Entrevista com o produtor Norihiro Hayashida sobre seu envolvimento em DBS: Broly

Entrevista com Norihiro Hayashida sobre DBS: Broly (29 de julho de 2018)

Na 21ª edição do Dragon Ball Movie Frontline, temos uma entrevista direta com Norihiro Hayashida, produtor do filme “Dragon Ball Super: Broly”!

O produtor Hayashida, que está encarregado dos lançamentos nos cinemas desde o filme anterior, Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza, falou sobre seu primeiro encontro com Dragon Ball, a nova estrutura de produção desconhecida e outras coisas relacionadas ao filme Dragon Ball Super: Broly. Nós tivemos muito o que conversar.

 

NORIHIRO HAYASHIDA (Produtor do filme “DBS: Broly”)

Atuou como produtor na saga Majin Boo em “Dragon Ball Kai” e no filme “Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza”.

 

COMO ME ENVOLVI COM MEU AMADO DRAGON BALL ATRAVÉS DO TRABALHO

Por favor, conte-nos sobre seu primeiro encontro com “Dragon Ball”.

Eu estava no meu terceiro ano do ensino médio quando “Dragon Ball” começou a ser serializado, então eu fiz parte daquela geração. Naquela época, todo mundo comprava a Weekly Shonen Jump toda semana e devorava suas páginas. As outras séries também eram estrelas da revista, e todos tinham suas obras favoritas, mas “Dragon Ball” era amado por todos, inclusive eu. Assim como “Dragon Ball”, fiquei chocado quando li “Dr. Slump” pela primeira vez. A visão de mundo e a história eram diferentes de tudo que eu já tinha visto antes, e mesmo quando criança eu achava isso incrível.

Depois que “Dr. Slump” terminou, eu estava ansioso para ver o que o Sr. Toriyama faria em seguida, e dessa vez foi um mangá de ação cheio de piadas. Na época, os filmes de kung fu bem-humorados e alegres de Jackie Chan estavam na moda, e eu era um grande fã.

Esse gosto é fortemente refletido em Dragon Ball, e fiquei completamente absorvido pela leitura.

Quando você começou a se envolver com Dragon Ball no trabalho?

Foi por volta de 2012, quando eu estava trabalhando com a equipe de licenciamento internacional da qual fazia parte na época e estávamos criando a saga Majin Boo de Dragon Ball Kai para o mercado estrangeiro. Depois que foi decidido que a série seria transmitida nacionalmente, comecei a me envolver ainda mais com Dragon Ball. Essa é uma maneira muito rara de se envolver, né? (risos) Seguindo essa tendência, também fui convidado para atuar como produtor de Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza.

Desde o filme “Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses”, Akira Toriyama tem se envolvido profundamente. Por favor, conte-nos como isso aconteceu.

Começamos com o desejo da equipe de produção de criar um “Dragon Ball” que só poderia ser feito nos dias de hoje. Para ser honesto, havia muitas pessoas que se perguntavam se seria aceito se fosse feito atualmente. No entanto, quando pedimos ao Toriyama-sensei para escrever um rascunho, ele teve uma ideia muito interessante. Fizemos um roteiro baseado em sua ideia original, e o filme “Dragon Ball Z: A Batalha dos Deuses” se tornou um grande sucesso.

Pouco depois, decidimos pedir a ele para escrever o roteiro do próximo filme. Pedi repetidamente à Shueisha: “Por favor, gostaríamos que você escrevesse o roteiro do próximo filme!” Como resultado, o próprio autor escreveu o roteiro de seu primeiro filme, Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza.

Toriyama-sensei conheceu a banda Maximum the Hormone por meio de um amigo e ouviu sua música “F” (uma música sobre Freeza), que o inspirou a trazer Freeza de volta à vida. Este roteiro foi realmente interessante. Em particular, a formulação das falas é completamente diferente entre aquelas escritas pelo sensei e as que não foram feitas por ele.

