Entrevista com Akio Iyoku no site Mantanweb sobre Dragon Ball DAIMA (16 de fevereiro de 2025)
Dragon Ball: A “grandiosidade” de Akira Toriyama-san – DAIMA, o novo anime em que ele esteve “mais envolvido do que nunca”
A nova série completamente inédita Dragon Ball DAIMA (ダイマ), baseada no popular mangá de Akira Toriyama-san, está a caminho. Trata-se de um anime comemorativo do 40º aniversário de Dragon Ball e, aproximadamente seis anos após o término da exibição de Dragon Ball Super em março de 2018, marca o retorno de uma nova série televisiva. O fato do autor original, Toriyama-san, ter ficado encarregado da obra original, da história e do design de personagens também tem sido um dos principais destaques.
Nesta nova produção, ambientada em um novo cenário chamado Grande Mundo dos Demônios [Dai Makai], muitos novos personagens também farão sua estreia. No entanto, até que ponto Toriyama-san está envolvido no desenvolvimento dessa obra? Para responder a essa pergunta, entrevistamos Akio Iyoku, produtor executivo da série Dragon Ball e representante da Capsule Corporation Tokyo.
A história inteira e quase todos os personagens foram desenhados por ele
O mangá original de Dragon Ball foi publicado em série na revista Weekly Shonen Jump (Shueisha) entre 1984 e 1995, e sua adaptação em anime teve início em 1986. O total de cópias dos volumes de mangá distribuídas ao redor do mundo já ultrapassa 260 milhões.
Em “DAIMA”, Goku e seus companheiros, que foram transformados em pequenas formas devido a uma certa conspiração, embarcam em uma aventura pelo Dai Makai.
O anime está sendo transmitido todas as sextas-feiras, às 23h40, pela rede Fuji TV.
Toriyama-san já esteve envolvido com o anime de Dragon Ball de diversas maneiras ao longo dos anos, mas Iyoku-san comenta: “Em ‘DAIMA’, tivemos o privilégio de contar com a participação dele mais do que nunca até agora”. O planejamento de “DAIMA” começou a ser desenvolvido por volta de seis anos atrás, durante a produção do filme de anime “Dragon Ball Super: Super Hero”, que foi lançado em 2022.
Iyoku-san comentou: “Para não sobrecarregar o sensei, nossa intenção não era pedir para ele criar tudo de uma vez, mas sim mostrar um pouco do que estava sendo feito e perguntar o que ele achava”. Mas Toriyama-san foi se empolgando cada vez mais, até que, no final, “ele acabou criando quase tudo”, disse ele.
“A história foi completamente feita por ele. Ele também desenhou quase todos os personagens. Desde os personagens que aparecem em uma taverna até os monstros que aparecem nas diversas regiões do Mundo dos Demônios [Makai], ele fez tudo. Até os mechas, como os aviões, ele também desenhou. O que mais me surpreendeu, a ponto de eu pensar “É sério isso?”, foi o design do Warp-sama. Ir para um outro universo com um mecha que se parece com um peixe dourado [kingyo], isso só o sensei poderia ter pensado. E também o mundo em si. O Dai Makai é dividido em 1º, 2º e 3º Makai, e ele também pensou sobre a forma e a origem de cada um deles. Na verdade, quase não houve nada que ele não tenha feito”.
A grandeza da história e o compromisso em agradar os fãs
Iyoku-san esteve ao lado de Toriyama-san por um longo período de tempo. Como será que ele sentia a “grandiosidade” de Toriyama-san?
“O mais fácil de entender foi o desenho. Eu acho que todo mundo consegue perceber que é algo único e impossível de imitar. No tempo em que trabalhei com ele, o que mais me impressionou foi a grandeza da história. Criar um mundo original é muito difícil. Como é que esse mundo funciona? Quais personagens irão aparecer? Sua dedicação, com atenção aos mínimos detalhes, de certa forma, me fazia sentir a intensidade disso. Além disso, o sensei, com seu espírito de dedicação ao público, sempre me surpreendeu”.
“DAIMA” também se tornou um anime no qual podemos sentir a “grandiosidade” de Toriyama-san.
“Como a primeira conversa sobre o projeto foi há seis anos, gastamos muito tempo para desenvolvê-lo. Desde o início, não tínhamos uma data de exibição definida, nem pensávamos em quando ou como seria lançado, criamos sem pressa, sem nos preocupar com o tempo. Dentre os muitos elementos, reorganizamos, expandimos e corrigimos várias vezes, criando tudo com calma e cuidado.”
“DAIMA” chegará ao episódio final em 28 de fevereiro. Até o final, todos deverão sentir a “grandiosidade” de Toriyama-san.
Fonte: https://mantan-web.jp/article/20250215dog00m200040000c/photopage/003.html