Perguntas e Respostas com Akira Toriyama nos Full Color de Dragon Ball

Dragon Ball Full Color: Saga Saiyajin – Volume 01 (04 de fevereiro de 2013)

Respondendo perguntas sobre a “saga Saiyajin”!!

7 Perguntas e Respostas sobre Dragon Ball

Neste livro, temos uma seção especial de perguntas e respostas para vocês, leitores iniciantes de Dragon Ball!!

 

P1: QUAL A IDADE DE GOKU?

Ele nasceu no ano de 737!!

Son Goku, também conhecido como Kakarotto, nasceu no “ano 737”! No começo deste livro, ele tem 24 anos!! (informação do “Daizenshuu” 7)

P2: QUAL É A CONEXÃO ENTRE SON GOKU E PICCOLO?

Eles são dois arquirrivais, com o destino da Terra em jogo!!

Piccolo é a reencarnação do Grande Rei Demônio que planejou a dominação do mundo. Ele lutou contra Goku no Torneio de Artes Marciais!!

P3: SON GOKU TINHA UM RABO?

Ele tinha até se tornar adulto.

Goku se transforma em um Oozaru quando olha para a lua cheia. Preocupado com isso, Kami-sama cortou quando ele tinha 15 anos !!

P4: QUE TIPO DE PESSOA É “CHICHI”, A ESPOSA DE GOKU E MÃE DE GOHAN?

A filha do Rei Cutelo, da Montanha Frypan!!

Goku a conheceu quando tinha 12 anos. Naquela época eles estavam prometidos, e se casaram no 23º Torneio de Artes Marciais!

P5: QUE TIPO DE PESSOA É O DEUS DA TERRA?

O doppelganger de Piccolo Daimaoh!!

Ele é um artista marcial que rejeitou o mal dentro de si, anteriormente, durante seu treinamento para se tornar Deus. Aquele mal se tornou Piccolo Daimaoh!!

P6: O QUE TEM EMBAIXO DO CAMINHO DA SERPENTE?

O inferno está lá embaixo, e abaixo disso… !?

Abaixo do Caminho da Serpente está o inferno. Abaixo deste está o universo, onde fica a Terra. O mundo “Dragon Ball” tem um formato estranho!!

 

RESPOSTA DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P7: QUAL É A HIERARQUIA ENTRE VEGETA, NAPPA E RADITZ?

Apenas Vegeta é da realeza, mas…

Vegeta é o príncipe e, portanto, ele tem uma posição mais alta devido à força. Mas Raditz e Nappa têm status iguais.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Saiyajin – Volume 02 (04 de fevereiro de 2013)

Respondendo perguntas sobre a “saga Saiyajin”!!

7 Perguntas e Respostas sobre Dragon Ball

Respondemos sete perguntas para você. Vamos solucionar mistérios simples sobre a “saga Saiyajin”!!

 

P1: O QUE SÃO OS SENZUS QUE O MESTRE KARIN DEU?

Feijões misteriosos que podem curar qualquer coisa!!

Estes feijões foram cultivados pelo Mestre Karin, e apenas um lhe deixa com o estômago cheio!

P2: QUAL O NÍVEL DOS PODERES DE COMBATE DOS SAIYAJINS?

O de Nappa é de cerca de 4.000!!

Quando invadiram a Terra, Raditz tinha 1.500 e Vegeta 18.000, então existem grandes lacunas mesmo entre os membros da mesma raça.

P3: QUEM É AQUELA VELHA SENHORA COM QUEM MESTRE KAME E CIA CONVERSARAM?

Vovó Uranai!!

Ela é uma velha mística capaz de atravessar livremente entre o Outro Mundo e o mundo dos vivos! Na verdade, ela é a irmã mais velha do Mestre Kame.

P4: QUAIS DESEJOS GOKU E CIA TIVERAM REALIZADOS POR SHENLONG?

De tudo, desde desejos estúpidos até reviver os mortos!!

O primeiro que Goku e cia tiveram realizado foi conseguir a “calcinha de uma garota”. Depois, usam para trazer de volta os mortos.

P5: POR QUE TENSHINHAN MORREU APÓS USAR AQUELA TÉCNICA?

O “Kikouhou” é uma técnica que coloca sua vida em risco!!

A técnica secreta da escola Tsuru, concentra um kiai em um único ponto e o dispara. Por consumir uma grande quantidade de ki, também põe em risco a própria vida.

P6: QUAL O MAIS ALTO NÍVEL DE BATALHA QUE UM SCOUTER PODE MEDIR?

Em resposta à evolução da “força”, a capacidade deles também aumenta!!

Rastreadores de modelos antigos eram incapazes de medir mais de 22.000 de poder de combate. Mas os novos modelos estão sempre em desenvolvimento para acompanhar a inflação dos poderes de combate.

 

RESPOSTA DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P7: O INTERIOR DAS NAVES DOS SAIYAJINS É CONFORTÁVEL?

Elas são pequenas, mas acessíveis para o corpo.

Essas naves espaciais são puramente para fins de transporte, carregando pessoas inconscientes. Por esse motivo, não estão equipadas com características particularmente confortáveis, mas são feitas para não causar pressão ao corpo.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Saiyajin – Volume 03 (04 de fevereiro de 2013)

Respondendo perguntas sobre a “saga Saiyajin”!!

7 Perguntas e Respostas sobre Dragon Ball

Esta seção de perguntas e respostas responde a todas as perguntas ingênuas, de todos os leitores, sobre a “saga Saiyajin”!!

 

P1: CONTE-ME SOBRE O “KAMEHAMEHA” DE GOKU!

É a técnica secreta da escola Tartaruga!!

Esta técnica especial é praticamente um sinônimo de Goku! O inventor foi seu mestre, Mestre Kame, e Goku a dominou em pouco tempo!!

P2: QUANTAS VEZES A LUA DA TERRA FOI DESTRUÍDA?

Duas vezes!!

Mestre Kame destruiu uma vez, com medo de Goku se tornar um Oozaru!! Piccolo destruiu pela segunda vez!!

P3: GOKU JÁ SE TORNOU OOZARU?

Umas três vezes até agora!!

A primeira vez foi quando era criancinha. A segunda vez foi no castelo de Pilaf. A terceira vez foi durante as finais do 21º Torneio de Artes Marciais.

P4: QUEM OU O QUE É O SR. POPO?

Assistente de Deus!

Ele é um mestre de artes marciais que serviu gerações sucessivas de deuses!! O modelo para o Shenlong da Terra foi feito por Popo!!

P5: YAJIROBE É UM GUERREIRO INCRÍVEL?

Meio que sim, mas também meio que não…?!

Ele veio a calhar contra Vegeta. Normalmente ele vive uma vida ociosa na Torre Karin, como um aposentado.

P6: QUÃO GRANDES SÃO OS PODERES DE BATALHA DE KURIRIN E CIA?

