Homenagens dos Mangakás a Akira Toriyama

Em decorrência do falecimento de Akira Toriyama em 1º de março de 2024, diversos artistas de mangá que foram influenciados por suas obras fizeram comentários em homenagem ao eterno autor de Dragon Ball.

Segue abaixo imagens dos comentários originais e suas traduções:

Toyotaro (Co-autor do mangá Dragon Ball Super e pupilo)

“Desenhei mangá porque queria ser elogiado pelo Toriyama-sensei. Era tudo pra mim”

Referência: https://twitter.com/TOYOTARO_Vjump/status/1765944419923222751

Masakazu Katsura (autor de Video Girl Ai, DNA² e ZETMAN, e grande amigo)

“Me faltam forças e não consigo encontrar vontade para fazer nada.

Esse não é o tipo de coisa que eu quero comentar, sabe? Mas vou escrever algo. Assim que começar, tenho um milhão de coisas a dizer, por isso pode ficar extremamente longo, mas tentarei resumi-lo da forma mais compacta possível. Ainda assim, não processei meus sentimentos, então, por favor, perdoe minhas divagações.

Mesmo olhando para trás, não é exagero: quando eu o visitava em casa, ou quando ele vinha ficar na minha casa, ou quando saíamos juntos para nos divertir, não tenho nada além de boas lembranças, e toda vez que conversávamos ao telefone eu me cansava de tanto rir. Ele era muito divertido. Tão mente suja, tão adorável, de língua tão afiada e tão humilde.

Na minha principal ocupação, desenhar quadrinhos, fizemos alguns trabalhos juntos, e isso também foi divertido. Mas passamos 99% do nosso relacionamento nem falando sobre quadrinhos. Como cartunista, as coisas que víamos e nossos níveis como autores eram tão diferentes que nunca prestei atenção à sua grandeza. Eu sabia dela, é claro. Mas quando entrei em contato com ele, nunca senti isso nem um pouco. É a personalidade dele. É por isso que, mesmo agora, só consigo pensar nele como um amigo, e não como um grande cartunista.

No verão passado, antes de eu fazer uma cirurgia, ele soube disso de algum lugar e me enviou um e-mail. Era muito raro receber um e-mail dele, e o conteúdo era todo relacionado à minha saúde – ele parecia estar preocupado comigo. Nós nos conhecíamos há mais de 40 anos, mas acho que foi a primeira vez que Toriyama-san me tratou com tanta gentileza. Achei que o inferno tivesse congelado. Normalmente, não haveria nada além de piadas ou histórias idiotas. O que está acontecendo? Não é hora de se preocupar com outra pessoa. Nossa.

Acho que foi um pouco antes disso, mas quando liguei para ele me sentindo bem mal, eu o disse: “Provavelmente morrerei primeiro, então certifique-se de fazer um memorial para mim, apresentado por você, Toriyama-san”! Além disso, meu legado vai realmente melhorar se você fizer um discurso, então faça isso também!” Ele me prometeu, mas não consegui fazê-lo cumprir.

Por que, ah, por que não liguei para ele depois que me enviou aquele e-mail? Eu me arrependo seriamente. A ideia de não poder compartilhar mais histórias idiotas em longos telefonemas com ele é terrível demais para ser compreendida. Tenho tantas coisas guardadas que quero contar a ele. Todo tipo de coisas para dizer. Se ao menos eu pudesse falar com ele, mais uma vez, como sempre – mesmo que ele estivesse ouvindo apenas parcialmente.

Não é justo permitir que aquele “OK” irreverente que você enviou, em resposta à minha resposta dizendo para entrar em contato comigo mais tarde, seja a última coisa que ouvi de você. Eu sofro do fundo do meu coração.”

Referência: https://vjump.shueisha.co.jp/news/n10_20240308_01/

Eiichiro Oda (Autor de One Piece)

“É cedo demais! O vazio é muito grande. A tristeza me invade quando penso que nunca mais o verei.

