Entrevista com o produtor Jun Furutani sobre Dragon Ball Sparking! Zero

Entrevista com Jun Furutani sobre Dragon Ball Sparking! Zero (25 de junho de 2024)

Entrevista com o produtor de “Dragon Ball Sparking! ZERO”. A equipe da obra-prima “METEOR” amada pelos fãs também participará e desafiará a nova geração de “Sparking!”

 

Entrevistador: Nishikawa-kun

 

Neste artigo, apresentaremos uma entrevista com o produtor Jun Furutani que foi realizada em um evento de teste para este título. Além da entrevista conjunta, houve também a oportunidade de realizar uma entrevista exclusiva com a Famitsu.com, que também está incluída na segunda metade do artigo.

 

A ação típica de Dragon Ball, que foi levada ao limite em Sparking! “ZERO”, retorna após uma ausência de 17 anos.

Por favor, conte-nos por que você decidiu reviver a série “Sparking!”

Quanto à série, “Dragon Ball Z Sparking! METEOR” foi o trabalho final até agora. Acho que foi um nível de perfeição muito alto e que foi o ponto final da série. A partir daí, muitos outros jogos “Dragon Ball” foram lançados, e a série “Sparking!” ficou em crise por um tempo.

Decidimos assumir o desafio de reviver a série “Sparking!” mais uma vez, pois acreditamos que podemos entregar a emoção das “Batalhas de Dragon Ball” de uma forma nova e melhorada, apesar das recentes mudanças na tecnologia e no ambiente.

Por que o “Z” foi removido do nome do jogo e o título foi alterado para “ZERO”?

Como também aparecem personagens dos filmes e de “Dragon Ball Super”, decidimos remover o Z e chamá-lo de “Dragon Ball Sparking! ZERO”.

Três títulos da série foram lançados até agora, e já se passaram cerca de 17 anos desde o último. Na verdade, este é o primeiro jogo da série a se chamar “Sparking!”. Em outros países, a série se chamava “Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi”. Desta vez, unificamos o nome do título e o lançaremos mundialmente como “Dragon Ball Sparking! ZERO”.

Além disso, a razão pela qual o chamei de “ZERO” é que as duas sequências da série Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi foram títulos numerados, 2 e 3. Escolhi o nome “ZERO” para facilitar o entendimento, pois queria transmitir o significado de que mesmo quem nunca jogou pode começar do zero.

Há alguma equipe de desenvolvimento que esteve envolvida em títulos anteriores?

Tal como nos jogos anteriores, a Spike Chunsoft é responsável pelo desenvolvimento. Alguns membros da equipe de desenvolvimento foram responsáveis ​​pelo desenvolvimento da série “Sparking!” Também nesse aspecto, penso que este é um título que herda firmemente o espírito da série Sparking!

Que tipo de experiência você tinha antes de se tornar o produtor deste jogo?

Até agora, trabalhei como assistente em outras obras e, mais recentemente, estive envolvido na gestão de “Dragon Ball FighterZ”. Também trabalhei como produtor em outros títulos portados. Esta é a primeira vez que me torno produtor de um jogo de Dragon Ball.

Existem muitos jogos “Dragon Ball”, mas o que torna “Dragon Ball Sparking! ZERO” único?

Nosso objetivo é fazer com que os jogadores joguem como personagens de “Dragon Ball”. Preparamos o maior número de personagens de todos os tempos para permitir que os jogadores joguem como os personagens. Também adicionamos efeitos que permitem aos jogadores sentir ao máximo o poder dos super guerreiros, como o terreno sendo destruído ou alterado por ataques. Acho que a característica única de “Dragon Ball Sparking! ZERO” é que estamos almejando a parte em que você pode vivenciar as batalhas como personagens de “Dragon Ball”.

Além disso, do ponto de vista dos jogos competitivos, “Dragon Ball FighterZ” é um título altamente competitivo, mais parecido com e-sports. Este trabalho se concentra nas características dos personagens, e não em um jogo competitivo onde a força de cada personagem é justa.

Assim, você pode jogar com personagens fortes com a grande força que possuem, e personagens que não estão ativos na linha de frente têm o poder que merecem. Queremos que as pessoas aproveitem da ação de “Dragon Ball.

Acho que é bastante difícil incorporar as batalhas de “Dragon Ball” em um jogo de ação. Você estava particularmente consciente da sensação tátil do jogo?

