Dragon Ball Daizenshuu 1: Ilustrações Completas (20 de junho de 1995)
DIÁRIO DE SHENLONG – 1ª EDIÇÃO
MESA REDONDA DOS EX-EDITORES – 1ª RODADA
Dragon Ball, que durou dez anos e seis meses, tornou-se um mangá de longa duração, mesmo para os padrões da Weekly Shonen Jump. Nas sombras estavam as figuras dos três editores sucessivos que apoiaram Akira Toriyama!
KAZUHIKO TORISHIMA (Primeiro Editor) – Atualmente, editor chefe da V-Jump. Foi o editor desde o início de Dragon Ball até o final do 23º Torneio de Artes Marciais. Há rumores de que ele foi o modelo de Piccolo Daimaoh.
YUU KONDOU (Segundo Editor) – Foi o editor desde a aparição de Raditz até pouco antes de Cell alcançar sua forma perfeita. Atualmente, atua como editor-chefe assistente da Monthly Shonen Jump. Parece que ele foi o modelo para Freeza.
FUYUTO TAKEDA (Terceiro Editor) – Foi editor desde a aparição de Cell em sua forma perfeita até o capítulo final. Atualmente, ainda atua como editor de Akira Toriyama-sensei. Ele foi o modelo do Majin Boo original (Mr. Boo).
Os ex-editores contam os segredos das ilustrações de Akira Toriyama!!
Fuyuto Takeda
Eu sou Takeda, o editor atual. Como sou o mais novo de todos os editores, eu presidirei. Primeiro, há algumas coisas que eu gostaria de perguntar ao editor original Torishima-san, que escolheu o manuscrito “Enviei isto porque queria o prêmio em dinheiro” de Toriyama-sensei. Tenho certeza de que há coisas sobre as quais ele poderá esclarecer.
Kazuhiko Torishima
Dizer que eu o “escolhi” parece um pouco… (risos) O primeiro manuscrito que Toriyama-kun me enviou foi uma paródia de Star Wars. As paródias não podem ganhar nenhum prêmio em dinheiro. Eles não são originais e é difícil publicá-los. Só que seu letreiramento deixou uma impressão incomum em mim. Os efeitos sonoros são geralmente desenhados em katakana, mas ele os desenhou como letras do alfabeto (latino). Achei isso extraordinariamente refrescante, inovador e muito legal. Então entrei em contato com ele.
Fuyuto Takeda
Por assim dizer, Toriyama-san tornou-se agora um autor conhecido em todo o mundo porque foi notado pelas suas letras, uma parte bastante secundária de um mangá.
Kazuhiko Torishima
A grande peculiaridade de Toriyama-kun é que ele nunca leu ou estudou mangás, mas sim estudou imagens básicas como designer. O fato de ele ter começado a desenhar mangá por acaso depois de estar desempregado é sua maior peculiaridade.
Fuyuto Takeda
Então é dessa forma que [Dr. Slump –] Arale-chan e Dragon Ball começaram. Então, Kondou-san se tornou o editor bem na época em que a saga Saiyajins começou. Naquela época, Dragon Ball era extremamente popular; quando a Jump fez uma pesquisa de 1.000 votos, em seu auge Dragon Ball teve cerca de 700 votos.
Yuu Kondou
Não, foram 815 votos – foi na saga Freeza.
Fuyuto Takeda
Esse é um índice de popularidade incrível, mas como eram os designs das imagens naquele período?
Yuu Kondou
Foi quando tudo começou a mudar em relação ao que era antes. Quando começou a serialização, a história era cômica, então as falas eram redondas. Então, com o Torneio de Artes Marciais, mudou para um tema de luta, então depois disso as lutas tiveram que aumentar. Mas a esse respeito, as linhas redondas não transmitem uma sensação de velocidade ou intensidade. Então, quando ele percebeu isso, no meio do mangá as linhas redondas começaram a se tornar quadradas e nítidas. Quando isso aconteceu, eu disse ao Toriyama-san: “As linhas não estão um pouco duras agora?”, e ele disse: “Não, se eu não fizer assim, não haverá sensação de velocidade.”
Fuyuto Takeda
Entendo; e falando em imagens, muitas vezes perguntei ao sensei por que ele fez o cenário em Dragon Ball relativamente esparso, e ele disse que desenhar coisas como cidades era muito problemático. Eu perguntei a ele por que o cabelo de Goku ficou branco quando ele se tornou um Super Saiyajin, e ele disse que era porque dava muito trabalho escurecer tudo. (risos) Essa foi realmente a única razão?
Kazuhiko Torishima
Esse foi realmente o único motivo. (risos) Com os cenários de Dr. Slump, ele fazia apenas montanhas redondas com algumas árvores. Eu perguntei a ele: “Por que esse cenário?”, e ele disse: “Porque é o mais simples”.
Yuu Kondou
Você pode ver isso num piscar de olhos; é muito fácil de enxergar. Quando Goku se transformou em um Super Saiyajin, se sua cabeça ficasse branca, então qualquer um que olhasse para ela seria capaz de dizer que aquilo era uma transformação. Com o Mestre Kame, ele tem “kame” escrito nas costas. É incrivelmente fácil de entender.
