Games - GENESIS (MEGA DRIVE)


Dragon Ball Z: Buu Yuu Retsuden (ドラゴンボールZ 武勇烈伝 / Doragon Bōru Zetto Buyū Retsuden)
Dragon Ball Z: L' Appel Du Destin
Dragon Ball Z
(versão Buu Yuu Retsuden com adaptador conversor de regiões grátis)
Relançamentos: Dragon Ball Z (versão portuguesa de L' Appel Du Destin, sem adaptador)
Estilo: Luta
Data: 01 de Abril de 1994 (Japão); 1994 (França) e 1994 (Portugal - versão Buu Yuu Retsuden com adaptador e versão L' Appel Du Destin sem adaptador)
Developer: BANDAI
Publisher: BANDAI (Japão e França)
Licenciadores: Bird Studio/ Shueisha/ Toei Animation/ SEGA (Japão, França e Portugal); ECOFILMES (Portugal, somente)

PERSONAGENS - CENÁRIOS


Este é o único jogo oficial de DBZ lançado p/ MEGA DRIVE! A famosa tela dividida ao meio está presente neste game, além de diversos personagens (Piccolo Jr., Trunks, Vegeta, Kurilin, Gohan, Goku, A18, Freeza, Perfect Cell, Ginyu e Recoom) e cenários. O melhor aspecto deste jogo é que no modo Story você pode selecionar qualquer personagem (bom ou mau), sendo que isso influi significativamente no final do jogo. Por exemplo, se escolher Cell e acabar o jogo, ele vai explodir o mundo. Apesar de tudo, o jogo não é lá as mil maravilhas. Os gráficos deixam um pouco a desejar, a movimentação é lenta e os controles horríveis (mesmo sendo compatível com o controle de 6 botões). Mesmo assim, é um dos melhores games de luta de Dragon Ball.

Na França, o jogo foi lançado com o nome de Dragon Ball Z: L' Appel Du Destin.

Em Portugal, uma curiosidade: a representante/ distribuidora da SEGA em Portugal, ECOFILMES, lançou Buu Yuu Retsuden (a versão japonesa própria em si) em terras lusitanas  com o título de "Dragon Ball Z" e com uma caixa modificada em relação a original, bem ordinária. Como o sistema de travas de região do Mega Drive europeu é diferente do console japonês, o que não permitiria o funcionamento do cartucho, a ECOFILMES para evitar qualquer tipo de trabalho oferecia gratuitamente um adaptador que permitia o funcionamento de jogos de outras regiões, o Mega Key III. Porém, o adaptador sequer vinha junto a caixa do jogo. O comprador do cartucho deveria solicitar no local de venda o adaptador, tal como era informado na própria caixa! Uma política pra lá de bizarra!

Entretanto, com o lançamento da versão francesa L' Appel Du Destin, devidamente funcional em consoles europeus, a ECOFILMES relançou o jogo com a mesma capa ordinária portuguesa, o mesmo título lusitano, mas sem o tal adaptador e o aviso na caixa para solicitá-lo, já que não havia mais necessidade. Em contrapartida, o cartucho em si era o próprio L' Appel Du Destin ou seja, trocaram apenas a caixa novamente!

Por fim, a descrição no verso da caixa da versão portuguesa de Buu Yuu Retsuden/ L' Appel Du Destin não poderia ser melhor:

'Por fim chega a Mega Drive o mito do guerreiro de Toriyama. O Melhor jogo "Mangá" de todos  os tempos ganha vida nesta história que recorre aos personagens da primeira época bem como aos novos aparecidos nos últimos episódios.

SANGOKU e seus amigos deverão enfrentar o malvado Cell e os seus poderes infernais, através de magníficos cenários que dão ao jogo uma profundidade assombrosa.

Quando as forças começarem a fraquejar no interior do coração de GoKu, poderás pedir conselhos aos Deuses, mas tem em atenção que só tu poderás derrotar as forças do mal. Utiliza a tua magia, mas só se te vires obrigado a isso..."

Manual, capa e cartucho francês Verso da capa francesa  Cartucho alternativo (pirata) 

 -Bubbles Dançando: Vá p/ o modo Computer vs Computer e escolha 2 personagens. Quando a luta começar, dê Pause. Depois que deixar no Pause por 5 segundos, Bubbles vai começar a dançar.
-Personagens Extras: Aperte A, A, B, C.
-Resetar Jogo: Enquanto estiver jogando, segure A+B+C e aperte Start.
-Seleção Aleatória: Aperte X na tela de seleção de personagens.
-Turbo Mode: Segure A+B no controle 1, ligue o video-game e, quando aparecer a tela com a foto do Goku e os outros personagens, aperte Start, ainda segurando A+B.

--------------------------------------------------------------------------------------------------


Dragon Ball Z: Final Bout
Estilo: Luta
Data: 1998
Developer/ Publisher: Desconhecida (Cartucho Pirata)


Este jogo de origem asiática aparenta utilizar-se do mesmo engine concebido para o Final Bout do SNES, c/ os mesmos cenários e personagens e, obviamente, com os mesmos bugs hediondos (se não piores). O jogo conta com 8 personagens selecionáveis (idênticos ao da versão SNES), modo de Torneio, opção p/ 2 jogadores, nível de dificuldade e outras opções básicas.