Eu o admirei tanto desde criança, então lembro do dia em que ele me chamou pelo nome pela primeira vez. No caminho para casa no dia em que ele usou a palavra “amigo” para mim e para Kishimoto, lembro-me de ter ficado radiante junto com Kishimoto. Também me recordo da última conversa que tivemos.

Eu fui um daqueles que assumiram o bastão desde os dias em que ler mangá era considerado bobagem, e ele também criou uma era em que adultos e crianças podiam desfrutar da leitura de mangá. Ele nos mostrou o sonho de que o mangá poderia se espalhar pelo mundo. Era como assistir a um herói avançando.

Para não apenas mangakás, mas também criadores de várias indústrias, a empolgação e a emoção da época da serialização de Dragon Ball devem ter se enraizado em sua infância. Sua existência é como uma grande árvore.

Para os mangakás de nossa geração que estiveram no mesmo palco, as obras de Toriyama se tornaram cada vez mais importantes para mim conforme eu me aproximava desse mesmo palco. Cheguei até a sentir medo. Mas estou apenas feliz em ver o homem distante novamente. Porque o amamos em um nível profundo.

Com respeito e gratidão pelo mundo criativo que ele deixou para trás. Oro pela paz de sua alma. Que o céu seja o mundo alegre que ele imaginou.”

Referência: https://vjump.shueisha.co.jp/news/n10_20240308_01/

Masashi Kishimoto (Autor de Naruto)

“Foi tão repentino que, sinceramente, não tenho ideia do que escrever ou como.

Por enquanto, gostaria de tomar a liberdade de falar sobre meus sentimentos e o que gostaria de contar ao Toriyama-sensei algum dia.

Cresci junto ao trabalho dele, primeiro nas séries iniciais do ensino fundamental com Dr. Slump, depois nas séries superiores com Dragon Ball. Era simplesmente natural que o trabalho do Sensei estivesse ao meu lado, como parte da minha vida. Mesmo que algo desagradável acontecesse, Dragon Ball me permitiu esquecer isso todas as semanas. Isso foi uma graça salvadora para um garoto do campo como eu, que não tinha mais nada. E isso porque Dragon Ball simplesmente era muito divertido!

Eu era um estudante universitário quando o impensável aconteceu: Dragon Ball, que fazia parte natural da minha vida há tantos anos, de repente chegou ao fim. Assolado por uma tremenda sensação de perda, eu não sabia mais onde deveria fazer para me divertir. Mas, ao mesmo tempo, isso me permitiu perceber a grandeza do mestre que trouxe Dragon Ball ao mundo.

“Eu também quero criar trabalhos como os do Sensei!”
“Eu quero ser como o Sensei!”

Pensando nisso, decidi me tornar um cartunista e, ao seguir os passos do Sensei, essa sensação de perda também desapareceu. Isso porque fazer quadrinhos era divertido. Perseguir o Sensei me permitiu encontrar uma nova fonte de diversão. O Sensei sempre foi meu guia. O homem que eu admirava. Ele pode achar isso um incômodo, mas estou grato, com ele apreciando isso ou não. Para mim, ele era o deus da minha salvação e um deus do mangá.

A primeira vez que o conheci, fiquei tão nervoso que não consegui dizer nada. Mas como nos encontrávamos várias vezes como palestrantes do Prêmio Tezuka, pude conversar com ele. Nunca esquecerei o sorriso um pouco tímido, mas não realmente descontente, que ele deu quando Oda-san e eu, as crianças de Dragon Ball, voltamos a ser crianças aparentemente competindo sobre o quanto poderíamos falar sobre o nosso prazer com a série.

Agora, acabei de receber a notícia do seu falecimento. Estou assolado por uma tremenda sensação de perda ainda maior do que quando Dragon Ball terminou…. Ainda não sei como lidar com esse buraco no meu coração. Não consigo nem ler o meu amado Dragon Ball. Acho que não fui capaz de transmitir adequadamente por escrito o que queria dizer a ele.

Todos ao redor do mundo ainda estavam ansiosos pelo trabalho do Sensei. Se ao menos eu pudesse realmente realizar um desejo com as Esferas do Dragão… Me desculpe… Pode ser egoísta, mas estou de luto, Sensei.

