Quem viveu a era 16-BITS com certeza presenciou e participou das mais diversas discussões em torno das três perguntas mais polêmicas e comentadas desta geração:
"Quem é o melhor mascote, o Sonic ou o Mario?";
"Qual é o melhor, o Mega Drive ou o SNES?"; e
"Qual a melhor adaptação de Street Fighter 2, a do Mega Drive ou a do SNES?"
Apesar das três indagações continuarem sendo discutidas exaustivamente pelos mais diversos fóruns de internet, blogs, sites e outros meios de comunicação, atravessando as gerações mais atuais, existem diversas análises e opiniões acerca desta terceira pergunta que geralmente favorecem o console de 16-BITS da Nintendo. Chegou-se a quase um consenso universal de que a versão do SNES definitivamente é a superior, baseada nos argumentos de que ambas as versões possuem a exata jogabilidade oferecida no ARCADE. Não é bem assim.
Antes de mais nada é preciso entender alguns conceitos. Tanto a versão do SNES quanto a versão do Mega Drive são adaptações de Street Fighter 2 Hyper Fighting, originalmente concebida para a placa CPS1, em Dezembro de 1992 para Arcade. Não confundir essa versão com a versão Super Street Fighter 2 Turbo, que é a versão que permite desferir Super Moves, concebida para a placa CPS2, também para Arcade e lançada em 1994.
Existem três versões oficiais de Street Fighter 2 Hyper Fighting produzidas para ARCADE pela placa CPS1. A versão USA (US 921209) e World (World 921209), chamada de Street Fighter II' Hyper Fighting e a versão Japan (Japan 921209), chamada de Street Fighter II' Turbo Hyper Fighting. A diferença entre elas é mínima, sendo a versão World idêntica a versão USA, sem tirar nem por.
As diferenças significativas estão na troca do nome dos 3 chefes do jogo entre as versões japonesa e americana (Vega no Japão é M. Bison nos EUA, Balrog no Japão é Vega nos EUA e M. Bison no Japão é Balrog nos EUA); na pequena alteração da tela título entre as duas versões; no acréscimo do logo TURBO na versão Japan, durante o apresentação do jogo; nos caracteres japoneses nas telas de vitórias x derrotas e nos endings do jogo, na versão Japan (a versão USA e World utilizam o alfabeto romano) e nas "dicas" durante a tela de Continue, na versão Japan, ausentes na versão USA e World.
Teoricamente, tanto a versão Japan quanto a versão USA são idênticas no quesito jogabilidade, não possuindo qualquer tipo de alteração.
Tela título Versão USA:
Tela título Versão Japan:
A primeira grande diferença entre as versões SNES e Mega Drive está no apelo comercial de cada uma destas versões. A versão para SNES, lançada em 11 de Julho de 1993 no Japão (e em Agosto nos EUA), se chama Street Fighter II TURBO (sem o apóstrofo) e teve todo o marketing orientado para o então recém lançado Street Fighter 2 Hyper Fighting para Arcade. Seja qual for a versão do cartucho utilizado (europeu, japonês ou americano) o nome é um só: Street Fighter II TURBO.
Já a versão para Mega Drive, lançada em 27 de Setembro de 93, teve todo o seu marketing voltado para a versão Arcade de Street Fighter 2 Champion Edition, lançada em 1991 e considerada naquela época uma versão já ultrapassada de Street Fighter 2, apesar de ter sido a mais popular em alguns países como o próprio Brasil, devido ao baixo preço das placas exaustivamente pirateadas e graças as versões destas placas piratas hackeadas, conhecidas vulgarmente como Street Fighter de Rodoviária.
