A Traição do Braço Direito de Akira Toriyama! Akio Iyoku monta nova empresa e ameaça controle da franquia Dragon Ball!

Segue abaixo a tradução integral da matéria da revista eletrônica Shūkan Bunshun, em 31 de agosto de 2023, que revela a saída de Akio Iyoku da Shueisha e a fundação de uma nova empresa que ameaça o controle da franquia como conhecemos!

 

“Dragon Ball”: Uma intensa batalha entre a Shueisha e o representante de Akira Toriyama sobre os direitos da obra de 3 trilhões de ienes. Acompanhado por seus dois subordinados, o representante de Toriyama largou a editora no final de agosto e fundou uma nova empresa. Surpreendentemente, o nome da nova empresa é o mesmo daquela corporação de Dragon Ball.

“Um talentoso editor, encarregado da super popular obra ‘Dragon Ball’, decidiu sair da empresa levando consigo dois subordinados, o que causou um grande impacto interno.”

É o que revela discretamente o atual funcionário da Shueisha, A-shi (Sr. A).

“Dragon Ball”, de Akira Toriyama, começou ser serializado na revista semanal da Shueisha, a “Weekly Shonen Jump”, em 1984. Inicialmente, Dragon Ball era uma aventura de fantasia em busca das sete Esferas do Dragão, que concediam qualquer desejo quando reunidas. Mais tarde, porém, a história evoluiu para um mangá de lutas, onde o protagonista Son Goku e seus amigos lutam contra inimigos que ameaçam a Terra, cativando os corações dos jovens leitores.

Esse é um relato de um antigo funcionário da Shueisha:

“Foi Kazuhiko Torishima-san, o primeiro editor, o responsável por direcionar a série para uma linha de batalhas e impulsioná-la para o grande sucesso. Ele é conhecido como ‘o pai de Dragon Ball’. Também é bem sabido que ele serviu como inspiração para o personagem principal de outro trabalho de Akira Toriyama-san, ‘Dr. Slump’, chamado ‘Dr. Mashirito’.”

Até o momento, o total acumulado de exemplares vendidos é de aproximadamente 260 milhões. É uma obra em mangá que representa o Japão e é amada por várias gerações. Ela também foi adaptada várias vezes para o formato audiovisual. Desde a estreia do anime na televisão, em 1986, foram produzidas cinco séries de anime e 21 filmes. O filme lançado no ano passado, “Dragon Ball Super: Super Hero”, foi um grande sucesso nas bilheterias, com arrecadação mundial de mais de 13 bilhões de ienes.

Um aspecto relevante nos últimos anos são os jogos:

“O jogo para celular Dragon Ball Z Dokkan Battle’, lançado em 2015, tornou-se um grande sucesso mundial. Ele ultrapassou a marca de 76 milhões de downloads, gerando uma receita total de mais de 480 bilhões de ienes em todo o mundo. Além disso, o cardgame ‘Dragon Ball Heroes’, lançado para arcades, ultrapassou a marca de 1 bilhão de cartas lançadas em 2020.” (Reportagem).

De acordo com estimativas da “San Francisco Chronicle” em 2019, as vendas geradas pela franquia Dragon Ball, incluindo mangás, filmes, jogos e outros, chegam a 23 bilhões de dólares (aproximadamente 3,36 trilhões de ienes, na taxa de câmbio atual). Para a Shueisha e outros detentores da obra, trata-se de um conteúdo super valioso, uma verdadeira “mina de ouro”.

Entretanto, uma disputa impiedosa está ocorrendo atualmente dentro da Shueisha, em torno dos direitos comerciais da franquia Dragon Ball.

Continuando o relato, o funcionário A-shi diz:

“O editor que está se desligando sairá da empresa no dia 31 de agosto. Ele planeja lidar com as negociações dos conteúdos de Dragon Ball, que até então eram exclusivas da Shueisha, através da própria empresa que ele está montando.”

“Ele está sendo acusado de apropriação indevida das obras de Toriyama-sensei”, circulam os rumores…

O talentoso editor que decidiu se desligar da Shueisha é Akio Iyoku-shi (Sr. Iyoku). Ele ocupou o cargo de editor-chefe das revistas mensais “V Jump” e “Saikyou Jump”, e é uma figura conhecida pelos leitores, sendo chamado de “King Iyoku” no canal do YouTube da V Jump.

Outro funcionário ativo da Shueisha, chamado B-shi (Sr. B), dá sua versão:

“Iyoku-shi desenvolveu uma relação próxima com Toriyama-sensei, quando trabalharam no desenvolvimento do jogo ‘Dragon Quest’, onde Toriyama-sensei era responsável pelo design dos personagens. Eles são amigos há uns 30 anos. Toriyama-sensei possui total confiança em Iyoku-shi, e ele desempenhou o papel de interlocutor, ao colaborar com outras empresas em projetos como filmes e jogos.”

