Entrevista com Akio Iyoku no site Webun (17 de fevereiro de 2025)
“É como se fosse uma obra criada inteiramente por Akira Toriyama” – Entrevista com o produtor executivo de Dragon Ball DAIMA, Akio Iyoku
“Dragon Ball” é uma das séries de anime mais icônicas do Japão, com fãs no mundo todo. Marcando 40 anos desde que o mangá original começou a ser serializado, a aguardada nova série “Dragon Ball DAIMA” já está no ar. Por que esse anime foi feito e o que aconteceu nos bastidores? Conversamos com o produtor executivo Akio Iyoku.
[Dragon Ball DAIMA]
Devido a uma conspiração do demônio Gomah, Goku e seus amigos são transformados em crianças. Goku parte em uma jornada ao Reino dos Demônios para salvar seu amigo sequestrado e retornar à sua forma original.
(1) PARA QUE ATÉ AS PESSOAS QUE NÃO CONHECEM POSSAM ENTENDER
Por favor, conte-nos como esse projeto surgiu.
Quando estávamos fazendo o filme “Dragon Ball Super: Super Hero”, comecei a propor ao autor original, Akira Toriyama, que deveríamos tentar fazer algo novo e original de uma maneira um pouco diferente. Já se passaram cerca de seis anos desde então.
À medida que fazíamos nossas propostas, Toriyama-sensei se motivou e escreveu a história inteira, assim como os designs dos personagens, os mechas e a visão de mundo, tornando-a uma obra que realmente parecia ter sido criada inteiramente por ele (enquanto estava vivo). Sinto que ele esteve mais envolvido do que nunca. Acho que ele mesmo gostou da atmosfera de ir a mundos diferentes e visitar vários lugares. Todos os personagens são pequenos, mas espero que vocês achem esses designs interessante.
Existe alguma intenção por trás de tornar os personagens menores?
(Goku ficou pequeno) em “Dragon Ball GT”, que foi transmitido há cerca de 30 anos, e as pessoas que assistiram agora são pais. Enquanto a obra original comemora seu 40º aniversário, os filhos daqueles que a assistiram também estão vendo. GT está sendo assistido por uma geração diferente daquela que leu o mangá original (em tempo real). Naquela época, havia muitas pessoas assistindo ao GT, então eu estava um pouco ciente disso. Quando pensamos no que poderíamos fazer mantendo em mente a imagem do GT, uma das ideias foi torná-los pequenos, e isso foi algo que apresentamos ao Toriyama-sensei na fase inicial de planejamento.
Houve alguma parte que foi feita pensando nas crianças?
Planejamos atingir esse público levando em consideração certas tendências, mas se tentarmos atingi-lo de forma muito detalhada, o trabalho acabará sendo estranho, então não fizemos isso e também não pensamos em fazê-lo para crianças. No entanto, desta vez eu queria que o maior número possível de pessoas assistisse, então estive ciente de coisas como se seria interessante para as crianças assistirem ou se os pais se sentiriam confortáveis em mostrar a elas.
O conceito por trás do primeiro projeto foi: “Queremos que o mundo inteiro veja”. Atualmente, estamos nos concentrando na distribuição ao redor do mundo. O que eu acho ótimo é que alguns serviços de streaming têm classificações para o gênero infantil, e este título foi muito bem classificado na categoria infantil. Isso foi muito bom. É surpreendentemente difícil dizer se as crianças estão assistindo ou não, então acho que foi bom poder visualizar.
O primeiro episódio teve um conteúdo que introduziu o mundo de Dragon Ball até o momento.
Parece que todo mundo conhece Dragon Ball, mas se pensar bem, também há pessoas que nunca viram o original, então fizemos esse anime de uma forma que até mesmo aqueles que não conhecem as obras anteriores possam entendê-lo, e é por isso que o fizemos dessa forma. Ele relembra as batalhas e inclui uma espécie de sinopse no início para facilitar a compreensão.
O que você acha de lançar uma obra como essa no marco dos 40 anos do início da série?