Quando Vegeta & Nappa atacaram:

Piccolo: 3,500
Son Gohan: 2,800
Tenshinhan: 1,830
Kuririn: 1,770
Yamcha: 1,480
Chaos: 610

(Informação do “Daizenshuu” 7)

 

RESPOSTA DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P7: POR QUE O PLANETA DO SR. KAIOH É TÃO PEQUENO?

O fato é que foi destruído pelo Deus da Destruição!!

Costumava ser tão grande que seu diâmetro era cerca de 100 vezes o diâmetro do planeta atual do Sr. Kaioh. Além do tamanho, era completamente o mesmo de agora, com nada além de campos gramados e estradas. Sr. Kaioh desfrutava de seu hobby, dirigindo, mas um dia Beerus, o Deus da Destruição, parou lá e eles jogaram videogame juntos (era um jogo de corrida de carro). Beerus perdeu, e assim, o planeta foi destruído pelo Deus da Destruição irritado. Sr. Kaioh, então, pegou um grande fragmento restante, o levou a uma esfera e construiu uma estrada, para que ele pudesse se divertir dirigindo lá. Este se tornou o planeta atual dele.

Nota: Essa explicação contradiz a que foi dada pelo Whis no próprio filme, em que afirma que Beerus perdeu em um jogo de “esconde-esconde”.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Freeza – Volume 04 (04 de abril de 2013)

Perguntamos a Akira Toriyama

DRAGON BALL Z: A BATALHA DOS DEUSES – Roteiro

O longa-metragem, Dragon Ball: A Batalha dos Deuses, estreou em março de 2013! Para este filme, Toriyama-sensei não apenas fez o design dos personagens, mas também colocou suas mãos na história pela primeira vez. Fomos diretamente ao próprio homem [para lhe perguntar sobre] suas preocupações!

 

O QUE É DRAGON BALL Z: A BATALHA DOS DEUSES?

É o primeiro longa-metragem de Dragon Ball lançado em 17 anos. O “Deus da Destruição” Beerus, acorda de seu longo sono e ataca a Terra! É um trabalho que retrata a super batalha de Goku & cia contra o deus que quer destruir a Terra.

 

Histórias Ultra-Secretas do Roteiro!

 

Como você acabou escrevendo a história?

Quando fui para Tóquio, de repente Torishima-san me disse: “Leia este roteiro. Queremos fazer disso um filme”. (risos) Quando li, pensei que poderia ser um pouco complexo demais para as crianças e que a história era um pouco séria demais. Para o diálogo também, havia frases que só o criador saberia, então enviei uma revisão, [dizendo] “Que tal algo assim?” Mais tarde, dei uma olhada no roteiro revisado e, ao olhar para o diálogo e outras partes que me incomodavam, [me dei conta de que] havia escrito a história inteira sem perceber. (risos) Senti que a parte de um deus aparecendo era o ponto principal deste filme, então deixei isso, mas o resto se tornou a história que eu mesmo inventei. (ri ironicamente)

Em que você se atentou ao fazer o roteiro?

Para ser franco, era “não emocionar as pessoas”. É típico de mim ver tudo voltado para o puro entretenimento. A tal ponto que, desde muito, eu desenhei pensando em não comover as pessoas. Desta vez, também, com a bela cena de Vegeta, quase quis gerar alguma emoção, mas mudei para uma direção mais leve. Provavelmente porque é constrangedor. O fato de eu apostar minha vida em piadas estúpidas em intervalos da ação, como: “Vou mijar nas calças”, também é porque se eu levar isso a sério, fico envergonhado. (risos)

Eu também estava ciente de permitir que as pessoas que tivessem seu primeiro contato com Dragon Ball entendessem isso sem qualquer dificuldade. Tive o cuidado de não torná-lo impenetrável para estranhos, mas foi difícil. O tempo de execução do filme é limitado, por isso se tornou uma história que pressupõe um certo grau de conhecimento sobre a obra. Para alguém como eu, que busca algo que até mesmo os alunos do ensino fundamental entenderão, pode ser algo para refletir um pouco.

Eu também penei com o passado do inimigo. Há histórias em que “uma pessoa boa, por meio de um certo catalisador, ganha um coração mau e se torna inimiga”. Mas se eles fossem originalmente uma boa pessoa, mesmo se você lutar contra eles e vencer, não há um senso claro de resolução. É especificamente porque eles foram ruins desde o início que vale a pena derrotá-los. Desta vez, também, eu me esforcei para encontrar uma maneira de terminar as coisas de forma limpa, depois de lutar contra um oponente tão incrivelmente forte como um Deus da Destruição.

O que você percebeu ao escrever o roteiro?

O fato de ser mais fácil escrever um trabalho que não seja novo, onde você conhece os personagens e o mundo. Embora, como eu sou o tipo de pessoa que não relê seu próprio trabalho, eu tinha esquecido completamente a história. Eu li um pouco de novo e fui capaz de me lembrar da sensação de antigamente, de quando o desenhei. (risos) Para um artista de mangá é fácil quando ele já sabe: “Esse personagem age assim”.

Esta foi a primeira vez, desde o lançamento do Kanzenban, que li apropriadamente o mangá que havia desenhado. Eu não conseguia me lembrar dos próximos desenvolvimentos, então, enquanto estava lendo, me preocupei: “Será que vou ficar bem, expandindo a história tanto assim?” (risos) Mas se eu não esquecer o que desenhei, a próxima ideia não virá para mim. Talvez a capacidade da minha memória seja menor do que a de outras pessoas? (risos)

 

Segredos da Produção de Personagens

 

Conte-nos uma história de bastidores sobre os personagens que aparecem!

No roteiro inicial, aparecem três ladrões. Mas como os personagens de Dragon Ball estavam todos se reunindo, achei que seria melhor se fosse um grupo que todos conhecessem, então fiz a gangue Pilaf aparecer. Eles deveriam estar ficando bem velhos, então me perguntei o que deveria fazer. Então, me ocorreu que, se eu os tornasse mais jovens com as Esferas do Dragão, seria o ideal.

A subtrama em que Trunks passa a gostar de Mai é de um padrão que raramente desenho, “começando a gostar um pouco de uma garota”. Eu pensei, [se eu tivesse deixado] do jeito que estava, eles simplesmente teriam sido ladrões furtivos, e teria terminado com eles sendo imediatamente expulsos, então eu coloquei isso. (Risos)

Além disso, não é que a festa de aniversário de Bulma seja realizada todos os anos. Bulma é o tipo de pessoa que não se importa com seu próprio aniversário, então ela realiza um quando quer ver todos novamente, depois de um longo tempo. Se ela não preparar prêmios fantásticos, nem todos ficarão juntos, então ela vai com tudo. (risos)

Você decide com firmeza as configurações ao criar uma história?

Se não for lógico em minha mente, me sinto mal quando estou desenhando. Mesmo que seja algo que não é explicado no trabalho, tento criar regras não escritas para amarrar tudo. Bem, eu não faço anotações, então as esqueço imediatamente. (risos) Também tenho confiança em manter as coisas consistentes. (risos) Desta vez, também, preparei configurações para o final que fazem você antecipar algo depois. Na verdade, é algo que eu inventei por acaso, mas também dá vida aos personagens, então estou feliz por ter escolhido esse cenário.

