Made in Asia 2025 (07, 08 e 09 de março de 2025)
ENTREVISTAS COM KATSUYOSHI NAKATSURU E CHIKASHI KUBOTA
Neste evento que ocorreu em Bruxelas, na Bélgica, tivemos várias entrevistas com estes incríveis animadores de Dragon Ball. Abaixo, disponibilizarei traduções pt-br a partir de traduções em inglês feitas por diversas pessoas.
ADENDO:
Eu, Okazaki, do Canal Budokai, tive o privilégio de ter algumas perguntas respondidas por eles através da minha amiga @vondbz, a qual ajudei a conseguir entrevistá-los através de divulgações que fiz do evento em várias redes sociais. Portanto, colocarei as perguntas da Von primeiro, destacando também aquelas que eu a enviei.
PERGUNTAS AO NAKATSURU
As cores do cabelo do Goku SSJ 4 do DAIMA são uma referência ao cabelo da Masako Nozawa (voz original de Goku)?
É apenas uma coincidência! Nozawa-san sempre teve “cabelo assim” (ele ficou surpreso ao ouvir que poderiam ter alguma relação, pois isso nunca lhe passou pela cabeça), haha.
Pergunta minha que a Von fez a ele:
Assim como você fez com Dr. Slump e Cashman, estaria interessado em desenhar um novo mangá baseado nas histórias de Toriyama-sensei, como uma possível adaptação em mangá do DAIMA?
Sim, se houver a oportunidade, gostaria de fazer isso.
Quais cores você escolheria para o Trunks SSJ 4?
Hm… o que você quer dizer exatamente com “cores”?
As cores do “cabelo e/ou pelo”.
Certo! Não tenho preferência pelas cores. Qualquer uma estaria bom.
PERGUNTAS AO KUBOTA
Com um estilo tão variado e intenso, qual você considera ser seu ápice profissional/sua melhor cena?
Por mais que eu adore o Kamehameha do episódio 20 do DAIMA, se tivesse que escolher uma cena, minha “cena Kubota” seria aquela dos mísseis no episódio 14 de Tengen Toppa Gurren Lagann.
Como você mantém as proporções e os detalhes dos personagens em diferentes cenas, especialmente com movimentos dinâmicos de câmera?
Não há uma técnica específica (para manter as coisas consistentes), pois cada um tem a sua e não há atalhos. É melhor quando há um zoom out, já que, dessa forma, você pode simplesmente apagar os detalhes (como as manchas no corpo do Cell).
Você acha que a animação 3D será tão expressiva e emocionalmente impactante quanto a 2D?
A força do 3D é incomparável para sequências de ação, em termos de espacialidade/movimentos corporais em um determinado espaço, pois permite uma câmera mais livre e ângulos e tomadas mais dinâmicos.
Como foi trabalhar em Dragon Ball DAIMA?
Não conseguiu me envolver tanto quanto gostaria porque estava preso em outros projetos (provavelmente a 3ª temporada de One-Punch Man). Sinto que meu trabalho no DAIMA foi como ser um maestro de orquestra.
Como você se sentiu sobre a recepção do público aos flashbacks da saga Boo?
Fiquei emocionado pelas reações, mas também muito nervoso porque, diferentemente de 20 anos atrás, agora as pessoas conferem cada quadro e têm expectativas muito altas, então fiquei bem nervoso com isso.
Como Nakatsuru-san influenciou sua maneira de trabalhar? Como foi trabalhar com ele em Dragon Ball DAIMA?
Foi incrível, pois todos nos complementamos, respondendo eficientemente em ajudar uns aos outros naquilo em que éramos melhores.
E quanto a trabalhar com freelancers internacionais?
Não consegui trabalhar em todos os episódios por estar envolvido em outros projetos paralelos, mas me lembro de alguns nomes, como Sanda e Nightberry (ambos franceses). Eles complementavam os pontos fortes um do outro e compensavam suas fraquezas.
