Comentários de Akira Toriyama nos guias Dragon Ball: Super Exciting Guide

Dragon Ball: Super Exciting Guide – Volume da História (04 de março de 2009)

A VERDADE SOBRE O MANGÁ “DRAGON BALL”

Especial: “Toriyama Pensou Nisso Desse Jeito”

Quais são os segredos do nascimento de Dragon Ball? Perguntamos ao próprio Toriyama-sensei.

 

SON GOKU

Como Goku nasceu?

Quando criei Dragon Ball, pensei em tentar combinar os filmes de Kung-Fu de Jackie Chan e Bruce Lee que amava tanto, que os assistia em vídeo até enquanto trabalhava, com o clássico Jornada ao Oeste, para fazer um mangá agradável. Naturalmente, o nome “Son Goku” também vem do Rei Macaco da Viagem ao Oeste. A razão pela qual Goku tem uma cauda também é porque eu lhe dei um tema de macaco. Na Jornada ao Oeste original, eles estão indo para a Índia, mas para Dragon Ball, mudei o objetivo final para “reunir as sete esferas chamadas ‘Dragon Balls’, para conceder um desejo” por ser mais fácil de entender, ao iniciar a serialização. Seja como for, meu interesse mudou gradualmente para o crescimento e a força crescente do menino Goku, e divergiu cada vez mais do conceito original baseado em Jornada ao Oeste.

Por que o cabelo de Goku fica dourado quando se transforma em Super Saiyajin?

Decidi sobre o design do Super Saiyajin por, pra ser sincero… uma razão simplória, que o fará dizer: “O quê?”. Eu sempre tenho apenas uma pessoa, meu assistente, me ajudando com o trabalho. O tempo do assistente era sempre ocupado com o preenchimento de tinta nos cabelos de Goku, então o maior motivo foi para economizar tempo. Porque quando ele se tornasse um Super Saiyajin, não precisaríamos fazer o preenchimento de preto. Também teve o efeito de facilitar a identificação de que Goku havia ficado mais forte, por sua aparência, então isso matou dois coelhos com uma cajadada só. Só que, na época, considerou-se que sua força aumentaria 50 vezes quando ele se transformasse em Super Saiyajin, mas isso foi um pouco exagerado. Meu sentimento como criador é que, ao desenhá-lo, senti que foi uma alteração de 10 vezes do que era até aquele momento.

Nota 1: “Assistente” é a pessoa que ajuda com coisas como planos de fundo e retoques. Quando você é serializado na Weekly Shounen Jump, é óbvio, mas o prazo sempre se aproxima. Aliás… ter apenas um assistente é muito incomum (normalmente se tem mais de um).

Nota 2: Preenchimento de preto – Áreas pretas sólidas no mangá, como cabelos, são preenchidas com tinta, após desenhar o contorno com uma caneta. Isso é chamado de preenchimento de preto [“beta-nuri” em japonês]. Quando cobre uma área ampla, leva algum tempo para a tinta secar.

 

TREINAMENTO

Como você teve a ideia dos treinamentos?

No que diz respeito aos treinos, não havia nada em particular que eu usasse como referência. Eu acho que, comparativamente, estava cheio de coisas muito ortodoxas que qualquer um poderia inventar. Também há cenas de treinamento no filme Drunken Master (O Mestre Invencível); Acho que essa parte também se tornou uma referência para mim. Para Goku, o treinamento de Mestre Kame, em comportamento e estudos, foi provavelmente o mais difícil. Quanto a mim, pessoalmente… tenho medo de altura, então não há absolutamente nenhuma maneira de eu treinar escalando a Torre Karin.

Como você teve a ideia do Kamehameha?

Para o Kamehameha, pensei em ver se eu poderia expressar a energia “ki”, que não pode ser vista a olho nu, no estilo de uma revista para meninos. Quando não havia ninguém por perto, fiz várias poses e decidi uma que parecia legal, que foi essa pose. Aliás, para o nome “Kamehameha”, eu queria saber se havia um nome decente na linha de “algo-algo-Ha”, e foi quando minha esposa disse, como uma piada: “Kamehameha ficaria legal, né?” então fui com isso. Claro, foi tirado do rei Kamehameha do Havaí. Me perguntam se eu olho muitas artes marciais para obter dicas de técnicas ou poses; apesar de assistir a muitos filmes de Kung-Fu, surpreendentemente, eu não tinha tanto interesse em artes marciais.