Conte-nos alguns detalhes sobre os designs de Beerus, o Deus da Destruição, e Whis!

Eu já tinha usado formas humanas, então, para Beerus, pensei que preferia torná-lo parecido com um gato. Falando em gatos, tem o Egito, então decidi seu traje a partir daí. Eu prefiro fazer personagens fortes que não parecem fortes à primeira vista. Simples, em contraste, traz o medo de sua verdadeira natureza insondável melhor do que ser muito vistoso. Eu também gosto de como isso é sinistro.

Whis é um personagem que eu criei, imaginando, como você poderia esperar, que eu precisava trazer um cara bonito também. (risos) Gosto do seu ar de indiferença. Ele está constantemente comendo coisas deliciosas e não tem uma sensação de perigo iminente, a tal ponto que eu me perguntei se estava tudo bem. (risos)

Eu pensei nos dois desde o início. Se houver apenas um [personagem], você deve fazer com que eles falem sozinhos ou usar a narração, mas se houver dois, você pode explicar as coisas por meio da interação conversacional, sem a necessidade de narração. Então, também no mangá, tento trazê-los aos pares. Mesmo Goku é alguém que não diria nada se Bulma & cia não estivessem por perto. (risos)

 

As preocupações de Toriyama-sensei

 

Comparado a antes, Goku e cia mudaram em algo?

Goku absolutamente nunca muda. Agora, como antes, ele é alguém que só pensa em ficar mais forte. Acho que os outros personagens provavelmente não mudaram muito também? O que mudou provavelmente são apenas as aparências; cores de cabelo e outros enfeites. Não sou minucioso com estilos de cabelo e cores, e pinto-os da maneira que for conveniente ao momento.

Todo mundo normalmente muda coisas como penteados, certo? É a mesma coisa. Então, também não consigo me lembrar das cores de cabelo dos personagens. (risos) Eu sou extremamente minucioso sobre as partes que me são especiais, mas as partes sobre as quais não sinto nada em particular, não sou nem um pouco minucioso.

Você decidiu o subtítulo do filme, Sensei?

Sim. Afinal, deuses e alienígenas estão grudados em mim. (risos) Mas, sendo o título, o título, tive o cuidado de não torná-lo filosófico. Então, fiz com que ele fizesse algumas coisas nada divinas, como ficar obcecado por comida. Via de regra, adoro coisas idiotas como essa. Eu também sou responsável por definir o tempo após o arco Majin Boo. Pensei em um momento em que todo o elenco estivesse junto, e Goku & cia estão com uma força quase perfeita, então seria melhor. É aí que aparece um inimigo incrivelmente forte.

Qual é o tema deste filme?

Via de regra, não existe tema em meu trabalho. Quero torná-lo exclusivamente uma peça de “entretenimento” que seja fácil de entender para quem assiste. Há muitos outros mangás escritos em um estilo complexo, então acho que gostaria ainda mais que fosse puro entretenimento. No entanto, também é errado desenhá-lo de uma maneira excessivamente saudável. Eu acredito que um mangá acaba se ficar muito saudável. (risos)

 

Perguntamos a Akira Toriyama

SEÇÃO BÔNUS: PERGUNTAS & RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA

Há tantas coisas que queremos perguntar ao Toriyama-sensei! Pedimos que ele respondesse em formato de perguntas e respostas!

 

Se você tivesse que dar um nome à técnica de Beerus, Sensei, [como a chamaria]?

Sou o tipo de pessoa que parece que daria nomes às técnicas, mas geralmente não dou. Se eu me encarregasse de nomeá-lA…… “Beerus Ball” [Birusu-dama], talvez? (risos)

Conte-nos por que a cor do cabelo do Super Saiyajin God é vermelho!

Simplesmente porque é uma cor de aparência forte. Já tinha usado dourado e o azul não parece muito forte. Visualmente falando, o vermelho é realmente fácil de entender.

Qual é o seu segredo para ter novas ideias?

Geralmente fico em casa, mas quando saio, o passeio em si é divertido. Recentemente, fui com minha filha para um show e recebi algum estímulo. Assisti da arquibancada o tempo todo, [pensando]: “Então o público responde assim~”. (risos) Também se tornou uma referência para esse filme; por exemplo: “poderia ser interessante se eles lutassem com esse tipo de música intensa”.

Nota: Toriyama está se referindo ao show do Maximum the Hormone que ele foi em novembro de 2012; o guitarrista e vocalista principal da banda, Maximum the Ryō-kun, relatou seu encontro no encarte do álbum Yoshū Fukushū de 2013, mencionando especificamente a presença da filha de Toriyama. Toriyama mais tarde usaria a música “F” da banda como inspiração para o filme de 2015, Renascimento de Freeza, onde a própria música seria usada durante a batalha.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Freeza – Volume 05 (04 de abril de 2013)

Perguntamos a Akira Toriyama

DRAGON BALL Z: BATALHA DOS DEUSES – Produção

Toriyama-sensei nos conta que até agora ele deixava o anime por conta da equipe da Toei. Mas com o filme Dragon Ball: A Batalha dos Deuses, ele colocou suas mãos no esboço, história e design dos personagens! Ele nos contou o que pensa sobre como é estar profundamente envolvido com o anime!

 

Coisas que ele Aprendeu ao Escrever a História

 

O que você achou de ter tentado algo novo ao fazer a história?

Foi muito interessante. Mais do que tudo, não tenho que desenhar nada… Vou apenas tirar essa piada do caminho. (risos) É o primeiro filme desde a versão live-action, então eu também queria realmente mostrar às pessoas o aspecto de “isso é Dragon Ball“. Antes, eu também tinha a serialização, então não estava profundamente envolvido com os trabalhos de animação e deixava muito disso para [a equipe do anime]. Mas, desta vez, verifiquei o roteiro cuidadosamente pela primeira vez. (risos) O que eu menos entendia em estar envolvido era quanto tempo de um roteiro seria concluído em quanto tempo de um filme.

Ao escrevê-lo, tive a sensação de que não havia história suficiente e pensei que eles iriam expandi-la para mim. Mas, ao contrário, tinha ficado tão longo que eles tiveram que cortá-lo. Eu gostaria de saber disso de antemão. Mas, na medida em que penso: “se houvesse mais 10 minutos, eu poderia ter tornado ainda mais interessante~”, eu também acho que é muito interessante do jeito que está agora!

Aqueles que viram o filme me deram a impressão de que: “Talvez seja porque você estava envolvido, Sensei, mas eu pensei que era uma animação muito Dragon Ball”, o que me deixou feliz. Todos da equipe fizeram [o filme] de acordo com o roteiro que escrevi… mas por outro lado, também tive a impressão de que é porque eles trabalharam muito, dizendo: “isso não é mangá, então vamos fazer o nosso melhor com ele como animação! ”

Que tipo de cenas foram cortadas?

