Desabafo de Shouichi Tanazono, o mangaká que foi salvo por Akira Toriyama

Trazendo a tradução de uma postagem comovente de Shouichi Tanazono. Originário de Nagoya assim como Toriyama, o jovem autor de 学校へ行けない僕と9人の先生 (O meu sensei e de mais 9 pessoas que não podem ir à escola) é um amante de Dragon Ball ao qual deve sua vocação. Neste relato em seu blog pessoal, ele desabafa sobre a importância de ter conhecido Toriyama e lamenta a sua triste partida repentina.

 

Akira Toriyama-sensei: Obrigado por tudo!

Para ser sincero, ainda não consigo acreditar. Você significou tanto para mim que seria difícil expressar como me sinto. Sou muito grato a você.

Muitas pessoas me contataram pedindo que eu escrevesse algo quando a notícia foi divulgada, mas eu não sabia a quem recorrer ou o que escrever. No dia em que soube de sua morte, disse estas poucas palavras acima.

Ainda hoje, enquanto escrevo estas linhas, ainda não resolvi completamente meus sentimentos, mas me acalmei um pouco, então tentarei acrescentar algo.

A primeira vez que conheci Toriyama-sensei, eu tinha 13 anos e estava fora da escola. Na época, eu disse seriamente a mim mesmo que não queria ir à escola, não queria ser adulto e simplesmente não queria viver esta vida.

Eu não o conheci apenas uma vez, tive essa chance toda vez que desenhei um mangá depois. Ele lia meu pobre trabalho e me dava alguns conselhos, depois passávamos a maior parte do tempo conversando sobre o que estava acontecendo ao nosso redor ou de quais filmes gostávamos.

Só por ser tratado como um garoto local que gosta de mangá, e não como um “garoto que não vai à escola”, senti que ele havia ampliado meus horizontes. Sem contar que eu tinha diante de mim meu ídolo absoluto, aquele que desenhou Dragon Ball, esse mangá que eu amava desde criança. Foi o momento que mais apreciei na minha vida.

Sem exagero, senti que havia encontrado um sentido para minha vida.

Nos últimos 30 anos, continuamos a nos encontrar várias vezes por ano para conversar sobre o que estava acontecendo em nossas vidas. Tive até a oportunidade de ajudá-lo em alguns manuscritos de um de seus one-shots. Foi um sonho vê-lo trabalhando de perto.

Eu era um estudante e, antes que percebesse, já tinha me tornado um adulto. Não consigo medir o quanto as palavras e a presença de Toriyama-sensei me levaram em minha vida até agora.

Recentemente, fiquei impressionado com o quão feliz ele pareceu ao ouvir sobre meu trabalho e minha situação recente. Nossa troca de e-mails em janeiro deste ano foi a última. Eu disse a ele que seria pai na primavera. Por sua vez, ele me garantiu que estava se recuperando bem e parecia de bom humor.

‘Tanazono vai ter um filho? Não é possível, que ótimo!’

Sua última frase foi: ‘Aguardo notícias suas.’

Estou tão triste, e a ideia de que nunca mais poderei ver ou falar com você é insuportável. Sinto um vazio enorme no meu coração. Toriyama-sensei era o adulto que eu sonhava em me tornar. Eu ainda desejo isso.

Nos últimos anos, quando o vi, ele me parabenizou por continuar trabalhando duro como sempre. Quero continuar trabalhando o máximo possível e viver minha vida cuidando da minha família, como você fez. Sou muito, muito grato a você. Obrigado por tudo.

Rezo pelo descanso da alma de Toriyama-sensei e ofereço minhas mais sinceras condolências à sua família.”

Shouichi Tanazono (12 de março de 2024)

 

Referência: http://tanazono-shoichi.com/toriyamasensei/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

2 Comentários

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!