Damos grande importância a isso. Uma das características deste jogo é que você pode decidir as ações típicas de “Dragon Ball” com suas próprias mãos. “Depois de explodir um inimigo, quero continuar com esse movimento!” expressando sua maneira única de fazer as coisas, seu próprio estilo “Dragon Ball”.

A função de assistência em batalha já está disponível. Há alguma ação que não pode ser executada quando a assistência automática está ativada?

Basicamente, você terá mais liberdade em suas ações se não usar o modo automático. A assistência automática é uma configuração para iniciantes, para que mesmo quem não é bom em jogos possa jogar. A intenção era permitir que os jogadores desfrutassem até certo ponto do estilo de luta do tipo “Dragon Ball”, mesmo que estivessem apenas apertando botões repetidamente.

Portanto, se você quiser usar ações diferentes dependendo da situação, será difícil fazê-lo se usar a configuração automática. Usuários avançados devem desligá-lo, e aqueles que são novos deveriam usar a assistência tanto quanto possível.

Há alguma alteração nos controles que permita um jogo mais casual ou qualquer tipo de desvantagem?

Não temos nenhum plano específico para isso. Basicamente, ajustamos para que se possa lutar com assistência automática completa.

No teste, pudemos lutar em equipes de três. Existe algum tipo de desvantagem, como a equipe de uma pessoa ser mais forte em uma batalha um contra três?

Não existe tal sistema. Além disso, na versão de teste, os times eram formados por três jogadores, mas na versão completa, os times podem ser formados por até cinco jogadores. Nas competições por equipes, cada personagem tem um custo, e você pode formar uma equipe livremente até o custo máximo da equipe. É seguro assumir que quanto mais forte for o personagem, maior será inevitavelmente o custo. O custo do Goku também difere dependendo da época, se ele está em Super Saiyajin ou não, e assim por diante.

Por favor, conte-me sobre o sistema de batalha online. Além disso, o código de rede é um código de reversão?

Nenhum código de reversão é usado. Planejamos ter partidas ranqueadas e partidas entre amigos que possam ser jogadas casualmente online.

Nota: O código de reversão (Rollback code) é uma tecnologia que tem como objetivo eliminar o atraso de resposta entre jogadores causado pelo tempo que leva para dados serem transmitidos através da rede, durante as partidas online.

Existe algum jogo online como batalhas cooperativas com amigos?

Não, não há. É basicamente um jogo de um contra um.

Você mencionou que não estão dando ênfase ao equilíbrio, mas acho que há alguns aspectos que não podem ser ignorados. Haverá algum ajuste nas atualizações após o lançamento?

O ambiente em que os jogadores jogam será alterado pela administração. Se houver comentários de que o ambiente é difícil de jogar, é claro que gostaríamos de atualizá-lo. No momento, não temos planos de fazer isso.

Por exemplo, se eu desafiar o Mr. Satan com o Goku mais forte, ainda poderei vencer?

Sim. Como era de se esperar, não há como não causar dano, então o sistema foi projetado para que você possa vencer se tiver habilidade. Existem alguns personagens que você nunca seria capaz de derrotar ou causar danos se recriasse o original perfeitamente, mas mantivemos o mínimo.

Se uma partida ranqueada terminar em um ambiente onde todos tenham o mesmo personagem, haverá ajustes na força do personagem?

É uma área difícil, mas se for essa a situação que imaginamos, vamos deixá-la como está. Se sentirmos que o ambiente está prejudicando a diversão dos jogadores, gostaríamos de melhorá-lo.

As batalhas offline são jogadas em tela dividida, mas é possível travar uma batalha local trazendo seu próprio hardware?

Não estamos planejando fazer isso neste momento. Se você quiser jogar offline, gostaríamos que jogasse com tela dividida.

Você mencionou que partidas offline são possíveis na Sala do Tempo, mas este é um local dedicado ao jogo em tela dividida?

Não, é uma das fases normais, o que significa que nas partidas offline a fase de seleção é limitada à Sala do Tempo. Como este título estava sendo desenvolvido para uso single player com batalhas online como premissa, as batalhas em tela dividida eram um suporte limitado.

Quantas histórias “What if” se ramificarão em batalhas episódicas?

O enredo é limitado a algumas cenas, mas é dividido em alguns pontos de divergência. Não existem inúmeras histórias “What if”. É claro que o núcleo do jogo é baseado na história original, por isso esperamos que você goste das histórias “What if” de vez em quando, enquanto joga principalmente na história original.

