Akio Iyoku, o Presidente da Capsule Corporation Tokyo, fala sobre o futuro da série!

O site Nikkei.com publicou um artigo em 5 de janeiro de 2024, entrevistando Akio Iyoku, Presidente da Capsule Corporation Tokyo e Produtor Executivo da série ‘Dragon Ball’.

Confira o artigo:

“Dragon Ball Indomável, Herdando a Missão: Uma Estratégia Global para Alcançar a Próxima Geração”, apresentando Akio Iyoku, o Presidente da Capsule Corporation Tokyo

“Dragon Ball’ celebrará seu 40º aniversário em 2024. Dragon Ball é uma obra única e incrível. Em vez de pensar na obra em termos relativos ou uniformes, a chave é pensar em como ela deve ser feita como uma obra de arte.

Como Produtor Executivo de uma obra com uma longevidade sem precedentes, minha missão é expandir e transmitir o que o criador original, Akira Toriyama, criou. Continuarei a produzir obras, como séries de anime, filmes e jogos, nos próximos 10 anos. Adotar o que é popular no momento não aumenta a probabilidade de sucesso. Não serei influenciado pelas tendências atuais, mas criarei obras que considero ‘boas o suficiente'”.

Quando a febre havia passado

“Houve um tempo em que a febre de Dragon Ball, que se espalhou pelo mundo nos últimos 40 anos, havia diminuído. Quando me tornei chefe da Dragon Ball Room da Shueisha em 2016, não conseguia visualizar o que realmente estava acontecendo. Há 7-8 anos, fui a um grande evento no Brasil chamado ‘CCXP’. Disseram-me que os animes japoneses eram populares na América do Sul, mas houve uma discrepância do que me disseram. O feedback dos fãs era fraco. Pode ter sido no auge de sua popularidade quando estava no ar na América do Sul. (…) Também achei que era resultado de um entusiasmo antiquado. Portanto, a partir do filme ‘Dragon Ball Super Broly’ em 2018, tomamos medidas como participar ativamente de eventos. Senti preocupação de que Dragon Ball não tinha se expandido globalmente.

Originalmente, não vimos a força e o poder de difusão da obra. Precisamos examinar mais de perto isso e ver se podemos fazer mais. Não estamos procurando uma abordagem “tamanho único”, mas sim, estamos buscando eventos como o Dragon Ball World Championships, a expansão de jogos, a criação de instalações e qualquer outra coisa que possamos fazer. Trabalharemos neles em paralelo.

Nunca houve uma recepção simultânea em todo o mundo de animes. (…) Podemos dizer que agora somos capazes de fazer coisas que nem sequer considerávamos antes. Desde o início, comecei a pensar na expansão internacional de Dragon Ball. Com ‘Dragon Ball DAIMA’, que será lançado no outono de 2024, estamos assumindo o desafio de criar uma série de anime com uma história completamente original. Fico feliz que todas as nossas obras tenham sido bem recebidas no exterior.

‘DAIMA’ foi anunciado na New York Comic Con. A série ‘Dragon Ball’ é reconhecida em todo o mundo. Não faz sentido anunciá-la em algum lugar doméstico. A Comic-Con é um ótimo lugar para anunciar seu trabalho. As pessoas que entendem o valor da cultura estão reunidas lá, em primeiro lugar, e escolhemos a Comic-Con por sua capacidade de espalhar nosso trabalho pelo mundo.

A expansão internacional está sendo considerada atualmente como um meio necessário para divulgar nossa obra. Se compararmos o fluxo de títulos de mangá vendidos em formato de livro e finalmente tornando-se animes a um rio, os desenvolvimentos no exterior foram os que seguiram o rio, ou seja, no passado era um ‘fã’ (no sentido de que a expansão internacional seguia mais tarde).

Estou convencido de que Dragon Ball pioneirizou muitas coisas como um anime japonês. Tenho um senso de missão de que, se houver algo que ninguém mais tenha feito, devo continuar desafiando”.

A indústria está supercompetitiva

“É difícil ver a competição entre animes (devido ao surgimento de sites de streaming, etc.). A competição se tornou excessiva. Não devemos criar uma situação em que um mangá se torna anime e, quando o anime acaba, o conteúdo termina como está. A situação ideal é criar uma situação em que o espectador médio veja o conteúdo. Estamos em um ciclo de consumo, e em alguns aspectos, o ciclo está se tornando efêmero.