Pergunta minha que a Von fez a ele:
Qual foi a sua cena favorita?
O Kamehameha final do Goku SSJ 4 em Dragon Ball DAIMA
O retorno do SSJ 4 foi uma surpresa! O que você acha dessa transformação?
É algo no qual eu trabalhei, então é claro que gostei muito!
Pergunta minha que a Von fez a ele:
De acordo com Tadayoshi Yamamuro, havia uma rivalidade entre os animadores de Dragon Ball para superar uns aos outros. Essa atmosfera continuou em Super Hero e DAIMA?
É sério que Yamamuro-san disse isso? Até onde sei, durante a Era de Ouro de DB/DBZ, Yamamuro-san era o melhor, sem ninguém no seu nível, então eu acho que ele não sentia que havia competição, mas SE ele tivesse que se comparar a alguém, seria ao Nakatsuru-san, que estava chegando bem perto. No entanto, se tinha algo em que Yamamuro-san ganhava de Nakatsuru-san era em ser mais rápido, então ele sempre seria melhor em termos de cronograma de produção de anime dos anos 90 do que o Nakatsuru-san.
Quanto à produção e trabalho em equipe e rivalidade de animadores Super Hero e DAIMA, acho que não havia nenhuma, pois éramos uma verdadeira equipe que se completava e tinha uma boa sinergia, ajudando uns aos outros a compensar suas fraquezas. O Espírito de Cooperação era forte. É por isso que éramos uma equipe eficiente.
Nota: Tadayoshi Yamamuro comentou sobre essa atmosfera competitiva no Diário de Shenlong do guia Daizenshuu 5, lançado em 1995.
Em Dragon Ball, existem eventos que sabemos que aconteceram, mas nunca vimos, como:
– Goku treinando com Kami-sama por três anos;
– A primeira transformação do Gohan do Futuro;
– A infância de Goten e Trunks e suas primeiras transformações;
– Goku descobrindo o SSJ 3 no Outro Mundo…
Existe alguma cena semelhante que você gostaria de animar?
Eu adoraria desenhar qualquer um deles, mas sem as instruções de Toriyama-sensei, seria um pouco estranho. Eu precisaria de mais tempo para pensar sobre isso… mas, me lembro de ver uma cena do Especial de TV do Bardock (lançado em 1990) e me surpreender em como aquilo se tornou parte do mangá original. Quem imaginaria que coisas originais do anime seriam incorporadas no mangá? Se houver outra oportunidade para desenhar uma cena desse tipo, eu ficarei muito feliz em fazer.
De onde surgiu a ideia do corpo gigante do Orange Piccolo?
Não sei, você teria que perguntar ao Toriyama-sensei, mas isso seria difícil agora.
E por que ele ficou laranja?
Só Toriyama-sensei poderia nos dizer.
Que cores você escolheria para o Trunks SSJ 4?
Hm… acho que preto, pois ninguém esperaria essa cor, então seria interessante como uma grande surpresa!
ANEDOTAS
Ao longo da conversa com Von, Kubota comentou sobre algumas curiosidades interessantes!
AS PINTAS DO CELL:
É bem conhecido que todos os desenhistas odeiam ter que desenhar todas essas pintas no corpo do vilão. No começo do filme DBS: Super Hero, Kubota teve que desenhá-las à mão, devido ao prólogo ser animado em 2D. Ele fez os rascunhos, mas então decidiu pedir a Naohiro Shintani para ajudá-lo com os detalhes e as pintas. Shintani não gostou NEM UM POUCO disso, e no final do trabalho, disse: “nunca mais”.
Kubota disse que se sentiu mal por pedir a Shintani para fazer isso, pois foi meio ofensivo pedir a um designer de personagens para fazer essa tarefa trabalhosa que deveria ser delegada a estagiários. Kubota terminou dizendo que assistia DBZ como um espectador comum naquela época [ele estava no ensino fundamental quando o Z foi ao ar], então quando se tornou profissional, percebeu: “Droga, esses caras fizeram tudo isso à mão, que bando de loucos!! Para um anime de TV com um cronograma de produção curto, é absurdo…!”.