Nota: Ka-Mehameha foi um herói que unificou as ilhas do Havaí, fundou o Reino do Havaí em 1810 e se tornou seu primeiro rei. Aliás… a divisão apropriada do nome dele não é “Kamehame-Ha”, mas “Ka-Mehameha”. “Ka” significa “pessoa” em havaiano e “mehameha” significa “solitário”; se você lê-los juntos, torna-se “o solitário”…

Um herói, mas ele era chamado de solitário; que nome misterioso.

 

BATALHAS DECISIVAS

Conte-nos o seu top 5 batalhas favoritas!

 

#1 – Goku vs Piccolo Daimaoh

Volumes 10-11 do Kanzenban / Capítulos 142–161

Pra ser sincero, esqueci bastante a história e os eventos de Dragon Ball, mas sendo a primeira vez que [Goku] derrotou um inimigo assustadoramente poderoso… essa batalha é a número 1. E também, dentro de mim, eu pude ver a direção em que a história seguiria depois disso.

Nota da Revista: A Direção em que a História Iria – Depois que as coisas são concluídas com Piccolo, o anime se torna uma série separada, chamada de “arco Z”. “DB”, que foi ambientado na Terra até aquele momento, tinha Piccolo e Goku descobrindo-se como alienígenas. Subiria sua escala para se tornar um grande conto, abrangendo todo o universo.

 

#2 – Kid Trunks vs Mr. Satan

Volume 29 do Kanzenban / Capítulo 436

O personagem que é justo dizer ser o meu favorito, Mr. Satan, aparece. Gosto de sua cara de pau e da brevidade da luta.

 

#3 – Goku vs Recoome

Volume 19 do Kanzenban / Capítulos 279–280

Mais do que ser um confronto entre duas pessoas, eu gosto de como Goku, que estávamos esperando o tempo todo, finalmente chegou! Para exagerar um pouco as coisas, seria justo dizer que desenhei a saga Freeza por tanto tempo apenas para criar essa cena.

 

#4 (Parte 1) – Kuririn vs Bacterian

Volume 3 do Kanzenban / Capítulo 36

#4 (Parte 2) – Gotenks vs Super Boo

Volume 33 do Kanzenban / Capítulos 489–495

Para ser sincero, prefiro bem mais esse tipo de luta boba, em vez de batalhas sérias. No que tange o que achei verdadeiramente agradável ao desenhar a série, as histórias com esse tipo de idiotice estavam no topo.

 

#5 – Goku vs Freeza

Volumes 21 e 22 do Kanzenban / Capítulos 308–327

É onde o Super Saiyajin aparece, para dizer o mínimo. Tinha chegado o momento em que finalmente pude cumprir minha promessa ao assistente-kun. Além disso, pude expressá-lo com muita eficiência e a recepção foi boa, então não tenho mais nada a acrescentar!

 

Qual é a chave para vencer as batalhas?

Nos combates, o mais importante é o tamanho do seu ki e seu controle sobre ele. O ki, como conceito, é claro, inclui poderes espirituais como energia [genki], coragem [yūki] e mentalidade correta [shōki]. Não importa o quanto você treine, há limites para a força física, e a única maneira de superar isso é através do ki. Acho que Goku foi capaz de se aproximar dos guerreiros mais poderosos do universo fortalecendo o seu ki.

Nota: Energia, Coragem e Mentalidade-Correta – A palavra “energia” [genki] é bem conhecida, mas se alguém perguntar se você não tem energia, porque está doente [byōki], é difícil encontrar uma resposta. Existem pessoas que são saudáveis e ainda assim não têm energia, e há pessoas que estão doentes, mas cheias de energia. Além disso, mesmo entre pessoas que têm aproximadamente o mesmo poder, por exemplo, havia pessoas que cerravam os dentes e se mantiveram firmes quando o Piccolo Daimaoh os atacou, mas também houve aqueles que tremeram de medo e fugiram. Pensando dessa maneira, talvez você entenda que uma variedade de diferente “ki” são indispensáveis na batalha. No mundo das artes marciais chinesas, exemplificado por Tai-chi Chuan, o treinamento e o controle do ki ganham grande importância.