Não acho bom ter um boom que se acumula e depois se apaga, o que pode ser um fator para o conteúdo não durar muito.
Será difícil se não criarmos um lugar para competir de maneira diferente dos animes como conteúdo. É aconselhável que obras populares agora sejam distribuídas simultaneamente ao redor do mundo para repetir gerações e alcançar o próximo estágio de popularidade. (…) Para trazer força internacional, é necessário um papel de liderança. Para um produtor assumir esse papel, ele deve transcender as fronteiras da organização corporativa.

Deve haver alguém que tenha uma ‘visão panorâmica’ da obra e esteja em posição de dizer a cada empresa: ‘Acho que você deveria fazer isso’. Eu me esforço para ser um catalisador para isso através de várias discussões. Para que o conteúdo japonês continue, é necessário ter alguém que possa dizer: ‘A situação atual não é boa o suficiente'”.

Dragon Ball Rompe os Limites: O anime alcança o Mundo

Para o 40º aniversário de ‘Dragon Ball’ em 2024, a série será revivida como um anime completamente novo. O imortal Son Goku escolheu os Estados Unidos, não seu país ‘de origem’ do Japão, como o lugar para anunciar seu retorno ao mundo.

Quando Akio Iyoku, o Presidente da Capsule Corporation Tokyo (Chiyoda, Tóquio) e Produtor da série, vestido como Son Goku, anunciou o novo anime na Comic-Con, a maior convenção de cultura pop do mundo em Nova York em outubro de 2023, mais de 3.000 fãs aplaudiram!

No passado, a expansão internacional de animes era tratada como um “extra”. O mangá original foi publicado em formato de livro, fez sucesso e depois foi transformado em uma série animada no Japão. De acordo com o Sr. Iyoku, “A expansão internacional era algo que sempre viria depois”. Houve uma época em que o anime de Dragon Ball era vendido no exterior por cerca de US$1.000 por episódio. Atualmente, a ideia é expandir a produção para o resto do mundo, sem separar os mercados doméstico e internacional.

Foi apenas por causa do enorme mercado doméstico que a expansão internacional não era vista como uma opção viável. Após atingir um recorde de 6,53 milhões de cópias da Weekly Shonen Jump no final de 1994, graças à popularidade explosiva de Dragon Ball, a circulação dessa revista caiu para cerca de 1,2 milhão em 2023.

De acordo com a PwC, enquanto o mercado global de conteúdo é esperado para crescer a uma taxa anual de cerca de 4% até 2027, o Japão ficará em 49º lugar entre 53 países/regiões, com apenas 2% do mercado.

O mercado de conteúdo foi revolucionado pelo surgimento dos serviços de streaming. Mais de 1 bilhão de espectadores ao redor do mundo consomem obras de arte independente de lugar e horário. A menos que saiamos do Japão, onde o mercado é limitado, como o Rei Macaco, e lutemos pelo mundo, não seremos capazes de alcançar o melhor do mundo. Os EUA reconheceram o potencial do anime japonês e estão gastando somas enormes de dinheiro para adquiri-lo. O orçamento para “PLUTO”, um anime baseado no romance de Naoki Urasawa, que a Netflix começou a distribuir em outubro de 2023, é de mais de 300 milhões de ienes por episódio, 45 vezes o orçamento normal.

O desafio é dar o salto para a indústria da próxima geração. Muitos japoneses cresceram assistindo Son Goku, que se tornava mais forte ao superar seus limites cada vez que encontrava um inimigo poderoso. Quando enfrentava uma situação difícil, Son Goku costumava dizer: “Estou ficando empolgado!” Vamos aproveitar enfrentando novos desafios e enfrentar o mundo sem medo de falhar!

Sobre Akio Iyoku: Akio Iyoku se formou na Universidade de Waseda em 1993 e ingressou na Shueisha. Depois de trabalhar como Editor-Chefe da “V Jump”, tornou-se chefe da “Dragon Ball Room” em 2016. Em 2023, tornou-se presidente da Capsule Corporation Tokyo. Produtor Executivo de “Dragon Ball”. Nascido na Prefeitura de Kanagawa.

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