Entre as cenas cortadas, houve uma que escrevi em que Goku está em apuros e todos vão ajudá-lo, mesmo sabendo que não há esperança. E continua de forma que, no final, até mesmo Mr. Satan tenta ajudar. Mr. Satan é um caso perdido, mas ele é um personagem que também sente que quer ajudar de alguma forma. Suponho que isso foi deixado de fora por questões de tempo. Na história original, por diversão, fiz Mr. Satan dizer muitas coisas como: “Estou com dor de estômago, então protegerei a todos daqui!” (risos)

 

Surpreso com o Movimento! Cenas de Batalha

 

O que você achou da história que fez ao se tornar um anime?

Com o mangá, da história à arte, tudo se completa desenhando por mim mesmo. Nada aparece além do que eu criei. Mas com anime, eu deixo isso para outras pessoas, há uma possibilidade de que algo maior do que eu mesma imaginei acabe surgindo, certo? Essa é a parte mais agradável! Desta vez em particular, as cenas de batalha foram maiores do que eu imaginava. Eram muito melhores do que eu imaginava! Eu estava mais preocupado com a batalha final, mas quando estava escrevendo a história, nenhuma imagem real dela me veio à mente. Com as batalhas, existem realmente partes que você não entende, a menos que você desenhe em imagens… então eu estava preocupado com o que deveria fazer se não houvesse poder na batalha central.

Mas… o poder era maior do que eu imaginava! Como você esperaria de profissionais de animação! Achei que, pelo menos, eu mesmo nunca tinha visto aquele tipo de cena de batalha super explicativa. Achei que as coisas ficariam fora de controle se eles lutassem ali mesmo na Corporação Cápsula, mas, naturalmente, o local mudou. (risos) E pensar que eles iriam até a estratosfera… mas pensando nisso, eles são ambos alienígenas, afinal. Talvez eles mal possam respirar.

 

Surpreso com o Movimento! Personagens

 

Quais foram suas impressões quando os personagens que você desenhou desta vez se moveram?

Whis foi muito divertido de fazer o design. Quando ele foi animado, trazia à tona uma sensação ainda mais estranha e assustadora, então sua impressão mudou completamente. Esse aspecto é bom. Fico mais feliz quando algo que é mais do que o que eu tinha inventado ganha vida.

Mas, quando o criador original pensa em certa extensão da história, aqueles que a desenham ficam sob pressão. Eu não gostaria, se fosse comigo. (risos) Mesmo que eles pensassem: “Eu gostaria de desenhar um pouco mais livremente”, eles podem não ter sido capazes disso… Talvez eu devesse ter dito a eles com mais ênfase desde o início, “Você pode mudar como quiser, com base na história”? Em todos os animes até agora, se eu tivesse dito a eles que os desenvolvimentos padrão ligados ao mundo eram “algo que só o criador pode fazer”, teria ficado difícil de desenhar.

Desta vez também, é como se eu tivesse me preocupado ainda menos se eles mudariam a história com base na minha. Quando o número de pessoas envolvidas aumenta, afinal, há tanto conhecimento acumulado ali. Estou satisfeito, desde que saia algo bom disso.

Você foi consultado sobre o design dos personagens?

Certa vez, ao longo do caminho, recebi a confirmação: “Quando ele se transformar, não haveria problema em torná-lo um pouco mais magro?” Isso também é verdade para o mangá original, mas a cada transformação sucessiva, os personagens ganham massa. Então, desta vez, senti que queria tornar a transformação mais leve. É por isso que o Super Saiyajin God, que aparece pela primeira vez desta vez, tem um design mais esguio.

 

Sentimentos em Relação a Dragon Ball

 

Que tipo de pessoa você quer que assista Dragon Ball?

Na época da serialização era, de qualquer forma, uma revista para meninos, então eu sempre desenhei com o desejo de que alunos do ensino fundamental e médio lessem. Lembro-me de conscientemente torná-lo o mais fácil possível de entender e de alterá-lo quando parecia que o desenvolvimento do enredo ficaria difícil [de entender]. Eu continuo pensando da mesma forma com este filme.

O mundo de Dragon Ball foi ampliado ainda mais com o filme. Por fim, algumas palavras!

Que meu próprio trabalho não termina apenas com meu mundo, mas é expandido muitas vezes mais pelos esforços de outras pessoas… Isso me deixa incrivelmente feliz! É por isso que eu não me importo em usar meu próprio mangá como base e ajustar muitas coisas. Eu acredito que não há problema com eles fazerem qualquer coisa, no entanto, com Dragon Ball como o título.

Agora, o mundo de Dragon Ball está se expandindo em uma variedade de gêneros, como videogames e jogos de cartas; se algo interessante resultar disso, ficarei muito feliz.

 

Perguntamos a Akira Toriyama

SEÇÃO BÔNUS: PERGUNTAS & RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA

Trazemos para vocês perguntas sobre Dragon Ball e o Sensei em formato de perguntas e respostas! Segredos inesperados também serão revelados!?

 

De onde veio o penteado de Goku?

Eu não tinha consciência disso quando o fiz, mas pensando nisso agora, acho que pode ter sido a influência do Astro Boy. O ângulo dos “chifres” e a parte plana no meio parecem semelhantes, não acham? Costumo receber itens que estão sendo lançados, como figures; Eu realmente admiro como os escultores são capazes de trazer esse penteado em três dimensões. (risos)

É verdade que a cauda do Goku era um incômodo?!

É verdade. (risos) Afinal, Goku era originalmente um macaco de verdade nos esboços iniciais. Meu editor me disse: “Sem cauda, ​​ele não tem traços distintivos”, então acrescentei ela. Aquela cauda que eu adicionei era um incômodo quando eu estava desenhando, eu não aguentava… então imediatamente pensei em uma história em que a cauda dele fosse cortada. (risos)

É verdade que você deixa a TV ligada enquanto trabalha?

Fui criado pela TV, então agora, como naquela época, trabalho com a TV ligada. Gosto de programas de comédia e variedade. É triste que o Red Carpet acabou. Acredito que meu favorito agora é Wafū Sōhonke

Nota: Bakushou Red Carpet era um programa de comédia transmitido semi-regularmente (pelo menos uma vez por mês); e encerrou sua transmissão em agosto de 2010, mas foi trazido de volta para vários especiais desde então. Wafū Sōhonke (Japanese Style Originator) foi um programa de variedades que apresentava vários elementos da vida tradicional japonesa, como artesanato, comida e etiqueta, enquanto várias subcelebridades são questionadas sobre eles nos segmentos intersticiais.

Que “tesouros” você tem em casa?

Nada em particular, eu acho. Mesmo com modelos de plástico, sou o tipo de pessoa que perde o interesse depois de construí-los. Construí-los é divertido e, no momento em que estão concluídos, eu não poderia estar mais feliz, então, depois de terminar de construí-los, os ignoro. Eu também não cuido deles com muito cuidado. (risos)

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 01 (04 de abril de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nós respondemos suas perguntas ingênuas sobre os personagens e cenas que apareceram na “Saga Androides & Cell”.