Nas cutscenes das batalhas episódicas, poderemos apreciar algumas cenas de uma perspectiva pessoal, mas existe um ponto de vista diferente do de Goku?

Será na perspectiva do protagonista que você escolher dentro da batalha episódica, então haverá outros além de Goku. No entanto, não podemos revelar quem são os outros protagonistas, por isso aguarde mais informações sobre quais pontos de vista você poderá ver.

Quantas cutscenes do tipo existem?

Este é apenas um modo para desfrutar as batalhas, portanto, apenas algumas cenas estão disponíveis.

É possível acompanhar de perto a história de “Dragon Ball Super”?

Você poderá acompanhar a história, mas ela se desenrolará como se algumas cenas tivessem sido cortadas. Ao invés de curtir a história de 1 a 10 de forma sólida, os detalhes foram resumidos e você poderá reviver o ambiente de cada batalha.

É possível desenvolver uma história épica em cenas de batalha personalizadas?

Vários desenvolvimentos podem ser criados dependendo do criador. Por exemplo, é possível que Beerus treine o Mr. Satan. Há realmente uma grande liberdade.

Existem cerca de 5.000 a 6.000 falas diferentes para você escolher. Por exemplo, se houver uma fala que indica o nome de um personagem, o nome desse personagem poderá ser alterado para outra pessoa.

Receberei alguma recompensa por jogar batalhas personalizadas?

Não há recompensas para batalhas editadas pelos jogadores. Completar as batalhas personalizadas que preparamos, chamadas de “Batalhas Extra”, levará ao desbloqueio de coisas. Este é um dos fatores que tornam o jogo mais desafiador.

Posso alterar o sistema de batalha através da edição?

Os princípios básicos do sistema de batalha não podem ser alterados. No entanto, você pode alterar as condições de vitória, como ter ou não uma vitória por sair do ringue no Torneio de Artes Marciais.

Há algum plano para jogadores em geral experimentarem o jogo no futuro?

Gostaríamos de oferecer o maior número possível de oportunidades para vocês jogarem, mas não podemos fornecer detalhes específicos no momento.

Por favor, conte-nos sobre o progresso do desenvolvimento.

As partes preliminares do jogo estão concluídas e estamos no processo de aprimorá-las, incluindo ajustes de equilíbrio e verificações de bugs.

“Dragon Ball” tem uma gama muito ampla de fãs, incluindo aqueles que foram diretamente expostos ao mangá original, aqueles que nasceram em “Dragon Ball Kai” e aqueles que cresceram com o recente “Dragon Ball Super”. Por outro lado, há também uma geração que não está tão familiarizada com “Dragon Ball. O que você acha da base de fãs do ponto de vista do jogo?

Nosso objetivo é garantir que qualquer pessoa que goste de algum dos jogos Dragon Ball curta esse jogo. “Sparking! METEOR” foi criado há cerca de 17 anos e acho que foi voltado principalmente para a geração que viu “Dragon Ball Z” e foi exposta ao mangá original. Acredito que os jogadores dessa geração poderão entrar neste trabalho como está, e tenho certeza que a base de fãs nascida de Dragon Ball Super também irá gostar, já que personagens do Super irão, é claro, aparecer.

Se você olhar para isso como um jogo de ação, a série “Dragon Ball Raging Blast” foi uma sequência espiritual de “Sparking!” A julgar pelo título, é uma continuação de “Sparking!”, né?

Isso mesmo. A série “Raging Blast” foi criada em uma direção diferente da série “Sparking! Ouvimos dos fãs que eles gostariam de jogar uma nova série “Sparking!”, então decidimos aceitar o desafio deste “Sparking!”.

Eu sinto que a razão pela qual houve um intervalo de cerca de 17 anos, embora tenha derivado no “Raging Blast”, é que o “Sparking! METEOR” era perfeito demais. Qual é a situação real?

Acreditamos que o “Sparking! METEOR” é extremamente bem feito, tanto no alcance da ação quanto na quantidade de personagens. À medida que os anos passaram e a tecnologia e o ambiente da plataforma evoluíram significativamente, então finalmente tomei a iniciativa, pensando que se criarmos o mais recente “Sparking!” no ambiente atual, certamente conseguiria superar o trabalho anterior.

