter sido em pequena escala para os padrões recentes de Dragon Ball, eles conseguiram transformá-la em um filme incrível, diferente de qualquer outro antes, graças ao seus talentos raros e imagens de ponta!
As batalhas na segunda metade me deram arrepios, como a cena da luta na chuva. A composição habilidosa foi tão intensa que fiquei entorpecido em adrenalina! Piccolo é tão legal! Gohan é tão legal! Gamma 1 e Gamma 2… todos são tão maneiros!
Não costumo ficar muito empolgado com meus próprios trabalhos, mas acabei tendo pensamentos assim antes de saber o que me atingiu. É a primeira vez que isso acontece comigo. Naquele momento, percebi que todo o trabalho que tive discutindo com o meu editor valeu a pena.
Isso tudo graças ao diretor Kodama e à equipe do anime, que trabalharam muito mais do que eu, e também aos muitos membros da equipe e dubladores que os apoiaram, bem como ao meu editor na Shueisha, que desempenhou um papel importante em fazer disso o melhor filme possível. Só tenho gratidão por todos eles. Estou verdadeiramente satisfeito.
Se alguém aí está hesitante e pensando “Dragon Ball, hein…?”, então apenas confie em minhas palavras e dê uma olhada. Garanto que seu coração estará acelerado quando sair do cinema!
Entrevista com Akio Iyoku na V-Jump de agosto de 2022 (21 de junho de 2022)
Obs: As informações abaixo são um resumo/traduções a partir do inglês, que se encontram na internet, não havendo ainda acesso a toda a entrevista na íntegra.
- As conversas sobre DBS:Super Hero começaram em 2017, um ano antes do lançamento de Broly;
- O tom do estilo visual do diretor Kodama foi escolhido antes de haver um roteiro;
- O roteiro levou dois anos de idas e vindas desde o primeiro passo até o rascunho final;
- A Dragon Ball Room fornece ideias base de história/direção soltas para o Toriyama escrever, e então definem a história para o apelo dos fãs. Iyoku compara o papel ao de um editor de mangá;
- A Red Ribbon estava no primeiro esboço, mas Piccolo e Gohan nos papéis principais vieram de uma discussão mais aprofundada;
- Houve muita conversa sobre *como* usar o Exército RR, depois que surgiu a ideia de incluí-los. Os Gammas vieram depois, ao buscar personagens rápidos para mostrar o CG;
- Houve um foco particular em ter o Mestre Karin redesenhado por Toriyama, com a sensação (não está claro de quem) de que ele divergiu um pouco da visão do Toriyama;
- Toriyama desenhou Penenko, o bicho de pelúcia encontrado na casa de Piccolo, após um pedido de Iyoku para demonstrar como deveriam ser as pelúcias mencionadas no roteiro;
- Existe uma anedota sobre Piccolo agindo feliz depois de receber um deles de Pan, com um “estou aqui de novo”;
- Outra nota sobre as primeiras concepções tendo apenas o Piccolo como personagem principal. Iyoku teve que se esforçar muito para plantar a ideia na mente de Toriyama de que Gohan deveria ter um papel principal também. As primeiras concepções o tinham apenas lutando ao lado de Piccolo;
- Há uma longa conversa sobre o que levou as decisões em vários designs de locais, e uma ilustração de Toriyama da casa de Piccolo;
- O próximo filme está em andamento. Toriyama pode continuar fazendo DB assim por muito tempo, diz Iyoku;
- Há uma pequena conversa sobre Toriyama tendendo ao uso de designs “clássicos” com a Red Ribbon em geral neste filme;
- Aventuras e personagens fantásticos são a base de DB para Toriyama e a equipe; ação e escala são apenas uma parte;
- Toriyama voltou-se para a comédia com este filme, mas sabia que conversas com outros funcionários seriam necessárias para aumentar sua escala para uma produção cinematográfica;
- Por que Piccolo tem “94” em sua roupa? Toriyama o desenhou com isso. Também há uma cena em que seu baixo número/classificação é apontado, então Iyoku imagina que talvez seja apenas isso. O entrevistador observa que pode ser um trocadilho japonês para “lesma” (namekuji) ~ name-ku(9)-shi(4).