Entretanto, tanto a versão para SNES quanto a versão para Mega Drive possuem a opção de escolher a versão Street Fighter 2 Champion Edition, como se fosse um bônus. Na verdade, o apelo comercial para a versão Mega Drive dá a impressão de que o bônus é a versão Street Fighter 2 Hyper Fighting e o bônus da versão SNES é a versão Street Fighter 2 Champion Edition. Mas ao julgar as datas, a intenção da CAPCOM era de lançar a versão mais atual, tendo a versão anterior acoplada da maneira mais conveniente.
Há uma explicação para isso, apesar de carecer de fontes confiáveis: a versão de Street Fighter 2 para o Mega Drive foi uma solução da CAPCOM para lançar tanto a versão Street Fighter 2 Champion Edition quanto a Street Fighter 2 Hyper Fighting em um só cartucho, sem ter problemas com a NINTENDO, que segundo rumores tinha contrato de exclusividade com a CAPCOM para o lançamento da versão Street Fighter 2 Hyper Fighting para o SNES. Daí a CAPCOM lançou o jogo para o Mega Drive com o nome de Street Fighter II' Special Champion Edition nos EUA e Europa e Street Fighter II' PLUS Champion Edition no Japão.
É sabido que Street Fighter II' Special Champion Edition (Street Fighter II' PLUS Champion Edition) foi o primeiro jogo da CAPCOM para o Mega Drive que marcou a estréia da empresa nos consoles da SEGA. É sabido também que a versão de Street Fighter 2 Hyper Fighting para SNES saiu meses antes que a versão para Mega Drive. Muito provável que o motivo de como conduziram o marketing de cada uma dessas versões se deve ao fato que cada versão deveria ser de exclusividade de cada console. Isso poderia explicar o porquê de cada console possuir nomes distintos durante a escolha entre as versões Champion Edition e Hyper Fighting, durante a tela de Select Mode.
No Mega Drive, a versão do cartucho japonês (Street
Fighter II' PLUS Champion Edition) possui os modos
DASH (chamado no cartucho americano e europeu
como CHAMPION) e o modo
EXCITE (chamado no cartucho americano e europeu
de HYPER). DASH
ou CHAMPION seria a versão
Street Fighter 2 Champion Edition adaptada do
Arcade. Já EXCITE ou
HYPER seria a versão
Street Fighter 2 Hyper Fighting.
Curiosamente, Dash é como os japoneses chamam o apóstrofo de Street Fighter II',
conhecido aqui no ocidente como Street Fighter 2 Champion Edition. Não ficou
muito claro nos EUA e no restante do mundo que o apóstrofo do título significava
Dash (aqui no Brasil foi pior, pois essa SF2 ficou conhecida nacionalmente nos
botecos e afins como Street Fighter Dois e Meio).
No SNES, qualquer que seja a versão do cartucho, possui os modos TURBO (que seria a versão Street Fighter 2 Hyper Fighting adaptada do Arcade) e NORMAL (que seria a versão Street Fighter 2 Champion Edition).
Como dito anteriormente, o modo TURBO (SNES) e EXCITE ou HYPER (Mega Drive) são baseados na versão para Arcade de Street Fighter 2 Hyper Fighting. Foi dito também que essa versão não possui qualquer diferença quanto a jogabilidade entre as três versões para Arcade (Japan, USA e World). Acontece que isso não ocorreu com Street Fighter 2 Champion Edition.
A começar, Street Fighter 2 Champion Edition também possui três versões distintas. A versão Japan (Japan 920513), a versão USA e a versão World (World 920313). Só que a versão USA possui também mais outras 3 versões (US 920313, US 920513 e US 920803).
Teoricamente não há diferenças na jogabilidade entre as 3 versões USA, nem na versão World, que é teoricamente uma cópia da versão USA. O grande problema está na versão Japan, que é extremamente diferente das demais versões.
Um jogador comum de Street Fighter dificilmente perceberia as diferenças entre as versões Japan e USA/ World. Mas entre jogadores de nível intermediário ou acima disto as diferenças são gritantes e significativas. Segue um vídeo que exemplifica muito bem essas diferenças:
http://www.youtube.com/watch?v=7FS2pxEV8tE
Há muitas outras diferenças não descritas no vídeo, relacionadas a velocidade, aos danos que determinados ataques possuem de uma versão para outra, a maneira em defender "crossups" nos "corners" do cenário e por aí vai.