Quando tive a oportunidade de experimentar o jogo, fiquei muito feliz em descobrir que, como fã, a experiência do jogo parecia ser a mesma do “Sparking!”. Existem algumas ações novas, como uma corrida curta, mas o básico parecia ter mantido a essência da série.

Muito obrigado. Queríamos que as pessoas aproveitassem a diversão do “Sparking!” como ele é, então não modificamos o sistema básico tanto quanto possível. Estou aliviado por a resposta ter sido tão positiva quanto esperávamos.

Além disso, introduzimos sistemas como “Revenge Counter” e “Super Detection” para aumentar o alcance do jogo. O campo é muito maior do que antes e um “Short Dash” foi adicionado para permitir ações mais detalhadas.

Os novos elementos destinam-se a ser usados ​​em batalhas entre jogadores avançados, mas foram adicionados para permitir aos jogadores desfrutar de uma experiência de batalha “Dragon Ball” ainda mais profunda.

Esta série de jogos costuma ser do tipo que, se a sua defesa não for boa, muitas vezes você será atacado unilateralmente. A criação do “Revenge Counter” pareceu facilitar a defesa contra eles.

Isso faz parte, mas é mais resultado do fato de ser uma ação ao estilo “Dragon Ball”. Em Dragon Ball, há cenas onde um personagem é atacado, e depois contra-ataca, permitindo-lhe desferir um contra-ataque. Introduzimos este novo sistema com base na opinião de que “ser capaz de fazer esse tipo de movimento é o objetivo de Dragon Ball.”

Anteriormente, em termos de jogabilidade, o Kamehameha era um sistema que não podia ser defletido, mas “Dragon Ball” é sobre ser capaz de se recuperar até mesmo de um Kamehameha, então criamos um sistema de “Super Detection” e “Revenge Counter” em preparação para uma variedade de ataques. O Kamehameha do Ultimate Blast, lançado no estado Sparking, por exemplo, não pode ser repelido, mas acho que este sistema permite aos jogadores desfrutar de mais ações do tipo “Dragon Ball”.

Então a ideia do sistema é ser “Dragon Ball”! Ouvi dizer que o rumo que vocês almejam com este título é não ter partidas altamente competitivas. Se você conhece a série, vai entender que as partidas desse título são mais do tipo “Vamos brincar de Dragon Ball!”,mas acho que é difícil transmitir esse sentimento caloroso aos novos jogadores.

É exatamente isso que eu gostaria, que pensassem nele como um jogo de ação competitivo onde você pode jogar “brincar de Dragon Ball”. Tenho certeza de que há fãs que são específicos sobre o que querem fazer, como: “Se esse movimento acontecer, eu não deveria evitá-lo, mas contra-atacar com esse outro movimento! O apelo deste trabalho é que você pode criar essas ações tanto quanto possível com suas próprias mãos.

No entanto, não é um jogo casual e, se você melhorar suas habilidades, poderá desfrutar de táticas profundas. Não queremos deixar as batalhas desequilibradas, por isso estamos fazendo ajustes para que você possa aproveitar as partidas online por muito tempo. No entanto, ao contrário dos títulos e-sports, não há ênfase na justiça entre os personagens. Em vez disso, enfatizamos a caracterização.

Na seleção de personagens para o teste, a Androide 18 era a normal, mas o Androide 17 estava com a roupa do “Super”, com um (Super) anexado. É possível trocar de figurino no jogo?

Não podemos fornecer nenhuma informação sobre os personagens! Porém, assim como nos jogos anteriores, existem alguns personagens que podem mudar de roupa, como: “Quero lutar com a roupa dessa época”.

Então, para personagens cujo desempenho em si não é tão diferente entre “Z” e “Super”, não existe uma versão (Super), mas existem as roupas do “Super”?

…Esse tipo de coisa pode acontecer ou não (sorriso amarelo). O traje muda dependendo da situação durante a batalha e do dano sofrido, então espero que apreciem os pequenos detalhes.

As batalhas episódicas de Goku serão do “Arco Raditz” ao “Arco do Torneio de Poder”. Isso significa que os personagens não estão limitados aos da série “Dragon Ball Super”? Por exemplo, o anime “Dragon Ball”?

Desculpe. Também não posso responder essa pergunta, pois também tem relação com os personagens (risos). Posso dizer, porém, que se você escolher Goku como personagem principal nas batalhas episódicas, só poderá desfrutar da “Batalha com Raditz” através do “Torneio de Poder”.