Iyoku-shi, que ocupou o cargo de chefia do departamento de produções exclusivas “Dragon Ball Room”, fundado em 2016, possuía o status de “funcionário mais próximo de Akira Toriyama”:

“Aos poucos, começaram a surgir rumores de que Iyoku-shi estava apropriando-se das obras do Toriyama-sensei. Houve relatos de que ele agia com muita autoridade, impedindo o desenvolvimento das obras de Toriyama-sensei em outras divisões internas da empresa, exercendo forte pressão sobre a Toei Animation – responsável pelos filmes -, para conseguir projetos. Além disso, ele frequentemente viajava para o exterior com a equipe da Dragon Ball Room, criando uma situação em que ninguém podia questioná-lo.” (Outro funcionário ativo da Shueisha, chamado C-shi [Sr. C]).

Na reorganização de pessoal, em junho de 2022, a posição de Iyoku-san passou por uma mudança drástica.

O funcionário A-shi anteriormente citado revela:

“Foi comunicado que Iyoku-san seria transferido do cargo de ‘Diretor da Dragon Ball Room’ e de ‘Editor-Chefe da V-Jump e Saikyou Jump’ para o cargo de ‘Diretor Adjunto do Departamento de Desenvolvimento de Novos Negócios’ e de ‘Diretor do Escritório de Promoção de Negócios’. Parece que a empresa viu como um problema o fato de Iyoku-shi estar muito envolvido com ‘Dragon Ball’. Porém, Iyoku-san, que não queria afastar-se de ‘Dragon Ball’, mostrou grande resistência. Após o anúncio, ele recusou-se a iniciar os preparativos para a transferência, mostrando uma atitude de ‘Eu não vou me mexer’, e começou a se opor, buscando uma mudança em sua posição em relação às obras de Toriyama-sensei. No fim, a empresa cedeu e ele obteve o título de ‘Diretor Adjunto do Departamento de Licenciamento’, continuando envolvido com ‘Dragon Ball’. Ele também estava envolvido como Consultor Executivo no filme ‘SAND LAND’, uma obra original de Toriyama-sensei, que está em exibição (nos cinemas).”

Dando o mesmo nome da empresa da “Bulma”.

A situação mudou drasticamente cerca de um ano depois, em maio deste ano (2023). Secretamente, Iyoku-shi estabeleceu uma empresa onde se tornou o diretor executivo. E o nome dessa empresa é…

“Capsule Corporation Tokyo”.

Capsule Corporation é o nome da empresa fundada pelo pai de uma das principais personagens de “Dragon Ball”, Bulma. Na história, mais tarde, Bulma assume a presidência da empresa de seu pai, e seu filho Trunks se torna o diretor executivo. É uma empresa que aparece ao longo da série e é um nome conhecido por todos os fãs de Dragon Ball.

Iyoku-shi, que batizou sua própria empresa com um nome que demonstra sua paixão por Dragon Ball, estava avançando secretamente com os preparativos para a sua saída.

Ao verificar o registro comercial da Capsule Corporation Tokyo, é possível observar que na seção “Objetivos” – que descreve as atividades da empresa – estão listadas atividades como “Gerenciamento de criadores individuais e em grupo”, “Planejamento, desenvolvimento, produção, venda e distribuição de conteúdo (textos, áudio, imagens, etc.)”, “Gestão, exercício, compra e licenciamento de direitos de propriedade intelectual (direitos autorais, patentes, marcas registradas e direitos de design)”, entre outras.

Como revelado pelo funcionário B-shi:

“Como você pode ver pelo nome da empresa e pelo objetivo registrado, é como se o Iyoku-san estivesse declarando ‘Faremos negócios com Dragon Ball’. Pode-se dizer que é uma saída hostil. Além disso, ele planejou contratar dois subordinados da época em que trabalhava no departamento de Dragon Ball. Uma dessas pessoas é a funcionária X-san, que atuava como ‘Vice-Diretora Interina da Dragon Ball Room’, e a outra pessoa é o funcionário Y-san, que atuava como ‘Vice-Diretor da Dragon Ball Room’. Ambos têm uma devoção profunda por Iyoku-shi, especialmente X-san, que supostamente chorou bastante ao saber da transferência de Iyoku-san em 2022, e tentou impedi-lo. Os três já apresentaram suas cartas de demissão à empresa.”

