Playstation 2
Dragon Ball Z -
Budokai
Estilo: Luta
Lançamento: Japão, Europa e EUA
Data: 20 de Novembro de 2002 (data oficial - 29 de Novembro de 2002) na
Europa; 4 de Dezembro de 2003 no EUA e 13 de Fevereiro no Japão
Produtora: Dimps/ Bandai e Infogrames (distribuidora)
[Agradecimentos especiais a Renato Descordenado Nivel 3 -
"Musashi", por ser o grande responsável deste review...]
Bem... há muito tempo, a maioria dos fãs de
Dragon Ball (para não dizer TODOS), esperavam impacientemente por um novo game
da série, no estilo luta, desde o lançamento de "DBGT - Final Bout", p/ PSX, que
possuía gráficos tenebrosos e uma jogabilidade sofrível. Com o
lançamento de consoles mais avançados e com o enorme sucesso de
Dragon Ball no Ocidente, a BANDAI e a DIMPS, lançam "Dragon
Ball Z - BUDOKAI", para PS2.
Olhando para trás, a maioria dos games de luta de Dragon Ball
são medianos ou ruins, graças ao "toque de Midas" da BANDAI, que consegue
estragar qualquer game (seja ele baseado em anime/ mangá ou não), que venha a
produzir, salvo algumas exceções (como "DBZ - Hyper Dimension" para SNES ou "DBZ - Shin
Butoden" para SATURN). Ao menos, "BUDOKAI" entra nessa lista
de exceções.
O game em si tem gráficos soberbos, jogabilidade limpa, apresentação impecável e
muitos personagens selecionáveis, enfim, tudo o que um fã de Dragon Ball mais
queria. A espera finalmente acabou.
APRESENTAÇÃO
A apresentação desse game é excepcional, com telas e menus
interativos perfeitamente organizados e explicados. A luta em si
flui muito bem, sendo extremamente agradável de se assistir.
O game possui também várias peculiaridades bem legais de serem observadas. Por
exemplo, quando os dois oponentes dão um "COUNTER", eles entram naqueles
combates super rápidos (semelhante ao que ocorre no anime), ou
então quando o seu oponente manda um Ki Blast, é
possível rebatê-lo para longe, entre outras curiosidades.
O game possui alta interação com o cenário (estilo "Dead or
Alive"). Dando um "COUNTER" no oponente quando ele estiver
próximo da borda do cenário, faz com que ele saia voando e
arregaçando tudo que está pela frente, como montanhas e etc..
Um exemplo disso é caso lance a Genki-Dama de Goku no oponente. Após a explosão,
surge um clarão e logo em seguida, tudo que estava em volta
desapareceu, restando apenas uma cratera de areia p/ dar
continuidade a luta.
São 23 personagens ao todo (Freeza ,Vegeta, Goku, Kid Gohan,
Gohan, Great Saiyaman, Piccolo Jr., Tenshin, A19, A18, A17, A16,
Cell, Raditz, Nappa, Trunks, Yamcha, Dodoria, Mr. Satan, Recoom,
Ginyu e Zarbon), cada um com seus respectivos especiais. O mais
interessante são os golpes especiais "com filminhos" em 3-D,
sendo que cada personagem possui pelo menos um (os personagens
principais possuem 2 ou 3).
Um dos melhores pontos do game é que ele possui um fator replay
alto, não só por ser um game de luta, mas pelo fato de possuir
muitos personagens para você ativar e a existência de vários
modos de jogo, que incluem o soberbo modo Story, o Tenkaichi
Budokai, o clássico VS., entre outras opções, sendo a EDIT SKILLS, a mais importante e crucial
dela, pois é através dela que é possível customizar inteiramente
o seu personagem.
O game tem um esquema em que cada personagem tem 7 "slots" (espaços) que podem
ser preenchidas com "SKILLS" recebidas ao longo do jogo. Algumas "SKILLS" são mais raras do que outras
de serem encontradas. Com isso, pode-se fazer com que um
personagem tenha os golpes que queira, além de poder dar upgrade
em alguns golpes. Por exemplo, o KameHameHa do Goku tira "X", mas se possuir 2 "SKILLS"
do KameHameHa, pode-se customizar o Goku com 2 KameHameHa nos "slots" e, agora ao invés de tirar
"X", este golpe tira uns "2X"! Pode-se também trocar "SKILLS" com um amigo
(estilo "Pokémon" p/ GB), bastando
apenas 2 MEMORY CARDS.