Como esperado, foi realmente muito interessante ver como seria se fosse escrito pelo autor original. Em vez de manter a história em um ritmo constante, há muitos momentos em que ela desacelera, dando uma maravilhosa variação de ritmo.

Além disso, há algumas dicas excelentes na história. Mesmo no mangá original, fiquei impressionado muitas vezes pela forma como o enredo foi prenunciado de maneiras que eu não entendia na época, mas depois percebi: “Ah, então aquela coisa naquela época vai acabar assim”.

Acho que a história original foi composta de muitos capítulos, mas a estrutura da história ainda é perfeita! Os desenhos são maravilhosos, é claro, mas acredito que o verdadeiro charme de “Dragon Ball” é sua narrativa. O sensei é um contador de histórias do mais alto calibre. Acho que é isso que significa “talento natural”. Ele é um gênio. Espero que ele continue a escrever muitas outras histórias.

 

A SERIEDADE DE TORIYAMA-SENSEI E UM CRONOGRAMA COM FOCO NO EXTERIOR

Que tipo de interação você teve com o sensei no filme “Dragon Ball Super: Broly”?

Da última vez, quando trabalhei no filme “Dragon Ball Z: O Renascimento de Freeza”, aprendi muito sobre como Toriyama-sensei queria fazer o filme. Acho que foi uma mudança clara da maneira como ele havia feito os filmes animados de Dragon Ball no passado.

Respeitaremos o roteiro no qual o autor colocou seu coração e alma, e também absorveremos adequadamente as opiniões da Shueisha e as reproduziremos fielmente no anime. Começando com o filme atual, Dragon Ball Super: Broly, a Shueisha criou a Dragon Ball Room, que verifica cada passo do processo.

Por exemplo, no passado, entregávamos um conjunto completo de imagens e dizíamos: “Está pronto”, então não tínhamos tempo suficiente para o sensei verificar. Desta vez, no entanto, recebemos o roteiro em junho do ano passado, e desde outubro eles vêm verificando as configurações do anime uma por uma.

Qualquer coisa que a Dragon Ball Room não consiga decidir é verificada por Toriyama-sensei. Como Ino-san (Ino Akio, chefe do departamento de Dragon Ball da Shueisha) está em contato próximo com o sensei, as checagens são muito rápidas e o processo está progredindo sem problemas.

Acho que esse sistema mudou desde o último filme. Sou realmente grato. Além disso, para este trabalho, o sensei desenhou um número muito maior de artes conceituais, o que realmente mostra o quão sério ele está levando este projeto.

O cronograma tranquilo se deve ao fato de vocês terem em mente exibir o filme no exterior?

Isso mesmo. Desta vez, recebemos a tarefa de fazer marketing tendo os mercados internacionais em mente desde o início, então os produtores estão muito conscientes disso. Como aqueles que viram o trailer sabem, as imagens também são projetadas com o público estrangeiro em mente.

Em março, lançamos um teaser trailer em um site oficial internacional, e a resposta foi incrível. Teve cerca de 2,5 a 3 milhões de visualizações em um dia. Originalmente, “Dragon Ball” era uma obra muito popular no exterior, e a resposta foi ótima, mas recentemente, jogos como “Dragon Ball FighterZ”, que também são populares no exterior, foram lançados, e sinto que novos fãs estão aumentando constantemente.

 

UMA NOVA EQUIPE DE PRODUÇÃO ESTÁ A TODO VAPOR PARA CONCLUIR O FILME!

Para o filme “Dragon Ball Super: Broly”, a equipe de produção foi completamente renovada, né?

Desta vez, o designer de personagens do anime mudou para o Shintani-san (Naohiro Shintani, o diretor de animação), então enquanto algumas pessoas estão dizendo: “isso foi bom” sobre a mudança no design, outras se sentiram desconfortáveis. Portanto, teremos que esperar para ver qual será o resultado final.

