Entrevista com Akio Iyoku no site Mantanweb sobre Dragon Ball DAIMA

Entrevista com Akio Iyoku sobre Dragon Ball DAIMA (11 de fevereiro de 2025)

Dragon Ball DAIMA: Nos bastidores do nascimento da primeira série de anime em 6 anos! Por que fizeram Goku ficar pequeno?

Uma série de anime completamente nova de Dragon Ball, baseada no popular mangá de Akira Toriyama, chamada Dragon Ball DAIMA, está no ar na Fuji TV desde outubro. Este anime comemora o 40º aniversário de “Dragon Ball” e é a primeira nova série de anime para TV em cerca de seis anos desde “Dragon Ball Super”, que encerrou sua transmissão em março de 2018.

Também está chamando a atenção que o autor original, Toriyama-san, é o responsável pela história original, pelo roteiro e pelo design dos personagens. Por que uma nova série de anime para TV foi produzida? Conversamos com Akio Iyoku, da Capsule Corporation Tokyo, que atua como produtor executivo da série “Dragon Ball”.

 

MAIS E MAIS IDEIAS DE AKIRA TORIYAMA

O mangá original de Dragon Ball foi serializado na Weekly Shonen Jump (Shueisha) de 1984 a 1995, e a série de anime para TV começou em 1986. O número total de mangás publicados no mundo ultrapassa 260 milhões de cópias. Nos últimos anos, a série Dragon Ball Super, baseada no conceito original de Toriyama-san, foi transmitida de 2015 a 2018, o filme de animação Dragon Ball Super: Broly foi lançado em 2018, e Dragon Ball Super: Super Hero foi lançado em 2022. Todos foram sucessos, e a série continua sendo amada em todo o mundo há mais de 40 anos.

“DAIMA” retrata as aventuras de Son Goku e seus amigos, que foram reduzidos a uma forma pequena como resultado de uma conspiração, enquanto viajam pelo Grande Reino dos Demônios. Como é uma história original, muitos novos personagens aparecem, e o desenvolvimento imprevisível é uma das principais atrações da história, lembrando muitos fãs antigos de sua infância, quando liam a “Weekly Shonen Jump” toda semana com entusiasmo. “Dragon Ball” está no ar há cerca de 40 anos e, ao longo desse tempo, conquistou novos fãs. Até mesmo crianças que nunca viram “Dragon Ball” ficarão animadas.

Primeiro de tudo, por que uma nova série de anime foi criada?

“Essa história remonta a cerca de seis anos atrás, quando estávamos fazendo ‘Dragon Ball Super: Super Hero’, começamos a falar sobre querer fazer uma nova série que seria desenvolvida separadamente do filme. Estávamos fazendo um filme, e eu estava pensando em pedir ao sensei para dar uma olhada nela um pouco, em vez de fazê-lo por completo, para não sobrecarregá-lo com muito trabalho. Conforme avançávamos, ele ficou muito entusiasmado com isso. Era diferente do plano original, mas depois de consultá-lo, acabamos fazendo com que ele fizesse a maior parte.”

Toriyama-san teve ideias como “Que tipo de lugar é o Grande Mundo dos Demônios? Quem serão os novos personagens…”, e então, a visão de mundo do “DAIMA” começou a se solidificar.

“Foi a primeira vez que fiz uma série do zero como essa, então acho que foi interessante da perspectiva do sensei. É mais longo que um filme, e passamos muito tempo indo e voltando sobre a história. Na verdade, começamos a trabalhar na animação antes que a história estivesse toda pronta. Isso foi o quanto estávamos quebrando a cabeça com isso. Talvez seja por isso que tem o mesmo tipo de emoção de um mangá serializado semanalmente.”

 

UM ANIME QUE PAIS E FILHOS PODEM CURTIR JUNTOS

No ar há cerca de 40 anos, “Dragon Ball” se tornou uma obra amada por duas ou até três gerações. Como também seria transmitido como um anime para televisão, o objetivo era criar uma obra que pudesse ser apreciada tanto por pais quanto por filhos.

“Eu estava ciente da geração de 30 e poucos anos ou mais que cresceu e tem filhos. Eu queria fazer um anime que pais e filhos pudessem assistir juntos. Eles são a geração que assistiu ‘Dragon Ball GT’ quando crianças. Eu tinha ciência disso, e minha tentativa de criar uma nova série de anime como o ‘GT’ se tornou o ponto de partida.”

“Dragon Ball GT” é um anime original que foi ao ar de 1996 a 1997 e tem algo em comum com o “DAIMA”, pois segue Goku em uma forma pequena enquanto ele embarca em uma grande aventura. O Goku adulto é legal, mas o Goku encolhido não é apenas legal, mas também fofo e tem um charme diferente. Um dos destaques do “DAIMA” são as cenas de ação em que o pequeno Goku luta usando seu Bastão Mágico.

“O tema principal deste trabalho é ser visto por um público mais amplo, e embora seja resultado disso, sinto que ao tornar Goku menor, o ponto de entrada se tornou mais amplo. Não esperava que todos ficariam pequenos, mas é claro que foi ideia do sensei. ‘GT’ significa ‘Grand Touring’, e estamos tentando retratar uma aventura em ‘DAIMA’ também. Terá um fluxo e forma diferentes do ‘Super’, em que Goku está constantemente se esforçando para ter uma força cada vez maior. Embora Goku esteja pequeno, a visão dele lutando e pulando pra lá e pra cá usando seu Bastão Mágico parece refrescante, e mostrará um apelo diferente do ‘Super’.”