Akira Toriyama-sensei, obrigado por tantos trabalhos agradáveis ao longo destes 45 anos. E também, obrigado por todo o seu esforço. Você realmente merece o seu descanso.

Quanto aos membros sobreviventes de sua família, que acredito que ainda estão profundamente de luto por sua perda, por favor, não se esqueçam de cuidar de si mesmos. Rezo para que Akira Toriyama-sensei descanse em paz.”

Referência: https://vjump.shueisha.co.jp/news/n10_20240308_01/

Tite Kubo (Autor de Bleach)

“Seria estranho escrever um diário sem mencionar isso, então falarei sobre algo sério.

Pessoalmente, não sinto nenhuma solidão ou dor. Não estou dizendo que não haja, mas não há tanto quanto eu pensava.

É a morte de alguém que leio desde criança, alguém que trabalhou na mesma revista que eu e alguém por quem fui profundamente influenciado, então parece diferente de quando lido com a morte em geral, mas é por isso que eu sinto que ela não existe.

Na verdade, nunca falei sobre isso com ninguém, mas sempre acreditei que criar coisas significa expandir suas sensibilidades e expandir sua vida. Isso porque acredito que enquanto a obra existir, o autor não estará morto.

E acredito que conseguir me acostumar adequadamente com esse sentimento é a prova da magnitude da existência do trabalho que permanece em meu coração. Isso é tudo. A partir do próximo post continuarei com meu entusiasmo habitual.”

– Palavras do autor em seu fã clube oficial, Klub Outside.

Referência: https://twitter.com/BleachJet/status/1766556336873943251

Hideaki Sorachi (Autor de GINTAMA)

“Dragon Ball, ‘Dragon Quest’, ‘Chrono Trigger’, os mundos em que joguei como dever de casa e gastei todos os momentos livres que tinha para dormir, todos nasceram da caneta de Toriyama-san. Nasci das aparas de borracha que se acumularam depois que admirei sua caneta e tentei imitá-lo, mas nunca consegui.

Obrigado, Toriyama-sensei, por me ensinar tanto sobre o mundo do mangá. Graças a você, me tornei um homem que ganha a vida com ‘Dragon Ball’, até mais do que você e Toyotaro-sensei.

Eu não acho que conseguirei preencher esse buraco no meu peito mesmo se eu comer alguns feijões secos, mas continuarei seguindo seus passos e correndo como Goku, em grandes alturas, coberto com pó de borracha, carregando uma das Genkidamas que ele espalhou pelo mundo e em meu coração.

Muito obrigado, Toriyama-sensei. Eu sempre vou te amar.”

Referência: https://twitter.com/gintamamovie/status/1766706971749810665

Yusuke Murata (Desenhista de One-Punch Man)

“Havia muitas coisas que só poderíamos receber de Toriyama-sensei. Rezo humildemente para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/NEBU_KURO/status/1765979165696962860

“Estranhamente, não sinto como se ele tivesse morrido. Provavelmente porque ele era como uma estrela no céu para mim, mesmo antes de eu estar vivo.”

Referência: https://twitter.com/NEBU_KURO/status/1765983800180568363

“Sinto que segui esse caminho não porque queria ser um artista de mangá, mas porque queria ser como Toriyama-sensei. Eu queria desenhar como o Toriyama-sensei.

Pouco depois do início da série, quando o conheci, ele me contou alegremente, um recém-chegado ao mercado, sobre o pano de fundo dos design de personagens de Dragon Quest, fiquei impressionado com sua personalidade gentil e senti que Goku e Arale, que são extremamente fortes, mas extremamente alegres e não deixam as pessoas tensas, nasceram dessa pessoa.

Aconteceu tão de repente que fiquei atordoado por um dia. Talvez seja tristeza ou vazio, mas ainda não consigo aceitar o enorme buraco que de repente se abriu.”

.

“Sou grato pela enorme influência que você deixou sobre mim e, por enquanto, trabalharei tentando clarear minha mente. Muito obrigado, Toriyama-sensei.”