O modo STORY deste game é deveras interessante. Ele simplesmente conta a
história de DBZ desde a saga de Raditz até a de Cell. O melhor
de tudo é que esse modo tem pelo menos 1 hora só de vídeos
entre as lutas.
Os vídeos transportam fielmente as cenas mais
importantes do anime para o game, sendo todas em 3-D e com
gráficos muito bem elaborados.
O Modo STORY possui também minigames bem exóticos (tipo
ficar na mira do Piccolo Jr. para que acerte um Makankosappo em seu personagem). E
depois que se termina o game, dá para jogar outras batalhas que
não tenham sido jogadas na primeira vez, com mais vídeos inéditos. Além disso, cada luta feita ganha-se um
"card" de "SKILL".
GRÁFICOS
Os gráficos se enquadram perfeitamente com o clima de DBZ, o
filtro Cel-Shading foi muito bem utilizado nesse game. Os modelos
de cada personagem estão absolutamente perfeitos, a maioria
cheia de polígonos (por exemplo, a armadura Sayajin do Vegeta tem profundidade e
não apenas textura) e com texturas muito bem trabalhadas.
Outro ponto positivo são as variadas roupas dos personagens, que
ficaram muito boas (Goku cowboy, Trunks com armadura Sayajin
etc..).
O game roda muito bem a constantes 30 fps (sem nenhum slowdown) e as animações
dos personagens se comparam com o estilo dos personagens apresentado no anime.
Ou seja, não é apenas um modelo 3D com as feições do personagem.
Os golpes especiais possuem bons efeitos de
luz, além de outras peculiaridades, como levantar poeira ao
serem executados, além de apresentar animações diferentes, dependendo da posição
do oponente.
Há também os golpes especiais com "filminhos", aqueles que o game
literalmente congela a luta, apenas para mostrar o golpe por inteiro. Além
disso, esses golpes são indefensáveis, uma
vez que iniciado. Um exemplo interessante destes golpes especiais, é a Genki-Dama de Goku: após
derrubar o oponente com um COMBO, a câmera foca na cara de Goku
pedindo os elementos necessários p/ formar a Genki-Dama! Outro exemplo é o Super KameHameHa do Gohan, onde o mesmo, após
aplicar um COMBO no oponente, pronuncia longa e pausadamente "KAAAA-MEEEEE-HAAAA-MEEEE-HAAAAAA"!!!! Esse é o 2º game em
toda história de DBZ que isso acontece (o outro foi "DBZ - Shin
Butoden" p/ Saturn). Nem o "DBGT - Final Bout" é assim.
Entretanto, um dos maiores problemas na parte gráfica, são atribuídos aos
cenários. Eles não possuem muitos detalhes, pois foram construídos com baixa
quantidade de polígonos e pouca animação, apesar de sua interatividade com os
personagens.
JOGABILIDADE
Os controles são bem simples (Quadrado - "SOCO"; Triângulo -
"CHUTE"; Círculo - "KI"; X - "DEFESA"; R1 - "COUNTER"; e
R2 - "ARREMESSO") e respondem rapidamente, diferente do que ocorria com "DBGT - Final Bout". Isso torna as lutas
rápidas e ágeis, cheios de COMBOS e etc.
Existem vários tipos de golpes: os famosos golpes especiais com
"filminhos" (que precisam que o COMBO predecessor acerte), os
golpes simples (como o KameHameHa, que pode ser feito de longe),
os ARREMESSOS e é claro, as TRANSFORMAÇÕES (sim, o Goku se
transforma em SSJ), que são de extrema
importância na batalha. Elas melhoram a maioria dos atributos do
seu personagem e isso faz MUITA diferença no jogo. Outra coisa que deixa o game mais fiel ainda é que se um
personagem transformado apanhar muito, ele volta ao seu estado
normal.