As batalhas episódicas também retratam os “What if”, mas você decidiu usá-los porque foram muito bem recebidos na série “Sparking!”?

Tenho certeza de que alguns jogadores ficaram empolgados e gostaram dos cenários hipotéticos de Sparking! METEOR, perguntando-se: “Será que algo acontecerá se conseguirmos derrotar um inimigo poderoso!?”

Claro que é divertido reviver uma história que você já conhece, mas quando você conseguir ter um bom controle de Goku… em sua luta contra Raditz, por exemplo, e vencer uma luta com um inimigo poderoso, você terá um experiência que ainda não viu.

Foi por isso que você adicionou detalhes às cutscenes, como um ponto de vista pessoal?

Isso é parte do motivo, mas também queríamos enfatizar o aspecto de “personificação” do jogo, então adicionamos um elemento de ponto de vista pessoal para permitir ao jogador experimentar “o que Goku estava sentindo naquele momento”.

À primeira vista, parece que você apenas está mudando para uma perspectiva pessoal. Mas na verdade leva muito tempo porque porque você tem que incluir partes que não seriam visíveis em uma cutscene normal, certo?

Isso mesmo. Com cenas normais, você pode mentir na direção. Você pode até colocar personagens em posições que de outra forma seriam impossíveis. No entanto, na verdade foi um desafio bastante difícil, porque a direção pode alternar entre a posição normal da câmera e o ponto de vista pessoal em tempo real. Isso nos limitou a apenas alguns momentos, mas espero que vocês gostem das diversas cenas da perspectiva do personagem principal.

Estou ansioso por isso! Quanto às batalhas personalizadas, também parecem ser muito difíceis de desenvolver. Principalmente a edição de diálogos. Mesmo que você só possa usar certas palavras, parece que os usuários conseguirão quebrar isso (risos).

Tentamos evitar isso ao máximo e também queremos que todos nos tratem tratem Dragon Ball com amor (sorriso amarelo). Porém, dependendo da situação, tenho certeza que a administração cuidará desses casos.

É possível publicar apenas o roteiro em uma batalha personalizada?

Não, não pode. O foco principal está nas batalhas, e você só pode criar pequenos enredos. Por outro lado, é possível ter apenas batalhas sem diálogo. O resto fica a cargo da liberdade criativa dos jogadores.

Como resultado, pode haver um uso generalizado da publicação de enredos com batalhas como bônus.

Não sabemos o que acontecerá após o lançamento, mas se isso acontecer e vocês gostarem, acho que está tudo bem.

Existe uma função de busca para batalhas personalizadas publicadas online?

Sim. Você poderá pesquisar por nível de dificuldade, diversas condições e tags. No momento estamos fazendo ajustes.

Você disse que existem elementos de desbloqueio, mas como você os imagina? É algo como pontos que você pode acumular e comprar?

Algumas coisas são liberadas pelo acúmulo de pontos, e algumas são liberadas pela conclusão de batalhas episódicas. Além disso, como mencionei anteriormente, alguns elementos são liberados através de batalhas extras.

Claro, acho que o jogo é voltado para os fãs de “Dragon Ball”, mas como fã, espero que também sirva como uma introdução a Dragon Ball.

Em primeiro lugar, como o jogo se chama “Sparking!”, acreditamos que as pessoas que gostaram da série “Sparking!” irão certamente gostar deste título. Também estamos desenvolvendo este título para os fãs de “Dragon Ball”, para que possam se divertir caso tenham pelo menos um personagem favorito.

Se você não está familiarizado com “Dragon Ball”, talvez não entenda por que existem tantos personagens, mas quero que saiba que o mundo de “Dragon Ball” é muito amplo. E mesmo se você enxergar apenas como um jogo de ação, é algo que permite que você desfrute de táticas profundas e rápidas. Então, mesmo que você saiba apenas o nome do jogo, ficaríamos muito felizes se pudesse experimentar este jogo e se apaixonar pela história original.

Por favor, uma mensagem final.

Temos o prazer de anunciar a data de lançamento para 10 de outubro de 2024 (11 de outubro para versão de PC). Ainda falta um tempo para o lançamento, mas esperamos que estejam ansiosos por isso. Faremos o nosso melhor para tornar divertido vocês se sentirem como um personagem de “Dragon Ball”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!