Matéria sobre o casamento de Akira Toriyama na revista FOCUS de 1982

FOCUS, 1982 #19 (14 de maio de 1982)

“500 Milhões de Ienes” mais “Uma Noiva”

CASAMENTO DE AKIRA TORIYAMA


Provavelmente não há ninguém cuja vida tenha mudado mais dramaticamente nesta Golden Week do que este homem: o criador de “Arale”, o Sr. Akira Toriyama (27 anos). O segundo deste mês foi o seu casamento marcante com Yoshimi Katō (27 anos) na recepção de Nagoya [Teishin Kaikan].

A Sra. Yoshimi é uma cartunista de Nagoya, que ele conhece há pouco mais de um ano. O total oposto da inigualável Arale, Toriyama é aparentemente tímido em relação às mulheres. Mesmo aos 27 anos, quando está cara a cara com uma garota, seu rosto fica vermelho e ele não consegue falar direito. No entanto, ele foi capaz de agir naturalmente na presença de Yoshimi. E assim, ele foi atraído por ela, que “tem uma boa personalidade e cuida de [seu] bem-estar”.

Quando perguntado sobre o que achou da cerimônia, sua resposta imediata: “Quando eu vi o seu cocar de noiva, pensei em rir e, em seu vestido amarelo para a recepção, ela parecia uma cortina ambulante”, é talvez o que você esperaria do criador de “Arale”.

No dia anterior, ocorreu um evento que ele mesmo “não consegue entender”. No ranking de ganhos de 1981, ele foi de longe o topo de sua categoria entre os grandes nomes, tendo ganhado 539.240.000 ienes (cerca de USD 2.275.625 na cotação de maio de 1982). Como ele era um autor em treinamento, com um salário mensal de 30.000 ienes (USD 126,60) em 1979, isso equivale a mil vezes o que ele fez dois anos antes e dez vezes os 55.410.000 ienes (USD 233.833.50) que ele fez em 1980. Isso significa que, nos últimos dois anos, ele se tornou um homem extremamente rico.

A propósito, a casa de Arale, de Dr. Slump, vendeu cerca de 20 milhões de cópias, e suas mercadorias de personagens incluem alguns milhares de itens diferentes. As mercadorias enviadas para a casa de Toriyama não cabiam lá, então ele até alugou um apartamento especificamente para usar como um armazém.

Este “homem rico” tornou-se bastante famoso, mas aparentemente nunca gostou de coisas ostensivas. Para um homem de seu poder aquisitivo, seria de se esperar que a cerimônia deste dia fosse realizada em um hotel de primeira classe, em grande estilo, mas eles escolheram este salão de eventos para torná-lo o mais discreto possível.

Mesmo assim, permitiram que o imprevisto ataque da mídia os fotografasse sob a estrita condição de que seriam “apenas cinco minutos”. Então, de um jeito incomum, apenas o noivo estava presente na conferência de imprensa após a recepção, porque ele “não queria que ela fosse pega em toda aquela comoção”.

Mesmo agora, esse “homem rico” vive com seus pais na cidade de Kiyosu, nos suburbios de Nagoya. Além de seu trabalho, ele vive um estilo de vida excêntrico: sem beber álcool, ele vai a cafeterias com o subsídio de vários milhares de ienes que recebe de seus pais, constrói modelos de plástico ou sai para brincar com as crianças do bairro, quando elas param por lá, com gritos de “Akira-kun, venha brincar!”

O que mais interessa a nós, pessoas pobres, é como ele gastará 539.240.000 ienes. No entanto, cerca de 430 milhões (USD 1.814.625,50) dessa grande soma são retirados em impostos. Mesmo sendo um homem rico de boa-fé, ele pensava nesses impostos como “severos”.

Então, o que resta é um pouco mais de 100 milhões de ienes (USD 422.006). Isso foi usado para comprar um lote de 260 tsubo (859,5 metros quadrados), perto de sua casa e construir uma casa, então agora tudo se foi. Por enquanto, ele poderá continuar vivendo do “boom de Arale”, mas não poderá confiar para sempre nisso.

“Minha história em quadrinhos não vai mudar depois que me casei”, ele diz; mas com que tipo de personagens esse “homem rico”, que em dois anos adquiriu uma mansão e uma noiva, virá, de dentro das paredes de sua propriedade?


Foto: Shintarō Suda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!