UM TESTEMUNHO INESPERADO:
Quando Von estava falando com Kubota sobre seu livro DB illustrations -preview-, reforçando que gostaria de ver mais produções desse tipo por ele, como os do antigo artista promocional Furusawa Junya (Furujun), Kubota revelou algo muito interessante!
Ele explicou que costumava comprar a ANIMEDIA, uma revista de anime muito popular no Japão, quando estava no 6º ano do ensino fundamental (por volta dos seus 10-11 anos, entre 1987 e 1989). Ele lia principalmente as páginas dedicadas aos fãs (cartas de fãs e fã artes) e adorava se comparar com outros fãs, tipo: “Aquele ali também tem 11 anos!”. Um dia, ele viu uma arte de Furujun. Dali pra frente, viu mais e mais, até que, um dia, ele viu uma carta de Furujun na revista, dizendo: “Consegui! Fui contratado como artista oficial de produtos!”.
Então, de certa forma, ele pôde testemunhar a estreia de Furujun como um artista oficial de Dragon Ball. Isso ajudou a motivá-lo, pois viu que um fã comum poderia entrar na indústria profissional, motivando-o a continuar sonhando em um dia trabalhar como animador em Dragon Ball.
ENTREVISTA DA CONFERÊNCIA OFICIAL DO EVENTO MADE IN ASIA 2025
PERGUNTAS AO NAKATSURU
Como você trabalhou para capturar a essência do estilo artístico de Akira Toriyama?
A maior vantagem que tive foi ter trabalhado muito tempo com o sensei.
Você criou o Super Saiyajin 4; como foi que você o projetou?
Quando comecei a trabalhar no GT, descobri sobre a transformação. Disseram-me que Toriyama-sensei não faria o design, então foi uma grande pressão. Essa responsabilidade/estresse é o que me lembrou do processo de criação do design.
Você recebeu pedidos específicos sobre o design do SSJ 4 ou teve total liberdade em termos de direção?
Me foquei no peso dessa responsabilidade, então realmente pensei sobre isso por 24h, sobre como o fazer parecer mais forte. Então, tive a ideia de usar a força selvagem do Oozaru. A partir disso, desenvolvi o design.
Como foi a era de ouro da animação em Z?
Todos eram jovens, mas desenhávamos dia após dia e éramos todos fãs de Toriyama-sensei, então ficávamos felizes em receber os rascunhos dos próximos capítulos para começar o novo episódio.
Qual foi o DB mais difícil de animar/trabalhar?
Sobre dificuldade, vamos falar do DAIMA. Nessa obra, os personagens são transformados em crianças novamente, e isso foi o mais difícil, pois não estou acostumado a animar crianças. Animar como elas estão vivendo uma aventura e tendo combates, isso foi o maior desafio!
Qual foi sua missão pessoal em Dragon Ball DAIMA?
Para o DAIMA, nos baseamos totalmente nos trabalhos mais recentes de Toriyama-sensei. Tentamos expressar em DAIMA essa evolução de estilo.
O que torna DB diferente de outros projetos em que você já trabalhou? Em termos mais técnicos.
Quando saí da Toei e trabalhei para outros estúdios, ganhei experiência por meio desses projetos que serviram para a DAIMA quando retornei a ela.
Você trabalhou diretamente com Toriyama-sensei; como descreveria a abordagem dele para o os designs de personagens?
Quando se trata dos ensinamentos de Toriyama-sensei, para mim, como designer de personagem, podemos fazer um paralelo com videogames. Se o personagem é pequeno, como em pixels, devemos ser capazes de reconhecê-los. Toriyama-sensei realmente tinha talento para essas pequenas características que os tornam únicos
Quais são suas memórias de trabalhar com Toriyama-sensei?