 

P1: Que tipo de pessoa é o Dr. Gero?

Ele é um cientista gênio do mal!

Para que o Exército Red Ribbon alcançasse a dominação mundial, ele desenvolveu Androides como armas!

P2: O que é o Exército Red Ribbon?

Os bandidos que estavam coletando as Esferas do Dragão!

Uma força armada maligna que estava coletando as Esferas do Dragão por meios desonestos. Isso fez com que eles fossem completamente destruídis por um Goku enfurecido.

P3: Como Trunks ficou forte?

Ele treinou com Gohan!

Embora tenha perdido o braço em um ataque dos Androides, Gohan transformou Trunks no último guerreiro sobrevivente!

P4: O que é a “Cápsula” que Trunks usou?

Uma ferramenta incrível que pode armazenar qualquer coisa!

Uma cápsula de alguns centímetros pode armazenar até mesmo um carro ou um avião! É uma invenção inovadora do pai de Bulma, o Dr. Brief.

P5: Que tipo de lugar é Cidade do Sul, que foi atacada pelos Androides?

A arena do Torneio de Artes Marciais fica perto!

Uma metrópole em uma grande ilha flutuando no mar do sul. A Ilha Papaya, onde o Torneio de Artes Marciais é realizado, fica próxima.

Nota: Na verdade, os Androides 19 e 20 atacaram “uma ilha a nove quilômetros da costa sudoeste da Cidade do Sul”, como dito neste mesmo livro! Parece que alguém na Shueisha não estava prestando atenção.

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P6: Por que o Dr. Gero criou os Androides?

Para eles não serem usados ​​pelos inimigos!

Com armas mecanizadas normais, há o risco de que elas passem para as mãos de um inimigo e sejam usadas por ele, então ele tomou a medida drástica de desenvolver Androides, que possuem a capacidade de pensar por si mesmos.

P7: O Dr. Gero fez algo além dos Androides?

Todas as armas do Exército Red Ribbon!

O armamento do Exército Red Ribbon foi todo feito pelo Dr. Gero. Ele foi um membro fundador do Exército e também estava efetivamente no controle.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 02 (04 de abril de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nós respondemos sobre coisas que estão nas mentes de todos, como a história e os personagens da “Saga Androides & Cell”.

 

P1: Por que os números 17 e 18 se tornaram Androides?

Eles foram capturados pelo Dr. Gero!

Eles encontraram Gero por acaso e foram transformados em suas cobaias experimentais. Como foram remodelados contra sua vontade, se rebelaram contra Gero!

P2: Piccolo e Kami eram originalmente um?

Ele era um cara mau chamado Piccolo Daimaoh!

Piccolo Daimaoh é o mal que ele descartou quando se tornou Kami. A criança que Daimaoh deu à luz no momento de sua morte é Piccolo, que se tornou aliado de Goku através de uma batalha de vida ou morte!

P3: Que tipo de empresa é a Corporação Cápsula?

É a empresa número um do mundo por suas muitas invenções!

A empresa do pai de Bulma, o Dr. Brief. Ele ficou super-rico ao desenvolver a Cápsula Hoi-poi!

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P4: Que tipo de Androides eram os números 1 a 8?

Totalmente artificiais, como o nº 19!

A única fraqueza das invenções do gênio Dr. Gero era que o “controle da personalidade” não funcionava bem, então acredita-se que essa seja a razão pela qual ele mudou seus métodos para usar humanos que já eram ruins e remodelá-los em Androides, como os nºs 17 e 18. Achava-se que ele tinha tido sucesso com os tipos ciborgues, mas, em última análise, esses também foram fracassos porque não ouviam as ordens da maneira que ele queria. Ele reverteu o curso novamente, e o nº 19 foi seu primeiro sucesso.

P5: Como eram os Androides nº 9–12?

Eles eram todos completamente artificiais!

Os nºs 9-12 foram construídos inteiramente artificialmente. O motivo do fracasso foi o mesmo dos números 1 a 8: quase todos tinham problemas com o controle da personalidade. Muito sombrio, muito puro, simplesmente estúpido, etc.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 03 (04 de abril de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Vamos verificar as cenas da “Saga Androides & Cell” que estão em sua mente! Responderemos às perguntas ingênuas de todos os leitores.

 

P1: Onde fica o templo de Kami?

Está bem alto no céu!

Flutuando no céu, bem acima das nuvens, o templo onde Kami mora possui um amplo jardim e a Sala do Espírito e do Tempo.

P2: Quando Goku entrou na Sala do Espírito e do Tempo?

Quando ele treinou na morada de Kami quando era menino!

Quando estava treinando para lutar contra Piccolo, ele entrou na Sala do Espírito e do Tempo. Sua altura também disparou!

P3: Que tipo de coisas Kami normalmente faz?

Ele observa a situação no Reino Inferior!

Ele observa as pessoas e eventos na Terra. Ele também pegou emprestado o corpo de outra pessoa e competiu no Torneio de Artes Marciais!

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P4: Houve um modelo para o Androide nº 16?

O filho do Dr. Gero!

O modelo para o nº 16 foi o filho do Dr. Gero, que morreu jovem há muito tempo. Ele era um soldado de alta patente do Exército Red Ribbon, mas foi abatido por uma bala inimiga. Tendo um lugar especial em seu coração para seu próprio filho, Gero deu ao nº 16 grande poder e um temível mecanismo explosivo, mas não querendo que ele fosse destruído em batalha, se possível, deu a ele uma personalidade gentil, o que fez com que o nº 16 se tornasse um fracasso.

P5: Houve um modelo para o Androide nº 19?

O modelo do nº 19 foi um boneco!

O modelo para o nº 19 foi um boneco exposto no centro de comando de uma base inimiga. Há muito tempo, o Dr. Gero o levou de volta como um troféu de guerra.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 04 (02 de maio de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Explicando em detalhes sobre cenas e personagens da “Saga Androides & Cell” que estão em sua mente!

 

P1: Qual é a origem do nome do Cell?

É porque “célula” em inglês é “cell”!

Como ele absorve humanos e se transforma, seu nome vem da palavra inglesa para “célula”!

P2: O que serviu de modelo para o design do Cell?

Insetos!

Além do design, a maneira como ele sai do ovo e troca de pele à medida que cresce também foi baseada em insetos.

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

“Saga Androides & Cell”: Informações Privilegiadas

Desenhar o design do Cell é difícil!

Em termos de desenho, as manchas em seu corpo foram realmente difíceis; era muito tedioso desenhá-las todas as vezes!

P3: Em quais células a personalidade de Cell foi baseada?

É uma personalidade original com personalidades de vários outros personagens adicionadas.

O design básico de Cell foi pensado por Gero como o Androide Definitivo, enquanto Gero estava de bom humor devido à conclusão bem-sucedida do nº 19. O computador redesenhou as partes fracas da personalidade original, adicionando as personalidades de vários personagens diferentes para fazer dele a arma perfeita.