Não foi feito especificamente para marcar o 40º aniversário, mas estou muito feliz que conseguimos lançá-lo nessa ocasião. É incrível que tenha continuado por tanto tempo, mas também percebo que chegamos aqui nos preparando para o que faremos a seguir e, depois, e assim por diante. Almejar algo e tentar fazê-lo nem sempre funciona tão bem quanto você espera, mas pensei: “Quero fazer algo assim”, me preparei para isso, e aconteceu que dessa vez coincidiu com o 40º aniversário.
2) FOCO NA HISTÓRIA
Você levou em consideração alguma tendência recente neste trabalho?
A maneira como assistimos anime hoje é completamente diferente de 40 anos atrás. Antes, a transmissão televisiva era a principal forma de entretenimento, e todos assistiam em tempo real; essa era praticamente a única maneira de fazer isso, mas agora os serviços de streaming estão se tornando mais difundidos. Outra coisa é que, embora possa ser difícil de entender se você estiver no Japão, os animes agora estão se espalhando quase simultaneamente por todo o mundo. Estou muito consciente desses dois eixos, que têm escopos diferentes.
Então, as pessoas podem assistir não só na TV, mas também por streaming e, neste caso, precisamos ter um ponto de entrada diferente da transmissão inicial. Ainda há tempo. No caso deste anime, os feriados de Ano Novo estão chegando, então, por exemplo, há tempo durante estas férias para assistir novamente desde o início.
Isso levará a um aumento constante no número de espectadores, então, nesse aspecto, acho que a maneira como é apresentado é muito importante.
Quanto à qualidade, sabíamos que precisávamos ser bastante consistentes, então tivemos que reservar um tempo para nos preparar. Novos animes começam a cada temporada, então é importante garantir que as pessoas reconheçam que se trata de um anime que todos assistirão. Se as pessoas não assistirem ao primeiro episódio e não se tornar um assunto muito comentando, elas não assistirão mais, então estou realmente sentindo o peso disso agora. Acho que todo mundo está tendo dificuldades com isso, não importa o tipo de trabalho, mesmo que seja Dragon Ball.
As cenas de ação são de alta qualidade.
Ação é o forte de Dragon Ball, então a Toei Animation tem uma vantagem nessa área. É difícil pedir de repente para alguém fazer uma cena de ação. A ação, incluindo a maneira como é apresentada, parece uma arte tradicional, mas está em constante evolução. Eles dizem que querem fazer cada vez mais com as cenas de ação para que elas possam ser criadas de uma forma inigualável e diferente de tudo o que já foi visto antes.
Surpreendentemente, não há muitas obras em que os personagens lutam enquanto voam livremente pelo ar. Lutar no ar é difícil de descrever e pode até ser difícil de criar. Existem muitas outras histórias de ação e combate, mas são baseadas na ideia dos personagens executando técnicas incríveis com os pés firmes no chão. Em Dragon Ball, todos os personagens podem voar, então acho que isso é um grande ponto forte.
A quais aspectos deste trabalho Toriyama-san deu uma atenção especial?
Acho que a primeira coisa que vem à mente quando penso no sensei são seus desenhos. Suas ilustrações são realmente únicas, mas ele realmente tem um compromisso muito forte com a narrativa.
Dessa vez, começamos sem decidir quando e como faríamos, então fomos e voltamos e fizemos revisões adicionais conforme avançávamos. Passamos tanto tempo trabalhando na história que me pergunto quanto tempo gastamos nela.
Sem uma base sólida, não importa o quanto você trabalhe ou quantos personagens invente, ainda será difícil criar uma boa história. Em termos de método de produção, parece que as imagens e aparências dos personagens foram pensadas mais tarde, enquanto a história estava sendo criada, então tive a impressão de que o maior esforço foi colocado na criação da história.
(3) SE VOCÊ PUDESSE DAR OUTRA OLHADA
Toriyama-sensei também criou o cenário para o Grande Reino dos Demônios?
Não foi decidido desde o início que a história se passaria no mundo dos demônios. Parte do cenário é mostrado na obra, mas não todo. Há um diagrama do mundo que mostra como ele é estruturado. Meu mecha favorito é Warp-sama, e acho incrível a ideia de usar um peixinho dourado mecânico como meio de transporte.
Falando no Warp-sama, o sensei também criou as configurações para as movimentações, a estrutura mecânica e os aviões.
Você tinha algum personagem específico em mente?