.

Quando comecei a serialização, pensei comigo mesmo: “Se for publicado na Jump, talvez Toriyama-sensei até leia o que desenhei!”, o que realmente me deu forças.

Isto pode parecer estranho dado o “profissionalismo” pelo qual os professores são valorizados, mas realmente foi assim.

Referência: https://twitter.com/NEBU_KURO/status/1766144078058823990

Kentaro Yabuki (Autor de Black Cat e Desenhista de To LOVE-Ru)

“É um texto longo, mas deixe-me expressar meus sentimentos pessoais enquanto organizo minha mente.

Quando era criança, devido às frequentes mudanças de escola, eu costumava ficar sozinho. No entanto, sempre que o assunto era Dragon Ball, eu conseguia fazer novos amigos em qualquer lugar. Eu costumava copiar muitos dos desenhos de Toriyama-sensei e descobri a diversão de desenhar mangás. Eu também me apaixonei por Dragon Quest e Chrono Trigger.

A primeira vez que um dos meus desenhos foi publicado na Jump foi em um evento para os leitores de Dragon Ball. Isso se tornou uma fonte de confiança para mim e acredito que tenha me incentivado a enviar meus trabalhos para concursos de mangá alguns anos depois.

Embora nunca tenha tido a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, mesmo que tivesse a chance, talvez eu tivesse medo demais para me aproximar… Ele era uma pessoa que eu admirava. A ilustração e o gentil comentário que o sensei fez para o 10º aniversário de To LOVE-Ru são tesouros que guardarei para o resto da minha vida.

Toriyama-sensei, obrigado de coração por criar tantas memórias divertidas em minha vida e na vida de todos. Espero um dia poder conhecer o Sensei com a auréola na cabeça…

Rezo sinceramente pela sua felicidade no Outro Mundo.”

 

Referência: https://twitter.com/yabuki_info/status/1766109655053561938

Takehiko Inoue (Autor de Slam Dunk e VAGABOND)

“Está sendo difícil assimilar tudo isso. Obrigado, Toriyama-sensei”.

Referência: https://twitter.com/inouetake/status/1765964394373234841

Naoki Urasawa (Autor de Monster e 20th Century Boys)

“Quando li a revista Shonen Jump que apresentava a nova série de “Dr. Slump”, pensei: “Uau, essa pessoa vai levar o mangá a um nível diferente”. Desde então, o Akira Toriyama-sensei alcançou um feito extraordinário.

Queria conhecer você pessoalmente e ouvir a sua história. Rezo sinceramente para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/urasawa_naoki/status/1766092921915552237

Dragon Garow Lee (Dragon Ball Gaiden – Aquela Vez Que Reencarnei como Yamcha)

“Quando estava no ensino fundamental, o gatilho que me levou a começar a desenhar foi estar completamente imerso em Dragon Ball e pensar: ‘Eu realmente quero ser capaz de fazer desenhos tão incríveis quanto esses’. Ter tido a oportunidade de fazer uma história paralela e trabalhar ao lado de Toriyama-sensei, mesmo que só por um pouquinho, é algo que guardarei para sempre e do qual sempre terei orgulho. Muito obrigado.”

Referência: https://twitter.com/dragongarowlee/status/1765957069168062838

Masanori Morita (Autor de Rokudenashi Blues e ROOKIES)

“O desenho autografado ficou exposto sem proteção até que eu o emoldurei pela primeira vez, quando construí um novo local de trabalho, há seis anos, então foi completamente queimado pelo sol.

Quando eu estava no segundo ano do ensino médio, ganhei isso em uma festa quando recebi uma menção honrosa no Prêmio Tezuka. As palavras que você forneceu me deram mais encorajamento.

Muito obrigado!”

Em adendo a uma frase no desenho autografado que Toriyama fez para ele há muitos anos, desejando que ele conseguisse escrever histórias serializadas, Morita comentou:

“Tornei-me um escritor de séries!”

