Toshokan Dayori – Edição de dezembro de 2018
Entrevista com Akira Toriyama
Nascido em 5 de abril de 1955 na província de Aichi. Estreou como artista de mangá aos 23 anos. Obras representativas incluem “Dr. Slump” e “Dragon Ball”.
Akira Toriyama, um artista de mangá conhecido por obras como “Dr. Slump” e “Dragon Ball”, visitou a biblioteca para ver as obras de Takashi Matsuyama atualmente em exibição no primeiro andar da biblioteca. Como vocês viram na edição de setembro com o “Artigo Especial de Takashi Matsuyama”, Matsuyama-san e Toriyama-san são ex-assistentes e artista de mangá, e são amigos de modelagem. Graças a esse tipo de conexão, pudemos entrevistar o Toriyama-san!
UM DIA, EM OUTUBRO, AKIRA TORIYAMA-SENSEI VEIO À BIBLIOTECA MUNICIPAL DE KIYOSU!
Qual é a sua impressão da Biblioteca Municipal de Kiyosu, e você costuma frequentá-la?
Eu nem sabia que havia uma biblioteca perto da casa dos meus pais porque eu passava o tempo todo dentro de casa… E atualmente, estou muito ocupado e passo meu tempo livre dormindo. Portanto, não tenho condições de visitá-la.
Você tem alguma recomendação de livro para nós?
Estou tão ocupado que só li alguns livros sobre modelos, lendo no banheiro. Quando eu era jovem, lia muitos romances policiais e de ficção científica, mas poucos mangás. E muito menos meus próprios trabalhos.
SOBRE O ILUSTRADOR TAKASHI MATSUYAMA
As ilustrações do seu ex-assistente Takashi Matsuyama estão atualmente em exibição na biblioteca. Que tipo de pessoa ele é?
Foi o meu segundo assistente. Ele me ajudou muito, pois era cuidadoso e rápido no trabalho.
Nossa equipe frequentemente vê pessoas de todas as idades e origens parando para ver as obras de Matsuyama. Qual você acha que é o apelo de seu trabalho?
Como você pode ver, o trabalho dele é muito colorido e, acima de tudo, muito preciso. Sempre fico surpreso como ele consegue desenhar coisas tão difíceis com tanta diversão.
Ouvimos dizer que você e Matsuyama-san são grandes modeladores. Que tipo de modelos você faz?
No meu caso, construo modelos de todos os tipos, desde que pareçam divertidos. Mas não tenho mais tempo para fazer isso e agora levo anos para construir um. Mas continuo comprando, tanto que levaria várias vidas para conseguir montá-los.
PARA TODOS OS FÃS
A biblioteca também possui uma coleção de obras suas. Muitas crianças tiveram seu primeiro contato com as obras de Toriyama-san na biblioteca, pegando-as emprestadas em cada visita. O que você gostaria de dizer para esta nova geração de fãs?
Devo dizer que estou muito feliz por ainda haver crianças que gostam delas, mesmo que minha série tenha terminado há muito tempo. Muito obrigado! Às vezes me pergunto por que recebo tantos elogios…
Crianças que emprestam Dragon Ball até o limite máximo do empréstimo ou que nos perguntam: “Quando o próximo volume de Dragon Ball vai estar disponível?”, sem esquecer, claro, dos adultos que são fãs de Toriyama-san desde a infância.. Quando se trabalha numa biblioteca, você vê muitas pessoas diferentes, mas todo mundo é fascinado pelos mundos que você desenha. Eu entendo que você não está trabalhando atualmente em um mangá, mas tenho visto muitos dos seus trabalhos em design de personagens e outras áreas, e mal posso esperar para ver o que você têm reservado para nós no futuro. A propósito, tenho uma última pergunta… Há rumores de que a Vila Pinguim foi inspirada nesta biblioteca de Kiyosu! É verdade?
Não, não é esse o caso. Às vezes se diz que outros lugares serviram de modelo, mas não existe nenhum modelo real. Uma vila tão estranha não existe na realidade!
MUITÍSSIMO OBRIGADO, AKIRA TORIYAMA-SENSEI!