Esta obra se passa basicamente no mundo de Dragon Ball, e novos cenários são introduzidos dentro desse mundo. Uma das maiores é que os habitantes do mundo dos demônios têm orelhas pontudas. Os personagens que aparecem são ligeiramente diferentes da forma humana e têm uma aparência um tanto incomum.
Por exemplo, o personagem incomum Hybis foi bem difícil de criar porque ele não é muito humano. O Rei Kadan do Terceiro Mundo dos Demônios, pai de Panzy, também tem um design de personagem ligeiramente diferente, e ele colocou muito esforço neles.
O sensei tinha um grande amor por personagens da máfia, então ele os descreveu como sendo formados por uma variedade de pessoas diferentes. Quero que as pessoas assistam ao anime e pensem que cada um dos bandidos no bar é um personagem interessante.
Os personagens principais, Panzy e Glorio, passaram por diversas revisões antes de chegarem à sua forma final atual. Sinto que alcançamos um bom equilíbrio com o grupo.
É uma história como um jogo, com cada vez mais amigos, né?
Partir em uma aventura, conhecer um novo mundo, encontrar novas pessoas – era isso que eu achava que seria divertido nessa aventura, e foi o que fizemos.
Qual você acha que é o apelo de Dragon Ball, Iyoku-san?
Assim como o Mundo dos Demônios, é tudo um mundo de fantasia. Embora seja chamada de “Terra”, também é um mundo fantástico. Em outras obras, há aspectos do mundo que são muito próximos da realidade. Por exemplo, em muitos casos, os alunos vivem suas vidas diárias como alunos, e então ganham grande poder e lutam, mas em Dragon Ball, um mundo completo foi criado. O sensei criou o universo, e também o mundo dos demônios, o céu e o inferno. Isso é um pouco diferente de obras que são baseadas em coisas cotidianas.
Por estar criando um mundo completo, é interminável, e embora não seja abordado na história, há uma vaga ideia de que há um certo tipo de visão de mundo, e espaço para imaginar sobre como pode ser. Além disso, por não é baseado na realidade, às vezes pode ser incrível e realmente diferente do que você imagina, e é por isso que acho que ele continuou repetindo isso.
Há um punhado de personagens humanos, incluindo terráqueos, e o resto são quase todos alienígenas. O que acontece então é que os pensamentos e princípios de ação não são os mesmos que pensamos. É por isso que ficamos tão surpresos e emocionalmente comovidos. Acho incrível que tudo seja feito corretamente, que seja realmente feito. Acho que esse é o elemento que deixa todo mundo viciado.
Sobre os personagens, há humanos, terráqueos, mas apenas um punhado, e o resto são alienígenas. O que acontece então é que seus pensamentos e princípios de ação não são os mesmos que pensamos. É por isso que ficamos tão surpresos e emocionalmente comovidos. Acho incrível que tudo seja realmente muito bem feito. Acredito que esse é o elemento que faz todo mundo se apaixonar pela obra.
Na verdade, não há muitos mundos onde tudo é criado a partir da imaginação. O entretenimento como um todo não é assim. É mais fácil entender algo se for baseado no real, criando-se, assim, sua configuração.
Quais são os destaques do clímax deste anime?
Há muitas expectativas para os novos lançamentos de Dragon Ball, e estou ciente de que há grandes esperanças para as cenas de ação. Preparamos cenas de ação e desenvolvimentos de batalha sólidos, então tenho certeza de que corresponderá às expectativas.
Outra coisa é que, dessa vez, todo mundo está assistindo sem saber como será a história com antecedência, então eu gostaria que os espectadores imaginassem o que vai acontecer no final, se essa pessoa é má ou boa, e assim por diante, e seguissem a história até o fim, principalmente observando os novos personagens.
De qualquer forma, você ainda tem tempo, então espero que assista desde o começo. Se assistir novamente do começo antes do clímax, acho que entenderá muitas coisas quando assistir vir mais tarde.
De qualquer forma, não é tarde demais, então espero que você assista desde o começo. Se puder assistir de novo desde o início antes do clímax, acho que entenderá muitas coisas quando olhar para trás.
Texto e Foto: Takasaka Makiko (Kyodo News)
Fonte: https://webun.jp/articles/-/756023