Em “DAIMA”, a abertura é precedida por um vídeo explicando “O que é Dragon Ball ……” e as façanhas de Goku até o momento. A série “Dragon Ball” mudou seu design ao longo do tempo, mas este comentário retrata a arte nostálgica como um anime da era Reiwa. Ele traz de volta a nostalgia dos que já são fãs e também é agradável aos novos fãs, indicando que a empresa está tentando ampliar seu público.

“O sensei disse que pode haver algumas pessoas que não conhecem a história até agora, sobre coletar as Esferas do Dragão e enfrentar inimigos poderosos. Então fizemos isso para que até mesmo as pessoas que estão assistindo pela primeira vez possam entender. Também tentamos mostrar o crescimento de Goku e tornar fácil entender que ele ficou menor.”

Embora tenha feito isso para que até as crianças pudessem aproveitar, ele disse: “Não o fizemos infantil. Claro, tivemos que expressar bem o apelo dos personagens e da história. Também tentamos ter cuidado com a imagem, porque queríamos que os pais quisessem assistir com seus filhos.” É um equilíbrio perfeito de diversão para adultos e crianças.

 

A “CONEXÃO” É VISÍVEL

Sabe-se que “DAIMA” se passa depois da saga Majin Boo no mangá original, mas como “Dragon Ball” tem muitas histórias diferentes, a conexão com a história se tornou um tópico de discussão entre os fãs. Embora não tenha sido explicitamente declarado até agora, Iyoku disse: “É verdade que o próprio sensei esteve encarregado da história, que é uma série contínua e que está conectada à saga Majin Boo. Esse é o fato, e ponto.”

Há muitos lugares onde você pode sentir uma conexão. Em “DAIMA”, as origens dos Kaiohshin, Namekuseijins, Majin Boo e outros são reveladas. Toda hora, uma conexão é revelada, e há algumas partes surpreendentes.

“Tenho certeza de que você está se perguntando onde DAIMA se encaixa na série Dragon Ball, e estamos tentando mostrar as várias conexões com Dragon Ball. Mesmo que não saibamos sobre isso, acho que há conexões na mente do sensei, e não estou mirando nisso, mas estou tentando mostrar isso também. A parte que mais me surpreendeu foi que, ‘todos aqueles com orelhas pontudas são habitantes do Grande Reino dos Demônios’. Acho que esse é uma ideia que o sensei tinha vagamente em mente há um tempo, e fiquei surpreso ao descobrir ao ver isso. O sensei tem uma compreensão firme do mundo de Dragon Ball, e ele muda o foco dependendo do trabalho. Eu não o forçava a criar as ideias. As reviravoltas são importantes, e como o anime começou sem o mangá original, estou muito consciente de ter o tipo de ‘atração’ que você obtém no mangá.”

“DAIMA” está tentando criar uma série de anime como nenhuma outra, preservando a essência de “Dragon Ball”. Não há dúvidas de que este é um trabalho desafiador.

“Por estarmos no mercado há tanto tempo, não cometemos erros drásticos, mas se continuarmos fazendo a mesma coisa, as pessoas vão ficar entediadas. É difícil encontrar o equilíbrio certo. É algo que acabamos fazendo até agora, mas, embora seja difícil mudar tudo para garantir a imagem que temos em mente, também precisamos continuar assumindo novos desafios.”

 

DESENVOLVIMENTOS FUTUROS DE “DRAGON BALL”

“DAIMA” está sendo distribuído mundialmente. Com a disseminação dos serviços de streaming, tornou-se possível assistir um mesmo anime ao mesmo tempo em qualquer lugar do mundo, mas esta foi a primeira vez que isso aconteceu com “Dragon Ball”.

“Não tínhamos certeza de qual seria a repercussão, mas estávamos pensando em um lançamento mundial simultâneo, com a distribuição em mente. Sinto que esse trabalho é percebido de forma diferente dependendo do país e da região. É basicamente visto como um trabalho de anime, mas em alguns países e regiões, ‘Dragon Ball’ é colocado no mesmo nível que dramas live-action, então também estamos preocupados em como apresentá-lo nesse contexto. Não estamos pensando nisso apenas dentro da estrutura do anime. Temos que estar totalmente cientes de que é um trabalho que é amplamente querido. Temos que mudar nossas noções preconcebidas todas as vezes, mas sinto que não saberemos até que realmente tentemos.”

Também estou curioso para ver o que “Dragon Ball” vai fazer a partir daqui. Com vários desenvolvimentos, incluindo não apenas anime, mas também jogos, produtos, mangás e muito mais, para onde iremos a partir daqui? Como Iyoku disse, “Anime e jogos não podem ser feitos tão rapidamente; eles levam tempo. Estamos fazendo preparativos e desenvolvendo-os cuidadosamente. Queremos expandi-los ainda mais”, então “Dragon Ball” ainda está forte. Tenho certeza de que será uma obra que será amada pelos próximos 50 anos e além.

“DAIMA” exibirá seu episódio final em 28 de fevereiro. Certamente haverá alguns acontecimentos emocionantes por vir, e muitos mistérios permanecem.

“Há cenas de ação que atenderão totalmente às expectativas de todos. O clímax da batalha é absolutamente incrível! Há partes da história que serão previsíveis, e outras partes imprevisíveis, pode ser que aconteça assim ou não…. Você provavelmente ficará tipo: “Uau!” Se assistir novamente desde o começo, tenho certeza de que vai gostar ainda mais.”

Acontecerá algo no final? A atenção está voltada para como “DAIMA” se desenvolverá em direção ao episódio final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!