Referência: https://twitter.com/HITMANmorita/status/1765996567474081933

Takashi Shimada (Escritor de Kinnikuman)

“Ouvi falar do falecimento de Akira Toriyama-san durante o dia. Ele era cinco anos mais velho, mas Yudetamago era um ano mais velho em termos de trabalho. Éramos mangakás de piadas e quando vi o Dr. Slump pela primeira vez, me vi ameaçado por alguém temível o suficiente para fazer piadas tão polidas com um estilo de quadrinhos americano. Ganhou um anime durante seu primeiro ano de serialização e despertou um pouco de ciúme em mim, tipo: “Argh, maldito seja”. Nós realmente tínhamos um relacionamento tenso e azedo. Kinnikuman conseguiu uma adaptação para anime durante seu quarto ano de serialização e comecei a vê-lo cada vez mais como meu rival e parei de falar com ele. Mas no início éramos amigáveis e jogávamos e trocávamos placas de autógrafos uns com os outros em jantares de mangakás. Mas Toriyama-san, 68 anos é muito jovem. É tão triste… Minhas mais profundas condolências.”

Referência: https://twitter.com/yude_shimada/status/1766011317742383575

Ryuhei Tamura (Autor de Beelzebub)

“Fiquei surpreso ao saber da morte de Akira Toriyama-sensei.

Ele é definitivamente como uma Polaris para mim, assim como é para muitas pessoas envolvidas com mangá. Ainda não consigo organizar meus sentimentos. . .

Oro pela sua alma do fundo do meu coração.”

Referência: https://twitter.com/cosmos_tamura/status/1765985234972274746

Yasuhisa Hara (Autor de Kingdom)

“Estou perplexo…
‘Dragon Ball’ foi o mangá que mais me animou.
Rezo de coração pela alma de Toriyama-sensei.”

Referência: https://twitter.com/HaraYassa/status/1765942013177004188

Hiro Mashima (Autor de Fairy Tail)

“Se não fosse por Toriyama-sensei, eu não teria me tornado um mangaká. Estou triste.

Referência: https://twitter.com/hiro_mashima/status/1766035585641427255

George Morikawa (Autor de Hajime no Ippo)

“Rezo para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/WANPOWANWAN/status/1765939554622775802

Ryogo Narita (Autor de Baccano e Durarara)

“Quando comecei a ler mangá ativamente, as histórias que minha família lia e estavam sempre em casa eram Doraemon, Shonan Bakusouzoku, Dokaben e Dragon Ball, então parece que uma parte do mundo foi cortada de mim……

Rezo para que sua alma descanse em paz e agradeço-lhe por criar tantas obras-primas.”

Referência: https://twitter.com/ryohgo_narita/status/1765949203740811614

Rei Hiroe (Autor de Black Lagoon)

“Hãaaaa… É muito cedo!!!! Rezo pela sua alma, mas foi muito cedo.”

Referência: https://twitter.com/hiroerei/status/1765953524087836807

Tatsuya Endo (Autor de Spy x Family)

“Se não fosse por Toriyama-sensei, eu provavelmente não teria pretendido me tornar um artista de mangá.

Mesmo agora, quando penso da “perspectiva do leitor”, sempre penso em mim mesmo como uma criança, ansioso por Dragon Ball todas as semanas.

Muito obrigado por todos os seus maravilhosos trabalhos. Eu sinceramente rezo pela alma de Toriyama-sensei.”

Referência: https://twitter.com/_tatsuyaendo_/status/1765968522348503515

Yuugo Kobayashi (Autor de Ao Ashi)

“Ir para a escola era divertido porque Dragon Ball estava lá. Você é meu herói, o meu Goku. Toriyama-sensei, de verdade, agradeço por tudo.”

Referência: https://twitter.com/aoashiofficial/status/1765974958956769343

Hiroyuki Asada (Autor de Tegami Bachi)

“Akira Toriyama-sensei, muito obrigado pelo seu tempo naquela vez.
Foi muito divertido naquela época. E sinto muito por aquela outra vez.
O sensei sempre foi incrivelmente gentil. Muito obrigado.
Mas não consigo aceitar isso.
Nos jantares, você sempre bebia apenas uma cerveja, né!
Por favor, permita-me oferecer-lhe só uma bebida.”