Tenho muitas memórias, especialmente sobre o SSJ 4. Vocês (público) sempre me falaram sobre isso durante os autógrafos. Toriyama-sensei até desenhou uma ilustração dele para o box de DVD do GT. Voltando ao SSJ 4 do DAIMA, me senti ainda mais elogiado e reconhecido por Toriyama-sensei, e isso me deixou muito orgulhoso/feliz.
PERGUNTAS AO KUBOTA
Você trabalhou para DBS: Broly e DBS: Super Hero, e eles têm estilos bem diferentes, então como foi trabalhar em abordagens tão distintas?
Com Broly, foi com desenhos ao estilo clássico, mas Super Hero tinha o 3D, então era difícil reproduzir com precisão o estilo Toriyama com elementos 3D.
Como você trabalha cenas de ação e combate intensas?
Sempre que tenho que fazer cenas de combate, especialmente com grande intensidade, é uma questão de fazer melhor e mais intenso. Contudo, sempre me questiono sobre como farei isso. Por exemplo, para o DAIMA, no último Kamehameha no episódio 20, eu fiz um rascunho quando os sons já estavam prontos, mas o timing não deu certo da forma como imaginei o som. Portanto, tive que redesenhar tudo com base no som.
Você foi impactado por uma cena específica na qual esteve envolvido?
A cena do animador Ryo Onishi, em DBS: Broly, me o deixou ABISMADO. Afinal, foram de 100 a 200 cortes de animação.
Você usou o One-Punch Man como influência em seu trabalho em Dragon Ball ou vice-versa?
Não tenho certeza sobre o que influenciou os meus processos de trabalho, mas aprendi com cada tarefa, então, de qualquer maneira, provavelmente fui influenciado por meus empregos anteriores.
Qual foi seu papel em DAIMA e suas missões específicas
Fui diretor de animação. Por vários motivos, eu tinha outros projetos paralelos, então não pude trabalhar em todos os episódios, eu era o maestro (como em uma orquestra). Tive muitos arrependimentos sobre coisas que poderiam ter sido melhores e retrabalhadas.
Como a evolução da tecnologia e da animação mudou a forma como você trabalha, especificamente em Dragon Ball?
Antes de Super Hero, já usávamos computadores para digitalizar as imagens. Mas foi desde o Super Hero que eu comprou um iPad Pro e isso mudou a forma como eu trabalhava (sem células para escanear, sem papel, etc), podendo trabalhar de casa também. Outra vantagem é que, durante uma cena de ação, eu precisava de uma tonelada de papéis ao redor da mesa para desenhar tudo. Era irritante, mas dávamos um jeito. Agora, com o iPad, posso simplesmente ampliar a tela, sem problemas com papel.
O que torna Dragon Ball diferente de outros projetos em que você já trabalhou? Em termos de trabalho, técnicas, ferramentas, etc.
Eu nunca fui uma pessoa muito exigente do tipo “eu quero isso ou aquilo”. Mas um dia, antes de trabalhar para DBS: Super Hero, trabalhei em outro projeto, e não me sentia muito bem, até que fui chamado para Super Hero. Levei 45 anos para aprender a trabalhar melhor.
Qual é o estilo e design simples, mas essencial, de Akira Toriyama, que você acha mais difícil de transferir para a animação?
Tudo é super difícil! Só trabalhei em DBS: Super Hero no design de personagens com os esboços e foi muito complicado. Tive que pedir orientação e experiência a outros, como Nakatsuru-san. É super difícil, especialmente com 3D. Quando recebi os esboços/designs para o DAIMA de Nakatsuru-san, pensei: “Era isso que estava faltando pra mim!!”
Toriyama-sensei influenciou tantas gerações. Qual você acha que é o impacto/legado dele na animação do Japão?
Eu acho, e não apenas para animação, mas também para arte e mangá num geral… que ele deixou um forte impacto até mesmo para aqueles com quem ele nunca trabalhou. Sem Dragon Ball, eu nunca teria me tornado um animador.