- Uma de suas melhores lembranças da produção foi contar ao dublador de Piccolo, Toshio Furukawa, sobre seu papel de protagonista, e ver sua alegria em ter tantas falas;
- Toriyama fez o design da professora de jardim de infância da Pan.
Comentário de Akio Iyoku:
Entre este filme e o mangá de Toyotaro-sensei, atualmente temos duas linhas de DBS em execução. Pra começar, este filme é escrito puramente como uma sequência de DBS: Broly. Queríamos nos focar em atender às expectativas de todos que estão ligados em DB até agora, como em: “Seria legal se isso acontecesse” ou “Espero que esse tipo de personagem apareça”. E nas páginas desta revista (V-Jump), temos a continuação da história de Goku e Vegeta. Veremos novos inimigos fortes aparecerem, e novas histórias e eventos continuarão a progredir. É claro que Toriyama-sensei também supervisiona diligentemente as tramas do mangá, então é como se tivéssemos eventos acontecendo em paralelo.
Em termos de posicionamento na linha do tempo, tentamos não construir coisas muito estritas. Gostaríamos de deixar margens na história para permitir um maior grau de liberdade. Por exemplo: o próprio Broly era um personagem original do anime que foi trazido para o mundo da série principal pelas próprias mãos do Toriyama-sensei, e são precisamente esses tipos de margens deixadas no mundo da ficção que permitiram um experimento pra começo de conversa. Simplificando: “As coisas são mais interessantes assim!”
Quais são seus planos agora que DBS: Super Hero foi lançado no Japão?
DBS: Super Hero é um filme que foi feito não só para o público japonês, mas para o mundo todo. DB é uma série da qual o Japão se orgulha muito, então sentimos um senso de responsabilidade enquanto trabalhávamos no filme.
Estaremos de fato lançando-o na América neste verão também!! Hã? “O que vem depois”? Bem, já que está perguntando… uma nova produção da série já está sendo feita!
Super Hero nos levou 5 anos para produzir, então é natural que já estejamos trabalhando no que vem a seguir! (Risos).
Afinal, o próprio Toriyama-sensei está sempre trabalhando em novos conceitos e ideias para Dragon Ball. Estamos todos pensando no que queremos mostrar ao mundo a seguir.
Site oficial de Dragon Ball revela ilustrações de Akira Toriyama para a Casa de Piccolo e Penenko (23 de junho de 2022)
Bem-vindo de volta ao Editorial de Namek, onde a magnificência e mística dos Namekuseijins é eloquentemente explicada ao povo da Terra pelo escritor principal da filial Namek do site!
Dragon Ball Super: SUPER HERO, o mais recente filme da franquia, está iluminando a telona nos cinemas de todo o Japão! Adoraríamos nos aprofundar em quão incrível Piccolo estava no filme, mas não queremos estragar nada para quem ainda não viu. Nesse sentido, não deixe de ir ao cinema local para experimentar este filme incrível em toda a sua glória o mais rápido possível!
Enquanto isso, vamos revisitar um tópico que abordamos antes em uma coluna anterior: a casa de Piccolo e o adorável Penenko, ambos apresentados em várias prévias do filme. Fãs de todo o mundo ficaram impressionados quando esses dois aspectos da vida privada de Piccolo foram revelados, e agora as ilustrações de design da “Casa do Piccolo” e de “Penenko”, de Toriyama, que foram usadas para criar as folhas de referência do filme, foram reveladas!
DO PRÓPRIO TORIYAMA: A CASA DO PICCOLO E PENENKO!!
Esta paisagem com estilo de livro de ilustrações apresenta uma abundância de natureza, e dentro dessa bela paisagem está uma casa solitária pertencente a Piccolo.
Vários tipos de árvores e falésias imponentes adornam este local rural onde Piccolo vive. Ao olhar para a área como um todo, parece separada do mundo com o qual a maioria das pessoas está familiarizada, o que é adequado apenas para o guerreiro Namekuseijin.
A orla onde a vida marinha pode nadar livremente também é um toque agradável, não acha?
Tivemos um rápido vislumbre de como a casa de Piccolo se parece por dentro durante os previews, e uma coisa que todos notaram foram todas as adoráveis pelúcias de Penenko que decoravam seus aposentos. Eles são presentes da família de Gohan para mostrar o quanto apreciam toda a ajuda dele. A forma arredondada deste bicho de pelúcia é tão fofa! Toriyama não apenas projetou esse personagem, mas também criou o próprio nome “Penenko”, que é uma junção de “penguin” (pinguim) e “neko” (gato).