Referência: https://twitter.com/asadercover/status/1766099160384909388

Kazumata Oguri (Autor de Unlucky Fukouda-sensei e Hanasaka Tenshi Tenten-kun)

“Comprei a Jump todas as semanas da nova edição da série DB e fiquei obcecado por ela, o que me levou a aspirar a me tornar um mangaká. Quando o conheci em uma festa de Ano Novo, ele falou gentilmente comigo e me disse: ‘Minha filha é fã de Tenten-kun, então, por favor, me dê um autógrafo da próxima vez’, o que me fez sentir como se estivesse no paraíso. Ele era um objetivo distante como o Sol. Rezo sinceramente pela alma de Akira Toriyama-sensei.”

Referência: https://twitter.com/kazumata_oguri/status/1766052711492100475

Kyosuke Usuta (Autor de Pyu to Fuku! Jaguar)

Com Dr. Slump, ele deixou para trás uma obra-prima como um mangá de piada, e então passou a criar a maior obra-prima da história do mangá como um artista de mangá de histórias… Não acho que tal gênio aparecerá por mais 100 anos. Eu me diverti muito com os trabalhos de Toriyama-sensei e ele teve muita influência sobre mim. Oro pela sua alma.

Referência: https://twitter.com/k_usuta/status/1766055371976962117

Yellow Tanabe (Autora de Kekkaishi e Birdmen)

“É mentira, né…

O primeiro mangá que comprei foi Dr. Slump ou Doraemon…

Gosto de pegar a caneta e às vezes desenhar olhando os livros que comprei na época…!”

Referência: https://twitter.com/yellowbirdlab/status/1765960758712811550

Tsubasa Fukuchi (Autor de The Law of Ueki, Saike Matashitemo e Golden Spiral)

“Meu deus faleceu. Coloquei tudo de mim em meu trabalho, tendo como meta um dia encontrar-me e agradecer por tudo que você fez. Fico muito triste em saber que você faleceu. Rezo para que você encontre paz no próximo mundo.”

“Um dia se passou desde a notícia da morte de Toriyama-sensei, e eu chorei e me acalmei um pouco, então estou escrevendo isso para organizar meus sentimentos.

A primeira obra de Toriyama-sensei que conheci foi o anime Arale-chan. Os membros da Vila Pinguim eram tão fofos e engraçados que eu ficava absorto assistindo TV toda semana.

Quando o anime Dragon Ball começou após Arale-chan, comecei a assisti-lo novamente com muito entusiasmo. Porém, naquela época, eu não percebia a relação entre anime e mangá, e acho que não percebi que eles foram escritos pelo mesmo autor.

Um dia, um amigo meu me contou sobre a existência da Shonen Jump. Surpreendentemente, havia uma figura de Dragon Ball que eu tinha visto no anime. Isso era um mangá! Lembro-me de sentir um choque duplo.

Quando digo duplo, é que o desenvolvimento no primeiro capítulo de Dragon Ball que li foi incrível. Goku foi para o Outro Mundo, não é? Hã? Como assim? O Goku… morreu???

Claro, a saga Saiyajins ainda não tinha ido ao ar no anime, então não tinha como saber.
Surpresa absoluta. Além do mais, o Outro Mundo parecia tão divertido em suas cores.

Depois disso, comecei a acompanhar Dragon Ball na Jump quase todas as semanas.
No entanto, nesta fase, eu não estava ciente do sistema no qual as obras serializadas em revistas são posteriormente compiladas em volumes, e não consegui voltar e acompanhar os desenvolvimentos, então acho que fiquei lendo e me perguntando por que Goku morreu por um tempo.

Ainda assim, o mangá de Dragon Ball era divertido. Era o melhor e mais interessante.
Eu devo ter visto muito o anime, mas as pinceladas de Toriyama-sensei pareciam tão vívidas e brilhantes.

Até então, eu tinha apenas um vago interesse em ser um mangaká, mas meu sonho, que até então era vago, se manifestou plenamente e se tornou meu propósito inabalável na vida, não importa quanto tivesse que tentar.