P4: Qual é o Androide favorito de Akira Toriyama-sensei?

A Segunda Forma do Cell!

Aquele cara corpulento. Quando mostrei para meu editor na época e disse que era isso que eu tinha decidido, ele disse: “Ei, esse cara parece estúpido. Apresse-se e deixe-o em sua forma perfeita”. Na verdade, eu tinha planejado que ele desempenhasse um papel mais ativo.

Nota: Akira Toriyama estava se referindo ao seu segundo editor durante a serialização original de Dragon Ball, Yū Kondō.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 05 (02 de maio de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Explicando em detalhes sobre cenas e personagens da “Saga Androides & Cell” que estão em sua mente!

 

P1: Quem criou as Esferas do Dragão?

Kami as fez!

Originalmente, havia algumas no planeta Namekusei, e depois de vir de lá, Kami fez o Shenlong da Terra!

– Mister Popo faz o modelo
– Kami dá a vida…
– Nasce Shenlong!!

P2: Quem é aquele “Rei”?

Uma pessoa de alto escalão que está no topo da política terrestre!

Embora seu trono real tenha sido roubado por Piccolo Daimaoh, ele se tornou rei mais uma vez graças a Goku ter derrotado Piccolo. Ele é uma pessoa esplêndida, mesmo que pareça um cachorro.

P3: O Mr. Satan é forte?

Ele é forte comparado às pessoas normais!

Apesar de sua força não estar no mesmo nível de Goku e cia, ele é capaz de quebrar 14 telhas, então é forte o suficiente por si só.

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P4: “Mister Satan” é seu nome verdadeiro?

É o seu nome artístico!

Dei a ele um nome artístico que lembrava um grappler profissional. Seu nome verdadeiro é “Mark”. Como a região onde Satan vive não divide nomes em nomes próprios e sobrenomes, seu nome é simplesmente “Mark”.

Nota: Esta é a mesma resposta dada por Toriyama no Super Exciting Guide: Volume dos Personagens, de 2009. O nome “Mark” (マーク) é um anagrama de Akuma (悪魔) ou “diabo”.

 

“Saga Androides & Cell”: Informações Privilegiadas

O carro de Mr. Satan tem um motorista particular!

Mr. Satan estava realmente rico neste ponto, então o carro que ele dirigiu para a arena dos Jogos de Cell tinha um motorista particular. Acho que ele estava vendendo algum tipo de “mercadoria Mr. Satan”, e elas foram muito lucrativas.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Androides & Cell – Volume 06 (02 de maio de 2014)

RESPONDENDO PERGUNTAS SOBRE:

“Saga Androides & Cell”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Explicando em detalhes sobre cenas e personagens da “Saga Androides & Cell” que estão em sua mente!

 

P1: Que tipo de caras maus vieram à Terra até agora?

Todos os tipos de caras fortes, de Piccolo a Freeza e seu pai!

Goku e seus aliados lutaram contra vilões fortes sempre que eles atacaram, e salvaram a Terra.

– O TERRÍVEL CLÃ DEMÔNIO
Piccolo Daimaoh
Ele mergulhou a Terra no terror e tirou a vida de Kuririn e muitos outros aliados.

– O DOPPELGANGER DE PICCOLO DAIMAOH
Ma Junior (Piccolo)
A fim de vingar seu pai, ele teve um confronto final com Goku no Torneio de Artes Marciais.

A AMEAÇADORA RAÇA LUTADORA
Os Saiyajins
Invasores que vieram à Terra. Depois de uma luta mortal com Goku, apenas Vegeta sobreviveu.

– OS MAIORES MALFEITORES DO ESPAÇO SIDERAL
Freeza e seu pai
Depois de ser derrotado por Goku em Namekusei, Freeza atacou a Terra com seu pai!

 

P2: O que aconteceu no futuro de onde Trunks surgiu?

Você pode aprender um pouco sobre esse futuro no capítulo bônus “A História de Trunks”!

Esta história descreve o futuro de onde Trunks veio. Os guerreiros foram derrotados pelos poderosos Androides cruéis e opressores, e a Terra ficou devastada. Embora tenha perdido um braço, Gohan ainda sobreviveu e tentou criar Trunks como um forte guerreiro, confiando a ele o que restava da esperança da Terra.

– Goku foi derrubado por uma doença… e Gohan sofreu graves ferimentos devido ao ataque dos Androides.

– Os guerreiros restantes, Gohan e Trunks, se lançam em um treinamento rigoroso para enfrentar os Androides!!

“A História de Trunks” foi compilada no volume 33 de Dragon Ball e no volume 34 do Kanzenban!

Dê uma olhada se estiver interessado!!

 

P3: Shenlong pode realizar qualquer desejo?

Existem alguns desejos que ele não pode conceder!

Shenlong não pode realizar desejos que excedam as habilidades da pessoa que o criou, como derrotar um inimigo poderoso. Quanto a reviver os mortos, ele só pode reviver alguém uma única vez!

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P4: Os tipos humanos modificados como os Androides Nº 17 e Nº 18 ficam mais fortes se treinarem?

Como são baseados em humanos, é claro que podem se tornar ainda mais fortes se treinarem.

No caso de tipos humanos modificados como nº17 e nº18, como são de base humana, eles podem se tornar mais fortes se treinarem. A propósito, embora eles não precisem comer, precisam se hidratar. Além disso, suas células se deterioram lentamente, então eles envelhecem lentamente também.

“Saga Androides & Cell”: Informações Privilegiadas

A máquina do tempo também estava equipada com funções de avião!?

No início, pensei em adicionar elementos de veículo a ela, como um avião. Mas no final, ela só foi usada como máquina do tempo. Ah! Se você olhar de perto, pode ver que não há escada, então apenas pessoas que podem voar conseguem subir nela (risos).

P5: Por favor, me diga os nomes dos Androides nº 17 e nº 18 de quando eles eram humanos!

O do nº 17 é Lápis e o da nº 18 é Lazuli!

Nota: “Lápis-lazúli” é uma pedra semipreciosa de cor intensa

P6: Para onde o Androide 17 foi depois da saga Cell, e o que ele fez?

Ele trabalha na área de preservação da vida selvagem de um gigantesco parque natural real, como um guarda excepcional que não se contém contra caçadores furtivos.

É um trabalho ideal para o nº 17, que adora ficar sozinho e não é muito bom em cooperar com os outros; como ele é tão bom no que faz, recebe um salário alto. Ele é casado com uma zoóloga; têm um filho e dois filhos adotivos, e vivem felizes em uma casa isolada dentro do parque natural.

Ele foi e se encontrou com a Nº18 e Kuririn uma vez, mas não falou sobre o que estava fazendo, talvez porque ele considera tal estilo de vida saudável constrangedor.

“Saga Androides & Cell”: Informações Privilegiadas

O nº 20 deveria ser o inimigo mais forte da saga Androides & Cell!?

