Fusanosuke Natsume, crítico de mangá, fala sobre o impacto de Toriyama no mercado de mangás

Fusanosuke Natsume, renomado crítico de mangá japonês, analisou as conquistas de Akira Toriyama, reconhecendo como uma figura de destaque em uma época em que as vendas de mangás estavam atingindo seu auge. Para ele, Toriyama se tornou um catalisador para a globalização dos mangás japoneses.:

A metade dos anos 90 foi o auge dos mangás impressos no pós-guerra, e na década de 80, foi a revista Weekly Shonen Jump que construiu esse cenário, com Toriyama-san sendo uma figura central que sustentou e impulsionou isso. Especialmente, ‘Dragon Ball’ foi um exemplo típico de uma obra que se expandiu para vários produtos, incluindo animes, e obteve grandes lucros através do fenômeno de “media mix”, que é uma característica distintiva dos mangás japoneses. Também teve uma influência global e se tornou uma grande força para distribuição dos mangás japoneses em todo o mundo.

Toriyama-san tinha um estilo de desenho único. No final de Dragon Ball, seu estilo ficou mais angular, mas no início era arredondado e tinha uma arte muito suave. Acabou se tornando um trabalho icônico, e de uma presença singular que diferia do mundo masculino e áspero que era típico da Jump.

Sobre o fato de muitos mangakás populares terem sido influenciados por Toriyama-san, Natsume disse:

A circulação da Weekly Jump chegou a ultrapassar seis milhões de cópias em certo momento, demonstrando uma grande penetração. Isso despertou o interesse entre os leitores de querer criar mangás semelhantes, o que acabou resultando no surgimento de sucessores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!