REVELANDO O INTERIOR DA CASA DE PICCOLO!
Abaixo, temos uma ilustração base de como é a casa de Piccolo por dentro! Os fãs ficaram empolgados quando o desenho de referência para o lado de fora da casa de Piccolo foi divulgada, levando muitos a se perguntarem como poderia ser dentro de suas paredes em forma de concha, mas agora podemos finalmente parar de tentar adivinhar e ver por nós mesmos!
Na verdade, podemos entender muito sobre o interior da casa graças a esta ilustração! Parece que originalmente havia planos para uma cozinha também, mas como qualquer especialista Namekuseijin irá te dizer, Piccolo pode viver apenas com água, então quase não há necessidade de uma. No fim, parece que tudo o que ele precisa é de uma cadeira e uma mesa. Isso é que é um estilo de vida minimalista!
Sobre o quarto no segundo andar, bem… tudo o que podemos dizer é: assistam o filme até o final para descobrir por si mesmos!
Esta “casa estilo Piccolo” foi trazida para a tela grande pelo produtor executivo do filme, Akio Iyoku, que estava obcecado por todos os detalhes. O Sr. Iyoku deu uma entrevista na edição de agosto da V-Jump, mas nós conseguimos um comentário dele que não entrou naquele artigo:
Falando sobre como foi decidido o interior da casa de Piccolo
Iyoku: À medida que avançávamos e recuávamos sobre o design, chegámos à conclusão de que uma única cadeira seria o suficiente. Piccolo não é o tipo de personagem que vive um estilo de vida extravagante, então fazia sentido para ele sentar-se em um lugar sem mais nada ao seu redor.
Também nos preocupamos muito sobre onde colocar os bichos de pelúcia que ele estava recebendo de Gohan. Queríamos colocar uma grande pilha deles em todos os tamanhos e cores, então usamos algumas fotos de quartos reais com grandes coleções de bichos de pelúcia como referência.
Já que decidimos que a casa do Piccolo seria bem simples, tornou-se uma questão de revisar o que estava naquelas fotos e decidir juntos o que deveríamos e o que não deveríamos incluir, e continuar revisando a partir daí.
Como Piccolo realmente precisava de uma cadeira, decidiram projetá-la como a que o Grande Patriarca de Namekusei se sentava. Aliás, esta cadeira também é colocada em áreas fora da casa de Piccolo, mas se algum leitor com olhos de águia a viu, por favor, resista ao desejo de dar spoilers nos comentários! No entanto, dê a si mesmo um grande joinha mentalmente.
Comentários de Akira Toriyama sobre a criação dos designs de Gohan Beast, Orange Piccolo e Cell Max (28 de junho de 2022)
Chegaram comentários de Akira Toriyama
A imagem completa dos três novos personagens é revelada!
E finalmente! O nome da nova forma de Gohan também foi revelado.
GOHAN BEAST
Gohan se transformou bastante no passado, mas agora ele precisa se transformar e despertar novamente.
Com base na imagem de seu despertar quando menino, Gohan evoluiu de uma maneira única. O nome de sua transformação é “Son Gohan Beast”, como se a besta dentro dele tivesse despertado.
Quanto ao design, tentei desenhá-lo com uma cara assustadora e pele azul, mas achei que não combinava muito com a imagem do Gohan, então no final apenas arrepiei o cabelo dele e o destaquei. Embora fosse um padrão semelhante, foi surpreendentemente bem recebido, e na verdade fiquei um pouco emocionado com os comentários que recebi de todos: “Isso é tão legal!”
Para ser honesto, estou perdido quanto ao tipo de design que eu deveria fazer se eu fosse transformá-lo ainda mais. (risos)
ORANGE PICCOLO
Piccolo é meu personagem favorito porque é quieto e estóico.
Desta vez, foi incomum ver ele falando e correndo assim, mas também é provavelmente a primeira vez que Piccolo se transforma de verdade. Ele não tem cabelo para arrepiar, então tentei deixá-lo mais robusto.
Poderia ser complicado de entender se fosse só isso, então tentei deixá-lo laranja, mas mesmo assim, pode ser difícil diferenciar do normal em algumas situações.