E o que isso interessa? Muita coisa. A versão de Street Fighter 2 Champion Edition presente no SNES e Mega Drive é baseada na versão Japan 920513 do Arcade. Seja qual versão do cartucho for, europeu, americano ou japonês.
Após essa minuciosa explicação entre as versões, vamos ao que interessa: a comparação gráfica.
1) ANIMAÇÃO DOS SPRITES
Zangief Stage
Essa parte do cenário do Zangief possui sete personagens na parte de baixo e quatro personagens na parte de cima e sete personagens na parte de baixo. Essa é a única área animada em todo o cenário do Zangief. Para facilitar a comparação, nomeamos os personagens em letras e números:
Percebam que a parte de cima do cenário é visivelmente reduzida no SNES em relação ao Mega Drive. Na parte de cima do cenário do SNES, apenas os personagens B e D possuem animação, com os pés, possuindo dois frames. Já no Mega Drive, os personagens A, B, C e D possuem dois frames de animação.
Na parte de baixo do cenário, os personagens 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 possuem animação no SNES. Já no Mega Drive, o único que não possui animação é o personagem 7. Entretanto, o corpo do personagem 1 e o braço do personagem 5 são estáticos no SNES, o que não ocorre no Mega Drive, apesar de possuir a mesma quantidade de frames que no SNES.
Dhalsim Stage - Animação dos personagens
Tanto a versão para SNES quanto para o Mega Drive possui dois elefantes no corner esquerdo do cenário e outros dois elefantes no corner direito. Os elefantes que ficam ao fundo possuem três frames de animação e os elefantes mais a frente do cenário apenas movimentam-se após o anúncio do vencedor do round, possuindo dois frames. Não há diferenças em relação aos sprites animados deste cenário entre as versões para SNES e Mega Drive.
Ryu Stage - Animação dos personagens
A versão do Mega Drive não possui nuvens e a Lua se movendo, como no Arcade. Já a versão do SNES nem a Lua existe. Há três pássaros (ou morcegos, realmente não dá para saber o que são) voando no corner direito do cenário, de forma aleatória no Mega Drive. No SNES apenas dois, que raramente aparecem ao mesmo tempo na tela. A fluidez e a velocidade de como aparecem no cenário é maior no Mega Drive.
Honda Stage
A piscina não transborda como no Arcade em nenhuma das versões caseiras. Gotas d'agua caem do teto praticamente da mesma forma em ambas as versões caseiras, porém um pouco mais rápido no Mega Drive. Existe um grande "balão" no corner esquerdo na versão do SNES, além do balão no corner direito. Esse balão é presente apenas no corner direito do Arcade e o Mega Drive segue a risca. Após o anúncio do vencedor de cada round, os azulejos do cenário, o rosto do samurai estampado no azulejo e o grande balão mudam de cor, cada um com dois frames, tanto no SNES quanto no Mega Drive. O balão extra do SNES também muda de cor.
Blanka
São sete personagens dentro da casa de palafitas neste cenário, tanto no Mega Drive quanto no SNES. A diferença está na posição em que eles se encontram. Nenhum deles possuem animações, ao contrário do Arcade onde alguns desses ribeirinhos vibravam. Já o rapaz com o peixe na mão possui dois frames nas duas versões, igualmente animados.
Há quatro personagens próximos ao corner direito, igualmente animados nas
versões Super NES e Mega Drive. A maior diferença deste cenário se deve as
nuvens que aparecem ao fundo. No Mega Drive elas são estáticas, ao contrário da
versão do SNES que se movem normalmente, como no Arcade.