Como a Capsule Corporation Tokyo, liderada por Iyoku-shi, estará envolvida com “Dragon Ball”?

“Dizem que os direitos autorais do mangá ‘Dragon Ball’ permanecerão com a Shueisha, mas os negócios relacionados a jogos e o audiovisual serão transferidos para a Capsule Corporation. No entanto, a Shueisha não pode simplesmente desligar-se de um conteúdo tão importante como ‘Dragon Ball’. Parece que a Shueisha pretende envolver-se de alguma forma nos negócios além do mangá, mas as negociações ainda estão em andamento para determinar o grau de envolvimento das partes envolvidas.” (Fonte: Funcionário C-shi)

Quando questionado diretamente pelos repórteres, Akira Toriyama-shi, o criador de “Dragon Ball”, respondeu……

A dramática “independência surpresa” dos envolvidos com “Dragon Ball”. O que os envolvidos estão pensando?

Primeiro, abordamos Kazuhiko Torishima-shi, o editor original conhecido como o “pai” da série, mas ele respondeu:

“Não tenho nada a dizer sobre isso, por favor, pergunte ao próprio (Iyoku-shi) ou à Shueisha”.

Quando conversamos com Horinouchi Maruei, presidente da Shueisha, também conhecido como o editor original de “Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo” – KOCHIKAME – (criado por Akimoto Osamu), em frente à sua residência, ele admitiu:

“Ouvi dizer que ele, Iyoku-shi, está deixando a empresa”.

No entanto, quando perguntamos sobre os planos futuros da Shueisha e da Capsule Corporation Tokyo, ele respondeu:

“Não posso falar muito sobre isso. É melhor perguntar ao Setor de Relações Públicas para obter informações mais detalhadas”.

Ele apenas disse poucas palavras.

O que os envolvidos têm a dizer? Quando visitamos a residência de um dos envolvidos, Iyoku-shi, ele nos respondeu através do interfone.

  • Gostaríamos de saber mais sobre a sua saída (na editora), os detalhes e o contexto por trás disso.

“Não tenho nada a dizer sobre isso agora. Desculpe.”

  • É verdade que você está deixando a Shueisha e fundando uma nova empresa?

“Sobre esse assunto, eu também não tenho nada para dizer. Desculpe.”

Após essas palavras, ele desligou o interfone de forma abrupta.

Agora, o que estará passando pela mente de Akira Toriyama-shi, o autor de “Dragon Ball”?

Em frente à sua residência, quando os repórteres chamaram “Toriyama-sensei!” do carro, Toriyama-san, que desceu do carro, respondeu com um entusiasmado “Sim!”. Ele prontamente atendeu à entrevista de forma amigável, o que foi uma surpresa considerando sua grandeza como mestre.

  • Depois que Iyoku-san deixou a Shueisha, você tem planos de trabalhar com ele, Toriyama-sensei?
  • “Desculpe, fui instruído a não dizer nada. Eles me disseram para entrar em contato com a equipe de Relações Públicas da Shueisha, se algo acontecesse. Já tive problemas o suficiente por falar bobagens……”
  • O que a nova empresa de Iyoku-san planeja fazer no futuro?

“Eu seria advertido se dissesse algo desnecessário, então me desculpe.”

  • O nome da nova empresa de Iyoku-san é “Capsule Corporation Tokyo”, certo? Você que a nomeou, Toriyama-sensei?

“Oh, não, não.”

  • Foi ideia de Iyoku-san?

“Sim, sim. Eu quem disse ‘Eeeh!’ pessoalmente.”

  • Você ficou surpreso?

“Sim.”

E então, dizendo “Bem, muito obrigado”, Toriyama-shi despediu-se e entrou em sua casa.”

Quando questionamos a equipe de relações públicas da Shueisha sobre a saída de Iyoku-shi da empresa e como a Shueisha e a Capsule Corporation Tokyo estarão envolvidas com “Dragon Ball” no futuro, recebemos a seguinte resposta por escrito:

“Nossa empresa não divulga publicamente informações sobre a saída de nossos funcionários, suas atividades ou os direitos relacionados as obras publicadas.”

Posteriormente, recebemos uma resposta adicional por telefone, afirmando:

“Estamos cientes de que Akio Iyoku está deixando a empresa.”

O funcionário A-shi, citado antes, também comentou:

“Até mesmo Torishima-san, o editor original que é chamado de ‘pai’ da obra, não ousou abordar os tabus que Iyoku-san tocou. Não parece que essa saga dramática de saída e independência seguirá sem problemas.”

Qual será o desfecho dessa “aventura” de Iyoku-shi?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

1 Comentário

INSCREVA-SE NO NOSSO CANAL!