Quando estudava na Escola Técnica Kikogyo (atualmente chamada de Escola Técnica de Ichinomiya), localizada na província de Aichi, Akira Toriyama consultou um professor e pediu para se tornar o conselheiro do clube de estudos de mangá. É o que relata o pintor Horiou Ichirou (79), que foi professor de Toriyama na disciplina de Design.
Na cidade de Ichinomiya, Horiou Ichirou compartilhou algumas lembranças sobre Toriyama. Segundo ele, certa vez o quieto e sério aluno Toriyama se aproximou dele com cautela e perguntou: “Você poderia ser o conselheiro do Clube de Estudos de Mangá?”. Ichirou recusou o convite, respondendo: “Se você tem tempo para desenhar mangás, então deveria se concentrar em fazer desenhos de técnicos”.
No entanto, Toriyama não desistiu e pediu a outro professor para ser o conselheiro, que aceitou o convite e, assim, o Clube de Estudos de Mangá foi fundado.
Ichirou refletiu sobre o assunto: “Naquela época, os mangás eram considerados entretenimento e não arte, mas ele tinha convicção”.
Por fim, Ichirou lamentou a morte prematura de Toriyama, dizendo: “Ele foi a pessoa que elevou o mangá ao nível da arte, e é uma pena que ele tenha falecido tão jovem”.
Abaixo, algumas imagens de Horiou Ichirou e seus trabalhos:
3 Comentários
Arisu
Karai, perdeu a oportunidade de ser conselheiro do mestre. Aliás, é engraçado saber que ele fez parte de um clube de estudos de manga
VALERIA DOS SANTOS TORRES
Belíssima homenagem.
Sirio pereira de Moura
Hoje tenho 1 filho autista que possui habilidade de construir uma nova perspectiva do trabalho artístico e lhe falta patrocínio! Atualmente edtuda no IFES campus Aracruz tem 15 anos e uma virtude desperdiçada por falta de patrocínio e eu como genitor não tenho capital inicial pra investir em seu talento! Se alguém interessar podemos conversar! Agradeço a atenção! E sinto muito também a morte desse grande guerreiro!