Acho que deveria ter exagerado mais, mas estou pessoalmente satisfeito que ele finalmente tenha poder de luta suficiente para rivalizar com Goku e seus amigos.
O nome “Orange Piccolo” é bem típico dele, que não tem senso de estilo, né?
CELL MAX
Cell, que o Dr. Gero criou manipulando células, era um inimigo formidável. Desta vez, seu neto Hedo, usando sua genialidade, criou um Cell Max gigante e mais poderoso com base nos projetos de Cell. No entanto, como foi produzido por insistência de Magenta, não tenho nenhum apego a ele.
Quando concluído, era para ser um super-humano que nem Broly poderia derrotar, mas foi ativado à força e se transformou em um monstro incontrolável.
Senti um pouco de pena do seu dublador em particular, pois este ser enorme, em cores extravagantes, ficou gritando e correndo furiosamente. Peço desculpas a este grande veterano.
Curto comentário de Chikashi Kubota sobre o Gohan BEAST (29 de junho de 2022)
映画に登場する新形態の名前が発表されたんですね。
そういえば設定打ち合わせの時に「ビースト感ください」とオーダーがあったなと。 https://t.co/jpdBimZteK— 久保田誓 (@kubo_chika) June 29, 2022
O nome da nova forma que aparece no filme já foi anunciado. Agora que penso nisso, durante uma reunião de criação, alguém me disse para dar uma “sensação bestial”.
EXTRA: Gohan Beast era chamado de “Gohan Final” no roteiro original
A partir do dia 9 de julho de 2022, o roteiro original do filme começou a ser apresentado aos fãs nos cinemas do Japão, e esta curiosidade pôde ser vista:
219 – Ondas de choque e nuvens de poeira cobrem o local, formando uma grande nuvem de poeira.
220 – Gohan Final permanece em pé sem dano algum.
Gohan Final: “É tudo o que você tem?”
221 – Cell Max desnorteado.
Cell Max: “Gu… gugu…!”
222 – Gohan Final empurra o punho direito de Cell Max e então aparece na sua frente de repente.
Gohan Final: “Agora é a minha vez.”
223 – Gohan Final desfere um chute no corpo de Cell Max.
EXTRA: Ilustrações originais de Akira Toriyama para Dragon Ball Super: Super Hero
Segue abaixo mais algumas artes do Toriyama, apenas para complementar o post com todos os seus desenhos feitos para este filme!
Design de Pan com seu uniforme do Jardim de Infância:
Ilustrações de Akira Toriyama que foram distribuídas nos cinemas do Japão por tempo limitado:
Conferência com Chikashi Kubota na Japan Expo Sud (24 de fevereiro de 2023)
Segue abaixo um resumo desta conferência, pois não temos acesso a ela na íntegra:
- Desde a infância ele era fã de anime e saía desenhando flipbooks nas aulas. Ele desenhou muito Dragon Ball na faculdade;
- Em relação a Dragon Ball Super: Broly, ele havia sido animador-chave nele e pediu a Norihiro Hayashida, durante o final da produção, para confiar a ele o design de personagens de Dragon Ball um dia, pois se considerava o animador mais fanático da franquia;
- Não era para ter cenas 2D originalmente em Super Hero. Porém, Kubota havia emitido como condição de sua participação no projeto colocar algumas cenas 2D;
- A fala do Toriyama é algo bem difícil de colocar em volume. Essa é uma das dificuldades que Kubota teve ao fazer o filme. Ele precisou ter um monte de coisas corrigidas;
- Ele teve que ver todos os cortes, um por um, e enviá-los de volta para a equipe 3D corrigir. Levou muito tempo, além de desenhar ele mesmo a parte 2D;
- O prazo estava chegando e ele sentiu a pressão para finalizar, mas a Toei foi hackeada, então ele teve a sorte de ganhar mais 2 meses para terminar bem o filme;
- Infelizmente, ele nunca conheceu Akira Toriyama. Toriyama havia conhecido a staff principal de DBS: Broly, mas como estávamos em um período pós covid em Super Hero, ele não conseguiu encontrá-lo;
- A produção de Super Hero durou 1 ano e meio;
- Ele já falou com Hayashida que, se houver um remake de Dragon Ball, definitivamente deveria ligar para ele. A passagem 2D do filme é para ele um portfólio para motivá-los a fazê-lo.