ENTREVISTA COM NAKATSURU PELO CANAL DB TIMES
Esta entrevista foi conduzida pela equipe do canal @db_times, e estou traduzindo ela a partir da tradução em inglês fornecida pelo @Venixys.
Conteúdo original:
Você começou a trabalhar em Dragon Ball bem cedo. Você se lembra das suas primeiras animações para a série? E qual foi sua impressão quando a descobriu?
Quando comecei a trabalhar em Dragon Ball, eu ainda era um jovem animador. Daisuke Nishio (diretor de DB/Z) se juntou à Toei ao mesmo tempo que eu. Ele realmente amava ação e filmes de kung-fu de Hong Kong. Naquela época, os filmes de ação de Hong Kong eram extremamente populares em todo o Japão. Estávamos muito interessados em tudo isso e nos perguntávamos se seria possível representá-lo em anime. Dragon Ball chegou naquele momento e foi o que tornou tudo possível. Ele estava envolvido na série Dragon Ball. E quanto a mim, mesmo sendo novo… ele me perguntou se eu gostaria de trabalhar com ele nesta série… em Dragon Ball.
Quais foram suas maiores inspirações e modelos em sua carreira como animador? O que moldou seu estilo?
Nunca pensei que tivesse um estilo “único”… Eu olhava para os desenhos feitos pelo Toriyama-san em seu mangá… então eu pensava em como adaptá-los para anime. Eu sempre trabalhei assim. É por isso que sempre senti que não era necessário trazer nenhuma “característica” única no meu trabalho. No entanto, quando tinha que criar um personagem, por exemplo… eu sempre pensava em como eles se moveriam… e sempre colocava algumas das minhas próprias ideias nesse processo.
Como você se envolveu na nova série, Dragon Ball DAIMA? E como aconteceu o contato com a Toei Animation?
Bem… como posso dizer… Na Toei Animation, tem o Morishita-san, o diretor. Ele costumava me dar conselhos sobre meu trabalho… Então, enquanto ele estava claramente trabalhando em um novo projeto de Dragon Ball… e como aconteceu de ser durante esse período, ele me disse algo como: “Bem, Nakatsuru-san, você deveria participar.”
Foi assim que comecei a me preparar para participar da produção… e como me envolvi do começo ao fim. Foi basicamente assim que aconteceu…
Quais são os novos designs de personagens que você criou para DAIMA? E nós os veremos algum dia?
De fato… bem… Desta vez, vários personagens principais voltaram a ser crianças… E para eles, eu criei muitos rascunhos para suas aparências rejuvenescidas. Eles aparecem no anime quase como estavam nos rascunhos, sem muitas mudanças.
Em relação a esses novos personagens, você também fez o design do Super Saiyajin 4 para Dragon Ball DAIMA?
Não, dessa vez… no DAIMA… foi Toriyama-sensei quem também fez o design do Super Saiyajin 4. Ele o desenhou de uma forma que o tornou o “Super Saiyajin 4 do DAIMA”.
Nota: No original, Nakatsuru disse que o SSJ 4 do DAIMA foi “kaita” pelo Toriyama. O problema é que 書いた (kaita) pode ser tanto “desenhou” quanto “escreveu”, então não ficou tão claro se existe uma ilustração do SSJ 4 pelo Toriyama ou se ele só criou a ideia do novo design.
Quais foram as maiores diferenças no seu trabalho entre Dragon Ball Z, GT e DAIMA?
Bem… como posso dizer… Estou envolvido na franquia desde a minha juventude. Durante o Z, eu era muito jovem. Na época do GT… eu ainda era muito jovem… e então para o DAIMA… hum… bem, já passei dos 60 anos agora…
Então, mesmo nessa idade, ainda estou envolvido. Mas… apesar disso, DAIMA é provavelmente o projeto onde eu mais tive que desenhar.
