Takashi Matsuyama, que foi assistente de Toriyama a partir do segundo ano de Dr. Slump até quase o final de Dragon Ball, prestou suas homenagens ao amigo de longa data!
Em seu perfil no Twitter ele comentou:
Notícia de morte inesperada (T ^ T)
Eu descobri isso quando estava em Okinawa e fiquei chocado.
Toriyama-san, gostaria de lhe agradecer mais uma vez.
Muito obrigado por aquela época que foi como um sonho.
Rezo para que sua alma descanse em paz.
Referência: https://twitter.com/mats4004544/status/1766322714435051562
Contudo, em seu site chamado Artfront World, Matsuyama fez um comentário mais detalhado sobre suas experiências com Toriyama:
Faz 40 anos que me tornei o segundo assistente depois do primeiro assistente, Hisuwashi-kun, e foi uma honra poder ajudar um grande artista de mangá.
Quando “Dr. SLUMP” foi serializado na Shonen Jump, fiquei chocado com suas habilidades de desenho e me tornei um grande fã.
Logo depois, pude conhecê-lo através de um amigo meu da Academia de Designers do Japão, então alguns de nós fomos até sua casa.
Naquela época, eu havia ganhado vários prêmios no Concurso de Modificação de Bonecos Modelo Tamiya, então fiquei emocionado quando Toriyama-san, um entusiasta de modelagem, me disse: “Ei! É você!”
Depois disso, quando começamos a sair para nos divertir, me foi dito: “Hisuwashi Tanaka está deixando seu emprego depois de fazer sua estreia como artista de mangá, então, se você não se importar, poderia vir até minha casa?”. Fiquei muito animado por ser escolhido dentre tantas pessoas, e é claro que aceitei a oferta.
Tínhamos hobbies em comum, como carros, motos, cinema e modelagem, então lembro que nos divertíamos muito juntos fora do trabalho.
De toda forma, ele era um bom artista e tinha um respeito impressionante por tudo que desenhava, e poder vê-lo desenhar foi uma experiência valiosa.
Toriyama-san às vezes se perguntava se estava aproveitando a vida por causa de sua grande fama, e havíamos prometido em março que iríamos curtir mais coisas juntos, mas tivemos que nos despedir tão de repente.
Por favor, descanse em paz.
Matsuyama Takashi (9 de março de 2024)
Referência: http://art-front.com/2024/03/09/r-i-p-鳥山明さん/