Entrevista de Masatoshi Chioka e Hiroyuki Sakurada no canal Misión Tokyo (03 de novembro de 2017)
O site de fandom espanhol Misión Tokyo postou perguntas e respostas dos fãs da convenção Salón del Manga em Barcelona com Kimitoshi Chioka (diretor da primeira parte de Dragon Ball Super) e Hiroyuki Sakurada (atual produtor de Dragon Ball Super).
A equipe de produção discute empreendimentos anteriores e quais fatores estão envolvidos na decisão de uma série continuar; as classificações e as vendas de mercadorias são fatores importantes para saber se os patrocinadores continuam a apoiar um programa, portanto, desde que permaneçam saudáveis, não há problema em continuar. Dragon Ball Kai é citado como um exemplo em que as classificações eram boas, mas a mercadoria não estava vendendo; afinal, o material se limitava à série original, que já estava disponível e vendia bem há décadas.
Quanto especificamente a Dragon Ball Super, a equipe de produção é questionada sobre a relação entre as versões anime e mangá da série; ambos são baseados nas sugestões de história de Toriyama e os personagens principais são desenhados pelo próprio Toriyama, embora o envolvimento de Toyotaro também tenha se estendido recentemente a alguns personagens coadjuvantes. Eles não podem dizer se Dragon Ball Super terá ou não ligação com o final original do mangá/anime, já que Toriyama ainda não decidiu como isso vai terminar.
É proposta uma pergunta sobre um boato de um novo filme para 2018 (e como ele pode se relacionar com a série de televisão), à qual os produtores simplesmente permanecem tímidos e pedem a todos que, por favor, aguardem algum tipo de anúncio.
Dragon Ball GT é citado como um exemplo de onde a Toei Animation continuou a série além da visão original de Toriyama, e se algo assim poderia ou não acontecer novamente. A equipe de produção responde sem uma resposta clara, mas observa que Toriyama não está nem perto de seus limites em termos da história maior de Dragon Ball, então, por favor, aguardem ansiosamente e esperem pacientemente.
O atual Torneio do Poder é discutido, especificamente no que diz respeito ao grande número de personagens; é divertido, mas também difícil de acompanhar todos, mas o formato dá um novo tipo de emoção não experimentada anteriormente, tendo Goku lutando no meio de tudo isso. Os entrevistadores perguntam sobre certos aspectos, como o envolvimento de Gohan e o enredo de Boo, magro e gordo, se personagens como Yajirobe poderiam aparecer novamente e, mais tarde na entrevista, se Cell poderia voltar, se Goten e Trunks poderiam se tornar importantes novamente, por que Yamcha é tão cômico agora, se haverá mais transformações baseadas na cauda… ao que a equipe de produção explica que eles estão simplesmente seguindo o rascunho de Toriyama que lhes é entregue (uma resposta que aparece várias vezes durante a entrevista).
Os entrevistadores questionam se a equipe considera um público internacional assistindo ao programa, embora ele seja voltado principalmente para alunos do ensino fundamental no Japão; eles estão focados principalmente em seu público-alvo, que permanece inalterado desde o início da série. Uma pergunta posterior entra em mais detalhes sobre uma possível mudança em tom, mas os diretores não a veem como mais “adulta” do que antes; na verdade, é simplesmente mais parecido com o “Z”. Mais tarde, eles discutem como estão cientes de que dependendo do país, certas cenas podem ser cortadas devido a padrões diferentes, mas acreditam que está tudo bem, desde que a diversão de Dragon Ball permaneça intacta.
O grupo também discute se a Toei tem o poder de fazer Toriyama mudar a história, ao que eles explicam divertidamente que podem perguntar pequenas coisas aqui e ali, mas não podem forçá-lo. No dia a dia um diretor vai dar sugestões de roteiro e storyboard, conferir a animação que chega, etc. com muita colaboração em equipe; há cerca de 21 pessoas envolvidas na direção em nível de episódio. Do roteiro à conclusão, um episódio leva cerca de seis meses de produção (quatro só para a animação). Como já se sabe, o programa é produzido digitalmente por meio de software especializado, embora os desenhos e quadros-chave originais ainda sejam feitos à mão.
Com relação ao cabelo azul de Trunks, após um pouco de confusão sobre quem é ou não Super Saiyajin Blue, a equipe simplesmente responde que Toriyama deu instruções para as cores.
Quanto à possibilidade de haver ou não crossovers adicionais (como One Piece), especiais com mais uma hora de duração ou até mesmo um spin-off para personagens como Jaco, a equipe responde que tudo é possível, mas não há nada concreto para relatar no momento.
Entrevista #2 (Áudio)
Em uma entrevista privada separada realizada anteriormente – da qual o grupo posteriormente forneceu uma gravação de áudio – eles se aprofundam em mais alguns detalhes, com a equipe de produção comentando sobre a próxima sessão de perguntas e respostas.
Eles explicam que incorporar os filmes Batalha dos Deuses e Renascimento de Freeza na nova série de televisão foi ideia de Toriyama e fez parte da introdução dos personagens Beerus e Whis, que os produtores consideraram essenciais para a história, para crianças que talvez não tenham visto os filmes. Afirmaram que não podem dizer quando a série terminará, já que a saga do Torneio do Poder só agora está esquentando. As partes que mais e menos gostam da produção são discutidas, sendo o estresse geral de tal projeto o menos favorito. Eles passam para uma discussão sobre o envolvimento de Toyotaro; como já sabemos, Toriyama faz as sugestões de história, enquanto Toyotaro faz o mangá baseado nisso junto com alguns designs de personagens secundários. A discussão então se volta para o que os entrevistadores sugerem ser uma mudança para um tom mais “adulto” ao longo da série, mas os entrevistados não concordam – sempre foi orientado para o ensino fundamental, mas é claro que pode ser apreciado por todas as idades; em vez disso, tornou-se mais parecido com Dragon Ball. Quando questionados sobre a mudança de diretor em Dragon Ball Super, eles respondem que é simplesmente o jeito da Toei, permitindo-lhes mudar o sabor do programa.
Os entrevistadores perguntam à queima-roupa sobre um “novo filme” – presumindo que ele está acontecendo, sem que tenha sido realmente anunciado – ao que a equipe de produção responde que não pode anunciar se haverá um novo filme e que, por favor, sejam pacientes. Eles dizem que com relação aos desenvolvimentos futuros em Dragon Ball Super, descobriremos “em breve” – então diremos especificamente “no final do ano” – mas não nos comprometemos de forma alguma com que seja um filme. Questiona-se se o arco atual é o último; a equipe de produção responde que o arco atual durará até março, mas Toriyama naturalmente tem algo em mente para a história do Mundo do Dragão.