Kazuhiko Torishima
Ele costumava fazer desenhos como designer, então se destaca no uso de sensibilidade de design, e é extraordinariamente hábil em alcançar um equilíbrio entre luz e sombra. Ele disse que, por morar no interior, não tinha dinheiro para comprar retículas. Como não as usava, sua base passou a ser preta e branca. É por isso que ele é tão hábil em usar áreas pretas e em branco. Embora se diga que desenhar muitos cenários é difícil, você poderia dizer, inversamente, que ele tem a capacidade de composição e design para criar uma cena sem desenhá-la.
Fuyuto Takeda
Isso vai mudar um pouco de assunto, mas quando lhe perguntaram qual peça ele gostou ou com a qual ficou satisfeito dentre todas as ilustrações coloridas que desenhou em 10 anos de Dragon Ball, parece que havia apenas uma. Esta era a imagem.
Kazuhiko Torishima
Aquela com Goku e Gohan andando em uma moto com pernas? (ver página 88)
Fuyuto Takeda
Isso mesmo. Ele disse que o equilíbrio estava bom, a composição estava boa e que essa era a única que lhe agradava. É realmente ótimo e tudo, mas pessoalmente não acho que seja tão excessivamente bom a ponto de corresponder a essa afirmação. O que vocês acham?
Yuu Kondou
Acho que concordo e discordo em partes. A parte em que concordo é que esta imagem extraordinariamente difícil de equilibrar está congelada num único instante. Ele não foi capaz de traçar esse equilíbrio de forma muito satisfatória? Com as cores, não deixa uma impressão vívida? A coloração é completamente diferente das cores do começo.
Kazuhiko Torishima
Assim como eu estava falando antes sobre as linhas, a forma como ele pinta as cores também mudou. Ele se cansou do estilo de pintura que tinha e, olhando para o futuro, parou de usá-lo e mudou para outro. Ele continuará usando esse estilo de pintura até perceber que já teve o suficiente.
Fuyuto Takeda
Você conseguiu ver a mudança nas cores entre os tempos do primeiro e do segundo editor?
Yuu Kondou
Dr. Slump era muito exuberante. Do cenário aos personagens tudo era colorido, mas com Dragon Ball o cenário era escasso e tinha muito cinza e marrom claro. Foi o mesmo com o que Goku e os outros usaram. Fazendo isso, era inevitável que se tornasse quase monótono.
Kazuhiko Torishima
Sobre o material de pintura, durante Dr. Slump ele usou marcadores, depois no meio mudou para tinta colorida. Eu disse: “Olha, você não se tornou um artista profissional de mangá?”, e ele disse: “Eu tenho uma esposa agora. Eu sou casado.” (risos)
Fuyuto Takeda
É porque sua esposa também era uma mangaká. Agora que você mencionou isso, Kondou-san já não pediu ao sensei pra repintar uma ilustração?
Yuu Kondou
Uma ilustração de capa?
Fuyuto Takeda
Sim, isso mesmo.
Yuu Kondou
Você ouviu errado. Na verdade, eu pedi que a redesenhasse. (risos) Para a capa da primeira coleção de ilustrações do Toriyama-san, pensei que uma imagem de dragão seria boa, então pedi para ele desenhar um dragão. Toriyama-san desenhou tudo em uma única folha de papel, com escamas como as do dragão King Ghidorah. Mas pensei que era um pouco fraco para uma capa. Parece que foi um grande choque para ele. (risos)
Fuyuto Takeda
E então, me tornei editor um pouco depois do Cell aparecer.
Kazuhiko Torishima
Você consegue dizer quem era o editor na época pelos personagens inimigos. Depois de trabalhar por um tempo, você aparecerá como um inimigo. (risos)
Yuu Kondou
Acho que Torishima-san e Takeda-kun realmente demonstram isso. (risos)
Fuyuto Takeda
O próprio Kondou-san disse que é o Trunks, mas acho que isso é impossível. Kondou-san é o Freeza. Afinal, você o fez redesenhar aquela imagem. (risos)
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Para melhor compreensão desta conversa entre Kondou e Takeda, trazemos este conteúdo extra que não se encontra no Daizenshuu 1.
Esta é a ilustração detalhadíssima que Toriyama havia feito para ser usada na capa do seu primeiro artbook:
Contudo, como visto na conversa acima, Kondou achou que a ilustração não era boa para uma capa, então pediu ao Toriyama que redesenhasse, com ele terminando por usar esta ilustração para o artbook: Toriyama Akira the World, lançado em janeiro de 1990:
“EU HOJE EM DIA” DE AKIRA TORIYAMA
I LOVE DRAGON BALL #1: JACKIE CHAN
Visitamos especialistas famosos em várias áreas que amam Dragon Ball e pedimos que cada um deles explicasse seu amor! O primeiro é a estrela de ação internacional Jackie Chan!
Dragon Ball é um trabalho que eu adoraria tentar transformar em filme.
Há muito tempo que ouvia das pessoas ao meu redor que Dragon Ball era interessante. Então assisti o anime, depois li toda a edição chinesa do mangá. Naturalmente, como todos disseram, foi muito interessante. Acho que o personagem que mais gosto é, óbvio, o Goku. A cena que mais gosto é… há muitas para listar, então não consigo decidir por apenas uma. São tantas cenas fascinantes. É um trabalho que eu gostaria muito de transformar em filme. Dragon Ball está repleto de ideias e imaginação incríveis. No entanto, para transformá-lo em um filme live-action, acho que seriam necessários muitos efeitos especiais incríveis e um orçamento enorme.