Entrevista da OKStars com o animador Tadayoshi Yamamuro

Entrevista da OKStars, vol. 249: Supervisor de Animação (01º de março de 2013)

TADAYOSHI YAMAMURO

Para o OKStars Vol.249, trazemos uma entrevista com Tadayoshi Yamamuro-san, responsável pelas tarefas de supervisor de animação do filme teatral Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses.

 

Por favor, conte-nos qual foi o catalizador para você se envolver neste trabalho.

Eu sempre lidei com quadros-chave nas obras relacionadas a Dragon Ball, então, quando fui chamado em Março do ano passado, senti: “então finalmente chegou”. (risos) Mesmo depois que o anime de TV terminou (*Dragon Ball GT terminou sua transmissão em 1997), ocasionalmente tive a oportunidade de lidar com quadros-chave, mas quando chegou a hora dos quadros-chave do filme, foi a primeira vez em 10 estranhos anos. De qualquer forma, é um trabalho com grandes expectativas, por isso valeu muito a pena fazer. Eu estava tranquilo ao dizer que faria isso, mas realmente há muita pressão. (risos)

Nota: Tadayoshi Yamamuro foi o supervisor de animação e designer de personagens de “O Retorno de Goku seus amigos!!” (2008), “Dragon Ball: O Plano para Erradicar os Super Saiyajins” (2010) e “Dragon Ball: Episódio de Bardock” (2011). Mesmo que ele também seja creditado como animador principal nos três projetos, às vezes é por cortesia que o supervisor de animação é creditado como animador-chave, independentemente de ele ter ou não fornecido quadros-chave, o que Yamamuro esclarece nesta entrevista.

De que maneira você prosseguiu com o trabalho?

Anteriormente, primeiro eu desenhava as bases dos personagens e depois tinha o criador, Akira Toriyama-sensei, aprovando-os, mas desta vez a arte para os personagens surgiu primeiro de Toriyama-sensei, então fiquei surpreso. É raro Toriyama-sensei estar envolvido desde o roteiro e ter desenhado os figurinos para todos os personagens.

Eu senti que o entusiasmo de Toriyama-sensei por esse lançamento teatral era considerável. Então, normalmente, ao transformá-los em animação, simplificamos as ilustrações para os quadros-chave, a fim de facilitar sua movimentação, mas como Toriyama-sensei havia desenhado tanto, eu queria animá-los como estavam, sem nenhuma simplificação.

Por favor, conte-nos sobre os personagens convidados, Beerus e Whis, e o Super Saiyajin God.

Beerus e Whis são personagens que já existiam no roteiro. Beerus originalmente tinha uma forma de lagarto, mas por ideia de Toriyama-sensei, ele se tornou, por fim, num gato em estilo egípcio. Eu lidei com as bases do Super Saiyajin Deus. Era “um ser que supera tudo”, então eu desenhei um personagem mais elaborado que o Super Saiyajin, com uma capa, mas então ilustrações com um sentimento completamente diferente voltaram, direto do Toriyama-sensei.

Era muito diferente da minha imagem interna, então tentei sugerir um personagem mais robusto mais uma vez e, em seguida, o Sensei me disse que realmente estava tudo errado. (risos) Antes, sempre havia passado com uma única verificação, mas desta vez tivemos esse tipo de troca muitas vezes. Por favor, verifique como o Super Saiyajin Deus foi desenhado, no cinema.

Como Supervisor de Animação, em quais áreas você tomou cuidado?

Dragon Ball é uma série de longa duração, então prestei atenção em que período da arte de Toriyama-sensei eu deveria combiná-lo. Por fim, cheguei a um equilíbrio entre a sensação da arte no final do “arco Majin Boo” e a arte um pouco mais [realista] que Toriyama-sensei desenha agora. A segunda metade do “arco Majin Boo” passa a ter piadas misturadas. Eu senti que esse filme provavelmente estava direcionado para esse tipo de ambiente também, então tirei as expressões faciais dos volumes em torno desse ponto.

O que você acha que é distintivo nas ilustrações de Toriyama-sensei?

Os rostos dos personagens são obviamente distintos, mas a coisa mais distinta é a maneira como ele desenha músculos. Os personagens que Toriyama-sensei desenha têm belos músculos em seus corpos. As orelhas também têm o formato adequado para as orelhas das pessoas. Ele move os músculos da mesma maneira que o corpo, então acho que é por isso que as cenas de batalha parecem mais reais.

Goku fica animado quando um inimigo forte aparece; houve alguma coisa com a qual você se empolgou neste trabalho?

Fico mais animado ao desenhar as cenas de batalha. Nos live-action, os atores estariam se apresentando, mas em animação, os animadores são os que estão interpretando, então não importa qual seja a cena, se você não simpatizar com os personagens e elevar seu espírito, você não será capaz de desenhar um bom desempenho de acordo com o papel. O personagem que eu particularmente simpatizo e fico animado, é definitivamente o Goku.

Quais foram as partes nas cenas de batalha em que você se sentiu especialmente tocado?

Eu pensei que, se eles disparassem uma explosão de energia na festa, isso destruiria o local e os edifícios próximos, então [eu preciso] de uma maneira para que eles possam lutar apenas com seus corpos… logo, tentei aplicar algumas técnicas de bloqueio, o que é raro em Dragon Ball. No início do roteiro, estava escrito que “Beerus lida com Piccolo, Tenshinhan e nº 18 com uma colher ou um garfo”, mas seria difícil lutar dessa maneira, então perguntei ao diretor Masahiro Hosoda “os hashi não seriam uma boa?” e consegui a aprovação, então coloquei uma ação em que [Beerus] os agarra e joga pra longe, igual o Jackie Chan. Eu fui capaz de lidar com os storyboards dessa parte também, então eu era capaz de desenhar livremente e fiquei satisfeito com isso.

Quando você reúne as sete Esferas do Dragão, Shenlong concederá um desejo. Se ele aparecesse, o que você desejaria?

Eu gostaria de uma pequena casa em estilo chalé, então gostaria que ele me desse isso. (risos)

Por favor, envie uma mensagem aos fãs que estão ansiosos por este trabalho.

Este lançamento cinematográfico é um trabalho divertido, com cenas de piadas e batalhas. Seu conteúdo pode ser apreciado de crianças pequenas até adultos, então, por favor, venha vê-lo com seus filhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!