Existe algum personagem que você não gosta de desenhar
Personagens que eu não gosto de desenhar? Bem, antigamente, eu diria a Bulma, mas… dessa vez, no DAIMA, tem essa personagem chamada Arinsu, uma antagonista… bem, “antagonista”… Então, tem essa personagem feminina que aparece…
Então quer dizer que é difícil desenhar personagens femininas?
Essa foi bem difícil de desenhar.
Para concluir, se houvesse um remake de Dragon Ball, você gostaria de participar?
Se eu pudesse contribuir com algo e ser útil de alguma forma, adoraria. Mas, se fôssemos começar de novo a partir do mangá Dragon Ball… talvez os mais jovens quisessem readaptá-lo completamente. Isso provavelmente ofereceria novas possibilidades.
De qualquer forma, o trabalho original existe… e a partir daí, há várias maneiras de criar uma nova série. Como eu acho que isso vai acontecer um dia… Também acho que, se eu vou participar ou não, não é tão importante.
Talvez o que mais importa é que todos possam aproveitar a franquia pelo maior tempo possível. E talvez, dessa forma, alguns se inspirem no trabalho de Toriyama-sensei e… poderíamos até ver uma criação que vá além da imaginação de Toriyama-sensei… e ainda, talvez, apreciá-la.
ENTREVISTA COM NAKATSURU PELO CANAL SOFIAN LE GEEK
Entrevista com Nakatsuru conduzida por @SofianLeGEEK. Novamente, a tradução aqui foi feita com base na tradução em inglês do @Venixys.
Conteúdo original:
Como você vivenciou seu retorno à franquia Dragon Ball com a chegada de Dragon Ball DAIMA? A carga de trabalho foi a mesma de antes?
Fazia quase 20 anos desde a última vez que trabalhei em um projeto como esse na Toei. Dessa vez, senti que estava ainda mais profundamente envolvido no meu trabalho do que antes.
Quais foram as instruções de Toriyama-sensei para a criação do Super Saiyajin 4 em DAIMA?
Para Dragon Ball GT, Toriyama-san apenas forneceu algumas diretrizes para a criação do personagem, enquanto para a versão DAIMA, ele esteve muito mais envolvido. Nós realmente queríamos criar um personagem que refletisse completamente a visão de Toriyama-san.
O Super Saiyajin 4 em DAIMA tem as mesmas cores do Super Saiyajin God… existe alguma conexão?
Infelizmente, não posso responder isso, pois não trabalhei no design do Super Saiyajin God em Dragon Ball Super, então eu não saberia dizer.
O Super Saiyajin 4 não aparece em Dragon Ball Super, mas Akio lyoku declarou que Dragon Ball DAIMA é uma sequência canônica do mangá original. Deveríamos então considerar Dragon Ball Super como uma sequência alternativa ao mangá original?
Não sei, é uma possibilidade. Trabalhei intensamente no DAIMA, mas talvez haja um significado mais profundo por trás de tudo isso que eu não saiba.
Você assistiu Dragon Ball Super? Entre Super Saiyajin 4 (DAIMA) e Super Saiyajin Blue, quem é mais forte?
(Risos, balançando a cabeça como se dissesse não) No final, não importa quem vença, ambos são personagens muito amados. Mas talvez Toriyama-sensei tenha colocado muita energia no Super Saiyajin 4… então talvez ele?
Quem é mais forte, Kid Boo ou Boohan? Na sua opinião, quem Toriyama acha que venceria?
(Confuso) Essa é uma pergunta muito difícil… (risos).
Qual é seu personagem favorito de Dragon Ball e por quê?
O Goku. Ele continua sendo o protagonista que passa por todas as aventuras, então sim, é ele.