Eu quero ir aqui!
Onde o Toriyama-sensei está!

Duas vezes na minha vida quase desisti de viver.
Mas o que me trouxe de volta à realidade foi sem dúvida o sonho que Toriyama-sensei me deu.

Por fim, tive que me despedir do meu Sensei sem nunca ter tido a oportunidade de conhecê-lo, e por isso não pude agradecer. É difícil e triste.

Sensei, meu nome é Tsubasa Fukuchi. Sou um mangaká que você nunca conheceu, publicado em uma revista diferente e provavelmente não muito reconhecido, mas ainda um mangaká. Me tornei um artista de mangá. Consegui chegar a este lugar onde meu Sensei estava lutando.

Tudo isso graças ao Sensei.”

 

“Uma nuvem roxa pálida que Toriyama-sensei às vezes desenhava. O céu verde de Namekusei. Aprendi a técnica de mudar livremente o esquema de cores dos cabelos, roupas e itens para combinar com a atmosfera da pintura a partir dos desenhos do Sensei.

Isso me fez perceber que não há problema em usar cores livremente e comecei a gostar ainda mais de desenhar.”

Referência: https://twitter.com/fukuchi_tsubasa/status/1765950977876820405

Yukinobu Tatsu (Autor de Dandadan)

“Sempre adorei os trabalhos de Akira Toriyama-sensei. Dragon Ball foi o primeiro mangá que comprei com minha mesada e foi o que me inspirou a desenhar. Obrigado por todos os seus maravilhosos trabalhos. Descanse em paz”

Referência: https://twitter.com/TatuYukinobu/status/1766355910887440646

Yoshitoshi Abe (Desenhista de Serial Experiments Lain)

“Quando eu ainda não desenhava, vi uma ilustração colorida de Arale-chan viajando nas costas de uma criatura bípede e fiquei impressionado com a persuasão do desenho e o estilo de coloração aquarela que eu desconhecia e pelas expressões ambíguas e, embora não as entendesse, lembro-me de não ter conseguido tirar os olhos delas por muito tempo. Rezo para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/abfly/status/1766003794348003780

Akihito Tsukushi (Autor de Made in Abyss)

“Toriyama-sensei…”

.

“Quando eu era criança, o único mangá que copiei seriamente foi Dragon Ball.
Longe de ser só uma influência, é uma parte importante da minha fundação.”

Referência: https://twitter.com/tukushiA/status/1765947618658787806

Haruka Takachiho (Autor de Dirty Pair e Crusher Joe)

“Se as Esferas do Dragão forem reais, quero coletar as 7, não importa como.

Do fundo do meu coração, rezo sinceramente para que sua alma descanse em paz.

A imagem é a capa original da versão em brochura do meu livro, desenhada por Akira Toriyama. Eu sempre a mantive em meu escritório. Não tenho nada além de gratidão ao Sr. Toriyama. Palmas juntas.”

Referência: https://twitter.com/takachihoharuka/status/1765947319449780574

Riichiro Inagaki (Escritor de Dr. Stone)

“É tão chocante que não consigo pensar em nada, mas por enquanto só rezo para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/reach_ina/status/1765938479333343271

Sho Kitagawa (Autor de Nineteen 19, B.B. Fish e Death Sweeper)

“A morte de outro grande artista de mangá. Pensando bem, a serialização de Dr. Slump começou quando eu estava na 6ª série, e a lembrança de ter ficado surpreso com o quão boas e charmosas as ilustrações eram voltou à minha mente ao longo das décadas. É tão triste que Toriyama-sensei ainda era tão jovem…
Rezo pela sua alma.”

Referência: https://twitter.com/kitagawa_sho/status/1766101877727633589

Atsushi Nakayama (Autor de Traumeister)

Desenho de Goku por Atsushi Nakayama em homenagem ao falecimento de Akira Toriyama.

Referência: https://twitter.com/nkymAtsushi/status/1766661043479310399

Kaito Mitsuhashi (Autor de RYOKO)

Voltou ao Twitter depois de anos com uma ilustração do Goku para homenagear o falecimento de Akira Toriyama.

