Jogos - PIPPIN
Dragon Ball Z Anime Designer (アニメデザイナードラゴンボールZ)
Versão demonstrativa: Dragon Ball Z Anime Designer Sample [BDE-10019]
Estilo: Interativo/ Editor de Arte
Data: 18 de Julho de 1996
Developer: Magic Mouse/ Edward de Jong / BDEC
Publisher: BANDAI
Licenciadores: Bird Studios/ Shueisha/ Fuji TV/ Toei Animation/ BANDAI
O videogame Pippin é um dos maiores fiascos da BANDAI. Lançado no Japão em 28 de
Março de 1996 e nos EUA em 01 de Setembro do mesmo ano, ele é basicamente um Power Macintosh
com configuração de videogame. Nele pode-se rodar os poucos jogos
produzidos para ele além de outros CDs multimídia. Ele vinha
com um software de conexão com internet que permitia aqueles que
tinham um modem externo de Macintosh se conectar à rede.
Na verdade, a tecnologia deste console pertence a Apple, que nunca teve
interesse em lançar o console por conta própria, mas sim de licenciar a
tecnologia, tal como ocorreu com o 3DO e as empresas envolvidas. Como a BANDAI
sempre teve um grande interesse em dominar uma fatia considerável no concorrido
mercado de videogames, mas sempre com tentativas frustradas para tal (como as
bombas Terebikko, Playdia e Design Master), a empresa foi a primeira que
adquiriu da Apple o licenciamento da tecnologia para a produção do Pippin.
Com uma escassa lista de jogos, Dragon Ball Z Anime Designer
foi o primeiro de todos. Ele foi desenvolvido pela empresa Magic
Mouse, que fora contratada pela BANDAI Co. Ltd para esse projeto.
Segundo a Magic Mouse, o "jogo" nunca foi lançado em
inglês devido a problemas de licenciamento, já que os direitos
de Dragon Ball envolvem diversas empresas diferentes, como a Bird
Studios, Shueisha, Fuji TV, Toei Animation, etc.. Mas acreditamos que ele nunca
foi lançado por ser uma droga.
O programa segue o formato do famoso Mario's Paint para Super
Nintendo. Ele tem uma barra de ferramentas parecida com programas
amadores de retoque e tratamento de imagens, mas com uma
quantidade ínfima de funções. Nele podemos escolher imagens
dos personagens e cenários de fundo para compor suas
ilustrações. Aliás, os cenários com correspondência com a
série até que são interessantes. Podemos escolher entre
várias localidades, como o Planeta do Kaio do Norte, a casa do
Kame, a arena do Tenkaichi Budoukai entre outras. Na barra de
ferramentas temos funções que nos permitem rotacionar as
imagens, alterar as cores das mesmas, escurecer e clarear,
maximizar e minimizar, além de desenhar
"balõezinhos" para escrever neles o que vier na
cabeça ou então usar as onomatopéias do "jogo", já prontas
em ideogramas. Pelo que podemos ver, algumas das imagens do
"jogo" foram vetorizadas a partir de ilustrações do
Toriyama para os Daizenshuus, gerando um resultado mais do que
duvidoso. Fora isso, temos uma série de imagens que mais
parecem ter sido extraídas dos jogos de SNES, face a qualidade dos sprites!!!
Ao todo são mais de 1000 imagens de Dragon Ball Z e umas poucas de Dragon Ball
GT
que servem para ilustrar seu site tosco ou até mesmo
roteirizar uma historinha com os personagens de Dragon Ball Z de forma mais
tosca ainda. Aliás, o próprio site oficial da Magic Mouse foi ilustrado com
algumas imagens do jogo:
http://www.magicmouse.com/japanese/h_jproducts.html (versão em PDF, clique
aqui).
Mais obscuro que este game é a sua versão de amostra, conhecida como Dragon Ball
Z Anime Designer Sample [BDE-10019], sendo esta a única informação a respeito em
toda a internet.