Games - Super Cassette Vision (EPOCH)

Dragon Ball Dai Hikyou (ドラゴン大秘境 / Doragon daihikyō)
Estilo: Ação
Lançamento: Japão
Data: 27 de Setembro de 1986
Developer/ Publisher: EPOCH Co. Ltd.
Licenciadores: BS/ S.F.T./ EPOCH Co, Ltd.

O Super Cassette Vision (SCV) foi um dos mais poderosos consoles de sua época. Lançado no Japão em 1984 pela EPOCH, esse foi o modelo que sucedeu o Cassette Vision (1981) e o Cassette Vision Junior (1983). Com apenas 30 jogos lançados, o que em termos de mercado da época soa ridículo, o Super Cassette Vision foi lançado como um concorrente direto do Nintendo Famicom. Mas mesmo tendo títulos muito melhor acabados em todos os parâmetros, a presença da Nintendo prevaleceu, deixando não só para trás o Super Cassette Vision, mas como todos os outros consoles da época.

No Ocidente, o console foi vendido na França pela I.T.M.C, onde foi lançado antes do Nintendo Famicom (NES), o que permitiu que algumas milhares de unidades fossem vendidas. Dos 30 games, apenas 16 foram lançados na França e, infelizmente, o game de Dragon Ball não se encontrava entre esses.

Poucas são as informações sobre Dragon Ball Flying Adventure. Sabe-se que foi lançado em 1986 e que o cartucho tinha um chip de memória que permitia salvar o jogo ou score, raro para a época.

No game, seu personagem é Goku, que tem como objetivo reunir as sete Esferas do Dragão e evocar Shenlong. E só.
 
Apesar da simplicidade de seu enredo, para cada esfera há uma grande região a ser explorada (montanha, mar, cidade, etc.) e Goku percorre esses percursos em sua nuvem voadora. Os inimigos aparecem um atrás do outro e, pasmem, Goku conta apenas com seu bastão mágico para derrotá-los. Ao final de cada fase, como era de se esperar, Goku tem que se defrontar com um poderoso chefão básico de fim de fase para conseguir uma esfera.

Pelo simples fato do Super Cassette Vision ter tido uma repercussão extremamente baixa no Japão, graças a presença massacrante do NES e somado ao fato de sua insignificante presença no Ocidente ter sido restrita apenas na França (e sem o game de Dragon Ball entre os 16 jogos lançados por lá), Dragon Ball Flying Adventure pode ser considerado um ''achado arqueológico'', além dele simplesmente ostentar o verdadeiro título de ser o 1º jogo da série Dragon Ball lançado para um console doméstico, título este dado erroneamente por quase todas as revistas e sites especializados a
Dragon Ball Shenron no Nazo, lançado para o Famicom alguns meses depois em Novembro de 1986.

É interessante destacar que a BANDAI ainda não possuía os direitos contratuais em produzir games referentes a Dragon Ball. Prova disso é que Dragon Ball Flying Adventure não foi produzido pela BANDAI, muito menos carrega qualquer logotipo ou menção à empresa. A BANDAI adquiriu licenciamento e distribuição exclusivo poucos meses depois, com o lançamento de Shenron no Nazo.