Uma imagem de uma declaração controversa de Akira Toriyama em uma falsa entrevista sobre a falta de negros em sua série Dragon Ball tomou as plataformas de mídia social como uma tempestade.
A suposta entrevista foi intitulada “O criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, contra-ataca os haters que criticam a falta de personagens negros na série”, colocando Toriyama sob uma ótica ruim.
A entrevista, de um artigo intitulado “A História dos Negros nos Animes”, escrita por “Danielle Starlight”, afirma que Toriyama, ao ser questionado sobre o motivo da falta de negros em sua série, teria dito “esta é uma franquia japonesa. Feito por japoneses. O show não é seu, é nosso”, em um tom agressivo. Ele aparentemente teria acrescentado ainda que “as coisas das quais as pessoas reclamam continuam a mudar com o tempo, mas a demografia japonesa não. Eles (negros) não moram aqui”.
Confira abaixo a imagem em questão, com a tradução logo abaixo:
Criador de Dragon Ball, Akira Toriyama, dispara contra haters criticando a falta de personagens negros na série.
“Esta é uma franquia japonesa. Feita por japoneses,
para os japoneses. Não é o seu show. É nosso.”“As coisas das quais as pessoas reclamam continuam a mudar ao longo do tempo, mas a demografia racial do Japão não. Eles (negros) não moram aqui”, disse Toriyama em uma entrevista altamente controversa no início deste mês.
Quando questionado sobre a decisão de incluir o Sr. Popo – uma representação racista de um indivíduo negro – no show, Toriyama respondeu: “Eu amo o Sr. Popo. Ele é um personagem hilário.
Mas talvez você esteja certo, se eu pudesse voltar no tempo eu teria colocado três dele na história
para evitar todo esse drama ..” – “Sr. Popo não vai a lugar nenhum”.À medida que o Mês da História Negra chega ao fim, é importante refletir sobre o impacto e
influência da cultura negra em todas as facetas da sociedade. Embora animes possam não ser a primeira coisa que vem à mente quando se considera a história negra, vale a pena explorar as formas…
Se você é um grande fã da franquia Dragon Ball, e dos demais trabalhos de Akira Toriyama, sabe que o mesmo é conhecido por valorizar sua privacidade e muitas vezes não aparece em fotos, sendo que o último registro de alguma fotografia sua data de 2017, pela revista japonesa Flash. Akira Toriyama foi abordado fora de sua casa ao retirar o lixo e foi questionado sobre seus vários impostos, possível sonegação de impostos e possíveis investimentos no exterior:
While taking out his garbage, Toriyama is directly asked about his mention in the Paradise Papers. From the November issue of Flash magazine, image courtesy of @M1120A: pic.twitter.com/P1HeGo7lfY
— Todd Blankenship (@Herms98) November 15, 2017
A última aparição pública dele foi em 2004 na Feira do Livro de Leipzig. Uma feira do livro que decorreu de 25 a 28 de março daquele ano, na Alemanha. No evento houve uma entrevista ao vivo e uma sessão de desenho também ao vivo:
Outra foto de Akira Toriyama data entre 2005 e 2006 para o lançamento de Blue Dragon:
A foto foi tirada presumivelmente nos escritórios de onde o jogo foi desenvolvido.
Existem várias razões pelas quais os artistas de mangá tendem a permanecer anônimos. Mesmo entrevistas com artistas de mangá são bastante raras, e é algo que devemos apreciar quando ocorrem. Inclusive, hipoteticamente falando, se Akira Toriyama fosse abordado pela imprensa japonesa em algum momento oportuno, caberia ainda a ele gostaria que sua foto fosse divulgada ou não.
Dito tudo isso, dada a personalidade e o tom de suas obras e personagens, dificilmente Toriyama teria um posicionamento tão hostil quanto a outros seres humanos ou se tivesse, deixaria que algo assim se tornaria público tão abertamente. Caso seja feita uma pesquisa simples, nem mesmo o artigo da tal entrevista, site de origem, ou até mesmo a suposta autora do artigo, são encontrados, tamanha a veracidade de tudo. E até mesmo a imagem por si só que circula na web é a mesma em todas as fontes e em todas elas o texto é interrompido.
Então, não acreditem em tudo que é divulgado sem checar a veracidade de tudo antes, inclusive na foto de capa deste post, que trata-se do ator Jackie Chan.