A mecânica do game é bem simples e intuitiva, os COMBOS são
bem fáceis de se realizar (apertar "SOCO" várias vezes por
exemplo é um COMBO, ou "CHUTE" várias vezes e assim vai), mas
são os mesmos para todos os personagens. Aí que está o MAIOR PROBLEMA do game. A mecânica torna o game simples demais, algo
semelhante a "SUPER SMASH BROTHERS" para o N64 (ao menos, nada comparado ao lixo
que era "Final Bout"). O game resume-se
muito em apertar os botões desenfreadamente, tornando-o muito
pouco complexo e atraente para os jogadores mais aficionados ao
gênero.
Basicamente, a jogabilidade resume-se a apenas 2 táticas básicas: 1 - bloquear/
desviar e quando o oponente abrir a defesa, iniciar um COMBO; e 2
- sair correndo e aplicar um "COUNTER". E para essas duas
táticas existem duas contra-táticas: 1 - desviar junto e se o
oponente bloquear, aplicar um "COUNTER" ou um ARREMESSO; e 2 -
desviar e aplicar um "COUNTER".
As batalhas mais complexas resumem-se apenas a isso.
VOAR nesse game é simplesmente ridículo. Isso acontece automaticamente
quando seu adversário o joga para cima e seu personagem "para"
no ar. A batalha continua a mesma coisa, só que as animações
mudam um pouco para não parecer que os personagens estão
pisando em um chão invisível, e é só.
Outro agravante: os maravilhosos especiais são realizados unicamente
através de COMBOS!
Para dar o KameHameHa simples, é preciso apertar 4 vezes o botão de "SOCO" e depois apertar o botaõ de
"KI" e é só. Ou o Final
Flash do Vegeta (que tem "filminho" e tudo), que é preciso apertar 2 vezes
"SOCO", 2 vezes "CHUTE" e botão de "KI"... em suma,
os especiais não passam de finalizações dos COMBOS. Não
existem COMBOS ou especiais baseados em combinações de
direções (tipo os comandos clássicos de Street Fighter ou os
super especiais dos outros games de DBZ - baixo, trás, frente e
magia), resultando em combinações simples e repetitivas. Nesse
ponto de vista, a impressão que se dá é que o game foi feito
com a finalidade de agradar apenas criancinhas. Uma lástima,
pois poderiam ter implantado vários outros elementos na
jogabilidade, deixando o game bem mais complexo e com uma cara
melhor.
SOM
O som nesse game é muito bom, trazendo todas aquelas musiquinhas
que tem na versão americana do desenho (por exemplo "Rock the
Dragon"). Caso não goste das músicas americanas, ao menos toca
"Cha-la Head Cha-la" no final, p/ o delírio dos fãs. Mas eis
que a surpresa maior do game é que TODAS AS VOZES E DIÁLOGOS
DOS PERSONAGENS ESTÃO EM JAPONÊS (e com legendas em inglês)! E
tudo foi feito com os dubladores originais!!! Dá também para
ouvir em inglês, mas nem há comparação.
O único defeito é o sincronismo labial, que em algumas horas
ficou péssimo.
Na hora que o Vegeta vai aplicar seu Final Flash, a câmera foca
bem na cara dele e percebe-se que o sincronismo está tão bom
quanto o do clássico quadro "Fucker and Sucker" do programa "Casseta e
Planeta"!
CONCLUSÃO
O game é relativamente bom, um dos melhores do gênero já lançado. O game
consegue entreter durante um bom
tempo (disputando torneios e torrando o dinheiro em "SKILLS"
para customizar o personagem que tanto quer). Os fãs do desenho
vão pirar quando jogarem esse game, mesmo não sendo nem um
pouco complexo. Infelizmente, o game é foi feito somente para agradar os fãs.
Dificilmente, demais jogadores se interessarão pelo game.
PRÓS
+ Gráficos fiéis ao desenho
+ Vozes em japonês
+ Especiais soberbos
+ Fator Replay bem alto
+ Vídeos 3-D entre as lutas
+ Batalhas visualmente lindas
+ Fácil de jogar
+ Mecânica simples e eficiente
CONTRAS
- Game simples
- Mecânica muito simples
- Muito simples
- Ai, que raiva desta mecânica básica!
- Cenários visualmente podres (mas interativos)
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