No começo, pensei em fazer do nº 20 o verdadeiro inimigo. Mas meu editor na época me disse que ele era apenas um velhote, então desisti.

Nota: Toriyama está se lembrando mal de quem era seu editor neste ponto da serialização. Enquanto Yū Kondō, seu editor atual neste ponto, foi de fato quem sugeriu a mudança nas formas e no design de Cell, foi seu antigo editor Kazuhiko Torishima quem solicitou a mudança com os Androides anteriores.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Majin Boo – Volume 03 (04 de junho de 2014)

RESPOSTAS PARA SUAS PERGUNTAS SOBRE A:

“Saga Majin Boo”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Nesta coluna, vamos solucionar suas perguntas ingênuas sobre o arco Majin Boo. Desta vez, teremos um grande destaque especial sobre o Torneio de Artes Marciais.

 

P1: Quais foram os campeões do Torneio de Artes Marciais até agora?

Apresentaremos os campeões até agora e suas cenas memoráveis!

21º CAMPEÃO
JACKIE CHUN

No final de uma batalha decisiva com Goku, ambos foram derrubados para a contagem! Chun, que foi o primeiro a se levantar e se declarar vencedor, tornou-se campeão. A verdadeira identidade de Chun é na verdade… Mestre Kame. Para ensinar a seu discípulo, Goku, a severidade das artes marciais, ele se disfarçou e entrou no torneio.

22º CAMPEÃO
TENSHINHAN

Com uma variedade de técnicas como Bukuujutsu (voo) e o Taiyou-ken, ele teve uma luta intensa com Goku. O resultado foi uma derrota por sair da arena, para Goku, por muito pouco.

23º CAMPEÃO
SON GOKU

Uma batalha por sua vida contra Piccolo, que estava tentando dominar a Terra! Goku se tornou campeão pela primeira vez.

MR. SATAN: “Aliás, o 24º campeão fui eu!!”

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P2: Como você criou os edifícios estranhos no Torneio de Artes Marciais?

Eu os desenhei usando os edifícios da ilha de Bali como referência

Antes da serialização começar, fui para Bali com minha família e meu assistente. Pensei nos prédios e coisas assim usando as fotos que tirei na minha viagem, então foi muito difícil. Toda vez que o Torneio de Artes Marciais aparecia, eu tinha que olhar meus materiais de referência. (risos)

Nota: Toriyama confundiu sua viagem a Bali com a viagem que fez à China em 1984, antes da serialização começar. Toriyama na verdade foi a Bali em junho de 1985, enquanto desenhava o treinamento de Goku e Kuririn sob a tutela de Mestre Kame.

P3: Sensei, por favor, conte-nos qual é sua luta favorita!

Goku vs. Tenshinhan!

Pensando em termos de lutas famosas, acho que seria Goku e Tenshinhan. Isso porque suas habilidades estavam quase empatadas.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Majin Boo – Volume 04 (04 de julho de 2014)

RESPOSTAS PARA SUAS PERGUNTAS SOBRE A:

“Saga Majin Boo”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Desta vez, é uma coleção extragrande sobre as várias técnicas que Goku e cia. usam. Você até aprenderá os segredos da Fusão!!

 

P1: Além da Fusão, diga-me que outras técnicas Goku aprendeu com os outros!

Aqui está uma introdução às principais técnicas de Goku e às pessoas que as ensinaram a ele!

KAMEHAMEHA
Tutor: Mestre Kame
Quando menino, Goku aprendeu a técnica de Mestre Kame copiando-a depois de vê-la uma vez. É a primeira técnica que Goku aprendeu que usa o ki.

TELETRANSPORTE
Tutor: o povo do Planeta Yardrat
É uma técnica que ele aprendeu com o povo de Yardrat, que dizem usar técnicas estranhas.

KAIOKEN
Tutor: Kaioh do Norte
É uma técnica que nem mesmo o Sr. Kaioh conseguiu dominar. Goku a adquiriu através de seu treinamento no planeta do Sr. Kaioh.

GENKI-DAMA
Tutor: Kaioh do Norte
Ele a aprendeu do Sr. Kaioh, junto com o Kaioken. Goku foi o primeiro a dominá-la.

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P2: Como você criou os movimentos da Fusão?

Pensei nisso assistindo TV!

Eu queria fazer com que tivesse essas poses estúpidas, embora fosse uma técnica importante, então me decidi por esses tipos de movimentos. Acho que provavelmente peguei a dica para a parte do “São” com as poses características dos artistas, quando estava assistindo TV.

P3: Existe alguma importância para aquelas poses aparentemente sem sentido de “Fu” e “São”?

Elas são incrivelmente importantes!

A série de movimentos que levam a “Ha!” são importantes para sincronizar as duas pessoas e também concentrar suas mentes. Mas quando você ficar realmente bom nisso, também é possível se fundir apenas com o “Ha!”

P4: Qualquer pessoa pode praticar a Fusão se o tamanho do corpo e o poder forem iguais?

É difícil, mas é possível!

Acho que é possível fazer a fusão independentemente das condições, desde que tudo corra bem. Acho até que é possível para um número maior de pessoas. No entanto, como é muito difícil para ambas as partes atingir esse equilíbrio delicado, é muito difícil para duas pessoas extremamente diferentes se fundirem. Nesse sentido, nadadores sincronizados provavelmente seriam muito bons na Fusão. A propósito, existem muitos tipos diferentes de Fusão, e o tipo que Goku aprendeu é aquele que aumenta o poder de batalha.

Se um homem e uma mulher se fundissem, talvez eles terminassem como uma drag queen? Uma drag queen super-duper forte; pode ser interessante. Eu deveria ter desenhado isso durante a serialização. (risos) Eu meio que me arrependo [de não ter feito isso].

P5: Como você pensa nos nomes das técnicas?

Dou a eles o tipo de nome que os personagem parece que dariam.

Vegeta parece tentar ser legal dando a elas nomes em inglês (risos). E Piccolo é alguém que tem bom gosto, usando kanji. Na verdade, não gosto muito de dar nomes às técnicas. Se você gritasse o nome da sua técnica durante uma luta, provavelmente levaria uma surra.

 

Fusão: Informações Privilegiadas

Eu realmente experimentei o Fusão por mim mesmo (risos)

Eu estava pensando em como os movimentos dos braços deveriam ser e quantos passos você deveria dar e tudo mais, então eu secretamente fiz isso sozinho (risos). Você consegue dizer se tentar, mas você realmente anda três passos.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Majin Boo – Volume 05 (04 de julho de 2014)

RESPOSTAS PARA SUAS PERGUNTAS SOBRE A:

“Saga Majin Boo”!!

DRAGON BALL PERGUNTAS & RESPOSTAS

Vamos esclarecer os mistérios que cercam os Kaiohshin, os magos e outras partes estranhas de visão de mundo que vieram à tona na saga Majin Boo!

 

P1: O que acontece quando você morre no mundo de Dragon Ball?

