Toshokan Dayori – Edição de setembro de 2018
Entrevista com Takashi Matsuyama
Nascido em 1957, reside na província de Gifu. Ilustrador de destaque no Japão, ele foi o segundo assistente de Akira Toriyama. Morava em Kiyosu quando era assistente.
UM LOCAL DE TRABALHO INTERESSANTE IGUAL AOS TRABALHOS DE MATSUYAMA-SAN!
Quando visitamos sua oficina, a primeira coisa que vimos foram caixas de maquetes e modelos de plástico, ferramentas como pincéis e pincéis, outras peças de artesanato, brinquedos interessantes e peças de reposição. Era para ser um espaço de trabalho, mas toda a sala parecia ser o próprio trabalho de Matsuyama-san. O ambiente cria o trabalho, não é?
COMO ELE CONHECEU O AKIRA TORIYAMA DE “DRAGON BALL”?
Modelos e figuras em miniatura elaboradas eram um grande hobby para Matsuyama-san aos 20 anos, e ele participava regularmente de competições de modelagem. Na época, ele competia com o mangaká Akira Toriyama, que também tinha como hobby construir modelos. Quando se conheceram por meio de apresentações, ficou tão entusiasmado com Toriyama-san – cujo primeiro assistente havia acabado de sair – que se ofereceu para ser seu assistente. (É uma maquete de Matsuyama-san que está na capa do nosso boletim de notícias deste mês).
AS CRIAÇÕES DE MATSUYAMA-SAN ENVOLVEM LONGAS HORAS DE TRABALHO DETALHADO.
As obras de Matsuyama-san são caracterizadas por uma visão de mundo complexa, que é divertida e emocionante de se contemplar. Elas são criadas digitalizando um esboço, traçando-o com uma caneta digital para completar o traço e, em seguida, colorindo-a com o mouse. Um trabalho muito detalhado.
A superfície do tablet é tal que a caneta não pode se mover suavemente quando as mãos estão suadas. Para evitar isso, o artista revela que se um papel grosso for preso à superfície do tablet e usar luvas compridas para se proteger contra sensações de queimação, parece estar desenhando no papel de modo analógico e, assim, desenha com mais eficiência.
ADORO O ESTILO DE VIDA AMERICANO!
Matsuyama-san diz que gosta do estilo de vida americano. Sua residência é uma casa americana muito bonita que foi construída por ele. Há uma casa na árvore, um estúdio (sala de trabalho) que parece uma pequena “cabana” de um filme de faroeste e vários Fuscas antigos estacionados no local.
Por um momento, quase esqueci que estava no Japão. A casa de Matsuyama-san foi usada como local de filmagem para o filme “Ano Sora wo Oboeteru”. Ele abriu seu espaço privado para nós, e se você assistir ao filme poderá ver toda a sua “Casa Americana” e seus maravilhosos arredores! Além disso, a história original e a novel do filme “Ano Sora wo Oboeteru” fazem parte do acervo do nosso museu. Peça-os ao pessoal da biblioteca.
COMO NASCEU SEU LIVRO “ENCONTRE TOM E JERRY!”?
Quando Matsuyama-san postou uma foto do buraco de Jerry em seu blog, que ele havia feito de brincadeira em casa, uma editora licenciada pela Warner se deparou com ela e encomendou um livro dele! Seu próximo trabalho começará após o verão. Aguardamos ansiosamente!
Livro: “Encontre Tom e Jerry!” (トムとジェリーをさがせ!)