Por que Toriyama criou outro Bardock? Ele é diferente daquele que você projetou, mas ele ainda canonizou seu design em um quadro do mangá original…
Toriyama-sensei reconheceu o Bardock no mangá original, e eu lembro que todos nós estávamos muito felizes no estúdio. Não consigo explicar por que ele foi retrabalhado mais tarde, mas até hoje, eu me sinto muito honrado que Toriyama-sensei integrou um personagem que criamos no trabalho original.
ENTREVISTA COM NAKATSURU PELO CANAL EL CAMINO DE LA SERPIENTE
Entrevista com Katsuyoshi Nakatsuru conduzida por @C_delaSerpiente. Fiz minha tradução baseada na legenda em inglês do próprio canal.
Conteúdo original:
Muito obrigado por tirar um tempo para nos responder. Somos grandes admiradores do seu trabalho! Poderia nos dizer como você definiria o seu estilo e como ele evoluiu com o tempo? Quais elementos você acha que os fãs podem reconhecer em seus trabalhos?
É uma pergunta difícil. Muitas vezes eu mesmo não sei, então é difícil dar uma resposta a essa pergunta. Acho que sempre trabalhei com a consciência de refletir o máximo possível as imagens de Toriyama-sensei na tela.
Você é muito lembrado pelos fãs por ser o designer de personagem de Bardock e seu bando no Especial de TV, e também em Dragon Ball GT, onde você introduziu o Super Saiyajin 4, e agora, o recentemente concluído DAIMA. Como foi o processo de fazer os designs dos personagens, especialmente para o novo Super Saiyajin 4? Demorou muito para finalizar o design? E Toriyama-sensei te deu instruções ou conselhos específicos sobre como o design deveria ser?
Primeiramente, sobre o Bardock do Especial de TV, naquela época… pra começar, leríamos a história, pensaríamos em que tipo de personagem gostaríamos de criar, faríamos um rascunho e, então, enviaríamos para o Toriyama-sensei, que então nos daria sua recomendação sobre como deveríamos proceder. Foi assim com o Bardock do Especial de TV. E então, eu pensei sobre o Super Saiyajin 4, e neste caso, enviei ao Toriyama-sensei e, inusitadamente, ele me deu seu OK quase sem modificações. Então, 20 anos depois, fizemos isso de novo, mas, desta vez, para o DAIMA. No DAIMA, me foi dito que Goku e os personagens principais se tornariam crianças, e quando eu estava decidindo qual deles deveria virar criança, no começo os desenhei de uma forma meio adulta. Foi então que o sensei me pediu para desenhá-los mais como crianças. Portanto, fiz algumas correções. De todos os projetos em que já trabalhei até agora, acho que o DAIMA provavelmente foi o primeiro onde Toriyama-sensei me deu muitos conselhos, ou melhor, instruções.
Falando do passado, o Estúdio Junio deixou uma marca significativa em Dragon Ball. Qual você acha que foi a maior contribuição desse estúdio para a série? Quais memórias você possui daquela época? E também, como era a relação de um estúdio independente trabalhando com a Toei Animation?
Meu amigo animador, Takeo Ide, e eu, fomos ambos contratados como animadores no Estúdio Junio (pela Toei Animation), e trabalhamos juntos em uma história por um tempo. No Estúdio Junio, eu trabalhei com Minoru Maeda, que também é um animador veterano meu e tem feito o design de personagens desde Dr. Slump, e pude estudar sob sua orientação.
Um dos aspectos mais comentados do DAIMA foi a similaridade entre a roupa de Gomah e dos uniformes da Tropa do Orgulho. Essa semelhança foi intencional? Se sim, podemos esperar ver alguma conexão no futuro? Veremos algum dos novos personagens novamente em projetos futuros?
Por conta de o design de Gomah ter sido feito pelo Toriyama-sensei… talvez haja uma conexão, mas eu não sei.
Então, pra terminar, temos um presente para o Nakatsuru-sensei. Essa é a edição espanhola do anime comic do Z, e a arte da capa é uma de suas ilustrações, então é para ele.
Imaginei que seria isso! Muito obrigado.