Em Dragon Ball, o mago das trevas Babidi inventou uma máquina que mede e absorve o ki, mas a ciência atual não pode medir os níveis de ki ou armazená-lo em qualquer lugar. No entanto, quando alguém te anima, você pode “receber energia e coragem” [yūki] deles. “Ki” é algo que não pode ser visto com os olhos, mas está lá.

 

Com quem você gostaria de ser amigo? O que gostaria de fazer junto deles?

Hmm… Os personagens que eu desenho são muito peculiares para serem amigos, e há muitos personagens que podem me expor ao perigo; para ser sincero, prefiro não ser amigo deles… (risos) Mas, se eu tivesse que escolher, iria com as cinco pessoas a seguir.

#1 – Bulma

Ela é mandona, mas parece que me daria pelo menos um carro-aéreo se eu me tornasse amigo dela. Ela pode fazer algumas invenções incríveis para mim!

#2 – Son Gohan

Ele não é barulhento, é educado e trabalha duro.

#3 – Dende

O mesmo motivo de Gohan. (risos)

#4 – Mestre Kame

Parece que nos daríamos bem, com nossas tendências pervertidas.

#5 – Kuririn

A verdade é que ele é uma pessoa ajuizada e parece que seria o mais fácil de ter por perto.

 

 

Dragon Ball: Super Exciting Guide – Volume dos Personagens (03 de abril de 2009)

A VERDADE SOBRE O MANGÁ “DRAGON BALL”

Especial: “Toriyama Pensou Nisso Desse Jeito” – Parte 2

Toriyama-sensei responde às suas perguntas sobre os personagens e o universo de Dragon Ball!

 

PERSONAGENS

Por que os nomes dos personagens fazem parte de grupos?

É difícil criar nomes para muitos personagens. Se você agrupar os nomes em conjuntos, é mais fácil pensar neles. Por exemplo, aquele que controla os Saiyajins e outros vilões alienígenas é Freeza. A rigor, Freeza/Freezer é “refrigerador”, mas eu imaginei uma geladeira quando o nomeei. Portanto, agrupei os nomes de acordo com os alimentos que vão dentro dela. Os Saiyajins são vegetais [yasai], e a Tropa Ginyu são produtos lácteos [gyūnyū, “leite de vaca”], dessa forma.

O que você usou como tema para os designs?

Para formas de vida não humanoides, como o Cell, tentei torná-lo parecido com um inseto, mas, além disso, não usei nenhum tema em particular. “Namekusejin” vem de caracóis/lesmas [Namek = namekuji, “caracol”], mas a única parte que eu usei como inspiração foram as antenas.

A propósito, qual é o verdadeiro nome do Mr. Satan?

Mr. Satan é um nome artístico. O nome verdadeiro dele é “Mark”. (É um anagrama de “akuma” [“demônio” / “diabo”].) No lugar em que Mr. Satan vive, os nomes não são separados em sobrenomes e nomes, portanto, o nome dele é apenas Mark. O de sua filha, Videl, não é um nome artístico, mas sim seu nome real. É um anagrama de devil (“diabo”).

Nota: “Mark” possui as sílabas de ma – a – ku em japonês, que são reorganizadas em akuma (“demônio” ou “diabo”).

 

MUNDO

Como você criou os cosmos em forma de bola?

Acho que é algo que criei para que eu e os leitores pudéssemos entender a atmosfera mais facilmente. A grande bola no centro é o mundo conhecido como “esta vida” e “pós-vida”, e quem cuida dela de fora é o Kaiohshin. E então, no fundo, como se estivesse em oposição, um Makaiohshin existe e governa o mal. (Embora, agora, o poder do Kaiohshin pareça ser maior.)

Kaioh é uma posição hereditária?

Dentro da grande bola que mencionei antes, existe um planeta chamado Kaishin-sei (World Core), onde os Kaioh nascem e crescem. É um mundo como um gigantesco planeta Kaioh, e o Sr. Kaioh e seus colegas nascem como Shin-jin do fruto da gigante Árvore do Mundo [Kaiju]. A população do planeta é de cerca de 80. Os Shin-jin não são homens nem mulheres, e sua vida média é de 75.000 anos.