Guile Stage
O Mega Drive possui a quantidade exata de militares assistindo ao fundo a peleja. São seis militares ao todo. O SNES possui apenas quatro. Para facilitar a comparação, nomeamos os personagens em letras e números:
Os militares 1 e 2 não estão presentes no SNES. Reza a lenda que eles foram limados do jogo devido a posição obscena em que a militar 1 se encontra, como se estivesse com a mão nas partes íntimas do militar 2. Mas os dois estão presentes no Mega Drive e bem animados... literalmente.
Os militares 1, 2, 3, 4 e 6 possuem animações no Mega Drive. Os militares 3, 4 e 6 do SNES também. Entretanto o Mega Drive possui mais frames que no SNES. Comparando apenas os personagens com animações presentes no SNES, os militares 3, 4 e 6 possuem todos apenas dois frames de animação. Já o Mega Drive, além dos dois frames nos demais personagens, a militar 6 tem três frames no braço e sua perna esquerda dois frames. No SNES, apenas dois frames tanto no braço quanto na perna.
O militar 3 no Mega Drive move além do braço direito também a perna esquerda, com dois frames de animação. Apenas o braço direito do militar 3 se move no SNES.
Ken Stage
Tanto o Mega Drive quanto o SNES possui o mesmo quantitativo de personagens ao fundo, cada um com 2 frames. Há uma bandeira tremulando no corner direito do cenário, em um iate ao fundo. A bandeira possui 3 frames tanto no SNES quanto no Mega Drive. O barco onde todos os personagens que assistem a peleja estão possui uma animação de 3 frames, tanto no Mega Drive quanto no SNES, simulando o balançar de um barco no mar, assim como no fliperama.
Balrog Stage
Esse é sem dúvida alguma o cenário mais cheio de detalhes gráficos e sprites animados. Para facilitar a comparação, numeramos alguns elementos do cenário:
O corner esquerdo deste cenário possui luzes de neon animadas (1) com dois frames no SNES e estática no Mega Drive. O letreiro escrito CASINO (2) possui dois frames de animação e estático no Mega Drive. As lâmpadas redondas que formam uma "harpa" em torno do letreiro CASINO (3) também piscam em dois frames no SNES e também estáticos no Mega Drive. Por fim, as barras quadriculadas (4) formam um efeito cascata que mudam do tom azul para o tom verde após uma seqüência, mais rápida no Mega Drive, porém igualmente animados em ambos.
O corner direito também possui além dos quatro mesmos elementos do corner direito, uma placa de neon escrito algo como "Golden Rose". Essa placa pisca em dois frames no SNES e é estática no Mega Drive. O letreiro escrito CAPCOM ao fundo e no centro do cenário piscam na mesma quantidade de frames nos dois consoles. Entretanto as bordas das letras que formam CAPCOM também piscam no SNES, ao contrário do Mega Drive, apesar que no SNES esse efeito fica estranho demais pois não simula o efeito cascata de lâmpadas desse tipo.
As lâmpadas que ficam no retângulo onde há o letreiro CAPCOM piscam em dois frames no SNES e estático no Mega Drive. Por fim, o assoalho onde está escrito LAS VEGAS possui 4 frames no SNES e no Mega Drive, porém a animação flui melhor no SNES.
No geral, o cenário do SNES é muito mais rico em detalhes luminosos piscantes que o cenário do Mega Drive.
Quanto aos personagens, o Mega Drive possui 1 personagem a mais simbolizado como ? na segunda imagem. Porém, ele é um sprite repetido do mesmo cenário, preenchendo apenas espaço e meramente estático. Os personagens A, B, C, E, F, H, J, K, L, M, N, P, Q, R, T, V, X possuem dois frames no Mega Drive. Os personagens A, B, C, E, F, H, J, K, L, M, P, Q, R, T, V, X possuem dois frames no Super NES. Na verdade, apenas o personagem N no Super Nintendo não é animado, ao contrário do Mega Drive.
Continua...
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