Observe que a parte de trás do kimono do Goku tem o kanji “Tori” (pássaro) de “Toriyama”

Referência: https://twitter.com/KaitoMitsuhashi/status/1766242168526766310

Akiko Higashimura (Autora de Princess Jellyfish e Tokyo Tarareba Girls)

“O mangá de Toriyama-sensei conectou pessoas não apenas no Japão, mas em todo o mundo. Nasci em 1975 e tenho inúmeras boas lembranças dos seus trabalhos. Eles me deram muita felicidade quando era criança, quando dei à luz meu filho e mesmo depois de me tornar adulta. Sou muito grata a você.”

Referência: https://twitter.com/higashimura_a/status/1765994480128389358

Ami Shibata (Autora de Jibaku-kun, conhecido no Brasil como “Bucky” e Blue Dragon: Secret Trick)

“Muitos artistas de mangá, inclusive eu, são crianças que continuaram a admirar o mundo criado por Akira Toriyama-sensei.

Sinto-me triste e solitária quando uma grande figura desaparece de repente.

Mas mesmo no céu, por favor, continue a ter aventuras emocionantes como um sensei.

Sou muito feliz por ter me tornado uma artista de mangá na época do Toriyama-sensei

Muito obrigada.”

Referência: https://twitter.com/s_ami_staff/status/1765953933909090460

Shinobu Seguchi (Autor de Prisoner Riku)

“Sr. Akira Toriyama, estou tão triste.
Rezo para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/ShinobuSeguchi/status/1766030005421969557

Eldo Yoshimizu (Autor de Ryûko, Gamma Draconis, Henkaipan)

“Akira Toriyama foi um pioneiro em reformar os mangás japoneses publicados no exterior para o estilo japonês de leitura, começando da página à direita e no painel direito, rejeitando a convenção americana de quadrinhos e estilo BD de começar na página à esquerda.

Hoje em dia, os leitores estrangeiros também estão acostumados com o estilo japonês.
Este é um crédito de Akira Toriyama.”

Referência: https://twitter.com/RYUKOyoshimizu/status/1766052469157839297

Leijisha (Conta oficial dos detentores dos direitos de Leiji Matsumoto, autor de Uchuu Senkan Yamato, Captain Harlock e Galaxy Express 999)

“Gostaríamos de expressar nossas mais profundas condolências pelo falecimento repentino de Akira Toriyama-sensei e oferecer nossas sinceras orações para que sua alma descanse em paz.

Sempre que Matsumoto via Arale-chan, ele dizia alegremente: ‘Essa garota é fofa. Ela é realmente bonitinha!’

Toriyama-sensei, obrigado por compartilhar sua felicidade com Matsumoto. Por favor, descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/leijisha/status/1766026685395460203

Yuko Osada (Autor Hokuto no Ken – Raoh Gaiden e Shiori Experience)

“Fui muito influenciado por Akira Toriyama-sensei. Continuarei a manter essa pedra angular gravada em minha alma. Obrigado por tudo. Rezo para que sua alma descanse em paz.”

Referência: https://twitter.com/osaraUFO/status/1766021323854368967

Hisashi Eguchi (Autor de Susume!! Pirates e Stop! Hibari-kun)

“Oh, não, pelo amor de Deus… por quê…”

Referência: https://twitter.com/Eguchinn/status/1765951527498522912

Taiyo Matsumoto (Autor de Ping Pong, Tekkonkinkreet, Go Go Monster, Takemitsu Zamurai e Sunny)

“Eu me deparei com os mangás de Akira Toriyama-sensei quando era criança e gostei tanto que os li várias vezes, até os volumes se desfazerem.”

Referência: https://taiyomatsumoto.1101.com/post/大洋さんから届いた絵-296

.

Mais homenagens de mangakás foram postadas posteriormente na edição Nº17 de 2024 da revista Weekly Shonen Jump:

Comentários dos Autores da Shonen Jump sobre a morte de Akira Toriyama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!