Você se torna um espírito e vai para a morada de Enma-Daioh!

Quando você morre, se torna um espírito e vai para o palácio de Enma-Daioh, no Outro Mundo. Com base no caderno de Enma (que registra suas ações na vida), é decidido se você vai para o céu ou para o inferno.

P2: Por que Goku conseguiu retornar ao mundo dos vivos por um dia?

Por conta dos poderes da Vovó Uranai!

A Vovô Uranai serve como uma ponte entre o mundo dos vivos e o Outro Mundo, e pode retornar pessoas mortas ao mundo dos vivos. No entanto, elas só podem voltar uma vez… e apenas por um dia!

P3: Que tipo de lugar é o Outro Mundo?

É o mundo onde os deuses vivem e também é chamado de “Reino Celestial”!

É um mundo habitado por deuses como os Kaioh e os Kaiohshin, bem como pelos espíritos dos mortos. Normalmente, as pessoas vivas não podem entrar.

 

Fusão: Informações Privilegiadas

Torne o Outro Mundo realista!

Já que o templo de Kami-sama e outros lugares eram relativamente místicos, pensei que seria bom seguir o caminho oposto e ter um Outro Mundo mais pé no chão. Então eu fiz Enma-Daioh e os onis usarem ternos como assalariados.

Eles são bem travessos para deuses importantes!

Embora os deuses devam ser seres transcendentais, esses tem interesses pervertidos, gostam de dirigir, etc … De alguma forma, eles parecem humanos e familiares?

Enma-Daioh e os oni parecem assalariados!

Parece um escritório do governo do mundo real! A propósito, parece que o palácio de Enma-Daioh tem um aeroporto, e espíritos com destino ao Céu fazem a viagem para lá de avião.

 

RESPOSTAS DE AKIRA TORIYAMA-SENSEI!!

 

P4: Quem fez as estranhas máquinas e a nave espacial de Babidi?

Babidi as criou por meio de magia!

Desenhei a área onde a nave de Babidi foi enterrada com base em um álbum de fotos da África. Na segunda metade da série, os cenários sempre eram terrenos baldios, então foi muito difícil desenhá-los para que parecessem distintos (risos).

P5: Como Babidi recrutou Dabura, Pui-Pui e o resto?

Com magia de invocação!

Babidi procura pessoas com corações malignos por meio de seu poder mágico e, em seguida, usa magia de invocação para chamá-los. Além do mais, ele controla seus corações para transformá-los em subordinados leais. Existem alguns outros magos em todo o vasto universo, mas o poder mágico de Babidi é excepcionalmente forte.

P6: Como Babidi nasceu?

Bibidi se dividiu em dois!

Em vez de um filho, ele é mais parecido com o doppelganger de Bibidi. Ele se separava sempre que havia algo difícil para uma única pessoa fazer. Ele poderia aumentar o número de doppelgangers ainda mais, mas seus poderes mágicos enfraqueceriam proporcionalmente. Agora que Bibidi está morto e Babidi se tornou o único, ele recuperou todo o poder mágico original.

P7: Qual é o significado por trás daquela marca que aparece na testa das pessoas quando elas são controladas por Babidi?

Acho que provavelmente é “魔” (ma) (risos).

Nota: Significa “magia” ou “demônio”, e este kanji costumava ser usado para escrever madōshi (“mago”) e majin (“ser mágico”).

P8: Que tipo de lugar é o Reino dos Demônios?

É um esconderijo para magos!

O Reino dos Demônios está localizado no universo, mas sua escala é muito pequena, do tamanho de um esconderijo para magos. Os magos vivem no Reino dos Demônios como goblins malignos.

 

Fusão: Informações Privilegiadas

O Segredo Por Trás do Mundo Esférico

Eu pensei no mundo em forma esférica para que fosse fácil para mim e para os leitores entenderem!

A grande bola central tem os mundos chamados de mundo dos vivos e Outro Mundo, e os Kaiohshin supervisionam tudo isso de fora. Como sua antítese, na parte inferior da grande bola estão os Makaiohshin, que governam o mal. Atualmente, parece que o poder dos Kaiohshin é superior.

 

Dragon Ball Full Color: Saga Majin Boo – Volume 06 (04 de julho de 2014)

EM COMEMORAÇÃO À CONCLUSÃO DA “SAGA MAJIN BOO” NO FULL COLOR!

Especial: Informações Privilegiadas de Toriyama-sensei

Revelando essas últimas, mas não menos importantes, informações privilegiadas!

 

A verdade é!

Foi divertido desenhar a luta de Gotenks e Majin Boo.

Francamente, gosto muito mais dessas batalhas idiotas e bobas do que das sérias. Acho que, antes de tudo, eu realmente sou um artista de mangá de piadas (risos).

Diz a lenda que o editor da época morria de rir no departamento editorial quando via os rascunhos da batalha de Gotenks e Majin Boo!

A verdade é!

O nº 17 durante a cena da Genki-Dama era, na verdade, a Lunch no rascunho.

Lunch saiu correndo atrás de Tenshinhan. Como Tenshinhan e Chaos se moviam de um lugar para outro enquanto treinavam, eles realmente a despistaram.

A propósito, é dito que depois da saga Cell, o nº 17 se tornou um excelente guarda-florestal em um parque natural real, e formou uma família feliz.

A verdade é!

A esposa de Mr. Satan era uma linda cantora chamada Miguel!

Já que ela foi chamada de “Miguel (arcanjo)”, durante o casamento deles um grande alvoroço foi feito sobre como “um anjo está se casando com um demônio!”

Embora pretendesse que Mr. Satan fosse apenas um personagem de um capítulo, parece que Toriyama gostou tanto dele que você poderia até dizer que Mr. Satan é o seu favorito.

Nota: ミゲル (migeru), uma referência ao Arcanjo Miguel

A verdade é!

Não importava que tipo de oponente, Goku queria lutar com eles no um contra um!

Só há um inimigo, apesar de ter tanta gente desse lado. É um pouco covarde, não é? Acho que o verdadeiro desejo do Goku era lutar no um contra um.

Você pode perceber nesta fala final da batalha com Majin Boo que o verdadeiro desejo de Goku é lutar no um contra um.

 

Fusão: Informações Privilegiadas

O Segredo Por Trás do Nascimento dos Deuses

Os Kaioh nascem e são criados em um planeta chamado “Planeta do Núcleo do Mundo”.

Os Kaioh nascem como “Shin-jin” do fruto da gigantesca Árvore do Mundo no Planeta do Núcleo do Mundo. A população do planeta é de cerca de 80, e sua expectativa de vida é de cerca de 75.000 anos. Os Shin-jin não tem gênero e vivem uma vida tranquila, estudando várias coisas em um castelo que parece uma escola. Quando um Kaioh em um dos planetas Kaioh morre, o próximo Kaioh é escolhido entre eles por sorteio. No entanto, os Kaiohshin são escolhidos apenas entre os Shin-jin nascidos de uma rara fruta dourada especial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!