Em um castelo que é como uma escola, eles aprendem uma variedade de coisas e vivem uma vida tranquila; no entanto, se um Kaioh morrer em um dos planetas Kaioh, o próximo Kaioh será escolhido dentre eles por sorteio. No entanto, um Kaiohshin é escolhido apenas entre os Shin-jin que nascem de uma fruta dourada especial, o que raramente ocorre. Além disso, ocasionalmente há Shin-jin rebeldes com corações maus; estes são classificados como Makaioh.

Nota: O “shin” em Shin-jin significa “núcleo”, no sentido de um caroço de maçã, sugerido pela imagem do livro que mostra uma fruta semelhante à maçã. O texto em si, no entanto, evoca a história de Momotarō, onde o personagem principal nasce de um pêssego gigante.

Qual é a sensação de tocar as Esferas do Dragão?

Eu acho que elas têm as propriedades de uma resina dura e natural. Mesmo se um buraco for perfurado nelas ou se forem danificadas, após um desejo ser concedido e elas se dispersarem, o dano desaparecerá quando voltarem a ser orbes, se tornando novas.

Quanto vale o Zeni em Iene? Quanto custam as Cápsulas Hoi-Poi?

É fácil de entender: eu os imaginei como o iene. Com as Cápsulas Hoi-Poi, é claro que o preço varia de acordo com o que está dentro delas. Por exemplo, uma cápsula padrão para carros de quatro lugares, seria algo como 1.480.000 zeni (1.280.000 zeni para o carro-aéreo, mais uma taxa de 200.000 zeni). Para a maioria das coisas, se você os trouxer para uma das concessionárias da Corporação Cápsula, poderá convertê-los no Sistema de Cápsulas e reduzi-los para 200.000 zeni.

Obviamente, para coisas como casas, que exigem mais trabalho para serem convertidas no Sistema de Cápsulas, o preço é mais alto do que a média.

Os Namekuseijins podem obter nutrição apenas da água?

Acho que a razão pela qual os Namekuseijins podem sobreviver apenas com água é porque eles têm uma enzima em seus corpos que converte água em nutrientes.

A propósito, chamei as mudas que os Namekuseijins cultivam de “Ajissa” baseado nas hortênsias [ajisai]. Isso porque os caracóis, que foram o tema base dos Namekuseijins, gostam de hortênsias.

Os Saiyajins permanecem jovens para sempre?

Os Saiyajins são uma raça guerreira, então seu envelhecimento diminui quando atingem uma idade adequada para a luta, e eles mantêm grande força por um longo tempo. No entanto, sua vida útil não é muito diferente da dos terráqueos e, quando atingem uma certa idade, rapidamente se tornam frágeis.

Aliás, não é que o penteado deles nunca mude; Nappa ficou careca, afinal. O estado dos cabelos Saiyajin também é o mesmo dos terráqueos; suas propriedades são apenas um pouco diferentes.

Quantos planetas Freeza e suas forças possuem? Além disso, é uma organização semelhante a uma empresa?

Acho que os planetas que ele controla estão nas várias centenas. (É claro que isso não inclui os que ele destruiu.) Desde tempos imemoriais, os Saiyajins têm sido uma raça de guerreiros levando uma existência violenta e desumana, fazendo fortuna atacando muitos planetas. Além disso, Freeza e suas forças foram capazes de controlar até os Saiyajins através de puro poder. Ele é o chefão da parada. No entanto, eles eram meramente violentos e não tinham especialmente uma organização semelhante à uma empresa.

Nota: Não está claro se “eles” se refere às forças de Freeza, aos Saiyajins ou a ambos.

Quais técnicas de Dragon Ball você gostaria de usar?

Muitas das técnicas usadas por Goku e cia são tão poderosas que são muito perigosas, mas se eu ficasse um pouco mais forte, acho que gostaria de ter técnicas como estas:

Voo [Bukū-jutsu]

Eu quero voar livremente pelo céu, é claro!

Teletransporte [Shunkan-Idō]

Seria super conveniente para chegar a qualquer lugar!

Se você fosse bolar uma “nova técnica” para Goku, como seria?

Hmm, acho que se tivesse surgido uma ideia para uma nova técnica, eu a teria desenhado durante a serialização. (risos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!