Esse tipo de reação era esperado, e acredito que é isso que significa “mudar”. Mas desta vez, o roteiro de Toriyama-sensei é excepcionalmente interessante, então, mesmo que o design mude, acho que podemos competir com ele, desde que possamos garantir um nível sólido de qualidade. Tenho certeza de que aqueles que se sentem desconfortáveis ​​ficarão satisfeitos quando virem as imagens em movimento.

O diretor Nagamine (Tatsuya Nagamine) é excelente e um grande contribuidor para o sucesso da série de TV “Dragon Ball Super”. Como produtor, fui particularmente cuidadoso sobre usar funcionários internos ao selecionar o diretor e o diretor de animação, que são o cerne do trabalho de animação. Claro, queríamos desenvolver nossa, mas também queríamos poder dizer com orgulho: “Isso foi feito na Toei Animation”.

Por outro lado, fizemos uma mudança drástica na equipe de arte. Houve muitas opiniões diferentes, mas decidimos consultar um estúdio externo que é especialista em criar a sensação de escala que só um filme pode proporcionar. Acredito que quando você realmente vir o cenário, entenderá: “Então era isso que queriam fazer”. O cenário é muito importante. Na verdade, os personagens ocupam cerca de 30 a 40 por cento da tela. O resto da imagem que o público vê é o fundo. Eu mesmo estou realmente ansioso para ver como os personagens vão se misturar aos cenários completamente novos.

Como produtor, o que você tem em mente para criar um Dragon Ball que seja fiel ao estilo de Toriyama-sensei?

Os personagens recentes de Toriyama-sensei têm uma aparência magra e musculosa, o que os torna muito modernos. Por outro lado, os desenhos do anime ainda eram muito musculosos e fortes, então pedimos aos animadores que os desenhassem tendo em mente o autor original, Toriyama-sensei.

Escolhi cerca de 20 das minhas imagens favoritas do mangá original de Dragon Ball e dos livros de arte que tenho em casa, dei-as aos animadores que fizeram o teste e pedi que as usassem como base para seus desenhos. Estou consciente de que devo chegar o mais próximo possível da arte original do sensei.

Você acha que a produção do filme está prestes a entrar a todo vapor?

Sim. Desta vez, o filme será exibido no exterior pouco depois de seu lançamento no Japão, então o trabalho de dublagem precisa ser rápido. Em um filme, há uma exibição zero e uma primeira exibição; a exibição zero é para a verificação final, e a primeira exibição é o produto finalizado. No entanto, o cronograma de produção de muitas obras é tão apertado que a edição zero equivale à primeira edição, e a situação atual é que não é possível fazer correções a partir desse ponto.

No entanto, desta vez, as pessoas envolvidas disseram: “Vamos ter tempo suficiente para consertar isso”, então fizemos uma pré-estreia antecipada, fizemos a dublagem internacional e, ao mesmo tempo, fizemos as refilmagens até o último minuto para melhorar a qualidade.

Devido às medidas contra a pirataria no exterior, queremos que o filme seja exibido o mais cedo possível, por isso estamos coordenando a data de lançamento com distribuidores estrangeiros. O cronograma e o gerenciamento de pessoal para esta produção foram bem planejados, então acho que as coisas estão caminhando numa boa direção. Isso realmente me fez perceber que, ao realizar uma grande produção como essa, é preciso fazê-la de uma forma bem organizada. Em particular, “Dragon Ball” é uma obra que pode ser chamada de tesouro do Japão, então acho devemos criá-la com muito cuidado.

 

O TEMA É “GRANDE ÓPERA ESPACIAL”!

Por fim, conte-nos quais são os destaques do filme “Dragon Ball Super: Broly”.

Ino-san disse no começo: “Esta história é uma grande ópera espacial!” Fiquei pensando se algo assim poderia ser feito em Dragon Ball, mas quando li o roteiro pensei: “Entendo!”

Como “ópera espacial” e “Dragon Ball” estão conectados é algo que você terá que ver por si mesmo. A equipe de produção foi renovada e houve muitos desafios, mas faremos o nosso melhor para criar uma sensação de “grande” ópera espacial, que é o tema do filme. Por favor, venham e assistam no cinema.

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